31/05/12

Receita Feijoada Vegana

Ingredientes:
2 xícs. de feijão preto
2 dentes de alhos amassados
½ cebola picada
2 xícs. de cenouras picadas grande
1 xíc. de chuchu picado grande
2 xícs. de beringela defumada picada grande
1 xíc. de ervilha fresca
½ pimentão vermelho picado grande
1 xíc. de cebolinha verde picada
3 xícs de salsinha
4 folhas de louro
3 colh. sopa de sopa de óleo não transgénico
sal marinho a gosto
opcional: 2 xícs. de proteína texturizada de soja em pedaços grandes hidratada (pode-se colocar um pouco de molho de soja na hidratação) ou salsicha vegana picada

Modo de preparação:
Após escolher o feijão, lave-o bem em água corrente e deixe de molho durante a noite. Depois, retire a água em que o feijão ficou de molho, pois nela contém fatores anti nutricionais e substâncias que provocam gases. Coloque o feijão para cozinhar numa panela de pressão com 1,5 litro de água, aproximadamente 15 minutos ou até ficar um pouco macio (será cozido mais tempo em panela aberta). Reserve. Espete a beringela, com casca, num garfo e a coloque diretamente no fogo por alguns minutos, até que ela fique tostada por fora. Agora, retire a casca e separe a “polpa”. Frite o alho no óleo até dourar, em seguida coloque a cebola e deixe refogar até amolecer. De seguida, acrescente a cenoura, o chuchu e continue a refogar até que fiquem macios. Junte a “polpa” da beringela, a ervilha e o pimentão, ponha um pouco de sal e continue refogar mais 4 minutos. Junte esse refogado ao feijão e coloque a carne de soja hidratada, a cebolinha, a salsinha, o louro e acerte o ponto do sal. Cozinhe (sem pressão) por mais 20 minutos ou até que o feijão fique macio e o caldo engrosse. Está pronto para servir! Acompanhamentos: arroz integral, com couve (repolho) cozida.
Bom apetite!

29/05/12

Hambúrgueres de Soja

Ingredientes:
2 cebolas picadas
3 dentes de alho
Azeite
Salsa picada
3 cenouras
Soja granulada
Flocos de aveia
Sal
Molho de soja
½ chávena de nozes picadas.

Preparação:
Leve o tacho ao lume com azeite, as cebolas picadas, os alhos, a salsa picada e quando a cebola estiver loura junta-se a cenoura picada e deixar cozer.
Depois juntar a soja já cozida, os flocos de aveia e as nozes picadas, temperar com um pouco de molho de soja e sal, formar em hambúrgueres. Colocar num tabuleiro. Por fim ponha a assar no forno a 180º durante 40 minutos.

Paté de Tofu

Ingredientes:
½ chávena de tofu
1 dente de alho
1 colher de sopa de levedura de cerveja
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de sumo de limão (facultativo)
Sal a gosto.

Preparação:
Triture o alho com o azeite e o limão, junte o tofu e as ervas já finamente cortadas. Triture tudo até ficar um polme fino e pouco espesso. Está pronto para barrar o pão.
Guarde num frasco de vidro durante dois a três dias.
É delicioso!

28/05/12

Ovos Mexidos de Tofu

250g de tofu
Uma cebola
Um raminho de salsa
Três colheres de sopa de azeite
Sal q.b.
Uma colher de chá de açafrão.
Estrelar a cebola no azeite, colocar o tofu esmagado o sal, açafrão e a salsa. Deixar cozer um pouco mexer sempre.
Sirva com puré de batata ou arroz de cenoura ou ervilhas e uma boa salada.

Empadas de Cogumelos

Massa:
250g de farinha
3 c. (sopa) de azeite
Temperar sal (fino) a gosto
Meio copo de água.
Recheio:
2 chávenas cogumelos picados
1 ovo
Meio pacote de natas (pode ser vegetal)
2 dentes de alho
Salsa picada
Sal a gosto
Massa:
Misture a farinha com o azeite, (fica tipo areia). Junte a água e o sal ligando a farinha fazendo uma bola. Deixe repousar enquanto prepara o recheio.
Recheio:
Picar os cogumelos. Num tacho pôr um pouco de azeite com alho picado, e juntar os cogumelos, tempere a gosto, tapar e deixar cozer uns minutos, retirar do lume.
Entretanto bata o ovo com as natas e junte ao picado de cogumelos. A massa estende-se com o rolo e forram-se as formas, picar o fundo da massa com um garfo e colocar o recheio. Levar ao forno e assar. Cerca de 30 minutos.

Arroz Integral com Feijão e Grelos

Ingredientes: (4 pessoas)
1dl de azeite
1 cebola picada
2 dentes de alho
150g de feijão encarnado cozido
200g de grelos cozidos
3dl de água
Sal
300g de arroz integral cozido
2 c. (sopa) de pimentos morrones picados
1 c. (sopa) de coentros
1 folha de manjericão para decorar.

Preparação:
1. Num tacho coloque o azeite e salteie a cebola e os alhos picados. Em seguida, junte o feijão, os grelos e a água.
2. Deixe ferver, tempere com sal e junte o arroz cozido. Incorpore os pimentos morrones juntamente com parte dos coentros e deixe apurar. Retire do lume e sirva decorado com a folha de manjericão e os restantes coentros.

Beringela Recheada com Seitan

Ingredientes: (4 pessoas)
• 300g de seitan aos cubos
• Sal
• 1 c. (sopa) de molho de soja
• 1 beringela grande
• 1 fio de azeite
• Uma cebola pequena
• 2 dentes de alho
• Somo de 1 limão
• 1 c. (sopa) de cebolinho picado
• 50 g de queijo parmesão às lascas
• 1 ramo de salsa.
Preparação:
Tempere o seitan com sal, um pouco de malagueta e molho de soja. Deixe tomar gosto, durante alguns minutos. Corte a beringela ao meio, no sentido longitudinal, e retire o seu interior com a ajuda de uma colher, tendo o cuidado de não romper a casca. Pique o miolo e junte ao seitan temperado. Numa frigideira, coloque o azeite, a cebola e os alhos picados. Salteie e junte o preparado de beringela com seitan. Salteie por mais alguns minutos e regue com o sumo do limão.
Tempere com sal, malagueta, o cebolinho e a metade do queijo parmesão. Envolva bem e rectifique os temperos. Distribua o preparado pelas cascas de beringela reservadas e leve ao forno quente, por cerca de 20 minutos. Findo o tempo, retire e sirva polvilhada com o restante queijo às lascas e decorado com a salsa.

26/05/12

FEIJOADA VEGETARIANA

Ingredientes:
500g de feijão preto deixado de molho durante a noite
1 lata de salsicha vegetal
1 lata de bife vegetal
1 xícaras de PVT inteiro (proteína vegetal texturizada)
3 dentes de alho
2 cebolas picadinhas
Sal e azeite à gosto
Água
3 folhas de louro
50g de tofú defumado

Modo de Preparação:
Corte a salsicha vegetal em três pedaços cada unidade. Corte o bife vegetal em quatro partes cada rodela. Lave em bastante água corrente o PVT inteiro. Numa panela coloque o feijão, a salsicha, o bife, o PVT, o alho, a cebola, o sal e o azeite. Acrescente a água, cerca de 5 dedos acima do nível do feijão. Deixe cozinhar na pressão até que o feijão esteja cozido. Após cozido, acrescente o cheiro verde, as folhas de louro e o tofú defumado em fatias finas. Leve ao fogo para pegar bem os últimos temperos.

