31/12/10

A IMPORTÂNCIA DA NUTRIÇÃO NA SAÚDE

Qual o segredo para ter uma vida longa e com saúde? Com certeza a nutrição é um dos factores para atingir tal objectivo.

O que é a nutrição?
Nutrição é um conjunto de processos, que envolve a ingestão, digestão, absorção, metabolismo e excreção dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funções do organismo.

E o que são nutrientes e para que servem?
São substâncias contidas nos alimentos que fornecem energia para o funcionamento do corpo humano. Podemos dividir em macronutrientes e micronutrientes. Os macronutrientes são os carboidratos, proteínas e lipídeos e os micronutrientes são as vitaminas e minerais.•
Os carboidratos fornecem a energia necessária para que você realize as actividades do dia-a-dia. As proteínas actuam na reestruturação de células e tecidos, crescimento e manutenção do esqueleto e síntese de enzimas e harmónios. E os lípideos são o transporte das vitaminas lipossolúveis, A, D e K e também fornecem energia.

As vitaminas e os minerais são substâncias reguladoras, desempenham papel importante no bom funcionamento de intestino, contribuem na formação de ossos, dentes, cartilagens e no processo de absorção do organismo. Em cada fase da vida há uma demanda energética e nutricional diferente, de acordo com a necessidade orgânica. Em estados de doença, a necessidade nutricional muda e requer um cuidado alimentar diferenciado.

29/12/10

MAÇÃ ASSADA E RECHEADA

Ingredientes:4 maçãs vermelhas
6 ameixas secas
Sumo de uma laranja
Geleia de milho
Canela em pó
Preparação:1. Cuidadosamente, corte uma tampa no topo de cada uma das maçãs e, com uma faca, retire a polpa sem danificar o fundo e as partes laterais. Corte a polpa que retirou aos cubos pequenos e junte-lhes as ameixas cortadas igualmente aos cubos e o sumo de laranja, misturando tudo.
2. Recheie as maçãs com o preparado anterior e regue-as com um pouco de geleia a gosto. Mantenha no forno durante cerca de 20 minutos, a uma temperatura de 190º C. sirva as maçãs polvilhadas com canela e geleia.

24/12/10

ÁLCOOL E PÂNCREAS RELAÇÕES MORTAIS

O consumo excessivo de álcool é uma das principais causas da pancreatite, uma inflamação do pâncreas que tanto pode ser ligeira como fatal.
Uma dor intensa na região superior do abdómen, que irradia para as costas, pode ser o primeiro aviso de que algo vai mal com o pâncreas. Dor que, com frequência, agrava após uma refeição abundante, sobretudo à base de gorduras.
Com cerca de 13 centímetros e a forma de uma folha, o pâncreas localiza-se atrás do estômago e muito próximo do duodeno (a porção superior do intestino). Trata-se de uma glândula com um papel importante na digestão dos alimentos e no metabolismo dos nutrientes. Produz sucos digestivos e enzimas que ajudam a partir em pedaços mais pequenos as proteínas, os hidratos de carbono e as gorduras, de modo a que possam passar para o intestino delgado. Além disso, segrega insulina e glucagon, duas hormonas que regulam o modo como o organismo utiliza o açúcar (glucose).
O pâncreas é composto, na sua maior parte, por células exócrinas, que produzem as enzimas digestivas e que estão organizadas em grupos que comunicam entre si por pequenos canais. É por esses canais que os sucos circulam até desembocarem num caminho principal - o canal pancreático, que conduz ao duodeno. Antes, porém, junta-se-lhe o canal biliar, que transporta a bílis desde o fígado e a vesícula.
Existem ainda no pâncreas pequenas ilhas de células endócrinas - os ilhéus de Langerhans - que segregam a insulina e o glucagon, libertando-as na corrente sanguínea, juntamente com uma outra hormona, a somatostatina, que regula a secreção da insulina e glucagon.

23/12/10

PÃEZINHOS COM SÉSAMO

Ingredientes:
20 g de fermento de padeiro
2,2 dl de água morna
450 g de farinha
50 g de manteiga
1 ovo
1 pitada de sal fino
1 ovo para pincelar
Sementes de sésamo para polvilhar.
Preparação:
1. Desfaça o fermento na água e, numa tigela à parte, misture os restantes ingredientes. Aos poucos, adicione a mistura da água com o fermento e amasse tudo com a mão. Por fim, deixe a massa descansar durante cerca de 20 minutos, em local quente.
2. Depois da massa ter repousado, faça tranças e bolas aleatoriamente e coloque-as num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Pincele-as com o ovo e polvilhe com as sementes de sésamo. Leve a cozer, a uma temperatura de 190º C, entre 15 e 20 minutos e retire os pães depois de cozidos. Sirva-os simples ou com doce Agosto.

GUISADO DE CASTANHAS

Ingredientes:
1 kg de castanhas
1 cebola
2 dentes de alho
1 dl de azeite
2 tomates maduros
250 g de brócolos
3 dl de caldo de legumes
Sal
1 cenoura
1 raminho de salsa.
Preparação:
1. Dê um golpe nas castanhas e coza-as durante 15 minutos. Posteriormente, retire-lhes a pele e reserve. Entretanto, refogue a cebola e os alhos picados no azeite e junte o tomate previamente cortado aos pedaços. Quando amaciar, acrescente os brócolos aos raminhos.
2. Regue com o caldo de legumes a ferver e tempere com sal. Mantenha ao lume por mais três minutos e, de seguida, adicione as castanhas e a cenoura cortada aos cubos. Cozinhe lentamente por mais dez minutos e, no final, rectifique os temperos e adicione a salsa aos raminhos.
35 minutos - 4 pessoas – fácil

20/12/10

ARROZ DE PINHÕES

INGREDIENES:
150 g de arroz integral
1 cebola
1 dl de azeite
1 curgete
1 beringela pequena
50 g pinhões
Sal
2 cravinhos
Canela em pó
1 raminho de manjerona.

PREPARAÇÃO:
1. Leve o arroz a cozer em 5 dl de água fervente, por cerca de 30 minutos.
2. Aloure a cebola picada no azeite e junte a curgete e a beringela cortadas aos cubos. Regue com 1 dl de água e deixe estufar durante cinco minutos.
3. Adicione o arroz escorrido e os pinhões e tempere com sal, os cravinhos e a canela. Mexa para que o tempero fique bem envolvido.
4. Disponha num recipiente refractário e leve ao forno durante 25 minutos, a 200º C. sirva decorado com o raminho de manjerona.

