31/07/13

BERINGELA COM TOFU

Ingredientes (4 pessoas)
2 beringelas
Sal grosso
1,5dl de azeite
1 raminho de manjericão
1 raminho de salsa
2 c. (sopa) de pinhões
1 dente de alho
200g de tofu
2 c. (sopa) de amêndoa palitada
Molho de soja.

Preparação
1.       Corte as beringelas ao meio no sentido do comprimento e coloque-as num tabuleiro de forno. Polvilhe com sal e leve a assar por 20 minutos, a uma temperatura de 220º C.
2.       Num copo misturador, triture 1 dl de azeite juntamente com o manjericão, a salsa, os pinhões e o alho. Junte ainda o tofu previamente esmagado com um garfo, molho de soja e amêndoa corada no restante azeite.

3.       Recheie o interior das beringelas com o preparado anterior e sirva-as decoradas com as folhas de salsa.

ARROZ-DOCE

Ingredientes (4 pessoas)
3 dl de água
1 casca de limão
2 paus de canela
150g de arroz
7,5dl de leite de soja
100g de açúcar
1 pitada de gengibre em pó
1 c. (sopa) de manteiga vegetal
Canela em pó para a decoração.

Preparação
1.       Leve a água ao lume com a casca de limão e os paus da canela. Quando levantar fervura junte o arroz. Deixe ferver, em lume brando, até evaporar grande parte da água. Junte o leite, aos poucos e poucos, e deixe ferver até que este evapore.

2.       Por fim, adicione o açúcar, o gengibre e a manteiga. Remova os paus de canela, reservando-os para a decoração, e a casca do limão. Verta numa travessa de servir e decore com canela em pó e os paus reservados.

30/07/13

Pasta de Ricota com Ervilhas


Ingredientes
  • 200g de ervilhas congeladas
  • 150g de ricota fresca [1/2 de uma ricotinha padrão dessas do mercado]
  • 3 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de hortelã fresca picadinha
  • 1 colher de sopa de sal e 1 colher de sopa de açúcar para o cozimento das ervilhas
  • Sal  para temperar
Modo de preparo
  1. Ferva 600ml de água com 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de sopa de sal. Assim que levantar fervura, adicione as ervilhas congeladas por cerca de 3 minutos ou até que as ervilhas estejam hiper verdes, cheinhas e macias. Escorra e reserve.
  2. No processador, triture todos os ingredientes, incluindo as ervilhas cozidas.
  3. Tempere do seu jeito e tá pronto!
Não precisa triturar super lisinho não. Fica legal se rolar uns pedacinhos de hortelã e de ervilhas no meio da pastinha. Combina com torradinhas, tapioca, “doritos” sem sabor…
Essa receita rende um potão de pastinha e não se preocupe porque não vai sobrar.

Cheesecake de tofu

Eu sou saudável.
Esta receita vegetariana de cheesecake de tofu além de ter uma textura cremosa não contém produtos lácteos, é confecionado com tofu, tâmaras, limão, banana e sumo de maçã. A base do cheesecake de tofu é feito com bolachas dietéticas ou integrais, pode também utilizar outro tipo de bolachas que mais lhe agradem, na base de migalhas de bolacha uma colher de mel irá dar um toque especial à sua cheesecake de tofu. 

Preparação: 1h e 15 minutos | Tempo de cozedura: 45 minutos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 282 Kcal
Açúcares: 17 g
Proteínas: 9 g
Gorduras: 15 g
Hidratos de Carbono: 29 g

INGREDIENTES PARA 6 PESSOAS
125 g de bolachas dietéticas ou integrais, esmagadas
50 g de margarina, derretida
50 g de tâmaras, sem caroço, cortadas em pedaços
4 colheres de sopa de sumo de limão
Raspa de 1 limão
3 colheres de sopa de água
350 g de tofu
150 ml de sumo de maçã
1 banana esmagada
1 colher de chá de essência de baunilha
1 manga descascada e cortada em pedaços

PREPARAÇÃO DO CHEESECAKE DE TOFU
- Unte ligeiramente uma forma de bolo de 18 cm de fundo amovível.
- Esmigalhe as bolachas e misture as migalhas das bolachas e a margarina derretida numa taça. Pressione a mistura sobre a base da forma preparada.
- Coloque as tâmaras cortadas, o sumo de limão, a raspa de limão e a água numa panela e deixe ferver. Deixe cozer durante 5 minutos até as tâmaras estarem macias e depois esmague-as completamente com um garfo.
- Coloque a mistura numa trituradora com o tofu, o sumo de maçã, a banana esmagada e a essência de baunilha e triture até a mistura se reduzir a um puré espesso e homogéneo.
Deite o puré de tofu sobre a base de migalhas de bolacha.
- Leve ao forno previamente aquecido, a 180° C, durante 30-40 minutos até ficar levemente dourado. Deixe arrefecer na forma, e leve depois ao frigorífico até esfriar por completo antes de servir.
- Coloque a manga cortada em pedaços numa misturadora e passe-os até ficarem em creme. Sirva como molho com este cheesecake de tofu.

