24/03/10

ALCACHOFRAS RECHEADAS

INGREDIENTES:
16 alcachofras
1 cebola roxa pequena picada
2 c. (sopa) de salsa picada
2 dentes de alho picados
6 cogumelos picados
1 c. (sopa) de sumo de limão
1 pitada de tomilho
1 c. (sopa) de pão ralado
2 c. (sopa) de azeite
2 c. (sopa) de queijo cheddar ralado
PREPARAÇÃO:
1. Retire o interior das alcachofras e reserve-as. Faça uma pasta com a polpa das alcachofras e os restantes ingredientes indicados, com excepção do azeite e do queijo.
2. Recheie cada alcachofra com a pasta e coloque-as dentro de um recipiente refractário. Regue com o azeite e polvilhe com o queijo ralado.
3. Leve ao forno a cozinhar a 180º C durante cerca de 30 minutos. Findo o tempo, retire e sirva decoradas com rodelas de cebola.

18/03/10

EDUCAÇÃO É A SAÍDA PARA UMA MELHOR SAÚDE.

FRUTA
Recomendações de Nutrologia que desmistificam o e-mail das frutas tão repassado na web

Sou Profa. Doutora em Nutrição pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e atuo ministrando vários cursos dentro da Ciência da Nutrição'.

Foi com muita preocupação que tomei conhecimento de e-mail circulando na Internet, recomendando a ingestão de frutas somente com o estômago vazio, o qual deve ter sido formatado provavelmente por médicos especialistas em Nutrologia (é preciso apenas um final de semana para receber este título).

Nutricionista seria o profissional mais indicado para discorrer sobre FRUTAS e talvez não cometesse o erro de falar tantas bobagens, informações descabidas e sem respaldo científico:

1) A FRUTA gasta mais energia para ser digerida que um SORVETE, mesmo tendo valor calórico igual. POR EXEMPLO: uma maçã e uma bola pequena de sorvete de frutas: ambos tem em torno de 50 calorias, porém, o SALDO CALÓRICO DA MAÇÃ É MENOR, porque gasta muito mais para ser digerida e não é totalmente absorvida por causa da PECTINA, ao passo que o sorvete facilmente passa pelo estômago e logo é 100% absorvido. Portanto, A MAÇÃ ENGORDA MENOS QUE O SORVETE, mesmo contendo as mesmas 50 calorias, JUSTAMENTE POR GASTAR MAIS ENERGIA NA DIGESTÃO, além de conter vitaminas e minerais (graças a Deus!!! e ao seu conteúdo de PECTINA e outras FIBRAS que RETARDAM o esvaziamento do estômago, permitindo assim que os diabéticos possam comê-las sem que haja um aumento na glicemia - teor de açúcar no sangue).

2) A FRUTOSE NÃO SE TRANSFORMA RAPIDAMENTE EM GLICOSE. SE ASSIM FOSSE, OS DIABÉTICOS ESTARIAM PROIBIDOS DE COMER FRUTAS. Além do mais, a Frutose que é o açúcar das frutas é absorvida mais lentamente que a Glicose, e não precisa de insulina para ser metabolizada. Ela é considerada um monossacarídeo (açúcar simples) que também alimenta o cérebro SEM PRECISAR SER CONVERTIDA.

3) É NEGLIGENTE AFIRMAR QUE A FRUTA NÃO PODE SER CONSUMIDA APÓS O ALMOÇO:
MENTIRA. A melhor absorção do Ferro se faz através da Vitamina C, ou seja, para evitar uma ANEMIA, é preciso comer FRUTAS CÍTRICAS APÓS O ALMOÇO (que geralmente é a refeição com maior conteúdo de Ferro) - para que ele possa ser absorvido.

4) As FRUTAS NÃO passam rapidamente pelo estômago, AO CONTRÁRIO. Justamente pelo seu teor de FIBRAS, elas demoram mais no estômago, especialmente quando ingeridas com CASCA, BAGAÇO E SEMENTES, o que é super positivo para as PESSOAS QUE PRECISAM EMAGRECER. JÁ ESTÁ COMPROVADO CIENTIFICAMENTE QUE POR CONTA DISTO, AS FRUTAS PROMOVEM MAIOR SACIEDADE E SÃO EXCELENTES COADJUVANTES NO EMAGRECIMENTO.