19/12/10

SONHOS DE ABÓBORA

Ingredientes:
500 g de abóbora cozida e escorrida
2 c. (sopa) de geleia de milho
10 g de fermento de padeiro
Raspa e sumo de 1 laranja
Sal
250 g de farinha integral peneirada
Azeite ou óleo vegetal para fritar
Geleia de milho para regar.

Preparação: 
  1. Depois de cozinha e escorrida, reduza a abóbora a puré. Junte-lhe a geleia de milho e o fermento, previamente diluído.  Mexa tudo muito bem.
  2. Junte os restantes ingredientes, ligando-os  bem, e deixe descansar por cerca de 20 minutos.
  3. Retire pequenas porções da massa com duas colheres de sopa, molde bolas e frite, retire, deixe arrefecer e regue com  geleia de farinha.

16/12/10

SEITAN COM AMÊNDOAS

INGREDIENTES
400 g de seitan
3 c. (sopa) de azeite
3 dentes de alho
3 c. (sopa) de soja
Sumo de limão
½ c (café) de açafrão
2 c. (sopa) de sultanas
30 minutos – 4 pessoas - fácil
PREPARAÇÃO
1. Comece por cortar o seitan às fatias finas e frite-o numa frigideira anti-aderente com azeite o alho picado e o limão. Adicione as amêndoas (podem ser inteiras sem pele e torradas) e deixe tostar ligeiramente.
2. Em seguida, tempere com a soja e o açafrão. Regue com um pouco de água e acrescente as sultanas. Envolva bem.
3. Deixe cozer durante cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando . findo o tempo estipulado, retire e sirva de seguida.

15/12/10

BOLO-REI

INGREDIENTES300 g de farinha de trigo
150 g de farinha integral
150 g de açúcar mascavado
3 ovos e 1 dl de leite de soja
80 g de fermento biológico
250 g de manteiga vegetal
30 g de tâmaras sem caroço
50 g de miolo de noz
30 g de miolo de amêndoa
50 g de sultanas
30 g de pinhões
1 gema e 1 c. (sopa) de mel
Açúcar em pó para polvilhar.
PREPARAÇÃOJunte as farinhas com o açúcar, os ovos, o leite e o fermento. Amasse bem, durante cerca de dez minutos. Adicione a manteiga, e amasse mais um pouco. Incorpore os frutos secos (reserve alguns para a decoração) e forme uma coroa com a massa. Deixe levedar durante algum tempo. Pincele com a gema batida e leve ao forno a cozer a temperatura forte, durante cerca de 35 minutos. Retire e espalhe o mel, dispondo depois os frutos secos reservados. Deixe arrefecer e polvilhe com açúcar em pó ou coco ralado.

PANQUECAS COM FRUTOS SECOS

INGREDIENTES
100 g de farinha de trigo
100 g de farinha integral
1 pitada de sal fino
1 c. (sopa) de açúcar amarelo
2 ovos
2,5 dl de leite de soja
Óleo de girassol para untar
100 g de miolo de noz
100 g de miolo de amêndoa sem pele
50 g de miolo de pinhão
Geleia de milho.
PREPARAÇÃO
1. Numa tigela, misture as farinhas com a pitada de sal, o açúcar, um ovo e metade do leite. Envolva muito bem e junte o restante ovo e o leite.
2. Unte uma frigideira com óleo quente e preencha com um pouco de massa. Cozinhe em lume brando, virando para que coza de ambos os lados por igual.
3. Repita a operação até esgotar a massa, untando sempre a frigideira antes.
4. Disponha as panquecas num prato e recheie, alternando com as nozes, as amêndoas e os pinhões.
5. Cubra com a geleia e repita esta operação até esgotar os ingredientes.
Observações: decore com uma camada de geleia de milho e mais frutos secos.

12/12/10

LASANHA DE ESPINAFRES

Ingredientes:
1 molho de espinafres
50 g de avelãs sem pele
1 cebola
2 dentes de alho
3 c. (sopa) de óleo de sésamo
1 raminho de manjericão
Sal, pimenta e caril em pó
3 dl de natas vegetais
1 tomate maduro
250 g de queijo-creme.

Preparação:
1. Separe as folhas dos espinafres, lave-as e coza-as, durante dois minutos. Arrefeça em água fira, escorra e corte aos pedaços.
2. Pique as avelãs, a cebola e os alhos e saltei-os no óleo. Acrescente o manjericão e os espinafres. Tempere com sal, pimenta, caril e os cominhos e envolva as natas.
3. Num recipiente de forno, vá fazendo camadas alternadas de folhas de lasanha, preparado de espinafres e tomates aos cubos
4. Barre a superfície com o queijo e leve ao forno, a 200º C, durante cerca de 30 minutos.
5. Antes de servir, decore com duas folhas de manjericão e uma rosa, feita com a casca do tomate.

08/12/10

FOFO DE TÂMARAS

INGREDIENTES
100 g de tâmaras
Raspa de 1 laranja
3 dl de sumo de laranja natural
40 g de manteiga de vegetal
30 g de farinha de trigo integral
2 ovos
Açúcar em pó para polvilhar.
PREPARAÇÃO
1. Descaroce as tâmaras e conte-as aos pedaços. Coloque-os numa frigideira e junte-lhes a raspa e o sumo de laranja. Leve ao lume e deixe cozinhar lentamente, durante dez minutos.
2. Entretanto, derreta a manteiga e misture-a com a farinha. Envolva no preparado anterior e leve novamente ao lume, mexendo sempre durante dois minutos.
3. Retire e, depois de frio, acrescente as gemas. Aos poucos e coma ajuda de uma vara de arames, envolva as claras batidas em castelo bem firme.
4. Verta a massa numa forma de suflé, untada e polvilhada e leve ao forno, durante cerca de 20 a 25 minutos, a 180º C.
5. Retire do forno e deixe amornar um pouco. Polvilhe a superfície com açúcar em pó e sirva de imediato.
Envolver: Os preparados devem ser misturados com uma vara de arames.

TARTE FOLHADA DE MAÇÃ

INGREDIENTES
300 g de massa folhada
Farinha para polvilhar 5 maçãs
2 colheres (sopa) de açúcar
Açúcar em pó q.b.
2 colheres (sopa de geleia de maçã ou marmelo.
PREPARAÇÃO
1. Estenda a massa folhada com o rolo sobre uma superfície polvilhada com farinha e deixe-a com espessura grossa. Corte na massa um rectângulo. Passe por água um tabuleiro de forno e deixe-o escorrer.
2. Coloque depois no tabuleiro o rectângulo de massa e, com a ponta de uma faca, faça um corte a todo o contorno do rectângulo, só até meia espessura da massa, deixando 2 cm de bordo comouma modura. Pique toda a massa com um garfo.
3. Descasque as maçãs, corte-as ao meio, retire-lhes as sementes e corte-as emmeias-luas finas. Disponha-as sobre a massa, bem acamdas, deixando limpo o rebordo de 2 cm.
4. Polvilhe com o açúcar e leve ao forno a 200º C, durante 20 minutos.
5. Retire depois do forno, pincele a maçã com a geleia e polvilhe o rebordo com açúcar em pó sirva morna.