29/07/13

Duas Saudáveis Receitas com Aveia

É prática tradicional, em alguns países do centro da Europa, pôr a dormir sobre um colchão de palha de aveia, as pessoas que sofrem de nervosismo ou de insónia. É muito possível que este costume não deixe de ter algum fundamento, já que a aveia contém um alcalóide de efeitos sedantes sobre o sistema nervoso.
No entanto, a aveia tem sido usada sobretudo para a alimentação do gado. Era o que sucedia na maior parte dos países da Europa até há algumas décadas, quando a indústria alimentar descobriu as notáveis propriedades deste pequeno grão.
Em alguns lugares, como na Escócia e no País de Gales, a aveia já era usada desde há séculos na alimentação humana. O porridge (uma papa feita com flocos de aveia, demolhados durante a noite, cozidos, na manhã seguinte, em água e servidos com mel) é o prato forte do pequeno-almoço típico escocês. Ao contrário, na Inglaterra dava-se a aveia aos animais. Possivelmente por isso se diz que “a Escócia oferece os mais belos exemplares humanos, e a Inglaterra os mais bonitos cavalos”.
A aveia é, possivelmente, o cereal mais rico em nutrientes. Contém mais do dobro de gorduras que o trigo, mais proteínas e mais hidratos de carbono. É muito rica em fósforo, em ferro e em vitamina B1.
Os hidratos de carbono constituem o nutriente mais abundante da aveia. Devido à peculiar estrutura do grão de aveia, os seus hidratos de carbono assimilam-se facilmente e absorvem-se com lentidão, pelo que proporcionam energia durante várias horas depois de serem ingeridos. É muito bem tolerada pelos diabéticos, devido ao seu conteúdo de frutose e, sobretudo, de beta-glucanos.
A aveia é recomendada para afecções do sistema nervoso, uma vez que fornece os nutrientes mais importantes para o bom funcionamento dos neurónios. Além disso, contém pequenas quantidades de um alcalóide não tóxico, a avenina, que tem um efeito sedativo suave sobre o sistema nervoso. É ainda indicada no caso de nervosismo, fadiga ou esgotamento mental, insónia e depressão.
Devido à mucilagem que contém, é indicada para as afecções digestivas, especialmente gastrite, úlcera gastroduodenal, colite e diverticulose.
No caso de doença celíaca, que se deve a uma intolerância à gliadina, a proteína do glúten, a aveia pode ser muito bem tolerada, em virtude de ser praticamente isenta deste nutriente.
Quando o problema é o aumento de colesterol, a aveia é de grande ajuda, pois a sua gordura favorece a descida do colesterol. Este efeito é potenciado pela acção do beta-glucano, que retém e elimina os sais biliares no intestino, diminuindo, além disso, a absorção de gorduras.
O consumo habitual de aveia também tem muito bons resultados no tratamento de arteriosclerose e hipertensão arterial.



Da Casa ao PratoIngredientes:
1 cebola grande
4 dentes de alho
½ chávena de flocos de aveia
1 chávena de gérmen de trigo
sal a gosto
2 colheres de sopa de molho de soja
1 pitada de orégãos
½ chávena de nozes moídas
1 chávena de leite
2 colheres de sopa de óleo
2 colheres de sopa de farinha de trigo.

Modo de Fazer:
Descasque os alhos e esmague-os com o sal. Rale a cebola. Misture todos os ingredientes até formar uma massa homogénea. Frite ou asse em forma de bifes e sirva com molho de tomate e arroz branco.


Da casa ao Parto
Ingredientes:
½ kg de flocos de aveia
2 chávenas de açúcar mascavado
3 ovos
200g de margarina derretida

Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes, coloque às colheradas num tabuleiro untado e coza em forno moderado.

Almôndega de Soja

Ingredientes  (para 3 pessoas):

1.1 taça pequena de soja granulada (demolhada e escorrida)

2.1/2 cebola picada

3.1 dente de alho picado

4.2 colheres de sopa de coentros (ou salsa)

5.1 chávena pequena de pão ralado

6.2 ovos grandes

7.1/2 chávena pequena de farinha

8.1 colher de chá de pimenta

9.1 colher de chá de gengibre ralado

10.1 colher de sopa de molho de soja

11.Sal q.b.
 Preparação:
1.Demolhar a soja e escorrer bem.
2.Juntar numa tigela a soja, o molho de soja, coentros, cebola, alho, gengibre, farinha, pão ralado e sal.
3.Misturar bem e adicionar depois os 2 ovos até formar uma pasta.
4.Levar esta mistura meia hora ao frigorífico e, antes de cozinhar, formar pequenas bolas e passá-las por pão ralado.
5.Para cozinhar as almôndegas, faça um refogado com azeite, 2 tomates maduros, meia cebola, 2 dentes de alho, sal e pimenta.
6.Deixar refogar, triturar com varinha mágica e colocar cuidadosamente as almôndegas neste molho.
7.As almôndegas devem ser cozinhadas apenas durante alguns minutos e deve virá-las com muito cuidado.

RECEITAS COM AS FAMOSAS COUVES-DE-BRUXELAS


A primeira descrição que aparece da couve-de-bruxelas remonta a 1821. Foi assim chamada por ter sido na Bélgica, perto de Bruxelas, que começou a ser cultivada. Hoje, também é cultivada na Holanda, na França, na Inglaterra, na África do Sul, e em muitos outros países. Entre as muitas variedades de couves, é a mais recente.
O tronco pode atingir 60 a 80 cm de altura, e os rebentos são as pequenas gemas que aparecem coladas ao tronco. Ao crescerem, assemelham-se a botões de rosa com um diâmetro de 3 a 5 cm.
Têm um gosto agradável e são de fácil digestão. De todas as couves, são aquelas em que os nutrientes se encontram mais concentrados. Contêm 5% de proteína vegetal, muito potássio, ferro, enxofre, fósforo e cálcio. Quanto a vitaminas, possui várias do complexo B (B1, B2, B5 e B6), e ainda A, niacina, e uma grande quantidade de vitamina C (102mg). Os hidratos de carbono também estão presentes em maior quantidade nas couves-de-bruxelas do que nas outras couves em geral. Tudo isto torna-as um óptimo alimento, especialmente para o Inverno, o que não quer dizer que não possamos deliciar-nos com o seu intenso e particular sabor em qualquer época do ano.
Embora estejam no seu melhor logo a seguir à colheita, também podem ser encontradas congeladas. São frescas quando estão firmes e bem verdinhas. Para manterem a cor devem ser cozinhadas num tacho com tampa.
Com as couves-de-bruxelas fazem-se óptimos pratos e saladas, e dão, ainda, um toque especial quando usadas para enfeitar uma travessa.
Portanto, embora o Inverno já tenha dito adeus, e a Primavera nos acene, vamos dar-vos duas receitas que, esperamos, vos tornem adeptos destas pequenas jóias da Natureza.