Sugestão: sirva com arroz, nabo e couve cozidos.

Rendimento: 6 porções

Beringela – Propriedades Medicinais

A beringela é um dos vegetais mais frequentes nos cardápios vegetarianos. E não é por menos. Além de ser uma excelente fonte de vitamina B6, vitamina K, magnésio e fibras, apresenta uma série de propriedades medicinais. E por conter baixa caloria é uma óptima opção para quem quer eliminar peso.

Origem – Historiadores acreditam que a Índia é o local de origem da beringela. Relatos do século V mostram que a China já a cultivava, mas tudo indica que o lugar mais provável da origem da beringela é o sudeste asiático, devido à grande variedade de espécies encontradas ali. Na Europa, a beringela chegou no século VIII quando os Mouros invadiram a Espanha. A beringela veio parar na América com a chegada dos exploradores espanhóis e portugueses.

Propriedades Nutricionais – A beringela apresenta pouca gordura saturada e colesterol. É composta por vitamina A, vitaminas do complexo B (B1, B2 e B5), vitamina C, Vitamina K e minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio). Apresenta pouquíssima caloria. Cada 100 gramas do vegetal cru tem cerca de 26 Kcal. Por este motivo, é uma excelente opção para quem quer eliminar peso.

Propriedades Medicinais – A beringela tem propriedades capazes de reduzir o colesterol, especialmente o LDL (conhecido como colesterol ruim), diminuir a pressão sanguínea, além de ser recomendada nos casos de artrite, diabetes e inflamações da pele em geral. Ela também é digestiva, nutritiva e laxante, sendo indicada em casos de desnutrição e prisão de ventre. Uma boa alternativa para o seu consumo é em forma de suco. Basta bater 1/4 de beringela com o sumo de duas laranjas.

Curiosidades – Apesar de ter chegado à Europa no século VIII, a beringela só foi aceite como alimento no século XVIII. Primeiramente elas foram utilizadas pelos italianos e ingleses somente como planta decorativa. Conhecida como “maçã louca” a beringela era acusada de causar insanidade. Os franceses, inclusive, acreditavam que ela seria capaz de causar epilepsia.

Dicas – Na hora de comprar, sempre opte pelas beringelas mais firmes e que apresentam uma coloração roxa uniforme, forte e brilhante. Nunca escolha as beringelas com partes machucadas ou enrugadas. Também não compre as que estejam muito maduras, pois geralmente possuem sabor amargo. Para retirar o gosto amargo da beringela, você deve cortá-la ao meio e esfregá-la com sal. Ou então, você pode deixá-la coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante 15 a 20 minutos. Já para conservá-la, escorra a berinjela e seque com papel absorvente. Guardada na geladeira, dentro de um saco plástico, ela pode durar de uma a duas semanas.

Fonte: Revista dos Vegetarianos

RODELAS DE BERINGELA NO FORNO

Corte a beringela em rodelas de 1cm de espessura, disponha num prato de ir ao forno e coloque em cima de cada rodela: cebola picadinha, tomate picado, azeitonas picadas. Tempere de orégãos e pimenta e regue com azeite. Cubra com uma fatia de queijo Cheddar.
Leve ao forno a gratinar.
Pode servir com pão caseiro torrado e uma sopa para uma refeição completa, pode também servir como entrada ou como acompanhamento.

............................................

Beringelas no Forno

Ingredientes: 4 pessoas
2 beringela, 2 courgette, 2 tomate chucha, 1 cebola roxa e 1 cebola branca, 200g cogumelos frescos
1 ramo de tomilho fresco
Um pouco de piri-piri (ou as sementes)
1 colher de sobremesa de azeite
Sal q.b.

Preparação:
Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo de confecção: 30 minutos
Pré-aqueça o forno à 150º
Lave os legumes, enxugue e corte em lâminas.
Coloque uma folha de papel vegetal num tabuleiro de ir ao forno, coloque os legumes (comece por colocar a cebola), regue com uma colher de sobremesa de azeite e salpique com sal, piri-piri e folhas de tomilho. Leve ao lume e deixe assar até os legumes ficarem macios.

25/05/12

Receita Saborosa e Trabalhosa

Ingredientes: 4 pessoas
2 chávenas/xícaras/cups de soja granulada
4 chávenas/xícaras/cups de água morna
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate grande e sumarento cortado aos pedacinhos
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de molho inglês vegano (opcional)
Poejo ou salsa/salsinha (evite os talos mais grossos)
Puré para 4 pessoas
Pão ralado e margarina vegana ou leite de soja

Preparação:
Coloque a soja de molho durante 20 mn. Depois escorra-a bem até não ter mais água, se possível com uma peneira ou um escorredor.
Refogue a cebola e o alho picado até a cebola estar translúcida. Coloque a soja e deixe cozinhar, mexendo com frequência para não agarrar. Deixe a soja perder o resto da água residual, para melhor absorver os temperos.
Quando a soja começar a agarrar ao tacho (15 mn depois, aproximadamente), junte o tomate e deixe-o cozinhar até se desfazer. Se necessário, junte um pouco de água.
Quando o tomate estiver desfeito, junte os molhos, envolva bem, e depois adicione o poejo ou a salsa/salsinha. Retire do lume.
Cubra um tabuleiro de ir ao forno com metade do puré.
Coloque a soja por cima e cubra-a com o resto do puré.
Use um saco de pasteleiro se preferir, e um bico grande de estrela e faça rosáceas de puré. Se não usar o saco de pasteleiro, cubra com pão ralado e coloque umas nozes de margarina vegana. Se usar o saco de pasteleiro, pincele as “rosáceas” com leite de soja.
Leve ao forno no grill durante 10 mn, ou até estar dourado.

AMOR (DE) PERDIÇÃO - Não Recomendo

Quando eu tinha os meus 15 anos, vi o filme “Amor de Perdição”, creio que foi escrito por Júlio Dinis. Nunca mais esqueci esse filme, navegando por estes mares encapelados das ondas da Internet, eis senão quando, encontrei esta receita. Não a recomendo a ninguém, a minha mulher não sabe, eu não a provei e por isso…lembrei-me do Amor de Perdição e aí vai ela.

INGREDIENTES do Coulis:
•500 gr de framboesas congeladas;
•500 gr de mix frutas vermelhas congeladas (amora, mirtilho, cereja e groselha);
•1 xicara de açúcar mascavado claro.

INGREDIENTES da Maizena vegetariana (p/2 pessoas):
•3 xicaras de leite de soja;
•3 colheres (sopa) de Maizena (fécula de milho);
•3 colheres (sopa) de Açúcar mascavado claro;
•Casca de 1 limão biológico;
•Canela em pó.

CONFECÇÃO do Coulis:
Depois de triturar leve ao fogo e deixe ferver até engrossar um pouco.
Nunca vai ficar com textura de compota pois estamos a usar pouco açúcar.