FOLHADINHOS COM PURÉ DE MAÇÃ

INGREDIENTES
300 g de massa folhada congelada
2 maçãs grandes
1 casca de limão
1 pau de canela
Adoçante a gosto
1 clara para pincelar
Sementes de sésamo para polvilhar.

Nota: cozer as maçãs em lume brando.

PREPARAÇÃO
1. Descongele a massa folhada à temperatura ambiente. Descasque as maçãs e corte-as aos pedaços. Coza-as, com a casca de limão e o pau de canela, cobertas de água.
2. Escorra a água da cozedura e reduza a puré. Junte-lhe o adoçante e reserve.
3. Tenda a massa com cerca de 4 mm de espessura. Corte-as aos círculos com um corta-massas frisado e marque o centro, com um corta-massas mais pequeno.
4. Pique com um garfo e pincele com a clara. Polvilhe com as sementes de sésamo e leve ao forno, a 200º C, durante cerca de 15 a 20 minutos.
5. Depois de frios, elimine o círculo central e recheie com o creme de maçã. Volte a tapar, decore com a hortelã e sirva.

07/12/10

TRUFAS

INGREDIENTES
100 g de manteiga vegetal
1 c. (sopa) de café pronto
1 pitada de baunilha em pó
1 c. (sopa) de farinha de alfarroba
50 g de flocos de aveia
3 c. (sopa) de malte de cevada
100 g de coco ralado.

PREPARAÇÃO
1. Numa tigela grande, coloque a manteiga, o café, a baunilha, a farinha de alfarroba, os flocos de aveia e o malte de cevada. Ligue bem todos os ingredientes e depois leve ao frio durante 20 minutos.
2. De seguida, retire e molde pequenas bolas com o preparado. Passe-as pelo coco ralado e disponha em forminhas de papel.
Envolver:
Coloque o coco ralado num recipiente fundo, no qual também deve dispor as trufas. Agite o recipiente, de forma a que as bolinhas fiquem completamente cobertas pelo coco.

05/12/10

ARROZ DE SEITAN NO FORNO

INGREDIENTES
500 g de seitan
0,5 dl de azeite
1 cabeça de alhos
2 cebolas
Raspa de genbibre
1 c. (sopa) de shoyu
½ chouriço de soja
1 folha de louro
500 g de arroz integral
1 cenoura
Folhas de salsa e rodelas de laranja para decorar
PREPARAÇÃO
1. Corte o seitan aos cubos e saltei-o em metade do azeite, juntamente com metade dos alhos e as ceboas picados, raspa de genbibre e um pouc de shoyu. Deixe refogar. Junte o chouriço de soja às rodelas, reservando algumas para decorar, e envolva bem.
2. Faça outro refogado com os restantees azeite e alhos e a folha de louro. Deixe alourar e depois junte o arroz. Deixe fritar.
3. Junte a cenoura às rodelas, reservando algumas, e adicone um litro de água quente. Temper com o restante shyu.
4. Num recipiente de barro, envolva o arroz cozido com o preparado de seitan e alise a superfíce. Enfeite com as rodelas de cenoura e chouriço que reservou, bem como com alguns cubos do preparado de seitan.
5. Leve ao forno durante alguns minutos para alourar a superfície. Antes de servir, decore com folhas de salsa e rodelas de laranja.

03/12/10

AVELUDADO DE FEIJÃO BRANCO

INGREDIENTES
0,5 dl de azeite e 1 cebola pequena
½ alho francês
300 g de feijão branco cozido
1 curgete
1 l de água e sal
1 dl de natas de soja
50 g de queijo parmesão ralado
½ chouriço de soja cozido
1 ramo de coentros
PREPARAÇÃO
1. Leve ao lume uma panela com o azeite, a cebola picada e o alho francês aos pedaços. Assim que amaciar, junte o feijão, a curgete descascada e a água. Tempere com sal e deixe cozer.
2. Triture com uma varinha mágica e passe por um passador de rede. Leve novamente ao lume até levantar fervura e acrescentar as natas.
3. Coloque nos pratos de servir e disponha por cima o queijo ralado, o chouriço de soja às rodelas e aromatize com os coentros.
Sem fibras:
Deixe cozer bem os ingredientes, depois de triturar, passe por um passador para que a sopa fique mais aveludada.

02/12/10

SEITAN COM CASTANHAS

INGREDIENTES
400 g de seitan
1 limão (sumo)
Molho de soja
150 g de cebolas pequenas
1 dl de azeite
400 g de castanhas cozidas
2 dentes de alho e sal
200 g de espargos verdes cozidos
Folhas de salsa

PREPARAÇÃO
1. Tempere o seitan com o sumo do limão e molho de soja. Deixe tomar gosto. Entretanto, leve a corar as cebolas em metade do azeite, em lume brando. Junte as castanhas, os dentes de alho e tempere com sal. Envolva e deixe saltear.
2. Core o seitan e a seguir, leve ao forno a 180º C, durante cerca de 15 minutos. Retire do calor e coloque numa travessa de servir, sobre as castanhas.
3. Leve a saltear os espargos no restante azeite e disponha por cima do seitan. Decore com folhas de salsa e sirva de seguida.
Melhor:
Adicione as castanhas, apenas quando as cebolas estiverem coradas.

01/12/10

BOLO INGLÊS
INGREDIENTES:
250 g de manteiga vegetal
250 g de açúcar amarelo
300 g de farinha de trigo
1 c. (chá) de fermento em pó
1 laranja (raspa) e 5 ovos
150 g de frutos cristalizados picados
150 g de mistura de frutos secos
Açúcar em pó para polvilhar

PREPARAÇÃO:
1. Numa tigela, bata bem a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Envolva a farinha de trigo, o fermento e a raspa de laranja até que a massa fique homogénea. Por fim, adicione os ovos inteiros e os frutos.
2. Unte com margarina vegeta e polvilhe com farinha uma forma tipo bolo inglês e verta a massa. Leve ao forno a 180º C, até cozer e dourar. Verifique a cozedura com um palito (deve sair seco) e retire. Desenforme para um prato de servir. Sirva às fatias polvilhado com açúcar.
Açúcar em pó:
Polvilhe o bolo inglês com o açúcar em pó enquanto estiver quente para que este adira à superfície.