5) O intestino delgado APENAS finaliza a digestão de partículas MUITO pequenas de alimentos. É o estômago o grande responsável pela digestão de TODOS OS ALIMENTOS. Pelo amor de Deus, isso é FISIOLOGIA BÁSICA!!!

6) AS FRUTAS NÃO FICAM PRESAS NAS BATATAS OU CARNES (O que é isso???). No estômago ocorre a mistura dos alimentos formando o BOLO ALIMENTAR, onde não se distingue mais o que é fruta ou carne ou batata. E SIM O QUE É CARBOIDRATO, PROTEÍNA, GORDURA E FIBRA. E é justamente O TEOR DE FIBRA deste BOLO ALIMENTAR que irá determinar a liberação do 'açúcar' ou da gordura.
QUANTO MAIS FIBRA TIVER, OU SEJA, SE A FRUTA FOR COMIDA JUNTAMENTE OU LOGO APÓS AS BATATAS OU CARNES ELA IMPEDIRÁ QUE O EXCESSO DE GORDURA OU DE CARBOIDRATO SEJA ABSORVIDO. Por isso a recomendação DOS ÓRGÃOS INTERNACIONAIS de que AS REFEIÇÕES DEVEM CONTER PELO MENOS UMA FRUTA.(maçã é óptimo)

7) É DESEJÁVEL que haja fermentação das Fibras no intestino grosso (para que as bactérias benéficas produzam substâncias que irão proteger o coração), ou seja, para não haver fermentação de açúcar, é necessário comer FIBRAS. Elas diminuem o risco de câncer e várias outras doenças de alergia no Intestino.
AS FIBRAS SÃO ENCONTRADAS EM VÁRIOS ALIMENTOS , NÃO SÓ EM FRUTAS: VEGETAIS, CEREAIS INTEGRAIS, POR EXEMPLO.

8) Nem todas as Frutas podem ser comidas em jejum. Depende muito de cada caso. É ERRADO GENERALIZAR. Se o paciente sofrer de gastrite ou úlcera ou tiver hérnia de hiato ou diverticulite ou síndrome do intestino curto NÃO PODERÁ COMER FRUTA EM JEJUM, principalmente as mais ácidas, como abacaxi, maracujá, acerola, manga.

9) Estimular a compra de uma centrífuga para a fruta, também não é conveniente. É UM PRODUTO CARÍSSIMO e nem todos tem acesso. Além do mais, O SUCO da fruta AUMENTA MUITO MAIS A GLICEMIA DO QUE a própria FRUTA, NÃO SENDO RECOMENDADO À VONTADE PARA DIABÉTICOS, OBESOS, CARDÍACOS, NEM PARA PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA. Mais uma vez, NÃO PODEMOS GENERALIZAR. CADA CASO É UM CASO!!! O Dr. William Castillo, realmente declarou que fruta é o melhor alimento e protege contra doenças do coração. MAS JAMAIS ELE DISSE QUE ELA DEVERIA SER CENTRIFUGADA OU COMIDA EM JEJUM, OU AINDA FALOU CONCEITOS ERRADOS DE FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO!!!

10) Café e pão branco com manteiga NÃO LEVAM O DIA INTEIRO PARA SEREM DIGERIDOS E NÃO SÃO 'LIXOS'. Os trabalhos científicos revelam que esta composição de refeição pode levar em torno de 2 horas para ser digerido, deixar o estômago, ser absorvidos no intestino e chegar no sangue. É UMA BOA FONTE DE ENERGIA PARA PESSOAS COM BAIXA CONDIÇÃO FINANCEIRA, por exemplo. O QUE NÃO ANULA A IMPORTÂNCIA DOS PÃES INTEGRAIS E O ACRÉSCIMO DE FRUTAS NO CAFÉ DA MANHÃ.