PREPARAÇÃO da Mazeina vegetariana:

Leve um púcaro ao lume, com todos os ingredientes (excepto a canela).
Desfaça bem a maizena no leite. Mexa sempre até começar a prender.
Assim que engrossar, retire do lume e deite num prato fundo.
Polvilhe de canela. Espere arrefecer um pouco. Coloque o topping de coulis e se gostar …coma!

24/05/12

Gelatina de Duas Maçãs e Bagas Goji

Tão natural, tão orgânica, tão saudável...esta até eu como, nunca gostei de gelatinas.
Ainda continua a confeccionar sobremesas cheias de mau colesterol, de açúcar refinado e de gelatina animal? Porquê? Qual a necessidade?

Ingredientes:
•450 gr maçã vermelha bio;
•300 gr maçã reineta bio;
•Sumo de maçã sem açúcar orgânico;
•3/4 xicara açúcar mascavado claro;
•2 colheres (sopa) amido de milho (maisena);
•2 colheres (sopa) gelatina vegetal agar-agar;
•Bagas goji - opcional;
•Chantilly e mirtilos para decorar - também opcional.

Confecção:
Numa liquidificadora, coloque os 2 tipos de maçã integral (no total, 750 gr já depois de retirar caroços, a casca fica). Junte sumo de pacote até cobrir as maçãs dentro do copo. Adicione os restantes ingredientes e triture durante uns segundos, velocidade 5.

Leve ao lume num tacho, mexendo sempre para não deixar pegar até ferver durante 10 minutos.

Prepare uma forma de pudim, passe por água antes de deitar o preparado.
Leve ao frigorífico pelo menos 4 horas.

23/05/12

STRUDEL DE ANANÁS E BAGAS GOJI

INGREDIENTES:
•2 embalagens de massa folhada;
•1 Ananás dos Açores;
•1/2 pacote de Bagas Goji secas;
•Raspa de limão biológico;
•Açúcar mascavado q.b.;
•Farinha de trigo semi-integral q.b.;
•Pitada de Erva Doce em pó.

CONFECÇÃO:
Num refratário deite as bagas goji no fundo. Comece a partir o ananás aos pedaços pequenos para dentro da tijela. Assim as bagas vão absorvendo o sumo que o ananás vai largando. De seguida polvilhe generosamente com açúcar, farinha e erva doce. Envolva sacudindo a mistura. Volte a polvilhar de açúcar, farinha e erva doce em pó. Aplique a raspa de limão e rode o preparado para incorporar. Reserve.

Estenda uma das bases de massa folhada. Coloque o recheio. Levante as laterais da massa mas não feche completamente. Corte a 2ªmassa em tiras. Aplique as tiras como se fosse fita-cola para fechar suavemente a massa de baixo. Leve a forno forte a 220º/240º. Cuidado para não ter o grill ligado, caso contrário queima sem folhar.

NOTA:
Há quem faça a massa em casa e certamente é a melhor. Alternativa use uma outra que se encontra já preparada nas Superfícies comerciais.

Pizza Caseira

Pormenor importante: usar farinha de milho misturada com farinha de trigo para dar um ar de tortilha mexicana.

INGREDIENTES:
Massa kéfir-água;
1 copo de soja texturizada fina;
Cominhos em pó;
Cerveja s/ álcool;
2 cháv (chá) feijão encarnado cozido;
1/2 cebola;
Azeite q.b.;
Queijo emmenthal ralado;
Orégãos secos q.b.;
Tomate cereja.

CONFECÇÃO:
Hidratar a soja granulada fina com água durante 30 minutos. Espremer. Levar a saltear num tacho com azeite. Juntar o condimento para tacos. Continuar a saltear. Juntar o feijão e um pouco da água de cozedura. Deixar cozinhar. Quando secar, juntar um pouco de cerveja s/ álcool e cominhos em pó. Deixar 5 minutos e depois apagar.
Esticar a massa de kéfir-água com um rolo pequeno dentro da paelheira. Depois de esticada, dar umas voltas no ar para testar a elasticidade da massa. Ligar a paelheira e assar ligeiramente a massa em ambos os lados.

Entretanto, picar meia cebola e regar com azeite. Untar a base de pizza com esta mistura. De seguida colocar o chili de soja e feijão encarnado. Cobrir com queijo ralado. Povilhar com orégãos secos. Decorar com fatias de tomate (cultive o tomate cereja na sua horta, pode ser na varanda). Tapar e deixar apurar.

22/05/12

BERINGELA DE TOMATADA COM COENTROS

INGREDIENTES:
•Esparguete de milho (sem glúten);
•Azeite;
•1 Cebola;
•1 Tomate grande maduro;
•1/2 Pimento vermelho;
•1/2 Beringela grande temperada com sal;
•Molho de soja;
•Água mineral;
•2 colheres (sopa) concentrado de tomate;
•Pitada de açúcar;
•Queijo fresco ou tofu
•Coentros frescos picados.

CONFECÇÃO:
Cortar a beringela às rodelas e salgar com sal grosso. Deixar descansar para retirar o amargo.
Numa frigideira, refogar uma cebola às meias luas em azeite, juntamente com tomate maduro partido aos pedaços. Anexar pimento às tirinhas.
Raspar/retirar o sal da beringela com uma faca. Cortar aos cubos, adicionar ao refogado. Temperar com molho de soja.
Passados 5 minutos de refogado, juntar um pouco de água e concentrado de tomate. Deixar cozinhar. Quase no fim, provar para testar acidez, se precisar, polvilhar de açúcar mascavado.

 
Dispor um pouco do preparado em baixo, sobrepor o esparguete, cobrir com mais beringela de tomatada, decorar com coentro picado e polvilhar de queijo ralado.

21/05/12

Empadão de Soja

Ingredientes: (4 pessoas)
2 chávenas/xícaras/cups de soja granulada
4 chávenas/xícaras/cups de água morna
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 tomate grande e sumarento cortado aos pedacinhos
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de molho inglês vegano (opcional)
Poejo ou salsa/salsinha (evite os talos mais grossos)
Puré para 4 pessoas
Pão ralado e margarina vegana ou leite de soja
Preparação:
Coloque a soja de molho durante 20 mn. Depois escorra-a bem até não ter mais água, se possível com uma peneira ou um escorredor.
Refogue a cebola e o alho picado até a cebola estar translúcida. Coloque a soja e deixe cozinhar, mexendo com frequência para não agarrar. Deixe a soja perder o resto da água residual, para melhor absorver os temperos.
Quando a soja começar a agarrar ao tacho (15 mn depois, aproximadamente), junte o tomate e deixe-o cozinhar até se desfazer. Se necessário, junte um pouco de água.
Quando o tomate estiver desfeito, junte os molhos, envolva bem, e depois adicione o poejo ou a salsa/salsinha. Retire do lume.
Cubra um tabuleiro de ir ao forno com metade do puré.
Coloque a soja por cima e cubra-a com o resto do puré.
Use um saco de pasteleiro se preferir, e um bico grande de estrela e faça rosáceas de puré. Se não usar o saco de pasteleiro, cubra com pão ralado e coloque umas nozes de margarina vegana. Se usar o saco de pasteleiro, pincele as “rosáceas” com leite de soja.