25/11/10

TOFU À LAGAREIRO

IGREDIENTES:
1kg de batatas novas
Sal grosso
400 g de tofu
1 limão (sumo)
Molho de soja
1 dl de azeite
2 folhas de louro
5 g de grelos cozidos.
PREPARAÇÃO:
1. Coloque as batas lavadas com a pele, num tabuleiro refractário. Tempere com sal grosso e leve ao forno a 200º C, durante 45 minutos.
2. Entretanto, tempere o tofu com sal, molho de soja, e o sumo de limão. A seguir, leve a corar no azeite, com os alhos esmagados e o louro. Retire o tofu e salteie os grelos.
3. Sirva de seguida com o tofu por cima e as batatas à volta, as quais pressionou um pouco para abrirem.
Mais saboroso: core o tofu em lume brando com os alhos esmagados, para melhor absorever o sabor.

24/11/10

O CORAÇÃO E A SAÚDE

O coração é responsável por bombear sangue ao longo dos vasos sanguíneos por repetidas contrações rítmicas.
O coração dos vertebrados é composto por músculo cardíaco, que é um músculo involuntário estriado de tecido encontrado apenas no seio deste órgão e tecido conjuntivo.
O coração humano médio, superando em 72 batimentos por minuto, vai bater de aproximadamente 2,5 biliões de vezes durante uma vida útil média de 66 anos, e pesa cerca de 250-300 gramas.
Em invertebrados que possuem um sistema circulatório, o coração é tipicamente um tubo ou saco pequeno e bombas de fluido que contém água e nutrientes, como proteínas, gorduras e açúcares.
Em insectos, o “coração” é frequentemente chamado de tubo dorsal e nos insectos o “sangue” é quase sempre não oxigenado, uma vez que geralmente respiram directamente através de suas superfícies do corpo (interna e externa) para o ar.
No entanto, os corações de alguns artrópodes (incluindo aranhas e crustáceos, como caranguejos e camarões) e alguns outros bombeiam hemolinfa, que contém a proteína hemocianina à base de cobre que serve como transportador de oxigénio semelhante à hemoglobina à base de ferro nas células vermelhas do sangue encontrado nos vertebrados.
O coração humano embrionário começa a bater em torno de 21 dias após a concepção, ou cinco semanas após o último período menstrual normal (LMP).
O primeiro dia do LMP é normalmente utilizado para a data de início da gestação (gravidez). Não se sabe como o sangue do embrião humano que circula nos primeiros 21 dias na ausência de um coração em funcionamento. O coração humano começa a bater a um ritmo próximo ao da mãe, cerca de 75-80 batimentos por minuto (BPM).
A frequência cardíaca embrionária (EHR), em seguida, acelera a cerca de 100 BPM durante o primeiro mês, atingindo um máximo de 165-185 BPM durante o início da 7ª semana.
A estrutura do coração varia entre os diferentes ramos do reino animal. Nos vertebrados, o coração fica na parte anterior da cavidade do corpo, dorsal ao intestino.
É sempre cercado por um pericárdio, que normalmente é uma estrutura distinta, mas pode ser contínua com o peritónio em peixes sem mandíbulas e cartilaginoso.
O coração humano é aproximadamente do tamanho de um punho fechado e tem uma massa compreendida entre 250 e 350 gramas. Ele está localizado anterior à coluna vertebral e posterior ao esterno.
Ele está dentro de um saco de parede dupla chamada pericárdio. A parte superficial do saco é chamada de pericárdio fibroso. Esta bolsa protege o coração, âncoras, suas estruturas adjacentes, e impede o enchimento excessivo do coração com sangue.
A parede externa do coração humano é composto de três camadas. A camada externa é denominada epicárdio ou pericárdio visceral, uma vez que é também a parede interna do pericárdio.
A camada média é chamada de miocárdio e é composto de músculo contratos. A camada interna é chamada endocárdio e está em contato com o sangue que o coração bombeia. Além disso, ele se funde com o forro interno (endotélio) dos vasos sanguíneos e abrange as válvulas cardíacas.
O coração humano tem quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos superior inferior. Os átrios são as câmaras que recebem e os ventrículos são as câmaras de descarga.
O caminho do sangue pelo coração humano é constituído de um circuito pulmonar e um circuito sistémico.
O sangue flui através do coração em uma direção, a partir do átrio para os ventrículos, e fora das grandes artérias, ou a aorta, por exemplo.
Isso é feito por quatro válvulas que são a válvula tricúspide, a válvula mitral, a válvula aórtica e válvula pulmonar.
Algumas células cardíacas são auto-excitáveis, a contratação, sem qualquer sinal do sistema nervoso, mesmo retirado o coração e colocadas em cultura. Cada uma destas células tem o seu ritmo de contração intrínseca.
A parada cardíaca é a cessação súbita do ritmo cardíaco normal, que pode incluir uma série de patologias, tais como taquicardia, um batimento cardíaco extremamente rápido, que impede que o coração bombeie sangue eficazmente, fibrilação arterial, que é um ritmo cardíaco irregular e ineficaz, e assistolia, que é a cessação do ritmo cardíaco completo.
Obesidade, pressão alta, colesterol elevado e pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas. No entanto, metade da quantidade de ataques cardíacos ocorrem em pessoas com níveis normais de colesterol.
As doenças cardíacas são a principal causa de morte (e a primeira causa de morte no mundo ocidental).
É claro que é preciso considerar também outros fatores, como estilo de vida, por exemplo, a quantidade de exercício físico e sua dieta, assim como sua saúde em geral (mental e social, bem como físico).

23/11/10

COSCORÕES DE LIMA

INGREDIENTES:
25 g de fermento de padeiro
400 g de farinha de trigo
2 limas (sumo e raspa)
1 dl de óleo de girassol
1 c. (sopa) de manteiga vegetal
1 pitada de sal
Açúcar em pó e canela para polvilhar
Rodelas de lima para decorar.
PREPARAÇÃO:
1. Desfaça o fermento num pouco de leite de soja. Numa tigela, envolva a farinha, o fermento desfeito e o sumo e a raspas das limas. Junte o óleo, aos poucos e poucos, mexendo sempre e, por fim, a manteiga à temperatura ambiente e o sal. Amasse bem e deixe levedar por 20 minutos.
2. Passado o tempo estipulado, tenda a massa o mais fino possível. Corte-a às tiras, todas mais ou menos do mesmo tamanho, e faça-lhes dois cortes ao centro. Numa frigideira com óleo vegetal abundante e quente frite os coscorões até dourar. Escorra sobre papel absorvente e transfira para um prato de servir. Polvilhe com açúcar e canela e decore com rodelas de lima.