11) É difícil manter um cardápio só de Frutas. Haja vista porque a 'Dieta do abacaxi' (e de outras frutas) fracassou!!! Os chineses e os japoneses têm hábitos alimentares saudáveis, comem alimentos funcionais e praticam Atividade Física. Tem baixos índices de doenças do coração, mas por conta do uso dos chás quentes, são a população com maior índice de câncer de esôfago e estômago. Cada vez mais os cientistas do mundo inteiro, inclusive os do Brasil, descobrem os benefícios dos diferentes chás da natureza(tissanas). MAS CUIDADO COM TEMPERATURAS EXTREMAS, ELAS PODEM DAR CÂNCER. Bebidas geladas NÃO SOLIDIFICAM A GORDURA!!! Mais uma vez FISIOLOGIA BÁSICA: o estômago tem a função de igualar a temperatura dos alimentos e formar o bolo alimentar.
Tanto faz a temperatura, pois o estômago vai fazer este papel. É bem verdade que alimentos mais mornos do que frios FACILITAM A DIGESTÃO.

Profa. Dra. Fernanda Beraldo Michelazzo

17/03/10

CROQUETES DE FEIJÃO E MILHO

INGREDIENTES:
150 g de milho doce
200 g de feijão encarnado cozido
1 c. (sopa) de azeite
1 cebola
1 c. (sopa) de alho picado
1 pitada de cominhos
Sal e pimenta-de-caiena
1 ovo e pão ralado para panar.
PREPARAÇÃO:
1. Reduza a puré o milho e o feijão e reserve. Refogue no azeite a cebola e o alho picados e junte ao puré com os restantes temperos. Envolva bem até obter uma pasta firme capaz de se moldar.
2. Caso a pasta fique demasiado mole junte um pouco de pão ralado. Molde pequenos croquetes e passe-os pelo ovo batido e, em seguida, pelo pão ralado. Frite em gordura quente. Escorra e sirva acompanhados com juliana de alface e pimento encarnado com feijão salteado temperado com salsa picada.

10/03/10

TORTA DE PAPAIA

INGREDIENTES:
MASSA
200 g de manteiga vegetal
200 g de açúcar amarelo
200 g de farinha de trigo
1 c. (chá) de fermento em pó
6 ovos
Raspa de limão
RECHEIO
1 papaia média
Sumo de 1 limao
100 g de açúcar amarelo
1 c. (sopa) de manteiga vegetal.
DECORAÇÃO
½ papaia

PREPARAÇÃO:
1. Massa: num recipiente largo coloque a manteiga com o açúcar e bata bem com a batedeira eléctrica até obter um creme homogéneo. Em seguida, junte a farinha, o fermento, os ovos e a raspa de limão.
Envolva bem.
2. Unte com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro e verta a massa. Leve ao forno a cozer a 200º C durante cerca de 20 minutos.
3. Recheio: salteie a papaia cortada aos cubos de cerca de 2 cm com o sumo de limão, o açúcar e a manteiga. Deixe cozinhar até obter um preparado tipo compota. Reserve.
4. Sobre uma mesa de trabalho disponha uma folha de papel vegetal polvilhada abundantemente com açúcar, desenforme a massa e barre com o doce de papaia.
5. Enrole, de seguida, com a ajuda do papel vegetal, e deixe arrefecer. Sirva decorada com a papaia fresca.
Observação. Ao saltear a papaia vá mexendo sempre para que não se queime.

09/03/10

TORTA DE PAPAIA

INGREDIENTES:
MASSA
200 g de manteiga vegetal
200 g de açúcar amarelo
200 g de farinha de trigo
1 c. (chá) de fermento em pó
6 ovos
Raspa de limão
RECHEIO
1 papaia média
Sumo de 1 limao
100 g de açúcar amarelo
1 c. (sopa) de manteiga vegetal.
DECORAÇÃO
½ papaia

PREPARAÇÃO:
1. Massa: num recipiente largo coloque a manteiga com o açúcar e bata bem com a batedeira eléctrica até obter um creme homogéneo. Em seguida, junte a farinha, o fermento, os ovos e a raspa de limão.
Envolva bem.
2. Unte com manteiga e polvilhe com farinha um tabuleiro e verta a massa. Leve ao forno a cozer a 200º C durante cerca de 20 minutos.
3. Recheio: salteie a papaia cortada aos cubos de cerca de 2 cm com o sumo de limão, o açúcar e a manteiga. Deixe cozinhar até obter um preparado tipo compota. Reserve.
4. Sobre uma mesa de trabalho disponha uma folha de papel vegetal polvilhada abundantemente com açúcar, desenforme a massa e barre com o doce de papaia.
5. Enrole, de seguida, com a ajuda do papel vegetal, e deixe arrefecer. Sirva decorada com a papaia fresca.
Observação. Ao saltear a papaia vá mexendo sempre para que não se queime.