Ingredientes:
500g de couves-de--bruxelas
1 raminho de hortelã
2 laranjas grandes
4 colheres de sopa de nata
sal, azeite, sumo de ½ limão
1 ovo cozido
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de mostarda
 
Modo de Fazer:
Coza as couves-de-bruxelas com sal, hortelã e outras especiarias a seu gosto.
Escorra, ponha no centro do prato e coloque à volta gomos de laranja.
Tempere com o seguinte molho:
Bata as 4 colheres de sopa de nata com um pouco de sal, a gema de ovo cozida, o azeite, a água, a mostarda e o limão, durante 2 minutos, num triturador.
Está pronto e é óptimo para todo o tipo de saladas. No caso de fazer salada de batata, será ainda melhor se juntar um dente de alho bem picado.
Com a clara cozida, picada miudinha, enfeite a salada ao seu gosto.
 
 
 
 
Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
2 chávenas de cogumelos (tipo champignon) frescos
24 couves-de-bruxelas
3 cebolas
4 tomates maduros
2 chávenas de água
1 cubo de caldo de legumes
salsa q.b.
Sumo e casca ralada de 1 limão
sal q.b.

28/07/13

RECEITAS COM TOMILHO E IOGURTE

 
Tortilhas de Vegetais à Mexicana
missing image filePara as tortilhas
Ingredientes
225g de farinha fina de milho
1 ovo, batido
1 l de água morna
Modo de Fazer
Numa taça misture a farinha de milho e o ovo, e, aos poucos, junte a água até que a massa se despegue dos lados da taça.
Trabalhe a massa até ficar macia e firme. Divida a massa em 8 porções iguais e estenda-a com um rolo da massa para formar panquecas finas com 12,5 cm de diâmetro.
Frite as panquecas numa frigideira não aderente até que ambos os lados estejam com pequenas marcas castanhas (cerca de 45 segundos de cada lado).
 
missing image file
Para os vegetais
Ingredientes
2 colheres de sopa de azeite
2 pimentos, limpos de sementes e fatiados
2 cebolas vermelhas, fatiadas
2 caules de aipo, fatiados

100g de cogumelos laminados grossos
2 colheres de chá de tomilho fresco
2 colheres de chá de malagueta, fatiada (opcional)
2 colheres de chá de Paprica
2 dentes de alho, picados
Sal q.b.
 
Modo de Fazer
Numa frigideira grande ou wok, aqueça o azeite. Quando estiver quente, junte os pimentos, as cebolas e o aipo, e salteie durante 2 minutos. Junte o alho, o tomilho e a Paprica e salteie durante mais 5 minutos. Tire do fogo e junte os cogumelos e a malagueta.
 
Para o molho de Tomate
Ingredientes
1 colher de sopa de azeite
1 cebola, picada
1 dente de alho, esmagado
1 piri-piri, picado fino (opcional)
800g de tomates maduros, picados
100g de pimentos vermelhos, picados
200ml de vinagre de maçã
200g de açúcar mascavado
sal q.b.
 
 
Modo de Fazer
Numa frigideira, aqueça o azeite e coza a cebola, o alho, o piri-piri e os pimentos até ficarem tenros. Junte os tomates e mexa bem.
Acrescente o vinagre e o açúcar e deixe levantar fervura. Reduza o fogo para o mínimo e deixe cozinhar durante 30 minutos. Tempere com o sal.
Este molho deve parecer uma geleia grossa.
 
Cestos de Morangos com Basílico e Iogurte Grego
Para os cestos
Ingredientes

2 ovos grandes
100 g açúcar
57 g de margarina, derretida e arrefecida
1/2 colher de chá de essência de baunilha
75 g de farinha
1/8 de colher de chá de sal
Óleo vegetal e pincel de pasteleiro
 
Modo de Fazer
Numa taça, bata os ovos e o açúcar até ficarem macios; junte a margarina e a baunilha, misturando bem. Aos poucos, acrescente a farinha e o sal até estarem bem misturados. Esta mistura deverá parecer maleável mas que se possa trabalhar.
Usando uma forma para queques, barre o exterior da forma com o óleo. Cuidadosamente, estenda a massa e corte em círculos de forma a cobrir o exterior da forma. Coza em forno a 200oC até estarem douradas. Deixe arrefecer antes de usar.
Para os morangos
 
Ingredientes
1kg de morangos, cortados em quartos
4 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de basílico, picado
250ml de iogurte grego
 
Modo de Fazer
Numa taça pequena ponha o basílico e cubra com o açúcar e deixe durante pelo menos 1 hora. Ponha os morangos numa taça e junte o açúcar e misture. Deixe descansar durante pelo menos 10 minutos.
Sirva os morangos dentro dos cestos e cubra com o iogurte.

HAMBURGUER DE SOJA COM ALHO FRANCÊS

Ingredientes:

2 xícaras de soja hidratada (pts pequena)

2 colheres (sopa) de alho-porro picado

2 colheres (sopa) de cenoura ralada

1 colher (chá) de sal

1 fatia de pão de forma ralado

1 colher (sopa) de shoyu

1/2 xícara de farinha de trigo

2 colheres (sopa) de farinha de rosca

Sal a gosto

Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes, modele no tamanho que preferir e frite em óleo abundante ou coloque em uma assadeira untada e leve ao forno pré aquecido e asse até dourar.

26/07/13

2 Deliciosas e Saudáveis Receitas de Agriões

 
Ingredientes:6 fatias de pão de forma cortado em
diagonal (em triângulos)
100 g de agrião
4 ovos
1 limão
manteiga vegetal q.b.
 
Modo de Fazer:Lave muito bem o agrião, deixando-o de molho, durante meia hora, em água e sal. Prepare as fatias de pão e barre-as com manteiga. Coza os ovos e deixe-os arrefecer, descascando-os em seguida. Corte-os em rodelas. Pique muito bem o agrião, junte umas gotas de limão e cubra os triângulos de pão. Enfeite com as rodelas de ovo cozido.
Ingredientes:

2 chávenas de agrião
2 fatias de pão amolecido no leite
2 ovos
1 pitada de noz-moscada
2 colheres de sopa de azeite
½ chávena de molho branco
2 colheres de sopa de queijo ralado
2 colheres de chá de salsa picada

Modo de Fazer:
Lave muito bem o agrião, deixando-o de molho, durante meia hora, em água e sal. Pique bem o agrião. Junte o pão posto de molho no leite e as gemas batidas. Acrescente os demais ingredientes e, por fim, as claras batidas em castelo firme. Ponha tudo numa forma untada e leve ao forno durante meia hora.