Leve ao forno no grill durante 10 mn, ou até estar dourado.

Caldeirada de Tofu e Batata Doce


Ingredientes: (2 pessoas)
1 cebola às rodelas
1 pimento vermelho grande cortado às tiras
2 dentes de alho esmagados
1 folha de louro
2 tomates sumarentos aos pedaços
4 batatas brancas descascadas e cortadas às rodelas
4 batatas doces descascadas e cortadas às rodelas
250 g de tofu cortado às fatias finas (corte a meio longitudinalmente, e depois em tiras)
2 colheres de sopa de pimentão-doce (paprica)
Coentros

Preparaçâo:
Coloque o tofu numa frigideira com um fio de azeite e um dente de alho. Quando começar a dourar tempere-o com sal, salpique-o com pimentão-doce, e deixe cozinhar mais um pouco. Reserve.

Numa panela alta refogue a cebola num fio de azeite. Junte o alho e o louro quando a cebola estiver translúcida.

Adicione o pimento e deixe-o suar durante 5 mn, mexendo de vez em quando. Junte o tomate, mexa e tape. Deixe cozinhar 10mn. O tomate deve perder a água e ficar cremoso.

Adicione as batatas, deite meia chávena de água, tape e deixe cozinhar 15 mn ou até as batatas estarem tenras.

Nesse momento, adicione o tofu previamente cozinhado, uma colher de sopa de pimentão-doce e as folhas de coentros. Envolva com cuidado para não partir as batatas. Retire do lume, tape e reserve durante 5 mn.
Sirva com amor.

Suflé de Coração de Alcachofra

Ingredientes:
•500 ml de leite soja (sem açúcar e sem sal);
•2 colheres sopa farinha Maizena;
•1 cubo caldo vegetais;
•Noz moscada em pó;
•Azeite;
•1 cebola picada;
•Soja texturizada (usei fina);
•1 coração palmito;
•1 coração alcachofra;
•1 coração aipo;
•4 azeitonas verdes;
•3 ovos;
•Sementes de gergelim.

Confeção:
Hidratar a proteína de soja com água.
Preparar um molho branco (bechamel) com o leite, cubo caldo, farinha maisena, noz-moscada. Reservar deixando arrefecer.
Em uma frigideira refogar a cebola no azeite. Espremer a soja e juntar ao refogado. Cortar os corações e azeitonas aos pedacinhos. Anexar. Temperar de pimenta.
Separar os ovos, gemas das claras. Bater as claras em neve. Juntar as gemas ao bechamel de forma enérgica (manual) para que não fiquem fios, uma vez que o bechamel pode ainda estar quente.
Unte um tabuleiro com azeite. Há quem prefira fazer suflé em tabuleiro porque gosto da parte tostadinha de cima. Se fizer em recipiente mais fundo, obtém-se menos área tostada. Misturar o molho com as claras nevadas. Levar ao forno a 180º. Quase no final polvilhar de sementes de gergelim (sésamo). Desligar o forno. Deixar as sementes abrirem aroma no quentinho final.

20/05/12

GELATINA DE NECTARINAS E MANGA COM LARANJA

INGREDIENTES:
•750 gr de Nectarinas com pele e sem caroço;
•Néctar de manga até cobrir;
•3/4 xicara de açúcar mascavado claro;
•1 e meia colher (sopa) amido de milho, Maizena;
•2 colheres (sopa) agar-agar;
•1/2 copo de água mineral;
•Laranja para decorar.

CONFECÇÃO:
Higienize as nectarinas. Retire o caroço.
Deite no copo da liquidificadora aos pedaços.
Encha com o néctar de manga até cobrir a fruta.
Junte açúcar, maisena, agar-agar e água. Triture tudo.
Leve ao fogo, mexendo sempre para não deixar pegar até ferver durante 10 minutos.
Prepare uma forma de pudim. Passe por água antes de verter o preparado.
Depois de arrefecer leve à geladeira no mínimo 4 horas, mas de preferência dum dia para o outro.
MANTO BRANCO DE AGAR-AGAR COM KIWI
Vocês não se importam que eu apresente variações dum mesmo tema, pois não?
O objectivo é demonstrar a versatilidade da agar-agar nos doces, evitando usar natas e ovos.
INGREDIENTES:
•1 lata de leite de coco;
•1 lata ou xicara de leite condensado de soja (use caseiro);
•1 lata de água mineral (usar como medida a lata do leite coco);
•1 xicara coco ralado;
•1 + 1/2 colheres (sopa) amido milho Maizena;
•2 colheres (sopa) agar-agar em flocos;
•Kiwis para decorar;
•Calda fina de açúcar para pôr por cima.

CONFECÇÃO:
Num liquidificador deitar todos os ingredientes à excepção dos kiwis e calda de açúcar. Triturar uns segundos, velocidade 5.

Levar ao lume num tacho, mexendo sempre para não deixar pegar até que ferva 10 minutos seguidos.

Deitar numa forma previamente molhada com água fria. Deixar arrefecer. Levar ao frigorífico no mínimo 4 horas. Preferível de um dia para o outro.

Para servir, decorar com kiwis fatiados e fazer uma calda leve de açúcar com 3 ou 4 colheres (sopa) de açúcar e 2 de água.

QUEIJO DE MACADÂMIAS

INGREDIENTES:
•1 xicara de macadâmias com sal;
•1 colher rasa (sopa) levedura de cerveja;
•1 colher (café) sal fino;
•Pitada de açafrão;
•3 xicaras de água;
•1 colher (sopa) suco limão;
•2 colheres (sopa) óleo girassol;
•4 colheres (sobremesa) agar-agar;
•Orégãos em folha.

CONFECÇÃO:
Num liquidificador potente, reduza as macadâmias a pó junto com o levedo, sal e açafrão.
Reserve.
Agora os líquidos. Introduza a água, o sumo de limão, óleo e agar-agar.
Leve os líquidos com a agar-agar ao bico do fogão numa panela, deixe ferver durante 8 a 10 minutos, liquidifique com a liquidificadora de mão. Depois junte o preparado anterior. Mexa até diluir todos os grumos.
Leve ao frio, em forma untada de óleo, pelo menos durante 3 horas, depois de arrefecer.
Ao desenformar, pode servir com folhas secas de orégãos.
Fica excelente em tostinhas integrais.
Nota: Parece ser muito bom! Só não sei o que são macadâmias. Encontrei esta receita e é saudável. Apreciem e enviem a vossa opinião.

GELATINA DE DUAS MAÇÃS E BAGAS GOJI


Tão natural, tão orgânica, tão saudável...
Ainda continua a confeccionar sobremesas cheias de mau colesterol, de açúcar refinado e de gelatina animal? Porquê? Qual a necessidade?

INGREDIENTES:
•450 gr Maçã vermelha bio;
•300 gr Maçã reineta bio;
•Sumo de maçã sem açúcar orgânico;
•3/4 xicara açúcar mascavado claro;
•2 colheres (sopa) amido de milho (maizena);
•2 colheres (sopa) gelatina vegetal agar-agar;
•Bagas goji - opcional;
•Chantilly e mirtilhos para decoração - também opcional.