Óleo vegetal: Adicione o óleo, aos poucos e poucos, na farinha para que incorpore devagar e facilite o processo de levedação.

21/11/10

SEITAN NO FORNO COM PURÉ DE MAÇÃ

INGREDIENTES:
500 g de seitan
Sumo de limão, sal e pimenta
Molho de soja e 1 fio de azeite
1 kg de maçãs reinetas
Manteiga vegetal
2 dentes de alho
Rodelas de pimento vermelho
1 ramo de salsa.

PREPARAÇÃO:
1. Tempere o seitan com sumo de limão, sal, molho de soja e o azeite. Descasque e descaroce as maçãs e corte em quartos. Coloque-os numa frigideira com um pouco de manteiga e salteie-as até que se desfaçam. Tempere com sal e pimenta e reserve.
2. De seguida, coloque o seitan a assar no forno quente a 180º C, com os alhos esmagados por baixo para que não queimem. Deixe por 20 minutos e retire.
3. Por fim, esmague as maças e aqueça-as. Sirva o seitan sobre o puré de maça, regue com o molho do assado e decore com rodelas de pimentos e salsa picada.

17/11/10

FATIAS DOURADAS

INGREDIENTES:
6 dl de leite de soja
30 g de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
12 fatias de pão de forma
3 ovos
Óleo de girassol para fritar
Açúcar e canela em pó para envolver

Decoração
1 carambola
Groselhas

PREPARAÇÃO:
1. Coloque o leite ao lume juntamente com o açúcar, o pau de canela e a casca do limão. Deixe levantar fervura e retire do calor.
2. Depois de amornar, mergulhe as fatias de pão, retire de imediato e reserve. Bata os ovos com uma vara de arames e passe as fatias de pão, à medida que as vai fritando de ambos os lados, em óleo quente.
3. Escorra bem sobre papel absorvente. Passe-as, ainda quentes, por uma mistura de açúcar e canela. Sirva as fatias douradas decoradas com a carambola às fatias e groselhas.

Opção: Prepare as fatias douradas com um cacete de véspera, corado às fatias.

16/11/10

BROAS DE ERVA-DOCE

INGREDIENTES:
1 kg de batatas-doces
1 dl de mel
100 g de farinha de trigo
100 g de açúcar amarelo
1 c. (chá) de erva-doce
2 gemas para pincelar.

PREPARAÇÃO:
1. Coloque as batatas num tabuleiro refractário e leve ao forno até ficarem bem cozinhadas. Retire do calor, pele e reduza a puré.
2. A seguir, coloque numa caçarola. Adicione o mel, a farinha, o açúcar e a erva-doce. Envolva muito bem e leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter uma consistência moldável.
3. Retire do calor e espalhe o preparado num tabuleiro. Deixe arrefecer. Por fim, molde broas pequenas e pincele com as gemas batidas. Leve ao forno até ficarem douradas.

Massa fria: Deixe arrefecer bem a massa antes de moldar as broas, para ficarem com uma consistência firme.

15/11/10

RISSÓIS DE LEGUMES

INGREDIENTES:
MASSA
2,5 dl água
50 g de manteiga biológica
Sal
250 g de farinha

RECHEIO
1 cenoura
½ pepino
100 g de cogumelos
0,5 dl de azeite virgem
1 c. (sopa) de alcaparras
1 raminho de manjerona
Sal e pimenta
1 dl de molho bechamel de compra
2 ovos
5 g de pão ralado
Óleo de girassol para fritar
4 folhas de alface.

PREPARAÇÃO:
1. Para a massa misture a água com a manteiga e uma pitada de sal e leve ao lume até ferver. Junte a farinha de uma só vez e mexa vigorosamente até formar uma bola. Retire e deixe arrefecer.
2. Prepare o recheio: corte a cenoura, o pepino e os cogumelos aos pedaços e salteie-os no azeite durante cinco minutos.
3. Junte as alcaparras e a manjerona picada e tempere com sal e pimenta. Envolva o bechamel, cozinhe e retire do calor.
4. Tenda a massa e corte-a aos rectângulos. Recheie, pincele em volta com água e dobre a massa sobre o recheio. Corte os rissóis com um copo ou um corta-massas.
5. Passe-os pelo ovo batido e pelo pão ralado e frite-os no óleo. Escorra sobre papel absorvente e sirva sobre as folhas de alface, previamente lavadas.
Molho bechamel : envolva o bechamel e cozinhe em lume brando por mais três minutos, mexendo sempre.

11/11/10

TORTILHA DE LEGUMES

INGREDIENTES:
1 cebola
½ pimento encarnado
0,5 dl de azeite virgem
½ alho-porro
1 tomate
1 cenoura
1 nabo
4 ovos
Sal
Orégãos.
PREPARAÇÃO:
1. Corte a cebola e o pimento às tiras finas e aloure-as no azeite quente.
2. Adicione o alho-porro às rodelas, o tomate aos pedaços e a cenoura e o bao ralados.
3. Cozinhe um pouco até amaciar e junte os ovos previamente batidos e temperados com sal e orégãos.
4. Retire do lume e leve a frigideira ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, à temperatura de 220º C. sirva cortada às fatias.
Legumes: Cozinhe os legumes na frigideira, mexendo com uma colher de pau.

SOJA À BOLONHESA

INGREDIENTES:
100 g de granulado de soja fina
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite virgem
4 tomates maduros
3 c. (sopa) de polpa de tomate
2 c. (sopa) de molho de soja
300 g de esparguete
Sal
½ pimento verde
1 raminho de salsa
2 c. (sopa) de parmesão ralado.
PREPARAÇÃO:
1. Demolhe a soja em água, durante 30 minutos, e escorra. Pique a cebola e os alhos e aloure no azeite. Junte o tomate aos pedaços e a polpa de tomate. Deixe cozinhar ate amaciar. Adicione o molho de soja e cozinhe por mais três minutos.
2. Coza o esparguete em água abundante com sal, durante dez minutos. Escorra e reserve.
3. Acrescente a soja ao preparado inicial, tal como o pimento aos cubinhos. Tempere com sal. Junte um raminho de salsa e deixe apurar por cerca de dez minutos, em lume muito brando.
4. Coloque o recheio anterior sobre o esparguete. Decore com raminhos de salsa fresca e polvilhe com o queijo ralado.
Nota:Tomate, antes de juntar o tomate, elimine-lhe a pele e as sementes.
Molho, para além da soja e do pimento, poderá ainda acrescentar ao molho 50 g de frutos secos (passas e pinhões).