Quiche de Curgete e Amêndoa

Ingredientes (4 pessoas)

150g de farinha de trigo

150g de farinha de trigo integral

80g de manteiga vegetal

1dl de água e 2 curgetes

½ cebola picada

7,5dl de natas vegetais

3 ovos

Sal e noz-moscada

50g de amêndoa laminada.


Preparação:
Para a massa, misture as farinhas com a manteiga vegetal e a água.
Amasse bem até obter uma massa homogénea. Tenda-a sobre uma superfície de trabalho enfarinhada e forre uma tarteira. Reserve.
Lamine as curgetes e disponha-as em forma de espiral, ligeiramente sobrepostas, dentro da tarteira. Polvilhe com a cebola picada. À parte, misture as natas com os ovos e tempere com sal e noz-moscada. Verta sobre as curgetes e leve a forno médio por 35 minutos.
Retire do calor, deixe arrefecer e desenforme. Sirva cortada em fatias e polvilhada com amêndoa laminada.

25/07/13

RECEITAS COM PINHÕES

COLAR DE PINHÕES
Não fazia ideia de como seria, na verdade, um pinheiro, nem como aquelas pequenas sementes, de que eu tanto gostava, “vinham ao mundo” aninhadas, perfeitamente embaladas, numa linda pinha lenhosa. Só sabia que o Natal estava a chegar, pois tínhamos recebido, entre outros mimos natalícios, a caixinha de pinho com a pirogravura de um pinheiro, e que, no dia de Natal, a minha mãe me poria ao pescoço um “colar” feito de pinhões enfiados em linha branca, Carta Nº 50... e eu mal podia esperar! Era um petisco que só chegava por essa altura a Catabola, uma pequena vila de Angola, em meados dos anos 40.
Também não sabia – e acho que a minha mãe também não... – que, naquele frutinho de pouco mais de um centímetro, havia ácidos gordos polinsaturados como o linoleico e o linolénico, muito importantes na formação do tecido nervoso e na redução do colesterol sanguíneo.
Se me tivessem dito que era um fruto rico, eu estaria, certamente, a pensar que falavam no seu sabor... mas a sua riqueza vai muito para além disso: é rico em proteínas, vitamina B1 e ferro. Tem tal quantidade de vitamina B1, que só é excedida pela contida nas sementes de girassol, no gérmen de trigo e na levedura de cerveja.
Assim, ao comer aquele colar de pinhões – e, como criança que era, não o poupava para o dia seguinte... – estava a prevenir-me contra o stresse e a depressão (também não saberia o que isso era...) e que os meus amigos, que já andavam na escola, recebiam uma boa ajuda para o seu cérebro. Que o meu colar servia, ainda, para prevenir anemias e estados de debilidade orgânica; que as pessoas com afecções cardíacas e arteriosclerose beneficiavam da acção dos seus ácidos gordos sobre as artérias.
O que eu sabia, sem dúvida nenhuma, é que era Natal e que ao meu pescoço teria o meu colar favorito, feito de pinhões, que iria saborear durante todo o dia.
Agora, aqui, na “Metrópole”, como lhe chamávamos, já posso comprar pinhões em qualquer altura do ano, embora tenha de ter uma conversa prévia com a minha carteira. Mas, o Natal voltou, como volta todos os anos e gostaria de propor: Vamos fazer colares de pinhões? Pode ser que alguém ache graça e os faça, mas, entretanto, vamos dar-‑vos umas receitas que estão enriquecidas com estes frutos oleaginosos tão nutritivos.

Mª Antónia da Fonseca Santos
Redactora

MASSA COM PINHÕES E MOZARELA
 
Ingredientes:
1 pacote de massa (conchinhas)
2 dentes de alho esmagados
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mozarela ralada
folhas de manjericão q.b.
Pinhões levemente tostados na frigideira

Modo de Fazer:
Descasque e esmague os alhos, junte o azeite e misture bem. Toste os pinhões na frigideira. Coza a massa em água e sal, até ficar al dente, não escorrendo totalmente para não secar (deixar cerca de uma chávena de café). Ponha a massa numa travessa, acrescente o azeite, os pinhões, a mozarela e as folhas de manjericão, e envolva tudo muito bem. Sirva com uma salada mista.
 

PESTO
 
Ingredientes:
½ chávena de folhas frescas de manjericão, picadas
¼ chávena de raminhos de salsa, picados
2 colheres de sopa de pinhões picados
1 dente de alho picado
¼ chávena de azeite

Modo de Fazer:
Ponha os quatro primeiros ingredientes no liquidificador e processe-os até que o manjericão, a salsa e os pinhões estejam finamente picados e formem uma pasta. Com o liquidificador a trabalhar, deite o azeite em fio e deixe bater até ficar bem misturado. Se desejar, pode acrescentar queijo Parmesão. Deite numa molheira.