CONFECÇÃO:
Numa liquidificadora, coloque os 2 tipos de maçã integral (no total, 750 gr já depois de retirar caroços, a casca fica). Junte sumo de pacote até cobrir as maçãs dentro do copo. Adicione os restantes ingredientes e triture durante uns segundos, velocidade 5.

Leve ao lume num tacho, mexendo sempre para não deixar pegar até ferver durante 10 minutos.

Prepare uma forma de pudim, passe por água antes de deitar o preparado.
Leve ao frigorífico pelo menos 4 horas.

Seitan à Gomes de Sá com Tremoços

INGREDIENTES:
•Batatinhas cozidas com casca;
•2 ovos cozidos;
•Azeite para refogado;
•1 cebola grande;
•3 dentes alho;
•Seitan cortado em lascas fininhas temperado de alho, sal e pimenta;
•Azeitonas pretas;
•Tremoços cozidos e descascados;
•Salsa fresca picada para decorar.

CONFECÇÃO:
1. Cozer 2 ovos e ao mesmo tempo cozer as batatas às rodelas grossas, com sal fino, durante 30 minutos.
2. Corte o seitan fininho e tempere de alho ralado, sal e pimenta preta. Reserve.
3. Numa frigideira grande, refogar a cebola e os alhos cortados em azeite (seja generosa sem exagerar). Quando a cebola estiver tenra, junte o seitan deixe cozinhar.
4. Por fim junte as azeitonas e os tremoços sem água e descascados. Misture tudo na frigideira. Rectifique sal e pimenta.

Sirva: batatas cozidas num tabuleiro, a cebolada de seitan por cima, os ovos cozidos às lascas e a salsa picada. Se quiser pode levar um bocadinho ao forno para gratinar mas não é necessário. Não vale a pena estar a aquecer o forno e a gastar energia por tão pouco. No entanto, é importante aguardar uns minutinhos antes de servir para unificar sabores (sem deixar arrefecer demasiado como é evidente).

TOFÚ AMARELO VERDE E VERMELHO


Uma das versatilidades do tofu é ser uma alternativa viável aos ovos. Neste caso, uma alternativa ao ovo mexido. Basta para o efeito esmigalhar com um garfo, 250 gr de tofu fresco, para duas pessoas.
É muito prático, muito saudável, muito saboroso desde que bem temperado e muito recomendável.

INGREDIENTES:
•250 gr de tofu fresco;
•Flôr de sal;
•Açafrão em pó;
•Uma pitada de caril em pó (pouquissimo);
•Sumo de gengibre fresco ralado;
•1 dente de alho ralado;
•Azeite;
•1/2 cebola bem picadinha;
•1/4 pimento vermelho fresco picadinho;
Manjericão fresco picado;
•Fitas de massa cozida;

CONFECÇÃO:
Pôr as fitas de massa a cozer.
Esmagar o tofu fresco com um garfo. Temperá-lo de sal, pimenta, açafrão, pouco caril, pouco suco de gengibre ralado e alho ralado. Misture com as mãos.
Numa frigideira colocar o azeite, a cebola picada miudinha mais o pimento vermelho. Deixar murchar. Juntar o tofu e cozinhar durante alguns minutos. Não precisa de muito tempo ao lume. Entretanto, pique as folhas de manjericão, adicione ao tofu mexido e apague o lume.
Escorra as fitas de massa, passe por água fria. Sirva povilhada de levedura de cerveja com o tofu mexido por cima. A levedura é uma alternativa ao queijo parmesão.

18/05/12

4 Formas de Vegetarianismo


À primeira vista associa-se vegetarianismo simplesmente a não comer carne. Porém, este regime alimentar não é assim tão linear e na verdade existem diversos tipos de vegetarianismo, uns mais radicais do que outros.
Em geral, os vegetarianos baseiam a sua alimentação essencialmente em produtos de origem vegetal tais como cereais, frutas, leguminosas, oleaginosas, sementes, verduras, etc.; depois, alguns incluem certos alimentos de origem animal enquanto outros os excluem totalmente. De qualquer forma, todos procuram variedade, naturalidade e sabor mas também muita saúde, equilíbrio e nutrição.

Para todas as mulheres que estão interessadas em adotar alguma forma de vegetarianismo ou mesmo para aquelas que já são vegetarianas, vale sempre a pena lembrar como é importante ter alguns cuidados na sua alimentação. É fundamental que a mulher tenha uma verdadeira noção do que precisa comer para garantir que o seu organismo tenha acesso a todos os nutrientes essenciais.

Não basta por isso deixar de comer carne, ovos ou produtos lácteos; é preciso saber como os substituir e que alternativas há para os vegetarianos. Assim, para além das proteínas (que existem em grandes quantidades nos alimentos de origem animal), a mulher também deve estar atenta a nutrientes como o omega 3 e também a vitamina B12 e o cálcio, dependendo da forma de vegetarianismo que optar.

Diferentes formas de vegetarianismo
Nem todos os vegetarianos se regem pelas mesmas regras e por isso mesmo existem diferentes formas de dietas vegetarianas, são essencialmente 6 e classificam-se de acordo com o tipo de alimentos que se podem ingerir.
1.Semivegetarianismo: o termo “semi” remete-nos para um “falso” vegetarianismo, ou seja, aqui não se incluem apenas produtos de origem vegetal mas também carne branca – ficando apenas totalmente excluída a carne de mamíferos. Por vezes, algumas pessoas começam por esta forma de vegetarianismo para conseguirem uma transição mais gradual.
2.Ovolactovegetarianismo: alimentação composta por alimentos de origem vegetal e também ovos e produtos lácteos. Exclui-se qualquer tipo de carne.
3.Lactovegetarianismo: alimentação composta por alimentos de origem vegetal e produtos lácteos. Exclui-se qualquer tipo de carne e ovos.
4.Ovovegetarianismo: alimentação composta por alimentos de origem vegetal e ovos. Exclui-se qualquer tipo de carne e produtos lácteos.
5.Vegetarianismo semiestrito: alimentação composta por alimentos de origem vegetal. Excluem-se quase todos os alimentos de origem animal, exceto o mel.
6.Vegetarianismo estrito: alimentação composta por alimentos de origem vegetal. Excluem-se todos os alimentos de origem animal. Esta forma de vegetarianismo mais radical também é chamada por vezes de “vegetarianismo verdadeiro”.

Receitas vegetarianas para todos os gostos

Como abordado ao longo do artigo, ser vegetariano não passa exclusivamente por comer este ou aquele alimento, mas sim por um conjunto bastante alargado de produtos alimentares. Como nem todos os alimentos poderão ser do agrado da generalidade das pessoas, deixamos em seguida duas receitas que consideramos que deverão agradar ao paladar de qualquer um.

Queijo fresco com tomate e coentros

Esta receita é adequada apenas a semivegetarianos ou a ovolactovegetarianos, pois inclui produtos lácteos e ovos.

Ingredientes:
•50 gramas de queijo fresco;
•1 tomate às rodelas;
•2 gemas;
•1 ramo de coentros;
•azeite, sal e pimenta q.b.