09/11/10

BOLO DE CENOURA

INGREDIENTES:
350 g de farinha integral peneirada
1 c. (sopa) de farinha maisena
1 c. (chá) de fermento em pó
100 g de nozes picadas
100 g de sultanas
¾ de chávenas de coco ralado
1 chávena de açúcar mascavado
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal
400 g de cenoura ralada
¾ de chávena de óleo de soja ou girassol
1 chávena de água.
PREPARAÇÃO:
Misture os ingredientes sólidos entre si. Numa taça à parte, misture os ingredientes líquidos e, em seguida, junte-lhes os sólidos, batendo bem. Vai ao forno 180º C em forma untada e polvilhada com farinha, durante cerca de uma hora.

Gengibre:
O rizoma contém um óleo essencial com diversos derivados terpénicos, responsáveis pela sua acção digestiva e carminativa (impede a formação de gases no aparelho digestivo). É também sudorífico. Recomenda-se nos casos de esgotamento, inapetência e de digestões pesadas e flatulentas. No entanto, é desaconselhado para quem tem úlcera.
Coco:
Embora o nutriente mais abundante no coco seja a sua gordura que, na sua maior parte, é formada por ácidos gordos saturados, estes pertencem à cadeia curta e média, que não favorecem a produção de colesterol. O coco maduro tem, na sua polpa, hidratos de carbono, proteínas e sais minerais, entre os quais se destacam o magnésio, o cálcio e o fósforo.

04/11/10

BOLINHOS DE CENOURA

INGREDIENTES:
0,5 kg de cenouras
Sal
½ frasco de geleia de milho
1 laranja (raspa)
2 c. (sopa) de farinha de trigo com fermento
100 g de coco
PREPARAÇÃO:
1. Lave e coza as cenouras em água com uma pitada de sal até ficarem bem tenras. Escorra do excesso de água e junte a geleia de milho e a raspa de laranja.
2. Triture tudo com a varinha-mágica e leve a lume brando. Adicione a farinha aos poucos e vá cozendo, mexendo sempre durante três minutos até engrossar. Apague e deixe arrefecer.
3. Com a ajuda de duas colheres, retire pequenas porções iguais e envolva-as no coco. Molde-as em pequenas bolsas. Sirva-as em pequenas formas de papel.
Observações:
1. Deixe a cenoura bem cozida para que seja mais fácil juntar a geleia e mexer até obter um creme homogéneo e facilmente moldável.
2. Juntamente com o coco coloque 1 c. (chá) de frutose para envolver.

03/11/10

TOFU COM NATAS DE SOJA

INGREDIENTES:
400 g de tofu
4 colheres de molho de soja
Sumo de 1 limão
Sal
0,5 dl de azeite
Orégãos
500 g de batatas aos cubos
0,5 l de natas de soja.
PREPARAÇÃO:
  1. Corte o tofu aos cubinhos e tempere com o sumo de limão, o molho de soja e orégãos.
  2. Corte a cebola e os alhos e refogue um pouco no azeite. Junte o tofu e deixe arrefecer um pouco.
  3. Coloque as batatas nem tabuleiro e regue com um fio de azeite envolvendo-as bem para não colarem. Leve ao forno até dourar.
  4. Envolva as batatas no preparado do tofu e junte as natas.
  5. Leve a gratinar mais ou menos meia hora.
Observação: Se preferir frite as batatas, mas lembre-se que não é tão saudável.

PUDIM DE MANGA

INGREDIENTES.2 mangas grandes maduras
Sumo de 1 limão
3 gemas de ovo
70 g de açúcar
1 c. (chá) de gengibre moído
½ c. (chá) de noz-moscada e cominhos
5,5 dl de natas de soja
Amêndoa laminada torrada para decorar
1 raminho de hortelã.

PREPARAÇÃO:1. Descasque as mangas, descaroce-as e reduza a polpa a pura, juntamente com o sumo de limão.
2. À parte, bata as gemas com o açúcar e as especiarias, até obter um preparado esbranquiçado. Adicione o puré de manga e mexa muito bem.
3. Leve ao lume 4,5 dl das natas, apenas para aquecer. Retire e envolva com o preparado anterior. Bata até ficar homogéneo.
4. Verta o creme em várias forminhas e leve ao forno, em banho-maria, a 160º C, por 30 minutos.
5. Deixe arrefecer e reserve no frio durante duas horas. Retire e decore com as restantes natas batidas, a amêndoa laminada e a hortelã.

31/10/10

COUVE-LOMBARDA COM SALSICHAS DE SOJA

INGREDIENTES:
8 folhas de couve-lombarda
2 cebolas
3 dentes de alho
1 dl de azeite virgem
2 tomates maduros
1 c. (sopa) de molho de soja
8 salsichas de soja
Sumo de l/2 limão
1 folha de louro
Cominhos e sal
1 raminho de salsa
250 g de arroz.

PREPARAÇÃO:
1. Escalde as folhas de couve em água fervente, durante dois minutos. Arrefeça em água fria, escorra e reserve.
2. Aloure a cebola e os alhos fatiados no azeite. Acrescente o tomate aos pedaços, sem sementes. Regue com cerca de 3 dl de água quente e junte o molho de soja.
3. Distribua as salsichas pela couve e tempere com o sumo de limão. Enrole, prenda com um palito e coloque no tacho. Adicione o louro, cominhos, sal e a salsa e cozinhe por 25 minutos.
4. coza o arroz em 5 dl de água fervente com sal, durante dez minutos e sirva como acompanhamento das salsichas enroladas.
Base. Regue o salteado da cebola e os alhos com a água e mexa com 1 colher de pau.

TALHARIM COM TOMATE E AZEITONA

INGREDIENTES:
350 g de massa talharim
Sal
2 dentes de alho
200 g de azeitonas pretas
2 tomates maduros
1 raminho de manjericão
1 raminho de orégãos
1 limão
1 dl de azeite virgem
1 c. (sopa) de queijo parmesão ralado
PREPARAÇÃO:
1. Coza a massa em água fervente e abundante, temperada com sal, durante nove minutos.
2. Pique os dentes de alho, descaroce as azeitonas e corte-as às fatias. Elimine as sementes ao tomate e corte aos cubinhos.
3. Envolva tudo com o manjericão e os orégãos picados. Adicione a casca do limão cortada em juliana e escaldada num pouco de água quente.
4. Regue com o azeite e com sumo de ½ limão. Deite sobre a massa, polvilhe com o queijo ralado e leve de imediato à mesa.