TORTA DE PINHÃO E ALPERCE
 
Ingredientes:
90g de pinhões finamente moídos
175g de alperces secos
30 cl de sumo de laranja fresco
2 colheres de sopa de iogurte natural magro
2 ovos
60g de açúcar amarelo
60g de farinha de trigo integral
½ colher de chá de fermento
2 claras
1 colher de sopa de açúcar pilé

Modo de Fazer:
Aqueça o forno a 180º. Unte um tabuleiro de 32x22 cm. Forre-o com papel vegetal e unte o papel.
Coloque os alperces e o sumo de laranja numa caçarola e, quando o sumo estiver a ferver, baixe o fogo e deixe cozer até que os alperces estejam macios e tenham absorvido quase todo o sumo (cerca de 10 minutos). Deixe arrefecer durante 10 minutos, junte o iogurte e reduza a puré. Reserve.
Ponha os ovos e o açúcar amarelo numa tigela e coloque-a numa panela com água quente, mas sem estar a ferver. Bata à mão ou com uma batedora eléctrica até que a mistura engrosse e fique cremosa. Retire a tigela da panela e continue a bater até que as pás, quando levantadas, façam um “caminho” na mistura. Peneire a farinha e o fermento para outra taça, e junte-lhe 60g dos pinhões. Numa terceira taça, bata as claras em castelo até estarem firmes mas não secas. Envolva a mistura da farinha, juntamente com um terço das claras em castelo, no creme de ovos e açúcar. Depois acrescente o resto das claras em castelo.
Deite a mistura no tabuleiro e bata com ele ao de leve na mesa de trabalho para nivelar a massa. Leve a assar no centro do forno durante 10 a 15 minutos, até que cresça bem, fique dourada e fofa no centro. Entretanto, ponha papel vegetal na mesa. Misture o resto dos pinhões com o açúcar pilé e polvilhe, com isso, o papel vegetal.
Logo que a torta saia do forno, inverta-a sobre o papel vegetal. Com rapidez, retire o papel vegetal com que tinha forrado a forma, corte as bordas tostadas nos quatro lados. Barre com o puré de alperce até à borda dos lados mais longos e a 5mm dos mais curtos. Com a ajuda do papel, comece a enrolar a partir de um dos lados mais curtos. Prenda a torta de forma a mantê‑la enrolada e deixe arrefecer.

24/07/13

Receitas de Tomate e Pêssego

Tomates Recheados com
Arroz de Beringela e Cogumelos

missing image fileIngredientes para os tomates recheados:
12 tomates
200g de grão-de-bico em lata
1 dente de alho
1 colher de chá de coentros picados
2 colheres de sopa de iogurte
2 colheres de sopa de sumo de limão
½ colher de sopa de paprica
2 colheres de sopa de sementes de sésamo
sal q.b.
Modo de Fazer:
Corte o topo dos tomates e retire o interior tendo cuidado para que estejam limpos de sementes ou polpa. Ponha um pouco de sal dentro de cada tomate e deixe-os com a abertura para baixo para que percam um pouco do sumo. Num liquidificador ponha todos os outros ingredientes e misture até obter uma pasta macia.
Encha os tomates com esta pasta e leve ao forno durante 15 minutos.
Ingredientes para o arroz:
2 chávenas de arroz
5 chávenas de água a ferver
1 cebola pequena picada
½ chávena de cogumelos fatiados
½ chávena de beringela em cubos
pequenos
2 colheres de sopa de azeite
sal q.b.
Modo de Fazer:
Numa panela, aqueça o azeite e ponha a cebola a alourar. Quando estiver transparente, junte a beringela e os cogumelos e tempere com sal. Deixe cozer durante 3 minutos e junte o arroz. Mexa durante 2 minutos e junte a água, uma caneca de cada vez, mexendo sempre.
Deixe o arroz cozer.
Sirva ambos ainda quentes.
missing image file
CoentrosEsta erva aromática, tão usada em receitas do Alentejo, é, na realidade, uma excelente ajuda para quem tenha problemas de digestão. Além disso, tonifica o sistema nervoso.


missing image filePêssegos no Forno em Canela e Menta
Ingredientes
8 pêssegos maduros
5 colheres de sopa de substituto de açúcar (adoçante)
1 colher de sopa de canela
2 colheres de chá de folhas de hortelã
Modo de Fazer
Corte as folhas de hortelã em tiras finas.
Ponha numa taça e cubra com adoçante
e canela para que ganhe o gosto da hortelã.
Corte os pêssegos ao meio e retire o caroço.
Cubra os pêssegos com a mistura e ponha-os num tabuleiro com a parte de onde tirou o caroço para cima.
Ponha os pêssegos no forno até estarem dourados.
Sirva quentes com natas.

missing image file
IogurteTem um elevado valor nutritivo pois, além de proteínas e cálcio, contém uma grande variedade de vitaminas e outros minerais. Evita as infecções intestinais, contraria o crescimento bacteriano em caso de gastrenterite ou colite infecciosa, e contribui para travar a diarreia.

PapricaÉ rica em provitamina A, em vitamina C, flavonóides, capsaína e fibra vegetal. É aconselhada a pessoas que sofram de afecções do estômago, diabetes e obesidade e prisão de ventre.
missing image file

 S&L

23/07/13

Pastel de Beringela (vegan)

Ingredientes
1 kg de massa fresca para pastel (leia o rótulo)
2 beringelas grandes cortadas em cubos
4 dentes de alho picadinhos
1 cebola em cubos
2 colheres (sopa) de alho-porro
Sal ou flor de sal a gosto
Preparo
Salpique sal nas beringelas e espere escorrer um pouco do líquido dela, passe-as na água corrente e cozinhe no vapor até ficarem macias. Aqueça o azeite e doure a cebola, o alho, e o alho-porro, tempere na hora e salgue a gosto. Corte a massa em quadrados, recheie e frite em óleo quente até dourarem e coloque sobre toalha de papel para absorver o excesso de óleo.

22/07/13

Strogonof de Tofu

Ingredientes:
300 gramas de tofu
Sumo de 1 limão
1 colher de sopa de molho de soja
6 dentes de alho
200 gramas de natas vegetais
300 gramas de cogumelos
100 gramas de pimentos

Preparação:
O Tofu é cortado aos tubos e marinado em limão, vinagre e 3 dentes de alho esmagados pelo menos durante duas horas.

Seguidamente é salteado em azeite. Numa frigideira em lume alto, até ficar douradinho. Pode por umas gotas de molho de soja.

Entretanto, lamine os outros 3 dentes de alho e coloque-os ao lume numa frigideira com azeite. Não os deixe queimar. Quando estiverem dourados, retire-os e reserve.

Junte ao azeite os pimentos e os cogumelos e vá mexendo sem deixar queimar. querendo pode juntar umas rodelas de cebola. Quando estiverem a começar a deitar cheiro, junte um pouco de sal refinado e devem largar água. Mexa de novo. Agora junte umas gotas de molho de soja.

