25/11/10

TOFU À LAGAREIRO

IGREDIENTES:
1kg de batatas novas
Sal grosso
400 g de tofu
1 limão (sumo)
Molho de soja
1 dl de azeite
2 folhas de louro
5 g de grelos cozidos.
PREPARAÇÃO:
1. Coloque as batas lavadas com a pele, num tabuleiro refractário. Tempere com sal grosso e leve ao forno a 200º C, durante 45 minutos.
2. Entretanto, tempere o tofu com sal, molho de soja, e o sumo de limão. A seguir, leve a corar no azeite, com os alhos esmagados e o louro. Retire o tofu e salteie os grelos.
3. Sirva de seguida com o tofu por cima e as batatas à volta, as quais pressionou um pouco para abrirem.
Mais saboroso: core o tofu em lume brando com os alhos esmagados, para melhor absorever o sabor.

24/11/10

O CORAÇÃO E A SAÚDE

O coração é responsável por bombear sangue ao longo dos vasos sanguíneos por repetidas contrações rítmicas.
O coração dos vertebrados é composto por músculo cardíaco, que é um músculo involuntário estriado de tecido encontrado apenas no seio deste órgão e tecido conjuntivo.
O coração humano médio, superando em 72 batimentos por minuto, vai bater de aproximadamente 2,5 biliões de vezes durante uma vida útil média de 66 anos, e pesa cerca de 250-300 gramas.
Em invertebrados que possuem um sistema circulatório, o coração é tipicamente um tubo ou saco pequeno e bombas de fluido que contém água e nutrientes, como proteínas, gorduras e açúcares.
Em insectos, o “coração” é frequentemente chamado de tubo dorsal e nos insectos o “sangue” é quase sempre não oxigenado, uma vez que geralmente respiram directamente através de suas superfícies do corpo (interna e externa) para o ar.
No entanto, os corações de alguns artrópodes (incluindo aranhas e crustáceos, como caranguejos e camarões) e alguns outros bombeiam hemolinfa, que contém a proteína hemocianina à base de cobre que serve como transportador de oxigénio semelhante à hemoglobina à base de ferro nas células vermelhas do sangue encontrado nos vertebrados.
O coração humano embrionário começa a bater em torno de 21 dias após a concepção, ou cinco semanas após o último período menstrual normal (LMP).
O primeiro dia do LMP é normalmente utilizado para a data de início da gestação (gravidez). Não se sabe como o sangue do embrião humano que circula nos primeiros 21 dias na ausência de um coração em funcionamento. O coração humano começa a bater a um ritmo próximo ao da mãe, cerca de 75-80 batimentos por minuto (BPM).
A frequência cardíaca embrionária (EHR), em seguida, acelera a cerca de 100 BPM durante o primeiro mês, atingindo um máximo de 165-185 BPM durante o início da 7ª semana.
A estrutura do coração varia entre os diferentes ramos do reino animal. Nos vertebrados, o coração fica na parte anterior da cavidade do corpo, dorsal ao intestino.
É sempre cercado por um pericárdio, que normalmente é uma estrutura distinta, mas pode ser contínua com o peritónio em peixes sem mandíbulas e cartilaginoso.
O coração humano é aproximadamente do tamanho de um punho fechado e tem uma massa compreendida entre 250 e 350 gramas. Ele está localizado anterior à coluna vertebral e posterior ao esterno.
Ele está dentro de um saco de parede dupla chamada pericárdio. A parte superficial do saco é chamada de pericárdio fibroso. Esta bolsa protege o coração, âncoras, suas estruturas adjacentes, e impede o enchimento excessivo do coração com sangue.
A parede externa do coração humano é composto de três camadas. A camada externa é denominada epicárdio ou pericárdio visceral, uma vez que é também a parede interna do pericárdio.
A camada média é chamada de miocárdio e é composto de músculo contratos. A camada interna é chamada endocárdio e está em contato com o sangue que o coração bombeia. Além disso, ele se funde com o forro interno (endotélio) dos vasos sanguíneos e abrange as válvulas cardíacas.
O coração humano tem quatro câmaras, dois átrios e dois ventrículos superior inferior. Os átrios são as câmaras que recebem e os ventrículos são as câmaras de descarga.
O caminho do sangue pelo coração humano é constituído de um circuito pulmonar e um circuito sistémico.
O sangue flui através do coração em uma direção, a partir do átrio para os ventrículos, e fora das grandes artérias, ou a aorta, por exemplo.
Isso é feito por quatro válvulas que são a válvula tricúspide, a válvula mitral, a válvula aórtica e válvula pulmonar.
Algumas células cardíacas são auto-excitáveis, a contratação, sem qualquer sinal do sistema nervoso, mesmo retirado o coração e colocadas em cultura. Cada uma destas células tem o seu ritmo de contração intrínseca.
A parada cardíaca é a cessação súbita do ritmo cardíaco normal, que pode incluir uma série de patologias, tais como taquicardia, um batimento cardíaco extremamente rápido, que impede que o coração bombeie sangue eficazmente, fibrilação arterial, que é um ritmo cardíaco irregular e ineficaz, e assistolia, que é a cessação do ritmo cardíaco completo.
Obesidade, pressão alta, colesterol elevado e pode aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas. No entanto, metade da quantidade de ataques cardíacos ocorrem em pessoas com níveis normais de colesterol.
As doenças cardíacas são a principal causa de morte (e a primeira causa de morte no mundo ocidental).
É claro que é preciso considerar também outros fatores, como estilo de vida, por exemplo, a quantidade de exercício físico e sua dieta, assim como sua saúde em geral (mental e social, bem como físico).