Preparação:
Comece por fazer um creme de coentros: num recipiente junte as gemas, o sal e a pimenta, adicione aos poucos o azeite e depois os coentros; guarde no frigorífico. Entretanto, coloque as rodelas de tomate num prato, esmague o queijo fresco com a ajuda de um garfo e espalhe-o por cima do tomate. For fim, disponha à volta o creme de coentros e sirva.

Croquetes de soja
Esta receita é perfeita para todas as formas de vegetarianismo, pois não inclui produtos de origem animal.

Ingredientes:
•100 gramas de soja (colocada em água quente durante 15 minutos);
•1 colher de sopa de coentros picados;
•1 colher de sopa de molho de soja;
•4 colheres de sopa de pão ralado;
•4 colheres de sopa de farinha de grão;
•1 colher de chá de cebola picada;
•1/2 dente de alho.

Preparação:
Misture todos os ingredientes para formar os croquetes (entre 6 a 8 croquetes, dependendo do tamanho). Frite-os e sirva com o acompanhamento que desejar.

17/05/12

Panquecas com Pimentos e Feijão

Diz quem sabe. Isto é absolutamente fabuloso!

 
INGREDIENTES:
•1 Cebola grande;
•1 Pimento vermelho;
•1 Pimento verde;
•250 gr de seitan;
•Azeite q.b.;
•2 dentes de alho;
•1 lata pequena de feijão vermelho cozido;
•Queijo ralado;
•Salada diversa: Rúcula, repolho ripado, cenoura ralada e alho francês ripado;
•Azeitonas verdes com pimento para decorar.

PREPARAÇÃO:
Numa frigideira grande, coloque um pouco de azeite e leve a refogar cebola em meias-luas e pimento em palitos. Deixe alourar, mexendo quando necessário.

Num refractário, tempere o seitan em tiras, com molho de soja, e os alhos picados, regue com fio de azeite e salpicos de água. Envolva bem e deixe marinar.

Passado um pouco, junte o seitan à frigideira.
Enquanto refoga, prepare a salada.

Quase no fim, adicione o feijão vermelho escorrido.
Ligue a tostadeira para ir aquecendo as placas.

Assim que estiver pronto, deite 2 colheradas de recheio dentro de cada panqueca, polvilhe de queijo, feche e leve à tostadeira para lacrar com o queijo derretido.
Sirva conforme a foto.

16/05/12

PATANISCAS DE LEGUMES C/ARROZ

INGREDIENTES:
•1 Cebola picada;•3 alhos picados;
•aproveitamento de Arroz cozido;
•2 Salsichas vegetarianas;
•4 Tomates Cherry;
•3 ou 4 ovos (depende do tamanho);
•Coentros picados

PREPARAÇÃO:
Num recipiente junte: Cebola, alhos, salsichas, tomates cereja tudo picado. À parte bata os ovos, deite no preparado, junte coentros frescos picados que lhe vão dar o sabor salgado (não precisa de sal).

Entretanto, retire a pá à Actifry. Não protegi o sitio onde encaixa a pá porque não tinha como, mas a maior parte das pessoas protege com uma forminha de aluminio virada ao contrário.
Pulverize com óleo de amendoim a frigideira da Actifry, deite colheradas do preparado, separadas entre si e programe a Actifry com 50 minutos. Decorridos uns 5 a 7 minutos, já se pode virar as primeiras pataniscas com uma espátula que não risque.

Assim que as primeiras pataniscas estejam prontas, coloqueas a um cantinho da forma, permanecendo dentro da Actrifry enquanto se "frita" a 2ªdose do preparado. Enquanto isto as 1as pataniscas vão ganhando uma côr mais tostadinha.
E assim, sucessivamente, até terminar todo o preparado. Durante este processo não se acrescenta mais óleo nenhum! O único óleo utilizado é o inicial para untar a forma.

São pataniscas que se comem bem quentes e frias. É um salgadinho muito light e saudável.

Quiche de Alho Francês

INGREDIENTES:
•1 Base de massa quebrada (usei de compra);
•Azeite para o refogado;
•1 Alho-porro (alho francês);
•1 Pimento verde às tirinhas;
•1 Pimento vermelho às tirinhas;
•1 lata de Bambu aos palitos;
•1 Cenoura ralada grosso;
•Couve Chinesa (pode substituir por repolho branco);
•Molho de soja;
•3 ovos;
•1 pacote natas soja (ou …creme de soja);
•2 colheres (sopa) mostarda (usei caseira);
•Pitada de sal;
•2 colheres (sopa) de pimentas rosa inteiras;
•Queijo ralado para gratinar.

CONFECÇÃO:
Não se assustem com a extensa lista de ingredientes. A quiche é de fácil preparo.
Basta refogar os vegetais laminados em uma frigideira anti-aderente.
Enquanto refoga, temperar de molho de soja (substitui o sal).
Abrir a massa quebrada sobre a tarteira e aquecer o forno a 180º (grill off).
Bater os ovos com o creme de soja e pitada de sal.
Derramar os vegetais na massa quebrada. Cobrir com o preparado de ovos. Distribuir queijo por cima e levar ao forno. A meio da cozedura baixar o forno para 150º. Quase no fim, ligar o grill para gratinar o queijo derretido.

QUICHE DE ESPARGOS COM IOGURTE

A novidade desta Quiche (torta) é levar iogurte em vez de natas.

Ingredientes: (4 pessoas)
•1 base de massa quebrada;
•Óleo de girassol ou azeite;
•2 latas pequenas de Cogumelos Paris;
•3 dentes de alho;
•Molho de soja;
•1 Cebola média,
•1 Abobrinha média (Courgette);
•Azeitonas sem caroço às rodelas;
•3 ovos;
•2 iogurtes naturais de soja (usei caseiro);
•Espargos crus;
•Manteiga de soja.
CONFECÇÃO:
Numa frigideira ou wok, deite um fio de óleo ou azeite, esmague 3 dentes de alho com o cabo da faca e junte. Adicione também os cogumelos passados por água e bem escorridos. Refogue até os cogumelos secarem e fritarem bem. Tempere de molho soja.
Enquanto isto acontece, corte a abobrinha em fatias de meio centímetro. Salgue com pedras de sal e deixe a repousar.

Quando os cogumelos estiverem quase, junte a cebola às meias luas, mais a abobrinha raspada do sal. Acrescente óleo ou azeite se necessário. Refogue tudo junto durante pouco tempo.

Aqueça o forno. Prepare a tarteira com a base de massa quebrada.
Bata os ovos com o iogurte. Pode colocar sal a gosto.
Disponha o refogado de legumes na base, espalhe com um garfo, anexe as azeitonas, regue com os ovos batidos.
Lave os espargos, corte a ponta branca de baixo e abra-os ao meio até metade. Retire uma das partes que servirá de base ao bouquet (verificar foto).
Decore a torta, leve ao forno durante 30 minutos a 150º.
Antes de retirar do forno, espete um palito para verificar consistência. Se sim, prepare manteiga com alho picadinho e espalhe na superfície do quiche antes de servir.