30/10/10

VOCÊ É O QUE VOCÊ COME

Por aconselhamento médico ou por auto-iniciativa, esta é uma motivação para muitas pessoas seguirem um regime vegetariano. Uma dieta vegetariana equilibrada é geralmente eficaz em equilibrar os níveis de colesterol, reduzir o risco de doenças cardio-vasculares e também evitar alguns tipos de cancro (Câncer), entre outras razões.

Outro aspecto relevante prende-se com a qualidade dos produtos animais que chegam ao mercado. Alguns animais criados para consumo humano são alimentados com uma quantidade significativa de harmónios de crescimento e antibióticos para resistirem às doenças, sendo a carne que chega à mesa, muitas vezes, de má qualidade. Por outro lado, a poluição dos mares e rios podem tornar a carne de peixe igualmente insegura. Um terceiro ponto, nas razões de saúde, são as recorrentes crises da indústria alimentar, como a das vacas loucas ou a da gripe aviaria, que levam muitas pessoas a adotar uma dieta diferente.

Quanto aos vegetais, frutas, verduras e legumes também há a preocupação com a infinidade de agrotóxicos, que podem ser tão prejudiciais à saúde quanto os harmónios empregaues nos animais. Há que se ter muita higiene antes de preparar os alimentos, sejam eles quais forem, lembrando que os vegetais são uma fonte indispensável de vitaminas e de saúde.

"Os que entendem das leis da saúde e são governados por princípios fugirão dos extremos, tanto da
condescendência como da restrição. Sua alimentação é escolhida não meramente para agradar ao apetite, mas para fortalecimento do organismo. Procuram conservar todas as faculdades nas melhores condições para o mais elevado serviço a Deus e aos homens. O apetite acha-se sob o controle da razão e da consciência, e são recompensados com a saúde física e mental. Embora não insistam de modo impertinente em seus pontos de vista para os outros, seu exemplo é um testemunho em favor dos princípios corretos. Essas pessoas exercem vasta influência para o bem."
Beneficiência Social, p. 130

25/10/10

QUICHE DE TOFU E ALHO FRANCÊS

INGREDIENTES (4 pessoas)
RECHEIO
7,5 dl de leite de soja, 150 g de tofu,
sal e pimenta, 100 g queijo gruyère e 30 g de alga arame,
1 alho francês às rodelas e noz-moscada.
MASSA
300 g de farinha de trigo e 100 g de manteiga vegetal, 1 dl de água e sal.
PREPARAÇÃO:1. Para a massa, amasse a farinha de trigo e a manteiga vegetal com a água e uma pitada de sal, até ficar homogéneo. Tenda e forre uma forma de tarte.
2. Coloque num copo misturador o leite com o tofu temperado com sal e pimenta e o queijo gruyère e triture até fazer um creme.
3. Coloque numa tigela e junte a alga, previamente demolhada em água e escorrida, e o alho francês. Rectifique de sal, pimenta e noz-moscada.
4. Verta para a forma e leve a cozer em forno quente a 180º C até que o recheio fique firme.

Nota: alga arame, é importante demolhar a alga em água, antes de misturá-la com os restantes ingredientes do recheio, para que hidratem.

24/10/10

CREPES DE COGUMELOS E QUEIJO

INGREDIENTES (4 pessoas)
CREPES:
80 g de manteiga vegetal
2 ovos
150 g de farinha de trigo
2 dl de leite de soja
Sal
RECHEIO E DECORAÇÃO200 g de cogumelos
1 fio de azeite
2 dentes de alho
1 ramo de salsa
120 g de queijo da ilha
Sal e piripiri q.b.
Tomate-cereja para decorar.
PREPARAÇÃO:1. Para os crepes, derreta a manteiga e coloque num tigela. Junte os ovos e a farinha e mexa bem.
2. 2. Junte, pouco a pouco, o leite até que fique um creme liso, sem grumos. Tempere com uma pitada de sal e deixe descansar um pouco antes de fazer os crepes.
3. O recheio, lamine os cogumelos. Coloque numa frigideira um fio de azeite e os alhos picados. Deixe alourar e junte depois os cogumelos. Salteie-os e deixe cozinhar por uns minutos.
4. Junte um pouco da salsa picada e o queijo aos pedaços e salteie tudo. Tempere com sal e pimenta e reserve.
5. Coloque os crepes num prato e enrole-os com o recheio. Sirva com a restante salsa picada e tomate-cereja.

19/10/10

SEITAN À PORTUGUESA

INGREDIENTES:
400 g de seitan
Sal e piripiri q.b.
Molho de soja
1 kg de batatas
3 dentes de alho
1 fio de azeite e sumo de meio limão
Colorau e 1 ramo de coentros
80 g de azeitonas sem caroço
4 pepinos de conserva
PREPARÇÃO:
1. Corte o seitan aos cubos e tempere com sal, pimenta e molho de soja.
2. Descasque as batatas, corte-as também aos cubos e frite-as em gordura vegetal
3. Numa frigideira coloque os dentes de alho e um fio de azeite. Coloque também o seitan e deixe corar bem. Refresque com o sumo de limão.
4. Junte as batatas aos cubos e misture bem. Tempere com uma pitada de colorau e envolva os coentros picados grosseiramente, as azeitonas e os pepinos cortados ao meio. Sirva de imediato.
Nota: 4 pessoas; deixe corar bem o seitan.

13/10/10

GUISADO DE CASTANHAS

INGREDIENTES:
1 kg de castanhas
1 cebola
2 dentes de alho
1 dl de azeite
2 tomates maduros
250 g de brócolos
3 dl de caldo de legumes
Sal
1 cenoura
1 raminho de salsa.
PREPARAÇÃO:
1. Dê um golpe nas castanhas e coza-as durante dez minutos. Posteriormente, retire-lhes a pele e reserve. Entretanto, refogue a cebola e os alhos picados no azeite e junte o tomate previamente cortado aos pedaços. Quando amaciar, acrescente os brócolos aos raminhos.
2. Regue com o caldo de legumes a ferver e tempere com sal e pimenta. Mantenha ao lume por mais três minutos e, de seguida, adicione as castanhas a cenoura cortada aos cubos. Cozinhe lentamente por mais dez minutos e, no final, rectifique os temperos e adicione a salsa aos raminhos.
Brócolos:
Originários da região do Mediterrâneo, os brócolos pertencem à família Brassicácea, tal como a couve-flor, o repolho, o rabanete e o agrião. Trata-se de um hortaliça com poucas calorias, rica em vitamina A e C e uma excelente fonte de fósforo, ferro, cálcio e fibras, sendo por isso recomendável em regimes de emagrecimento.
Castanhas: pode utilizar nesta receita castanhas congeladas à venda e já sem pele.
Nota: receita para 4 pessoas.

