13/08/09

STRUDEL DE MAÇÃ REINETA

(8 a 10 pessoas * 35´)
INGREDIENTES
4 maçãs reinetas e sumo de 1 limão
1 c. (sopa) de manteiga vegetal
300 g de massa filo e 50 g de miolo de pinhão
50 g de miolo de amêndoa laminado
50 g de sultanas e 3 c. (sopa) de mel
Açúcar em pó para polvilhar.

PREPARAÇÃO
1 – Descasque as maçãs e corte-as aos cubos com 1,5 cm de espessura. Vá salpicando com o sumo do limão. Em seguida, coloque-os numa frigideira junto com a manteiga, salteie e retire. Deixe arrefecer.
2 – Tenda a massa filo sobre uma mesa de trabalho, sobrepondo as folhas, duas a duas, e pincelando-as com manteiga. Sobre a massa faça camadas alternadas com os frutos secos, a maçã aos cubos e o mel.
3 – Enrole bem o recheio, volte a pincelar com manteiga e coloque num tabuleiro, previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Leve a forno médio, por cerca de 15 minutos. Findo o tempo, retire e sirva polvilhado com açúcar em pó.

Conselho:
Maçãs reineta de qualidade.
Massa filo.
Miolo de pinhão.
Sultanas.

TORTA TROPICAL

(6 a 8 pessoas * 30´)

INGREDIENTES
MASSA
4 ovos, 200 g de açúcar e 200 g de farinha de trigo.

COMPOTA TROPICAL
1 dl de polpa de manga e 1 dl de leite de coco
1 dl de sumo de laranja e 150 g de açúcar
1 c. (sopa) de fécula de batata
1 flor de anis e 1 pau de canela

DECORAÇÃO
¼ de manga, 1 ramo de hortelã e coco ralado.

PREPARAÇÃO
1 – Para a massa, bata bem os ovos com o açúcar até obter um preparado fofo e esbranquiçado. Em seguida, junte a farinha peneirada e envolva bem até obter uma massa homogénea.
2 – Verta a massa num tabuleiro, previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha. Leve a forno médio até cozer e dourar.
3 – Para a comporta, coloque num tacho todos os ingredientes indicados e leve ao lume. Deixe levantar fervura e cozinhar em lume brando, durante cerca de cinco minutos, mexendo sempre. Retire e deixe arrefecer.
4 – Quando a massa estiver cozida, retire e desenforme sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar. Barre com parte da compota já fria e enrole, com a ajuda do papel. Deixe arrefecer.
5 – Antes de servir, retire o papel vegetal e cubra a torta com a restante compota. Decore com fatias de manga com casca a hortelã. Finalize, polvilhando com coco ralado.

MOUSSE DE COCO

INGREDIENTES
(4 PESSOAS * 20´*)
2 dl de leite de coco
2 c. (sopa) de frutose
1 c. (chá) de cidra de maçã
3 dl de natas vegetais frias
½ coco fresco

PREPARAÇÃO
1 – Numa caçarola ferva o leite de coco com a frutose e a cidra de maçã. Retire e deixe arrefecer completamente.
2 – Em seguida, bata as natas bem firmes e envolva no preparado inicial com a ajuda de uma vara de arames. Distribua por quatro taças e decore com o coco ralado grosseiramente.

12/08/09

COUVE-ROXA DE NATAL

INGREDIENTES
1 kg de couve-roxa
250 g de castanhas
2 maçãs raineta
2 dentes de alho

INGREDIENTES COMPLEMENTARES
4 colheres de sopa de azeite (cada colher de sopa de azeite acrescenta 133 kcal à receita, ou seja, umas 33 kcal por porção)
Sal marinho.