23/11/10

COSCORÕES DE LIMA

INGREDIENTES:
25 g de fermento de padeiro
400 g de farinha de trigo
2 limas (sumo e raspa)
1 dl de óleo de girassol
1 c. (sopa) de manteiga vegetal
1 pitada de sal
Açúcar em pó e canela para polvilhar
Rodelas de lima para decorar.
PREPARAÇÃO:
1. Desfaça o fermento num pouco de leite de soja. Numa tigela, envolva a farinha, o fermento desfeito e o sumo e a raspas das limas. Junte o óleo, aos poucos e poucos, mexendo sempre e, por fim, a manteiga à temperatura ambiente e o sal. Amasse bem e deixe levedar por 20 minutos.
2. Passado o tempo estipulado, tenda a massa o mais fino possível. Corte-a às tiras, todas mais ou menos do mesmo tamanho, e faça-lhes dois cortes ao centro. Numa frigideira com óleo vegetal abundante e quente frite os coscorões até dourar. Escorra sobre papel absorvente e transfira para um prato de servir. Polvilhe com açúcar e canela e decore com rodelas de lima.

Óleo vegetal: Adicione o óleo, aos poucos e poucos, na farinha para que incorpore devagar e facilite o processo de levedação.

21/11/10

SEITAN NO FORNO COM PURÉ DE MAÇÃ

INGREDIENTES:
500 g de seitan
Sumo de limão, sal e pimenta
Molho de soja e 1 fio de azeite
1 kg de maçãs reinetas
Manteiga vegetal
2 dentes de alho
Rodelas de pimento vermelho
1 ramo de salsa.

PREPARAÇÃO:
1. Tempere o seitan com sumo de limão, sal, molho de soja e o azeite. Descasque e descaroce as maçãs e corte em quartos. Coloque-os numa frigideira com um pouco de manteiga e salteie-as até que se desfaçam. Tempere com sal e pimenta e reserve.
2. De seguida, coloque o seitan a assar no forno quente a 180º C, com os alhos esmagados por baixo para que não queimem. Deixe por 20 minutos e retire.
3. Por fim, esmague as maças e aqueça-as. Sirva o seitan sobre o puré de maça, regue com o molho do assado e decore com rodelas de pimentos e salsa picada.

17/11/10

FATIAS DOURADAS

INGREDIENTES:
6 dl de leite de soja
30 g de açúcar
1 pau de canela
1 casca de limão
12 fatias de pão de forma
3 ovos
Óleo de girassol para fritar
Açúcar e canela em pó para envolver

Decoração
1 carambola
Groselhas

PREPARAÇÃO:
1. Coloque o leite ao lume juntamente com o açúcar, o pau de canela e a casca do limão. Deixe levantar fervura e retire do calor.
2. Depois de amornar, mergulhe as fatias de pão, retire de imediato e reserve. Bata os ovos com uma vara de arames e passe as fatias de pão, à medida que as vai fritando de ambos os lados, em óleo quente.
3. Escorra bem sobre papel absorvente. Passe-as, ainda quentes, por uma mistura de açúcar e canela. Sirva as fatias douradas decoradas com a carambola às fatias e groselhas.

Opção: Prepare as fatias douradas com um cacete de véspera, corado às fatias.