SOPA DE CENOURA COM FRUTOS SECOS

INGREDIENTES:
1 kg de cenouras
1 cebola média
1 nabo médio
2 dentes de alho
1 cubo de concentrado de caldo de legumes
0,2 dl de óleo de girassol
Sal e pimenta
1 c. (sopa) de natas de soja
25 g de mistura de frutos secos
1 ramo de salsa para decorar.

PREPARAÇÃO:
1. Numa panela com água coloque todos os ingredientes indicados à excepção das natas e dos frutos secos. Leve a cozer até ficarem bem tenros.
2. Retire do lume e triture com uma varinha-mágica. Leve novamente ao lume até levantar fervura e incorpore parte das natas. Envolva bem. No final, adicione os frutos secos e sirva decorada com as restantes natas e salsa.

07/03/10

O MELHOR PARA O CORAÇÃO

O objectivo mais importante de uma dieta saudável para o coração é reduzir os níveis de LDL no sangue e aumentar os de HDL.
Se os seus níveis de colesterol são elevados, pode reduzi-los até 25% através de uma alimentação mais saudável. Embora 75% do colesterol sejam produzidos pelo organismo qualquer que seja o regime alimentar, esta diminuição de 25% é significativa na redução do risco de doença cardíaca.
Evitar gorduras saturadas. Algumas pessoas defendem que certos alimentos ricos em colesterol, como os ovos, os camarões, o fígado e a manteiga, deveriam ser completamente evitados. Porém, como estes alimentos têm uma influência muito menor sobre os níveis de colesterol no sangue que as gorduras saturadas, não devem ser obrigatoriamente banidos da nossa mesa, mas apenas consumidos com moderação, pois o organismo consegue decompor facilmente o colesterol alimentar.
A classificação das gorduras
As gorduras são fundamentalmente constituídas por ácidos gordos essenciais, que se dividem em dois tipos principais: saturados e insaturados. Os alimentos são classificados em função do tipo de ácidos gordos predominante. As gorduras saturadas estão presentes em grande quantidade na manteiga, natas, toucinho, alimentos processados, carne gorda, na pele das aves, óleos de coco e de palma. Como as gorduras saturadas estimulam o fígado a produzir LDL, se comermos alimentos ricos nestas gorduras nocivas o nível de LDL no sangue aumenta. Para não afectar o coração, o consumo deste tipo de alimentos deve ser reduzido.
ldealmente, as gorduras saturadas não deveriam exceder 10% do total das calorias ingeridas. Alterações simples, como escolher peças de carne mais magras, retirar-lhes toda a gordura visível e grelhá-las, podem fazer uma grande diferença.
As gorduras mais saudáveis. Do ponto de vista do controle de peso, deve evitar-se todo o tipo de gorduras. De resto, sempre que possível, deve optar-se por alimentos ricos em gorduras insaturadas. Estas gorduras dividem-se em monoinsaturadas e poliinsaturadas. O azeite, os óleos de colza e amendoim e alimentos como o abacate, os frutos secos e as sementes são ricos em gorduras monoinsaturadas e reduzem a quantidade de colesterol no sangue.
Ácidos gordos
As gorduras poliinsaturadas dividem-se em dois grandes grupos. Os ácidos gordos ómega-3, presentes sobretudo nos óleos de peixe, reduzem as LDL e podem ser consumidos sem restrições. Os ácidos gordos ómega-6 encontram-se sobretudo nos óleos de cereais e de sementes. São mais saudáveis que as gorduras saturadas, mas devem ser consumidos com moderação. Os óleos e as pastas de barrar de cártamo e de girassol são as suas fontes mais ricas. O óleo de soja contém estes dois tipos de ácidos gordos: 5 I % de ómega-6 e 7% de ómega-3.
Existe ainda outro tipo de gordura insaturada, os ácidos gordos trans, produzidos por hidrogenação ou saturação deliberada das gorduras insaturadas para as tornar mais duras e adequadas para a confecção de alimentos processados, como margarinas, pastas de barrar, bolos e bolachas. Estas gorduras não só aumentam o nível de LDL no sangue como também baixam o de HDL, podendo conduzir à formação de coágulos. Segundo as recomendações actuais, o seu consumo deve ser reduzido ao mínimo.