Pode juntar o tofu. O liquido da marinada e  as natas. E os alhos que retirou da frigideira. Se quiser, esmague-os antes.

Acerto de sal, não deve necessitar porque o molho de soja é salgado, e já está.
 Acompanhe com arroz basmati.
 
 

21/07/13

RECEITAS com TOMATE e CENOURA

 
Tomate
O valor nutritivo do tomate reside na sua riqueza vitamínica e mineral, bem como nas substâncias não nutritivas.
A vitamina mais abundante é a C, mas também tem representadas as vitaminas B1, B2, B6, provitamina A, niacina e folatos. Entre os minerais destaca-se o potássio, o magnésio, o fósforo, o ferro.
tomate_2348567.jpg
 
Tomate Recheado com Tofu
Ingredientes4 tomates médios
125g de tofu
1 colher de sopa de alho em pó
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
1 colher de sopa de azeite
salsa picadinha
sal q.b.
Modo de FazerColoque o azeite numa frigideira e, quando estiver quente, misture o tofu esfarelado, o alho em pó, a levedura de cerveja e o sal. Vá incorpando bem os elementos até verificar que está amarelinho – mais ou menos 10 minutos.
Retire as sementes aos tomates, escalde--os, retire-lhes a pele e recheie com o tofu. Salpique com salsa picadinha.
-tomateDentro.jpg

CocoEmbora o nutriente mais abundante no coco seja a sua gordura que, na sua maior parte, é formada por ácidos gordos saturados, estes pertencem à cadeia curta e média, que não favorecem a produção de colesterol. O coco maduro tem, na sua polpa, hidratos de carbono, proteínas e sais minerais, entre os quais se destacam o magnésio, o cálcio e o fósforo.
coco_6624478.jpg

Bolo de Cenoura
Ingredientes350g de farinha integral
1 colher de sopa de farinha maizena
1 colher de chá de fermento em pó
100g de nozes picadas
120g de sultanas
3/4 de chávena de coco ralado
1 ½ chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal
400g de cenoura ralada
¾ de chávena de óleo de soja ou girassol
1 chávena de água
Modo de FazerMisture os ingredientes sólidos entre si. Numa taça à parte, misture os ingredientes líquidos e, em seguida, junte-lhes os sólidos, batendo bem. Vai ao forno (180o) em forma untada e polvilhada com farinha, durante cerca de uma hora.
-BoloCenouraFinal.jpg
 
GengibreO rizoma contém um óleo essencial com diversos derivados terpénicos, responsáveis pela sua acção digestiva e carminativa (impede a formação de gases no aparelho digestivo). É também sudorífico. Recomenda-se nos casos de esgotamento, inapetência e de digestões pesadas e flatulentas. No entanto, é desaconselhado para quem tem úlcera.
gengibre_4341838.jpg

SUGESTÕES E SOLUÇÕES
Para a Cozinha
pote_2765540.jpg
Caçarola de BarroAntes de estrear a sua caçarola de barro, deve submergi-la em água fria durante toda a noite. Na manhã seguinte, seque-a e esfregue o fundo com um dente de alho e azeite. Aumentará a sua duração.
Cebola bem douradaPara que a cebola fique com um dourado uniforme, polvilhe-a com um pouco de farinha antes de a fritar. Ficará perfeita.


Para a Casa
botao_9114784.jpg
Botões bem pregadosPara que os botões de quatro furos se mantenham pregados por mais tempo, pegue dois dos furos, remate e só depois pregue os outros dois. Assim, se por acaso um lado se despregue, o outro manterá o botão no lugar.
Páginas coladasSe o seu livro favorito tem as páginas coladas, submeta-as à acção do vapor de água e, com cuidado, vá-as separando, sempre sem pressa. Talvez seja necessário repetir a operação.
 
Para a Beleza
mel_8766559.jpg
Pele limpa e suaveSe deseja ter uma pele limpa e suave, aplique no rosto e no pescoço uma camada de mel. Deixe actuar durante 15 minutos e, depois, lave com água fria.
Pés gretadosSe tiver os pés gretados, antes de se deitar, meta-os em água quente com sal marinho durante dez minutos. Esfregue-os com pedra pome para retirar as peles secas e ponha uma boa camada de vaselina esterilizada. Calce umas meias de algodão e durma com elas. Em poucos dias os seus pés serão outros.
 
Para Plantas e Animais
plant_3861067.jpg
Evitar o excesso de águaAs plantas necessitam de água, mas em excesso fará apodrecer as suas raízes. Uma boa solução será pôr uma camada de seixos no prato do vaso e colocar o vaso em cima. Ponha a água no prato sem cobrir os seixos. Desta maneira, a planta absorverá a humidade sem que se estraguem as suas raízes.
Comedouro sem odoresSe o seu gato tira a comida do recipiente e a espalha pelo chão, pode ser porque o comedouro é de plástico, que retém odores que lhe desagradam. Substitua-o por um de aço inoxidável e terá o problema resolvido.
 

 

20/07/13

Calzone Vegan

Ingredientes (4 pessoas)

Recheio
- 1 xícara de tomate seco pré-assado com sal
- ½ xícara de pimentão amarelo e pimentão vermelho pré-assados picados
- ½ cebola picada
- 1 abobrinha brasileira picada
- 1 tomate picado
- ¼ de xícara de azeitona
- ½ xícara de beringela picada
- ¼ de xícara de azeite
- 1 ramo de alecrim

Massa
- 3 xícaras de farinha refinada branca
- 1 xícara e ½ de farinha integral orgânica
- 2 colheres de leite de soja em pó
- 1 colher e ½ de fermento biológico
- sal
- azeite
- 4 xícaras de água morna
- 1 colher de mel
 S05_Calzone3-1

Modo de preparo

Recheio
Coloque em um refratário de vidro o pimentão, a abobrinha, o tomate, o tomate seco, a berinjela, a azeitona, a cebola, o azeite, o sal e as folhinhas de alecrim. Coloque pra assar por 30 minutos.

