11/06/15
Receita de Bolo de aipim Cremoso Tradicional
Modo
de Preparo
Bata no
liquidificador os seis primeiros ingredientes por aproximadamente dois minutos
ou até ficar homogêneo
Após bater,
passe para uma vasilha grande e acrescente o coco e o aipim, misturando tudo
com uma colher de pau ou espátula até ficar homogêneo
Distribua a
massa em um tabuleiro previamente untado e enfarinhado e coloque para assar a
200°C, por aproximadamente uns 50 minutos ou mais, dependendo da eficiência do
forno
Informações
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Ingredientes
1 lata de leite
condensado
1 medida (lata)
de leite
1 vidro de leite
de coco (200 ml)
4 ovos
2 colheres
(sopa) cheias de margarina
1 xícara (chá)
de açúcar
100 g de coco
ralado
1,5 kg de aipim
ralado bem fininho (ele fica tipo moído)
06/06/15
AVISO - TEMAS SOBRE CRIANÇAS
TENDO POSTADO MAIS DE 1700 RECEITAS. VAMOS AGORA FAZER UMA POSTAGENS DE TEMAS SOBRE A CRIANÇA, ESTAMOS CERTOS QUE SERÁ DE GRANDE VALIA PARA PAIS E AVÓS BEM COMO TODOS QUANTOS SE PREPARAM PARA RECEBER NOS SEUS LARES UMA CRIANÇA.
AUTONOMIA DA CRIANÇA
Pergunta: Que “segredos” nos pode desvendar, da área de psicologia, que nos possam ajudar a nós, pais, a crescer com os nossos filhos, promovendo a sua autonomia?
R: A autonomia é o processo pelo qual o indivíduo acede ao pleno desenvolvimento e posse das suas faculdades físicas, intelectuais, afectivas, psicológicas e morais, exercendo-as de maneira livre, equilibrada e responsável.
Podemos dizer que uma criança é autónoma quando, tendo adoptado um projecto (norma, lei, objectivo…), age por si própria e não por imposição.
A autonomia é, pois, o objectivo último de toda a verdadeira educação. No entanto, a manifestação total da autonomia na vida do adulto depende da aprendizagem gradual, possível e necessária, desta, em cada etapa do seu desenvolvimento, e exige atenção, respeito e vontade por parte dos pais e educadores.
O sentir-se segura em relação ao meio e às pessoas que a rodeiam é indispensável para que a criança aceda à sua autonomia. Assim, são, pois, necessárias as seguintes condições:
1) Estabilidade dos lugares e das pessoas em torno da criança.
2) Relação afectiva sempre presente, personalizada no diálogo pais-criança, em momentos privilegiados como a higiene e a
refeição.
3) Meio material (espaço de acção, objectos…) que deve favorecer à criança a experiência de si e do mundo que a rodeia.
4) Presença e modelo de outras crianças.
5) Um bom estado de saúde física, favorecido pelos cuidados de higiene e pela habituação ao ar e ao sol.
A CONFIANÇA no adulto permite à criança confiar em si mesma e, a partir daí, exercer as suas possibilidades. Essa confiança estabelece-se quando a criança se sente protegida, valorizada e incondicionalmente amada.
A confiança do adulto na criança, nas suas possibilidades e valor, faz com que a criança se sinta capaz e se disponha a correr os riscos que toda a autonomia implica.
Em contraponto, importa realçar, também, as atitudes parentais ou educativas que bloqueiam a autonomia; são elas:
A. Fazer tudo no lugar dos filhos: porque os pais fazem mais rápido e melhor; para proteger os filhos até mesmo para se ser indispensável aos filhos.
B. Permitir tudo aos filhos: ausência de limites e regras definidas promove o desenvolvimento de crianças inseguras e incapazes de desenvolver a sua autonomia.
C. Exigir para além das possibilidades e idade da criança: tratar a criança como se fosse um adulto e exigir à criança, a nível da compreensão, das responsabilidades e das performances para além das suas capacidades.
D. Projectar os seus desejos na criança: Procurar realizar, através da criança, os seus próprios desejos não realizados.
E. Proibir tudo aos filhos: educação baseada no não e nas interdições e o exercício de autoritarismo em vez de autoridade adequada.
Não fique assustado(a) caro(a) Leitor(a). Educar é um dos maiores desafios dos pais e educadores. Promover a autonomia da criança, deve levar-nos a pensar que neste, tal como noutros desafios, tudo depende do equilíbrio com que facultemos as condições básicas essenciais para o bom desenvolvimento da criança, sem esquecermos que cada criança precisa de uma fórmula única...