TOFU - QUEIJO DE SOJA

Ingredientes
1k de grãos de soja lavados e escorridos
8 litros de água
sulfato de magnésio (sal amargo)

Preparo
* Colocar os grãos lavados em um recipiente e adicionar água filtrada até cobri-los e deixar de molho por uma noite 8 a 10 horas em temperatura ambiente. Escorrer a água do molho e enxaguar os grãos e escorrer a água.Colocar os grão em um liquidificador, adicionar 8 litros de água e liquidificar. Como os liquidificadores têm uma capacidade pequena, essa operação pode ser feita em diversas etapas, tomando-se o cuidado de manter a proporção de grãos e água e, ao final do processo, juntar todas as porções. Transferir a mistura obtida para uma panela de alumínio grossa e cozinhar por 10 minutos numa temperatura de 95-100ºC, mexendo sempre para não pegar no fundo da panela.
* Deixar esfriar e coar em tecido de trama fina ou em tecido próprio para coar coalho de leite de vaca "pano de queijo". Separar a porção líquida "leite de soja" obtida e medir o volume. Preparar o agente coagulante,sulfato de magnésio (sal amargo). Para cada litro de leite de soja, dissolver uma colher de sobremesa rasa de ½ copo de água morna.
* Adicionar a solução coagulante ao leite também morno (75-80ºC), agitando com uma colher para misturar bem o agente coagulante ao leite de soja. Deixar o leite coagular e, após a formação do coágulo (tofu), esperar de 15 a 20 minutos sem mexer.
* Transferir o coágulo para uma forma (caixa de metal ou madeira) perfurada e forrada com um tecido de malha fina e úmida. Cobrir com uma tampa também perfurada e que se encaixe no interior da forma. Prensar a forma com pesos distribuídos sobre a tampa durante 15 a 20 minutos.
* Colocar a forma contendo o tofu prensado dentro de um recipiente contendo água gelada e deixar por 5 minutos. Em seguida, desinforme removendo o pano. Cortar o coágulo obtido (tofu) em pequenos pedaços (cubos) e colocá-los em um recipiente contendo também água gelada. Deixar os cubos na água gelada por 1 hora. Armazenar em geladeira os cubos de tofu em recipiente hermeticamente fechado com água gelada.
* Os cubos de tofu podem ser também armazenados em sacos plásticos selados em seladora elétrica ou tipo "zip loock" contendo também parte da água gelada do item anterior
Obs. conservar sempre em geladeira (2-4ºC)
Como agente coagulante pode ser utilizado também o Cloreto de Cálcio (CaCl2), na mesma proporção do Sulfato de Magnésio (sal amargo).

SEITAN ASSADO COM BATATAS

INGREDIENTES:
500 g de seitan;
1 laranja média;
6 dentes de alho;
100 ml de azeite;
1 colher de chá de sal;
1 colher de sopa de colorau;
1 colher de chá de louro em pó;
1 colher de café de alho em pó;
1 pitada de piripiri;
1 kg de batatas;
1 cebola pequena;
1 pitada de noz-moscada;
2 folhas de louro;
salsa fresca

PREPARAÇÃO:
Descasque 4 dentes de alho e, ainda inteiros, coloque-os num almofariz juntamente com o sal, o colorau, o louro em pó, o alho em pó, o piripiri, o azeite e o sumo de uma laranja. Esmague os alhos e misture as especiarias. Coloque o seitan, ao qual se aplicam alguns golpes em cima e em baixo, numa travessa pequena. Regue o seitan com a mistura feita, de modo a que os temperos penetrem nos golpes previamente feitos. Deixe apurar durante algumas horas.
Descasque as batatas e corte-as em pedaços. Coloque o seitan no centro de uma travessa e disponha as batatas à volta. Adicione o tempero do seitan, a cebola e os restantes dentes de alho laminados, a noz-moscada, as folhas de louro, a salsa picada grosseiramente e, por fim, regue tudo com o vinho.
Leve ao forno. Tem que ter cuidado para não deixar a parte de cima do seitan secar. Para isso deve ir molhando o topo com a ajuda de uma colher.