16/11/10

BROAS DE ERVA-DOCE

INGREDIENTES:
1 kg de batatas-doces
1 dl de mel
100 g de farinha de trigo
100 g de açúcar amarelo
1 c. (chá) de erva-doce
2 gemas para pincelar.

PREPARAÇÃO:
1. Coloque as batatas num tabuleiro refractário e leve ao forno até ficarem bem cozinhadas. Retire do calor, pele e reduza a puré.
2. A seguir, coloque numa caçarola. Adicione o mel, a farinha, o açúcar e a erva-doce. Envolva muito bem e leve a lume brando, mexendo sempre com uma colher de pau, até obter uma consistência moldável.
3. Retire do calor e espalhe o preparado num tabuleiro. Deixe arrefecer. Por fim, molde broas pequenas e pincele com as gemas batidas. Leve ao forno até ficarem douradas.

Massa fria: Deixe arrefecer bem a massa antes de moldar as broas, para ficarem com uma consistência firme.

15/11/10

RISSÓIS DE LEGUMES

INGREDIENTES:
MASSA
2,5 dl água
50 g de manteiga biológica
Sal
250 g de farinha

RECHEIO
1 cenoura
½ pepino
100 g de cogumelos
0,5 dl de azeite virgem
1 c. (sopa) de alcaparras
1 raminho de manjerona
Sal e pimenta
1 dl de molho bechamel de compra
2 ovos
5 g de pão ralado
Óleo de girassol para fritar
4 folhas de alface.

PREPARAÇÃO:
1. Para a massa misture a água com a manteiga e uma pitada de sal e leve ao lume até ferver. Junte a farinha de uma só vez e mexa vigorosamente até formar uma bola. Retire e deixe arrefecer.
2. Prepare o recheio: corte a cenoura, o pepino e os cogumelos aos pedaços e salteie-os no azeite durante cinco minutos.
3. Junte as alcaparras e a manjerona picada e tempere com sal e pimenta. Envolva o bechamel, cozinhe e retire do calor.
4. Tenda a massa e corte-a aos rectângulos. Recheie, pincele em volta com água e dobre a massa sobre o recheio. Corte os rissóis com um copo ou um corta-massas.
5. Passe-os pelo ovo batido e pelo pão ralado e frite-os no óleo. Escorra sobre papel absorvente e sirva sobre as folhas de alface, previamente lavadas.
Molho bechamel : envolva o bechamel e cozinhe em lume brando por mais três minutos, mexendo sempre.

11/11/10

TORTILHA DE LEGUMES

INGREDIENTES:
1 cebola
½ pimento encarnado
0,5 dl de azeite virgem
½ alho-porro
1 tomate
1 cenoura
1 nabo
4 ovos
Sal
Orégãos.
PREPARAÇÃO:
1. Corte a cebola e o pimento às tiras finas e aloure-as no azeite quente.
2. Adicione o alho-porro às rodelas, o tomate aos pedaços e a cenoura e o bao ralados.
3. Cozinhe um pouco até amaciar e junte os ovos previamente batidos e temperados com sal e orégãos.
4. Retire do lume e leve a frigideira ao forno durante cerca de 15 a 20 minutos, à temperatura de 220º C. sirva cortada às fatias.
Legumes: Cozinhe os legumes na frigideira, mexendo com uma colher de pau.

SOJA À BOLONHESA

INGREDIENTES:
100 g de granulado de soja fina
1 cebola
3 dentes de alho
1 dl de azeite virgem
4 tomates maduros
3 c. (sopa) de polpa de tomate
2 c. (sopa) de molho de soja
300 g de esparguete
Sal
½ pimento verde
1 raminho de salsa
2 c. (sopa) de parmesão ralado.
PREPARAÇÃO:
1. Demolhe a soja em água, durante 30 minutos, e escorra. Pique a cebola e os alhos e aloure no azeite. Junte o tomate aos pedaços e a polpa de tomate. Deixe cozinhar ate amaciar. Adicione o molho de soja e cozinhe por mais três minutos.
2. Coza o esparguete em água abundante com sal, durante dez minutos. Escorra e reserve.
3. Acrescente a soja ao preparado inicial, tal como o pimento aos cubinhos. Tempere com sal. Junte um raminho de salsa e deixe apurar por cerca de dez minutos, em lume muito brando.
4. Coloque o recheio anterior sobre o esparguete. Decore com raminhos de salsa fresca e polvilhe com o queijo ralado.
Nota:Tomate, antes de juntar o tomate, elimine-lhe a pele e as sementes.
Molho, para além da soja e do pimento, poderá ainda acrescentar ao molho 50 g de frutos secos (passas e pinhões).

