26/08/08

O VEGETARIANISMO

No vegetarianismo opta-se por não consumir produtos animais, por motivos éticos, filosóficos, ecológicos, religiosos, de saúde ou de bem-estar.

O termo vegetarianismo, vem do latim Vegetare que significa dar vida ou animar e consiste num regime alimentar no qual não se consome nenhum tipo de carne, que seja vermelha ou branca, peixe ou marisco. Divide-se em três grupos distintos:
* O lacto-ovo-vegetarianismo: Regime alimentar que exclui a carne e o peixe, mas que permite a ingestão de ovos, de leite e dos seus derivados. É o mais comum, por isso é muitas vezes abreviado para vegetarianismo.
* O lacto-vegetarianismo: Regime igual ao anterior, mas que exclui o consumo de ovos.
* O vegetarianismo puro: Regime que exclui carne, peixe, ou produtos que impliquem a exploração animal como os ovos, o leite, os seus derivados e o mel. Os vegans não utilizam vestuário de lã ou couro, cosméticos testados em animais e suplementos alimentares com derivados animais.
A alimentação comum envolve muitos outros alimentos que não as carnes, portanto desenganem-se quem julga que um vegetariano é apenas um comedor de saladas. A maioria dos vegetarianos são gourmets exigentes, que têm prazer em saborear uma refeição, tal como qualquer outra pessoa e que consomem todo o tipo de pratos, incluindo sobremesas e doces, desde que não contenham proteínas animais.
Existem vários argumentos a favor do vegetarianismo, como: o respeito pelos animais, a preservação do meio ambiente, a preocupação com a saúde humana, a fisiologia digestiva do Homem e a eficiência económica.
ÉTICA
Os animais são seres vivos distintos dos outros por terem um sistema nervoso, mais ou menos desenvolvido, que lhes permite experimentar o sofrimento. São sensíveis e capazes de sentir dor, física ou psicológica. Sendo nós seres sensíveis e interessados em permanecer vivos, em liberdade e sem sofrer, temos de concluir que o mesmo se passa com os animais. Sejam insectos, moluscos, peixes, anfíbios, répteis, aves ou mamíferos. Assim, a obrigação ética mais elementar passa por respeitar o seu direito à vida, à existência em liberdade e bem-estar físico, com consequente perpetuação da sua vida. Esta perspectiva moral é a pedra angular do movimento vegetariano e segundo os seus seguidores deveria ser mais do que suficiente para a adopção deste regime alimentar.
ECOLOGIA
Não é preciso ser um especialista para saber que o equilíbrio ecológico do planeta é condição primordial à sobrevivência de todos os seres vivos que nele habitam. Nós, humanos, somos responsáveis pela sua preservação, pois as nossas acções influenciam directamente este equilíbrio. Tal responsabilidade, adquire ainda maior relevância se considerarmos que das nossas opções depende não só a nossa sobrevivência, mas também a dos animais.
SAÚDE
Um dos muitos problemas inerentes ao consumo de carne é a sua toxicidade. Os animais podem acumular contaminantes químicos, numa concentração 14 vezes superior à verificada nos alimentos de origem vegetal. Basta lembrar que são alimentados com rações enriquecidas com hormonas e antibióticos. Ao serem abatidos sob anestesia e em situações de stress, libertam adrenalina em excesso, contaminando ainda mais a carne. Estes aditivos quando em contacto com o nosso organismo, podem originar doenças nos sistemas imunitários e reprodutores.
Povos adeptos de uma dieta rica em produtos animais são mais susceptíveis de desenvolverem doenças como o cancro da mama, da próstata ou do cólon. Verificando-se ainda colesterol elevado, hipertensão, ataques cardíacos, obesidade, osteoporose, artrite, diabetes, asma, pedra nos rins e impotência.

08/08/08

CREPES COM FRUTA (4 pessoas)

INGREDIENTES

2 laranjas
2 quivis
4 rodelas de ananás finas
10 folhas de crepe
uvas q.b.



PARA O MOLHO
2 iogurtes naturais
2 maracujás (polpa)



PREPARAÇÃO
Prepare a fruta: Corte a polpa da laranja em gomos, a do quivi em meias-luas e a do ananás em triângulos; lave algumas uvas. Distribua a fruta pelos crepes, enrolados em forma de cone.
Faça o molho: Envolva os iogurtes naturais com a polpa de maracujá e regue a fruta e os crepes com este molho.

CREME DE LEITE COM PÊSSEGO (4 pessoas)

INGREDIENTES

3 dl de leite meio-gordo
2 cascas de limão
açúcar q.b.
1 colher (sopa) de maisena
1 gema
1 ovo
2 dl de natas light
100 g de bolacha tipo maria
1,5 dl de geleia
sumo (1/2 limão)
50 g de chocolate em tablete derretido



PREPARAÇÃO
Leve ao lume o leite com as cascas de limão. À parte, misture o açúcar com a maisena, a gema e o ovo. Sobre estes verta o leite. Passe por um passador, mexendo sempre. Leve a lume brando, até engrossar. Retire e deixe arrefecer.
Bata as natas e lamine os pêssegos. Passe as bolachas pela geleia e pelo sumo de limão. Em taças individuais, coloque camadas alternadas de pêssego, creme, natas e bolachas. Decore a gosto om o chocolate derretido. Leve ao frio e sirva bem fresco.