12/10/10

PREVENÇÃO CONTRA O CANCRO DA MAMA

1. Não fume.
2. Não tome bebidas alcoólicas.
3. Faça exercícios físicos. O sedentarismo é identificado como um dos grandes
causadores desse tipo de câncer.
4. Aumente o consumo de frutas e verduras.
5.  Reduza o consumo de gorduras.
6.  Adopte uma dieta vegetariana.
7. Examine periodicamente a mama e anualmente vá ao médico para fazer um check-up completo.
8.  Não viva obcecada, (evite a preocupação sem fundamento), especialmente sobre coisas ruins do passado ou coisas sobre as quais não tem nenhum controlo.
9.  Se você tem algum tempo livre, empregue-o realizando algum tipo de serviço voluntário no qual se sinta útil.
10. Tenha confiança em Deus, faça orações, leia a Bíblia entregue as suas preocupações e problemas a Jesus.

08/10/10

PAEZINHOS DE CENTEIO COM NOZES

INGREDIENTE:
300 g de farinha de trigo
200 g de farinha de centeio
100 g de farinha integral
100 g de manteiga vegetal
Sal
50 g de fermento de padeiro
2 dl de água
1 laranja (raspa)
100 g de passas
100 g de nozes picadas
PREPARAÇÃO:
Numa tigela coloque as farinhas com a manteiga, sal e misture tudo bem. Junte o fermento, a água e amasse por dez minutos. De seguida, adicione a raspa de laranja, as passas, as nozes e deixe repousar. Corte a massa em 12 partes iguais e molde pequenos cacetinhos. Disponha-os num tabuleiro previamente untado com manteiga vegetal e polvilhado com farinha e deixe a massa fermentar por uns minutos. Aqueça o forno a 180º C e leve os cacetinhos a cozer. Estarão prontos quanto ao tocar na parte inferior sentir que a massa está firme. Arrefeça antes de servir.

BIFINHOS DE SEITAN COM COGUMELOS

INGREDIENTES: 400 g de seitan
Sal e limão
Molho de soja
1 c. (sopa) de manteiga vegetal
2 dentes de alho
200 g de cogumelos frescos
4 dl de natas de soja
1 ramo de salsa
PREPARAÇÃO:
Corte o seitan em bifinhos pequenos e tempere com sal, limão e molho de soja. Leve ao lume uma frigideira com a manteiga, os alhos esmagados e os bifinhos. Depois de corados, retire-os e reserve. Na mesma frigideira salteie os cogumelos, junte as natas e deixe ferver. Tempere com sal e volte a colocar os bifinhos. Deixe apurar e sirva com a salsa.
nota: 4 pessoas

05/10/10

LEGUMES ESTUFADOS COM ARROZ BRANCO

INGREDIENTES:
Azeite e 2 dentes de alho
1 cebola pequena
Sumo de limão q.b.
1 dl de água e 1 couve-flor
200 g de couves-de-bruxelas
½ lombardo e 1 cenoura
1/2 pimento
150 g cogumelos
Sal e pimenta
1 dl de polpa de tomate
1 curgete e 1 flor de brócolos
500 g arroz cozido
Salsa picada
PREPARAÇÃO:
Num tacho deite um fio de azeite, os alhos esmagados, a cebola cortada grosseiramente e deixe refogar até alourar. Junte a água e adicione a couve-flor, as couves-de-bruxelas, o lombardo, a cenoura, o pimento e os cogumelos. Tempere com sal e pimenta, tape o tacho e deixe estufar. Quando ferver junte a polpa de tomate e a curgete aos cubos e os brócolos aos pedaços. Rectifique os temperos e deixe estufar mais uns minutos. Sirva com o arroz branco cozido polvilhado com salsa picada.
Nota: 4 pessoas

ALETRIA COM LEITE DE COCO

INGREDIENTES: 2,5 de leite de coco
1 dl de leite de soja
1 casca de limão
1 pau de canela
100 g de aletria
150 g de açúcar
Decoração
1 pitada de canela em pó
Coco ralado.
PREPARAÇÃO:
Num tacho coloque o leite de coco com o leite de soja, a casca de limão e o pau de canela. Leve ao lume e deixe levantar fervura. Acrescente a aletria partida grosseiramente e deixe cozer, mexendo sempre para que fique solta. No final, adicione o açúcar e deixe ferver, por mais alguns segundos. Retire do calor, transfira para uma travessa e deixe arrefecer. Decore com a canela em pó e coco ralado.
Nota: 4 pessoas

04/10/10

BOLO DE LIMÃO

INGREDIENTES:
300 g de açúcar
280 g de manteiga vegetal
300 g de farinha
1 c. (sobremesa) de farinha em pó
2 limões (raspa e sumo)
4 ovos e 250 g de açúcar em pó
4 claras
PREPARAÇAO:
Numa tigela coloque o açúcar e a manteiga e bata até que fique cremoso. Junte a farinha, o fermento, a raspa e o sumo dos limões e por fim os ovos. Envolva tudo bem. Transfira o preparado para uma forma redonda previamente untada com manteiga vegetal e polvilhada com farinha. Leve ao forno a cozer, a 180º C. verifique a cozedura da massa com a ajuda de um palito. Retire do forno depois de cozida e desenforme. Para o merengue, junte o açúcar em pó com as claras e bata em castelo bem firme. Barre o bolo com o merengue e queime com um maçarico de cozinha.

TARTE DE AMENDOA

INGREDIENTES:
180 g de manteiga vegetal
200 g de açúcar
5 ovos e 1 limão (raspa)
200 g de farinha de trigo
1 pitada de fermento em pó
COBERTRUA
200 g de açúcar
1 c. (sopa) de manteiga vegetal
2 c. (sopa) de sumo de limão
250 g de miolo de amêndoa pelado e picado.
PREPARAÇÃO:
Bata muito bem a manteiga com o açúcar, até deixar de sentir o granulado. Adicione os ovos, a raspa do limão e, por fim, envolva a farinha peneirada com o fermento. Unte com manteiga e polvilhe com farinha uma forma redonda. Coloque a massa e leve ao forno a 180º C. Depois de cozido, retire do calor, deixe arrefecer e desenforme. Entretanto, prepare a cobertura, levando ao lume o açúcar com a manteiga e o sumo de limão. Assim que obter uma cor dourada, acrescente o miolo de amêndoa, envolvendo bem. Retire do calor, verta sobre a tarte e espalhe uniformemente.