09/11/10

BOLO DE CENOURA

INGREDIENTES:
350 g de farinha integral peneirada
1 c. (sopa) de farinha maisena
1 c. (chá) de fermento em pó
100 g de nozes picadas
100 g de sultanas
¾ de chávenas de coco ralado
1 chávena de açúcar mascavado
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal
400 g de cenoura ralada
¾ de chávena de óleo de soja ou girassol
1 chávena de água.
PREPARAÇÃO:
Misture os ingredientes sólidos entre si. Numa taça à parte, misture os ingredientes líquidos e, em seguida, junte-lhes os sólidos, batendo bem. Vai ao forno 180º C em forma untada e polvilhada com farinha, durante cerca de uma hora.

Gengibre:
O rizoma contém um óleo essencial com diversos derivados terpénicos, responsáveis pela sua acção digestiva e carminativa (impede a formação de gases no aparelho digestivo). É também sudorífico. Recomenda-se nos casos de esgotamento, inapetência e de digestões pesadas e flatulentas. No entanto, é desaconselhado para quem tem úlcera.
Coco:
Embora o nutriente mais abundante no coco seja a sua gordura que, na sua maior parte, é formada por ácidos gordos saturados, estes pertencem à cadeia curta e média, que não favorecem a produção de colesterol. O coco maduro tem, na sua polpa, hidratos de carbono, proteínas e sais minerais, entre os quais se destacam o magnésio, o cálcio e o fósforo.

04/11/10

BOLINHOS DE CENOURA

INGREDIENTES:
0,5 kg de cenouras
Sal
½ frasco de geleia de milho
1 laranja (raspa)
2 c. (sopa) de farinha de trigo com fermento
100 g de coco
PREPARAÇÃO:
1. Lave e coza as cenouras em água com uma pitada de sal até ficarem bem tenras. Escorra do excesso de água e junte a geleia de milho e a raspa de laranja.
2. Triture tudo com a varinha-mágica e leve a lume brando. Adicione a farinha aos poucos e vá cozendo, mexendo sempre durante três minutos até engrossar. Apague e deixe arrefecer.
3. Com a ajuda de duas colheres, retire pequenas porções iguais e envolva-as no coco. Molde-as em pequenas bolsas. Sirva-as em pequenas formas de papel.
Observações:
1. Deixe a cenoura bem cozida para que seja mais fácil juntar a geleia e mexer até obter um creme homogéneo e facilmente moldável.
2. Juntamente com o coco coloque 1 c. (chá) de frutose para envolver.

03/11/10

TOFU COM NATAS DE SOJA

INGREDIENTES:
400 g de tofu
4 colheres de molho de soja
Sumo de 1 limão
Sal
0,5 dl de azeite
Orégãos
500 g de batatas aos cubos
0,5 l de natas de soja.
PREPARAÇÃO:
  1. Corte o tofu aos cubinhos e tempere com o sumo de limão, o molho de soja e orégãos.
  2. Corte a cebola e os alhos e refogue um pouco no azeite. Junte o tofu e deixe arrefecer um pouco.
  3. Coloque as batatas nem tabuleiro e regue com um fio de azeite envolvendo-as bem para não colarem. Leve ao forno até dourar.
  4. Envolva as batatas no preparado do tofu e junte as natas.
  5. Leve a gratinar mais ou menos meia hora.
Observação: Se preferir frite as batatas, mas lembre-se que não é tão saudável.

PUDIM DE MANGA

INGREDIENTES.2 mangas grandes maduras
Sumo de 1 limão
3 gemas de ovo
70 g de açúcar
1 c. (chá) de gengibre moído
½ c. (chá) de noz-moscada e cominhos
5,5 dl de natas de soja
Amêndoa laminada torrada para decorar
1 raminho de hortelã.

PREPARAÇÃO:1. Descasque as mangas, descaroce-as e reduza a polpa a pura, juntamente com o sumo de limão.
2. À parte, bata as gemas com o açúcar e as especiarias, até obter um preparado esbranquiçado. Adicione o puré de manga e mexa muito bem.
3. Leve ao lume 4,5 dl das natas, apenas para aquecer. Retire e envolva com o preparado anterior. Bata até ficar homogéneo.
4. Verta o creme em várias forminhas e leve ao forno, em banho-maria, a 160º C, por 30 minutos.
5. Deixe arrefecer e reserve no frio durante duas horas. Retire e decore com as restantes natas batidas, a amêndoa laminada e a hortelã.