PIMENTO COM REQUEIJÃO (4 pessoas)

INGREDIENTES

2 pimentos laranja
2 requeijões
2 colheres (sopa) de azeitonas pretas (laminadas)
1 limão (sumo)
4 tomates-cereja
sal
uma pitada de pimenta
coentros q.b.



PREPARAÇÃO
Corte os pimentos ao meio; reti-lhes as sementes. Lave-os e deixe-os a escorrer. Pique os requeijões, misture-os com as azeitonas e tempere com sal, pimenta e o sumo de limão.
Recheie as metades de pimento com o preparado anterior, decore-as com gomos de tomate-cereja e coentros frescos. Sirva.

SALADA DE BETERRABA (4 pessoas)

INGREDIENTES

1 alface
1 beterraba
8 colheres (sopa) de natas light
3 colheres (sopa) de maionese light
2 tomates
sal q.b.



PREPARAÇÃO
Ripe as folhas de alface e lave-as. Descasque a beterraba; rale-a e junte-a à alface. Adicione o gão, envolva tudo e tempere com sal.
À parte, misture as natas com a maionese; verta um pouco sobre a salada. Decore-a com o tomate cortado em gomos. Transfira o restante molho para uma molheira e sirva de imediato.

04/08/08

SALADA DE ESPINAFRES

INGREDIENTES
200 g de espinafres
4 cenouras
100 g de repolho branco
8 rábanos
2 colheres de sopa de sésamo
2 colheres de sopa de
sementes de girassol descascadas
1 colher de sopa de gérmen de trigo.

INGREDIENTES COMPLEMENTARES
Salsa
1 limão (sumo)
2 colheres de sopa de azeite (cada colher de sopa de azeite acrescenta 133 kcal à receita, ou seja, umas 33 kcal a cada porção)
Sal marinho.

PREPARAÇÃO
1- Descascar, lavar e cortar cada uma das hortaliças em cru e colocá-las no prato com parte das sementes de girassol e de sésamo.
2- O tempero prepara-se esmagando num almofariz o resto do sésamo e das sementes de girassol, e misturando a esse ´puré´o gérmen de trigo, o sumo de limão, o azeite e o sal.
3- Temperar no momento de servir.

SALADA DE FRUTA E VERDURA

IGREDIENTES

2 laranjas grandes
2 quivis
2 queijos frescos
4 tomates grandes e maduros
2 beterrabas em cozidas
6 morangos grandes
8 tomates-cereja
2 endívias
1/2 embalagem rúcula
Hortelã
Erva de provence
Pão frito
Rodelas de limão para decorar

MOLHO
4 iogurtes naturais
Sal
Ervas da provence
1 c (sopa) de gengibre ralado
Sumo de 1 limão
1 c (sopa) de óleo de milho.

PREPARAÇÃO
1- Descasque e corte as laranjas, os quivis e os queijos às rodelas, o tomate e as beterrabas aos cubos e os morangos e o tomate-cereja ao meio. Disponha tudo numa travessa e reserve.
2- Em seguida, lave e separe as folhas das endívias e da rúcula e distribua a gosto também pela travessa. Reserve.
3- Faça o molho de iogurte batendo todos os ingredientes indicados, até obter uma mistura homogénea. Polvilhe a salada com hortelã e ervas da Provence e sirva acompanhada com o molho. Guarneça com pão frito e decore com rodelas de limão.

TARTE DE FEIJÃO

INGREDIENTES
MASSA
1 chávena (chá) de farinha de trigo com fermento
1 c. (café) de frutose
1 c. (sopa) de manteiga
água

RECHEIO
850 g de feijão branco cozido (suposto ser 8 pessoas)
4 ovos
4 c (sopa) de frutose

2 c (sopa) de óleo de girassol
2 c (sopa) de farinha de trigo com fermento
0,5 l de leite
canela.

PREPARAÇÃO
1- Massa: misturar a farinha com a frutose e a manteiga e envolva com as mãos. Por fim, adicione a água aos poucos até formar uma uma bola fofa. Tenda a massa e forre uma tarteira de 23 cm de diâmetro. Reserve.
2- Recheio: numa taça, junte todos os ingredientes e triture até obter um creme homogéneo. Verta para a tarteira e polvilhe com canela.
3- Leve ao forno a 190º C por aproximadamente 30 minutos ou até dourar. Deixe arrefecer e desenforme. Sirva às fatias polvilhadas com canela.