Massa

Coloque em um refratário de vidro a farinha branca, a farinha integral, o leite de soja, o fermento, o sal, o mel, e a água morna. Junte os ingredientes e amasse bem até que a massa fique no ponto. Abra a massa até que ela atinja a espessura de meio centímetro. Coloque o recheio no meio e feche a massa como se fosse um pastel, fechando bem a borda. Coloque na assadeira untada e deixe assar em um forno de 180 graus durante 30 minutos.

19/07/13

Beringela Refogada com Cebola e Pimentão

Esta receita é uma das minhas favoritas pela simplicidade e sabor!
Rapidamente tem um prato delicioso que pode servir com macarrão ou arroz, no pão para preparar sanduiches ou mesmo para cobertura de pizzas.
Ingredientes:
- 1 beringela lavada e cortada
- 1 cebola media cortada em fatias
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras grossas
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate bem maduro picado
- sal e pimenta a seu gosto
- 2 colheres de sopa de molho shoyo ou tamari
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- alecrim fresco a vontade
Preparação:
Lave bem e corte a beringela em fatias grossas no sentido do comprimento, como mostra a foto abaixo. Salpique com sal e disponha as fatias em uma peneira apoiada sobre uma bacia para escorrer o líquido.
Deixe as beringelas descansarem até que comece a escorrer um líquido escuro. Depois disto coloque as fatias de beringela em uma travessa, seque ligeiramente com um papel toalha e corta as fatias no sentido longitudinal. Reserve.
Prepare o restante dos ingredientes. Corte a cebola em fatias de tamanho médio. Corte o pimentão em fatias grossas.
Pique o alho e corte os tomates em pequenos cubinhos. Reserve.
Em uma frigideira grande bem aberta coloque o óleo para aquecer.
Doure primeiramente o alho. Cuidado para não queimar. Acrescente o tomate picado, tempere com sal e deixe apurar ate que o tomate se desmanche.
Acrescente as fatias de beringela e deixe incorporar ao tomate.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar.
Em uma outra frigideira menos aqueça um pouco de óleo e doure as cebolas com uma pitadinha de sal. Coloque uma colher de sopa de molho shoyo e quando as cebolas estiverem bem douradas acrescente as fatias de pimentão.
Misture a cebola e pimentão refogados a beringela e acrescente a outra colher de molho shoyo. Coloque um raminho de alecrim para perfumar os legumes nesta fase final de preparo. Acrescente a pimenta preta moida na hora e verifique o sal.
Caso não goste de alecrim pode usar outra erva fresca da sua preferência como manjericão, manjerona, sálvia, salsinha.
Deixe em fogo baixo por mais alguns minutos ate que a mistura esteja bem agregada. Sirva a seguir. Pode servir esta delicia com um arroz e salada, pode misturar a um macarrão, fazer recheio de sanduiches, cobertura de pizzas, ou o que a sua imaginação permitir!

18/07/13

PAPAIA EM SUMO E EM SALADA DE FRUTA

No ano de 1492, Cristóvão Colombo estava nas recém-descobertas ilhas de Cuba e de Hispaniola, fascinado pelo mundo novo que ele e os tripulantes dos seus navios viam desdobrar-se perante os seus olhos. Gentes diferentes, com costumes e alimentos diferentes. Fantástico!
Talvez tenha sido então que um fruto parecido com um melão lhe chamou a atenção. Os nativos comiam-no após as refeições abundantes em carnes e peixes. Conforme relatou no seu diário, quando indagou sobre esse costume, disseram--lhe que a árvore que dava esses frutos – directamente do tronco, e não de ramos, como as outras – se chamava vanti, que significa ‘encontrar-se bem’.
Hoje sabemos que a papaia contém pequenas quantidades de uma enzima ou fermento capaz de digerir um peso de proteínas 200 vezes superior ao seu próprio. E também sabemos que, embora as papaias ajudem no processo da digestão, nem por isso é conveniente abusar delas, como faziam os nativos das Caraíbas.
É de salientar, no entanto, o conteúdo vitamínico da papaia: 100g de polpa contêm 103% das necessidades diárias de vitamina C e 18% das de vitamina A (para um adulto). As vitaminas do grupo B também estão presentes, embora em pequenas quantidades, excepto os folatos, de que contém 38 mg/100g, tantos como a manga ou a feijoa (espécie de goiaba), que são as frutas frescas mais ricas nestas substâncias.
Quanto a minerais, a papaia é rica em potássio, e contém quantidades apreciáveis de cálcio, magnésio, fósforo e ferro. A pectina (fibra vegetal de tipo solúvel) está presente na proporção de 1,8%.
Por meio de sofisticados métodos de análise química já se identificaram 106 substâncias químicas voláteis na polpa da papaia, responsáveis pelo seu aroma. Isto dá-nos uma ideia da complexidade da composição das frutas. De quantas substâncias vegetais desconhecemos ainda a função, ou mesmo a existência!
A papaína é uma enzima proteolítica (que desfaz as proteínas), semelhante à pepsina contida no suco gástrico. Encontra-se sobretudo nas folhas da árvore ou no suco branco ou látex que mana dos frutos verdes, mas escasseia na papaia madura.
A papaia é, antes de tudo, uma fruta fácil de digerir, e que, além disso, contribui para facilitar a passagem de outros alimentos pelo tudo digestivo. Tem as principais indicações terapêuticas:
Afecções do estômago: Recomenda-se em caso de digestão pesada, ptose gástrica (estômago descaído), gastrite, e sempre que exista preguiça digestiva devido a inflamação da mucosa gástrica.
Contribui para neutralizar o excesso de acidez gástrica, e o seu consumo torna-se benéfico em caso de úlcera gastroduodenal, hérnia do hiato e pirose (acidez de estômago).
Dispepsia biliar e pancreatite crónica: É muito aconselhável neste caso, por tonificar os processos digestivos e ser muito pobre em gorduras.
Afecções intestinais: A sua acção suavizante sobre as mucosas digestivas, e anti-séptica, torna-a útil em caso de gastrenterite e de colite de qualquer tipo: infecciosa, ulcerosa, espástica (cólon irritável) desenvolvimento das bactérias) sobre muitos gérmenes enteropatogénicos, causadores de infecções intestinais: Enterobacter cloacae, Escherichia coli, Salmonella typhi, Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa e outros. É portanto um alimento muito recomendável nos casos de diarreia infecciosa.
Parasitas intestinais: O látex da papaia, e em menor proporção a sua polpa, exercem uma acção anti-helmíntica e vermífuga contra os parasitas intestinais, especialmente as ténias.
Afecções da pele: Pela sua riqueza em provitamina A, a papaia faz parte da dieta recomendável para as doenças da pele como eczemas, furunculose e acne.