PREPARAÇÃO
1- Lavar e cortar a couve-roxa.
Descascar e cortar as maçãs.
Descascar e picar os alhos.
Fazer um corte nas castanhas, e escaldá-las, para as descascar depois.
2- Cozer a couve-roxa em água com sal até que fique macia, mas estaladiça.
Cozer as castanhas descascadas num pouco de água com sal.
Aquecer o azeite num tacho, alourar as maçãs até ficarem ligeiramente douradas e pô-las de parte.
No mesmo azeite, alourar os alhos e juntar a couve-roxa e as castanhas escorridas. Alourar durante 5 minutos e juntar as maçãs; manter o tacho em lume brando mais uns minutos.
3- Servir quente

Indicações: preparação 20´; cozedura 40´ CONSELHOS PARA A SAÚDE
A couve-roxa é um tipo de couve que deve a sua cor escura peculiar à presença de uns pigmentos chamados antocianinas. Partilha as mesmas propriedades digestivas e anticancerígenas da couve vulgar.
Esta receita fornece uma certa quantidade de proteínas e de hidratos de carbono, ao mesmo tempo que proporciona muto pouca gordura e nenhum colesterol, pelo que nutre e sacia sem risco de favorecer a obesidade. Recomenda-se especialmente para:
1- o estômago, devido à acção anti-inflatoória da couve-roxa, e pela capacidade que as castanhas têm de neutralizar o excesso de acidez. Convém, além disso, em caso de gastrite e úlcera gastroduodenal.
2- O intestino, devido a que a essência sulfurosa e ligeiramente picante de todas as couves actua como um regulador natural da fora intestinal. São especialmente beneficiadas pela couve-roxa de Natal as pessoas que sofrem de disbacteriose (alteração da flora intestinal), colite e diverticulose.
3- As artérias e o coração, porque é um prato de conteúdo baixo em sódio – se se limitar a adição de sal – e em gordura, sendo ao mesmo tempo rico em potássio e em fibra; tudo isso contribui para proteger o sistema cardiovascular.
4- A prevenção do cancro, especialmente do tracto digestivo (estômago, intestino e cólen), graças aos elementos fotoquímicos anticancerígenos proporcionados tanto pela couve-roxa como pelos alhos.

03/08/09

MASSA CHINESA

INGREDIENTES
400 g de massa de soja
25 g de cogumelos perfumados secos (ou naturais)
100 g de rebentos de bambu laminados
1 cebolinha
1 cenoura
1 ramo de aipo
50 g de ervilhas descascadas
50 g de pimentos vermelho
1 colher de sopa de farinha integral
1 litro de caldo de verdura (sem sal).

INGREDIENTES COMPLEMENTARES
3 colheres de sopa de molho de soja (cada colher de sopa deste molho acrescenta 857 mg de sódio à receita, quer dizer, umas 214 mg por porção.
1 colher de sopa de óleo de sésamo e 4 colheres de sopa de azeite (cada colher de sopa de azeite acrescenta 133 kcal à receita, quer dizer, umas 33 kcal por porção)
Gengibre.

PREPARAÇÃO
1- Pôr de molho os cogumelos no caldo de verduras morno durante 15 minutos, escorrer e secar.
Descascar, lavar e cortar a cebola em rodelas.
Descascar, lavar e cortar em juliana (tiras muito finas) a cenoura e o aipo.
Lavar o pimento, retirar as sementes e cortá-lo em tiras finas.
2- Aquecer numa panela o azeite e refogar as hortaliças, o bambu e os cogumelos.
Juntar o caldo de verduras e, quando ferver, juntar a farinha integral diluída num pouco de água fria, e o resto dos ingredientes.
Cozer entre 5 e 10 minutos.
Retirar o gengibre.
3- Servir quente.


CONSELHOS PARA A SAÚDE
A massa chinesa elaborada à base de soja é um produto pouco conhecido nos países ocidentais. No entanto, é de uso vulgar em muitas regiões da Ásia, onde constitui um alimento fundamental. O consumo deste prato é especialmente benéfico para:
* O metabolismo, graças a que as proteínas e outros nutrientes que fornece este prato, favorecem o desenvolvimento corporal em fases de crescimento.
* A prevenção do cancro, graças à acção profilática da soja, especialmente sobre os da mama e próstata.
* O aparelho locomotor, porque a soja favorece o depósito de cálcio nos ossos, protegendo assim contra a osteoporose. Isto faz com que seja muito apropriado para as mulheres antes e durante a menopausa.