Pensar em educar bem, é pensar cada dia nesta tarefa exigente, mas maravilhosa, que exige toda a nossa inteligência, emoção e criatividade...
Até breve... e sejam persistentes....
Isabel Morais
Psicóloga – Área Social Clínica – Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação de Lisboa
Mestre em Intervenção Comunitária e Protecção de Menores – ISCTE
Sopa de espinafres com grão-de-bico
Ingredientes
Para 4 pessoas
500g de grão-de-bico | 0,75
750g de batatas | 0,40
1 cebola grande | 0,15
2 chalotas | 0,80
3 dentes de alho grandes | 0,10
azeite virgem | 0,10
1 bom molho de espinafres ou
3 sacos de espinafres prontos | 2,00
Pão torrado em cubos | 0,20
Custo Total: 4,50€
500g de grão-de-bico | 0,75
750g de batatas | 0,40
1 cebola grande | 0,15
2 chalotas | 0,80
3 dentes de alho grandes | 0,10
azeite virgem | 0,10
1 bom molho de espinafres ou
3 sacos de espinafres prontos | 2,00
Pão torrado em cubos | 0,20
Custo Total: 4,50€
Modo de Fazer o Arroz de Alho
Demolhe o grão de véspera e ponha-o a cozer na panela de pressão. Quando começar a ferver, conte 20 minutos, apague o lume e deixe a panela fechada até acabar o vapor.
Arranje as batatas, as cebolas, as chalotas e os alhos e corte tudo fininho para dentro de uma panela com água a ferver e um pouco de sal. Não deite muita água na panela. Tempere com o azeite e deixe ferver em lume brando, até os legumes estarem cozidos. Deite uma concha e meia cheia dos grãos que cozeu e bata tudo com a varinha. Agora retifique o líquido da panela e acrescente o que for necessário com a água de cozer o grão e junte também os grãos inteiros que restaram. Lave muito bem os espinafres, corte os pés e junte-os à panela quando a sopa começar a ferver. Não tape e não deixe cozer de mais. Enfeite com cubinhos de pão torrado.
Demolhe o grão de véspera e ponha-o a cozer na panela de pressão. Quando começar a ferver, conte 20 minutos, apague o lume e deixe a panela fechada até acabar o vapor.
Arranje as batatas, as cebolas, as chalotas e os alhos e corte tudo fininho para dentro de uma panela com água a ferver e um pouco de sal. Não deite muita água na panela. Tempere com o azeite e deixe ferver em lume brando, até os legumes estarem cozidos. Deite uma concha e meia cheia dos grãos que cozeu e bata tudo com a varinha. Agora retifique o líquido da panela e acrescente o que for necessário com a água de cozer o grão e junte também os grãos inteiros que restaram. Lave muito bem os espinafres, corte os pés e junte-os à panela quando a sopa começar a ferver. Não tape e não deixe cozer de mais. Enfeite com cubinhos de pão torrado.
Pudim de Verduras
45 minutos 2 porções
O melhor desse pudim de verduras é que você pode variar os
ingredientes como quiser e, além disso, ele pode ser servido quente ou frio em
qualquer estação.
INGREDIENTES
1/2 cebola
1/2 pimentão verde
1/2 tomate
1/2 pimentão vermelho
1/2 cenoura
Queijo ralado
2 ovos
Sal
Pimenta do reino moída
Ver mais ingredientes
MODO DE PREPARO
Pra fazer esse delicioso e nutritivo pudim de verduras você
tem que descascar e cortar todas as verduras em cubinhos. É importante que os
cubinhos sejam todos do mesmo tamanho porque assim eles cozinham por igual e na
hora de comer todos os sabores se misturam.
Feito isso bata os dois ovos junto com uma pitada de sal e
outra de pimenta do reino moída. Logo misture os ovos batidos com as verduras
picadas.
Coloque o forno pra aquecer a 180º C.
Unte uma forma (ou forre com papel de forno) e coloque
dentro a mistura dos ovos com verduras. Polvilhe tudo com queijo ralado a gosto
(se você quiser também pode misturar um pouco de queijo ralado com as verduras
e guardar um pouco pra colocar por cima).
Quando o forno estiver quente coloque o pudim de verduras e
deixe assar durante meia hora.
Tire o pudim de verduras do forno, retire da forma e sirva
cortado em fatias.
Nota:
O pudim de verduras casa bem com qualquer molho da sua preferência.
Como você já deve imaginar, o pudim de verduras admite todas
as verduras que você gosta, desde espinafre até berinjela. Experimente!
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