MACARRÃO AO PESTO

Ingredientes
* 500 g de macarrão fresco
* Azeite de Oliva Extra Virgem Primeira prensa a frio
* 2 dentes de alho
* 100 g de queijo parmesão ralado
* 2 xícaras de manjericão fresco
* 1 xícara de nozes descascadas
* sal a gosto
Modo de prepar
Cozinhar a massa normalmente. Enquanto cozinha, colocar no liquidificador os ingredientes secos e ir batendo acrescentando o azeite, como se fizesse uma maionese até transformar-se em uma pasta grossa. Escorrer a massa e acrescentar o molho. Rendimento médio 4 porções Tipo de preparo Cozidos Tempo médio de preparo 0 h 30 m

04/03/10

REFORMA PROGRESSIVA

APRENDER A COMER BEM E DEVAGAR

A alimentação é um acto voluntário e inconsciente, mas através do qual o ser humano arranja nutrientes para as suas funções vitais.
Actualmente não basta apenas ter acesso a bens alimentares, há que saber comer, saber escolher os alimentos de forma e em quantidades adequadas às necessidades diárias, ao longo de diferentes fases da sua vida. A alimentação de uma criança varia da de um adulto e há que saber distingui-las. Em comum, há que fazer sempre uma alimentação saudável que saiba contrabalançar os grupos alimentares, de modo a haver uma variedade nutricional.
Aprender a comer é um hábito que deve ser aprendido desde muito cedo, porque uma alimentação desequilibrada, pode conduzir a problemas de saúde.
Um estudo divulgado em Setembro de 2009 pela Universidade de Wageningen, na Holanda, mostrou a relação entre o ritmo com que se come e a quantidade de calorias consumidas. Os pesquisadores constataram que comer devagar, colocando menores porções de comida na boca e fazer uma mastigação mais prolongada, pode reduzir a ingestão de calorias e, consequentemente, ajudar na perda de peso. De acordo com os autores, essa prática faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente, fazendo-as comer menos. O teste foi feito com pudim e revelou que as pessoas que permaneceram com o alimento na boca por nove segundos ingeriram, em média, 42 gramas a menos.
Os benefícios de saborear com calma o alimento são um dos principais focos do slow food, associação internacional sem fins lucrativos fundada em 1986, na Itália. Hoje o movimento conta com mais de 80 mil associados e tem escritórios e seguidores em mais de 120 países. O slow food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. A filosofia do grupo baseia-se na ideia de que melhorar a qualidade da alimentação e arranjar tempo para saborear é uma forma simples de tornar o quotidiano mais agradável.
Mauro Scharf lembra os cinco principais motivos enunciados pelo slow food para comer devagar. O primeiro é perder peso. Segundo o movimento, o cérebro leva 20 minutos para processar que está satisfeito. Se a pessoa comer rápido, pode passar do ponto em que está satisfeita e continua a comer mais. O terceiro é apreciar a comida, fazendo das refeições um prazer gastronómico. O quarto benefício é melhorar a digestão, já que, quanto mais trabalho se faz na mastigação, menos trabalho o estômago terá, podendo conduzir a menos problemas digestivos. O quinto é diminuir o stress, pois comer devagar pode ser um grande exercício de concentração. Ainda, opor-se contra o fast food.
Scharf lembra que o ideal é que se gaste pelo menos 30 minutos em cada refeição, mastigando várias vezes antes de engolir e em pequenas garfadas, para saborear melhor os alimentos. Outra dica é não se sentar à mesa com muita fome, pois assim acaba-se por comer tudo em poucos minutos. O especialista reforça que é importante começar a refeição com saladas verdes, já as folhas exigem mais mastigação, além de serem muito importantes para o organismo. "Mas é sempre importante lembrar que temos que saber a quantidade diária de alimento necessário para cada pessoa, que depende de factores como o sexo, peso, actividade física e a idade", finaliza o endocrinologista.