15/05/12

BROAS DE BANANA

Ingredientes: (Receita moçambicana)
2 Bananas maduras;
•Sumo de 1/2 laranja;
•200 gr de carolo de milho;
•1 ovo;
•1 chávena (café) açúcar mascavado claro;
•Canela em pó a gosto;
•Amêndoa partida q.b.;
•Coco ralado q.b.;
•Pepitas de chocolate amargo q.b.

Confeção:
Esmigalhar as bananas com um garfo, juntando ao mesmo tempo o sumo da laranja para ajudar a esmigalhar. Adicionar um pouco do carolo de milho. Misturar bem e anexar o ovo batido. Adicionar mais um pouco de carolo de milho, açúcar, canela. Misturar bem com o garfo. Adicionar a amêndoa, o coco desidratado. Verificar se precisa de mais carolo de milho. Terminar com a adição das pepitas de chocolate.

A massa não deve ficar seca demais, mas também não deve ficar molhada demais. Com a ajuda de 2 colheres deve conseguir moldar broas em formato de pastéis de bacalhau.

Unte a forma da actifry com óleo de milho, disponha os pastéis sem tocarem uns nos outros e frite-os na Actifry, pulverizando-os de óleo quando necessário.

14/05/12

Quiche de Alho Francês e Tofu

Aqui vos trago uma quiche inventada que resultou muitíssimo bem. É tão boa que dispensa apresentações.

O rendilhado superior consegue-se com este cortador. Isto é de olhar e estamos almoçados. Podem crer?
Ingredientes:
•2 bases de massa quebrada de compra;
•3 alhos franceses (parte branca);
•125 gr tofú fumado;
•Folhas de espinafre q.b.;
•3 ovos;
•500 ml de leite de soja;
•3 colheres (sobremesa) de farinha trigo;
•Sal e pimenta q.b.

Confeção:
(Comam uma fatia, merecem!)
Colocar uma das bases a cobrir a tarteira.
Abrir os alhos franceses ao alto e lavar bem em água corrente por dentro. Cortar em fatias de 0,5 cm. Espalhar na tarteira.
Cortar o tofú fumado em cubinhos pequenos. Misturar com o alho francês.
Cobrir com folhas de espinafre cruas, cortadas grosseiramente com os dedos.
Bater os ovos com um garfo, adicionar um pouco de leite e de farinha. Bater bem, temperar de sal e pimenta. Deitar na tarteira por cima do conteúdo.
Amornar o restante leite no micro-ondas e por fim, adicionar a farinha. Bater até desfazer. Derramar sobre a quiche. Abanar a tarteira para unir os dois líquidos.
Cortar a 2ªbase com o cortador, abrir os cortes e cobrir o preparado.
Levar ao forno a 200º durante 30 minutos.

Tostas de tofu

Ingredientes:
4 fatias de pão integral ou broa
1 copo de leite de soja
200 g de tofu
canela q.b.
ervas aromáticas (salsa, coentros, orégãos)
azeite q.b.

Confecção:
Junta todos os ingredientes excepto o pão e leva ao liquidificador até obter uma consistência cremosa. Colocar o azeite numa frigideira, apenas o suficiente para cobrir o fundo, e leve a lume brando. Colocar na frigideira o pão cortado em pequenos quadrados e fritar ligeiramente. Servir o pão tostado com o creme de tofu.

Harumaki de Shimeji com Nirá

Ingredientes:
(receita única no mundo, muito boa, se gosto? Nunca comi.)
Para o harumaki:
50 g de nirá fresco (cebolinha japonesa)
50 g de shimeji
1 colher (chá) de glutamato monossódico (aji-no-moto)
1 colher (sopa) de molho shoyu
1 colher (sopa) de saquê mirin
1/2 dúzia de massa para harumaki (comprada em loja de produtos orientais)

Para a goma natural:
1 colher (sopa) de maisena
2 colheres (sopa) de água
Óleo vegetal (para fritar)
Molho agridoce a gosto (para acompanhar)

Preparação:
Em uma panela, refogue o shimeji até que fique macio. Em seguida, acrescente todos os outros ingredientes. Durante dois minutos, mexa toda a mistura. Este é o tempo necessário para que os ingredientes fiquem molinhos. Tire do fogo e deixe arrefecer. Quando estiver frio, abra os rectângulos da massa pronta e recheie os rolinhos. A dica é prender a borda do rolinho com a goma natural, feita com a maisena dissolvida na água. Após enrolar o recheio na massa, frite os rolinhos. Depois de esfriar, sirva com molho agridoce.

Rendimento: 6 unidades
Xinoca/brasileira

12/05/12

Lasanha Vegetariana

Esta lasanha vegetariana colorida e saborosa tem camadas de legumes em molho de tomate e beringelas, tudo coberto com um rico molho de queijo. Uma receita vegetariana para converter até os mais céticos em relação ao vegetarianismo. Para quem já está habituado ao fantástico paladar das receitas vegetarianas irá com certeza apreciar esta maravilhosa lasanha vegetariana, com diversos legumes e um valor nutricional bastante elevado. Simplesmente irresistível. Pode acompanhar com um cocktail de frutas e servir como sobremesa um delicioso pudim com molho de chocolate.

Preparação: 35 minutos | Tempo de cozedura: 55 minutos

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
■Calorias: 544 Kcal
■Açúcares: 18 g
■Proteínas: 20 g
■Gorduras: 26 g
■Hidratos de Carbono: 12 g

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
■1 beringela, cortada às rodelas
■3 colheres de sopa de azeite
■2 dentes de alho, esmagados
■1 cebola vermelha, cortada ao meio e às rodelas
■3 pimentos mistos, sem sementes e cortados em cubos
■225 g de mistura de cogumelos, laminados
■2 talos de aipo, às rodelas
■1 courgette, cortada em cubos
■1/2 colher de chá de piripiri em pó
■1/2 colher de chá de cominhos em pó
■2 tomates, picados
■300 ml de passatta (puré de tomate)
■2 colheres de sopa de manjericão, picado
■8 folhas de lasanha verde, não pré-cozidas
■Sal e pimenta

MOLHO DE QUEIJO
■2 colheres de sopa de manteiga ou margarina
■1 colher de sopa de farinha de trigo
■150 ml de caldo de legumes
■300 ml de leite
■75 g de queijo cheddar, ralado
■1 colher de chá de mostarda Dijon
■1 colher de sopa de manjericão, picado
■1 ovo, batido

PREPARAÇÃO

- Coloque as rodelas de beringela num passador, polvilhe com sal e reserve durante 20 minutos. Enxagúe com água fria, escorra e reserve.

- Aqueça o azeite numa frigideira e salteie o alho e a cebola durante 1-2 minutos. Junte os pimentos, os cogumelos, o aipo e a courgette e cozinhe, mexendo constantemente, durante 3-4 minutos.

- Junte as especiarias e cozinhe durante 1 minuto. Adicione os tomates picados, a passata e o manjericão e tempere a gosto com sal e pimenta.

- Para o molho, derreta a manteiga numa caçarola, junte a farinha e cozinhe durante 1 minuto. Retire do lume e adicione o caldo e o leite, voltando a colocar ao lume e acrescentando metade do queijo e da mostarda. Deixe ferver, mexendo, até engrossar. Junte o manjericão. Retire do lume e incorpore o ovo.