Salada de Fruta com Papaia
Ingredientes:
1 papaia
1 ananás
3 bananas
1 embalagem pequena de framboesas congeladas
1 embalagem pequena de groselhas congeladas sumo de meio limão xarope de ácer q.b.
Modo de Fazer:
Corte a papaia ao meio e retire as sementes. Descasque-a e corte a polpa aos quadradinhos. Descasque o ananás, corte--o às fatias, e depois aos pedaços. Reserve o sumo que se for desprendendo. Descasque as bananas e corte-as às rodelas. Regue-as com o sumo de ananás para não escurecerem. Ponha a fruta toda numa taça funda, envolva-a no sumo de limão e no xarope de ácer. Sirva fria.
missing image file
Delícia de Papai
Ingredientes:1 papaia
1 meloa
2 laranjas
6 morangos
2 colheres de açúcar mascavado cubos de gelo chantili de soja
Modo de Fazer:Corte, ao meio, a papaia e a meloa e retire as sementes. Com uma colher, retire-lhes a polpa e deite-a no copo liquidificador. Junte o sumo de 2 laranjas, os morangos e o açúcar e bata durante alguns minutos.
Descasque o kiwi e corte-o às rodelas. Lave a restante laranja e corte-a, também, às rodelas.
Distribua o gelo pelos copos e acabe de encher com o sumo preparado. Enfeite os copos com as rodelas de laranja e kiwi.

Cocktail de Papaia e Laranja
Ingredientes:1 papaia
1 ½ chávena de sumo de laranja
1 ½ chávena de leite gelo picado rodelas de laranja e de kiwi para enfeitar
Modo de Fazer:
Corte a papaia ao meio, retire as sementes e, com uma colher, retire a polpa. Ponha a polpa no copo liquidificador. Junte o sumo de laranja e o leite, e bata durante uns minutos. Deite num jarro e leve ao frigorífico até ficar bem fresco. Coloque gelo picado em copos altos e acabe de encher com a mistura até atingir 1/3 da capacidade. Por cima, ponha o chantili de soja e enfeite com rodelas de laranja ou fruta da época.
 
Cocktail de Soja
Ingredientes:1 chávena de bebida de soja com sabor a baunilha
½ chávena de óleo de soja
¼ chávena de frutose ou açúcar branco sumo de meio limão
Modo de Fazer:Deite, no liquidificador, a bebida de soja e o açúcar. Vá juntando, lentamente, o óleo, mexendo sempre. Quando começar a engrossar, acrescente o sumo de limão continuando a mexer até ficar com a consistência do chantili.

Sumo de Ferro e Vitaminas

Como o sumo de beterraba é muito forte e algo desagradável para algumas pessoas, aproveite todo o seu valor nutritivo e junte-o ao da cenoura e da maçã. Obterá um sumo saboroso que, possivelmetne, nem precisará de açúcar ou mel.

Ingredientes:
1 beterraba pequena
1 cenoura média
1 maçã
 
Modo de Fazer:
Lave muito bem os ingredientes e descasque-os. Corte-os aos pedaços e ponha-os na máquina de fazer sumos. Se não tiver a máquina, triture-os ao liquidificador e, depois, passe por um passador grosso.
Dá um copo.

Salada de Beterraba e Cenoura

Ingredientes: 
2 beterrabas
3 batatas médias
250 g de feijão-verde ou de ervilha em grão
3 ovos cozidos
1 alface
Galhinhos de agrião
Azeitonas pretas
Maionese, molho francês, sumo de limão, cebola
salsa

Modo de Fazer:
 
 

Coza as batatas com casca; descasque-as quando frias e corte-as em cubinhos. Junte os 3 ovos amassados, cebola picadinha, 1 colher de sopa de sumo de limão, sal e umas colheres de maionese. Misture bem. Reserve, deixando no frigorífico pelo menos durante 1 hora. Corte o feijão-verde fininho e coza-o com pouca água e sal. Depois de frio, tempere-o com molho francês. Reserve. Coza as beterrabas com a casca também em pouca água, durante cerca de uma hora, mas não as deixe amolecer demasiado. Para que a pele se despegue mais facilmente, ponha-as em água fria. Descasque-as e corte-as em fatias; tempere-as então com bastante cebola e salsa picadinhas, sumo de limão, sal e azeite. Reserve. Forre um prato grande de bolo com as folhas de alface migadas, sem tempero. Ponha no centro a salada de batata; à volta desta, coloque o feijão-verde e, ainda à volta deste, as fatias de beterraba. Por último, alguns galhinhos de agrião ou, na falta destes, folhinhas de alface. Enfeite com azeitonas pretas e rodelas de cebola.
 
2 - Ingredientes: alternativa
2 beterrabas
1 cenoura
1 alface pequena
½ pimento amarelo cortado às tirinhas
1 cebola picada
salsa, azeite, limão e sal q.b.

Modo de Fazer:
Lave a beterraba e a cenoura, descasque-as e rale-as separadamente. Lave bem a alface e o pimento e prepare-os para a salada. Enfeite uma travessa com folhas de alface à volta. No centro coloque a beterraba e, a seguir, a cenoura ralada. Enfeite com as tirinhas de pimento. Salpique com a cebola e a salsa e tempere com o sal de ervas, o azeite e o limão.