- Coloque metade da lasanha vegetariana numa assadeira. Coloque metade da mistura de legumes por cima, seguida de metade das beringelas. Repita e com uma colher deite o molho de queijo por cima. Polvilhe com o queijo restante e leve ao forno previamente aquecido, a 180° C, durante 40 minutos. Sirva imediatamente. Pode servir acompanhado de uma salada vegetariana.

Bolo de Limão e Gengibre (vegano)

Ingredientes:
3 colheres de sopa de gengibre fresco ralado
14 colheres de sopa de açúcar amarelo
1 chávena de farinha de trigo integral
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal integral
1/2 chávena de óleo de girassol
raspa de 1 limão grande
2 colheres de sopa de sumo de limão
2 colheres de sopa de sementes de linhaça reduzidas a pó e diluídas em 6 de água
1/4 de chávena de leite vegetal

Preparação:
Tritura o gengibre com 4 colheres de sopa de açúcar até obteres uma pasta. Reserva.
Mistura o restante açúcar com o óleo e, à parte, a farinha com o bicarbonato e com o sal.
Vai acrescentando a farinha ao preparado de açúcar e óleo, alternadamente com o leite e com a linhaça e mexe bem. Junta o sumo de limão, volta a mexer bem e, por fim, junta o preparado de gengibre, envolvendo bem.
Leva ao forno em forma untada e enfarinha a 180ºC até cozinhar e dourar.

Leguminosas Importantes Alimentação Saudável

As variadas leguminosas disponíveis no nosso país constituem um alimento nutricionalmente importante, muito económico, de fácil armazenamento, longa duração (especialmente na forma seca) e imensa versatilidade culinária.
Ervilhas, grão-de-bico, lentilhas, chícharos, feijocas, tremoços, favas, feijões frade, preto, catarino, azuki, branco, manteiga, mung, pedra, soja, vermelho, são, na sua grande maioria, variedades bastantes comuns no mercado, mesmo longe das cidades, quer na forma seca, pré-cozidos e embalados em frascos de vidro ou latas, congelados ou frescos.

Apesar de se denotar algum desuso deste alimento, ele beneficia vários aspetos da saúde: controla níveis de colesterol e glucose em diabéticos pela riqueza em fibra, previne problemas do trato intestinal, reduz o risco de vários cancros e efeitos do envelhecimento pela ação antioxidante e, combinado com cereais (integrais, de preferência), constitui uma fonte completa de proteína, dispensando totalmente o consumo da mesma de origem animal. Contém ainda timanina (importante para funções cerebrais), potássio (para a saúde cardíaca), ferro, ácido fólico, cobre, magnésio, hidratos de carbono e apresenta níveis baixos de gordura, pelo que é aconselhado o seu consumo regular numa alimentação variada e equilibrada.

Os feijões em geral podem também contribuir bastante para economizar dinheiro e tempo, não apenas pelo seu baixo custo à partida (o preço do quilo do feijão seco comum não ultrapassa muito mais de um euro apenas), mas principalmente porque são bastante saciantes, rendem muito depois de demolhados, pelo que dobram ou triplicam a quantidade da refeição inicial e a enriquecem de forma saudável ao mesmo tempo que dispensam o consumo de outros produtos mais caros e muito menos saudáveis, como, por exemplo, a carne. Simultaneamente, são bastante fáceis e rápidos de usar: na forma pré cozida, fresca ou congelada, basta juntá-los aquando da confeção do prato e mesmo secos, basta demolhá-los durante uma noite e cozê-los em panela de pressão em duas águas cerca de vinte minutos no total, consoante a variedade.

As leguminosas auxiliam ainda mais na poupança ao adaptarem-se facilmente a inúmeros pratos principais, entradas e sobremesas de qualquer gastronomia, adquirindo facilmente os sabores sem anularem a sua presença em tartes e pastéis doces e salgados, purés, saladas (também em forma germinada), estufados, empadões, arrozes, recheios, croquetes, rissóis, feijoadas, sopas, patés, salteados, pães, almôndegas, medalhões, caldeiradas e muitos mais.

Assim, o regresso do consumo deste alimento, quer na sua forma mais simples ou mais elaborada constitui uma importante mudança positiva no orçamento e saúde familiar.

10/05/12

Bolinho de feijão branco

Ingredientes2 xícaras de feijão branco
3 dentes de alho picados
4 cebolinhas verdes fatiadas
3 colheres (sopa) de salsinha picada
1 colher (chá) de sal
1 1/2 colher (chá) de fermento em pó
3 a 4 colheres (sopa) de água morna
pitada de bicarbonato de sódio
óleo de girassol ou canola para fritar
Como Fazer
Lave bem os feijões e coloque-os de molho por 15 horas em água fria com uma pitada de bicarbonato de sódio. Escorra bem e procure eliminar o máximo possível das cascas. Coloque em um processador.
Dissolva o fermento na água morna e acrescente ao processador juntamente com os demais ingredientes para o preparo da massa. Processe até obter uma massa firme e homogénea. Aqueça abundante óleo em uma panela ou tacho.

Unte as mãos com um pouco de óleo, faça bolinhas da massa um pouco menores do que uma bolinha de ping-pong e achate-as levemente. Frite aos poucos no óleo quente até que estejam dourados e crocantes, escorra em papel absorvente. Sirva com molho barbecue.

Bolinhos de feijão

Ingredientes:
250 g de feijão cozido (pode ser feijão frade, preto, branco, vermelho)
250 g de pão ralado
azeite q.b.
noz moscada q.b.
orégãos q.b.
Confecção:

Mistura todos os ingredientes e amassa bem até conseguires uma boa consistência que permita formar pequenas bolas com as mãos. Se necessário, adiciona mais azeite ou pão ralado.
Coloca num tabuleiro e leva ao forno a 180º C durante 15 a 20 minutos. Está pronto a servir.

Caldo verde vegetariano

Ingredientes:
250 g de couve galega cortada em caldo-verde
700 g de batatas
1/2 chouriço de soja
1 cebola
2 l de água
azeite q.b.
sal q.b.

Confecção:
Põe a ferver 2 litros de água, junta-lhe as batatas em quartos, a cebola e o sal. Quando estiver cozido, passa com a varinha mágica e leva novamente ao lume e quando começar a ferver junta a couve, cortada finamente, e um pouco de azeite e deixa cozer somente o tempo da couve cozinhar um pouco. Corta o chouriço de soja às rodelas e coloca-as na sopa. Serve com broa de milho ou pão de centeio.

Peixinhos da horta

Ingredientes:
feijão verde q.b.
100 g farinha de trigo branca
1 colher de chá de azeite
1 colher de chá de sumo de limão
1 pitada de caril
água q.b.
sal q.b.
óleo q.b.

Confecção:
Desfaz a farinha num pouco de água, no sumo de limão e no azeite. Junta o caril e bate até fazer uma massa fina e espessa. Lava as vagens de feijão e deita-as em água já a ferver temperada com sal, mantendo o lume forte. Não deves deixar cozer demasiado. Retira e escorre o feijão. Passe as vagens por esta mistura (polme), e frita-as em óleo e escorre em papel absorvente.