29/08/14

Alho Francês à Brás

Ingredientes:
3 alhos-francês
3 ovos
100gr de batata palha
1 raminho de salsa
Sal q.b.
2 colheres (sopa) de azeite

Preparação:
Cortar o alho francês em rodelas finas.
Num recipiente, bater os ovos com a salsa. Temperar de sal.
Numa frigideira, deitar o azeite e saltear o alho francês até este estar cozido. Juntar a batata palha e ir mexendo até esta ficar mole. Adicionar os ovos e mexer muito bem.
Servir com uma salada de tomate e azeitonas pretas.

Observações:
Temperar os ovos com pouco sal pois a batata palha já tem sal suficiente para o prato ficar temperado.

Fonte http://kitchenet.aeiou.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=kn.stories/5837

27/08/14

Seitan Assado

Ingredientes:
1 peça de seitan de cerca de 500 g
Pimentão doce (colorau)
Louro em pó e em folhas
5 dentes de alho
1 laranja média
3 tomates médios
3 cebolas pequenas
Salsa
Feijões de soja
3 cenouras médias
Molho de soja
Limão, margarina, piripiri, sal e azeite q.b.

Preparação:
Na altura de assar:
Corte os tomates e as cebolas em quartos ou oitavos. Coloque-os numa assadeira em torno da peça de seitan. Estes legumes vão garantir que o seitan assa sempre com bastante molho. Espalhe sal grosso de forma uniforme, juntamente com um fio de azeite, o vinho e a salsa picada. Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos a uma temperatura de 180º. De 5 em 5 minutos abra o forno e molhe muito bem o topo do seitan. Este processo é fundamental para o sucesso do prato.


Enquanto o seitan assa pode preparar uma sugestão de acompanhamento. Parta as cenouras em rodelas. Coloque uma panela com água ao lume. Coza as cenouras e os feijões de soja. No fim da cozedura escorra a água. Coloque um pouco de margarina na panela. Ligue o lume e salteie os legumes na margarina. Quando estes estiverem prontos adicione gotas de limão e molho de soja até salgar os legumes o suficiente.

Batatas Salteadas com Salsinha (vegana)

Ingredientes
1 kg de batata asterix (casca rosada)
4 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de salsinha picada
Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Lave as batatas em água corrente, coloque-as (com casca) em uma panela grande e cubra com água fria. Tampe a panela, leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 15 minutos ou até que você possa furar as batatas com um garfo. Escorra as batatas e deixe esfriar por cerca de 10 minutos ou até que seja possível manuseá-las. Tire a pele e corte em pedaços grandes. Aqueça o azeite em uma frigideira antiaderente grande, adicione as batatas e cozinhe em fogo moderado por cerca de 7-8 minutos, virando com frequência para dourar por igual. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e dê uma boa salteada. Finalize com a salsinha picada e sirva imediatamente.

Rendimento: 4 a 6 porções

Fonte: Lemon Squeezy (adaptada)

Manjar rápido de Ameixa

Modo de Preparo
No liquidificador, bata a gelatina preparada de acordo com as instruções da embalagem, o iogurte e a ameixa. Reserve. Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar em ponto de chantilly. Misture o chantilly ao preparado de iogurte. Coloque em uma forma, de 23 cm de diâmetro com furo central, untada levemente com óleo. Leve à geladeira por 6 horas ou até firmar.
Calda Em uma panela, misture a ameixa, a água e o açúcar. Sem mexer, cozinhe até dar ponto de calda. Espere esfriar. Na hora de servir, desenforme o manjar e sirva com a calda

Ingredientes
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
1 litro de iogurte de ameixa
100 g de ameixa-preta sem caroço
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de açúcar Calda:
100 g de ameixa seca sem caroço
¼ de xícara (chá) de água

 ½ xícara (chá) de açúcar

Legumes mediterrânicos assados

Nesta deliciosa receita de legumes mediterrânicos assados, as beringelas, courgettes, pimentos e tomate fazem uma combinação maravilhosa quando assados e regados com azeite a ferver. Lascas de queijo Pecorino de ovelha são o toque final perfeito. Para quem o queijo tradicional não faz parte da sua dieta, existem várias opções totalmente vegetais no mercado, basta escolher a que mais lhe agrada. Esta é uma receita vegetariana colorida cheia de nutrientes e saudável, mas com baixo teor calórico se optar por excluir o queijo Pecorino.

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS

  • 1 beringela, às rodelas
  • 2 courgettes, às rodelas
  • 2 pimentos (vermelhos ou amarelos), cortados em quartos e sem sementes
  • 1 cebola grande, cortada em rodelas grossas
  • 2 cenouras grandes, cortadas em palitos
  • 4 tomates-chucha rijos, cortados em metades
  • Azeite extravirgem, para pincelar e regar
  • 3 colheres de sopa de salsa fresca picada
  • 3 colheres de sopa de pinhões ligeiramente torrados
  • 115g de queijo Pecorino
  • Sal

PREPARAÇÃO DOS LEGUMES MEDITERRÂNICOS ASSADOS

- Faça camadas das fatias de beringela num passador, polvilhando cada camada com um pouco de sal, e deixe escorrer no lava-louça durante 20 minutos. Depois passe por água corrente, escorra bem e enxugue com papel de cozinha. Aqueça o forno a 220º C.
- Coloque as fatias de beringela, as courgettes, os pimentos, a cebola, as cenouras  e o tomate num tabuleiro de ir ao forno. Pincele-os ligeiramente com azeite e asse-os durante cerca de 30 minutos ou até ficarem ligeiramente castanhos e as peles dos pimentos estarem queimadas.
- Transfira os legumes para um travessa. Se desejar, pele os pimentos e deite fora as peles. Aproveite o molho do tabuleiro e deite sobre o assado. Tempere a gosto com sal e pimenta. À medida que os legumes vão arrefecendo, espalhe mais azeite por cima. Quando estiverem à temperatura ambiente, misture a salsa fresca e os pinhões torrados.
- Utilizando um utensílio para pelar legumes, corte lascas de queijo Pecorino ou a sua alternativa vegetal e espalhe-as sobre os legumes. Pode servir acompanhado com batatas grelhadas com alho.
fonte: http://www.receitasvegetarianas.net/1834-legumes-mediterranicos-assados/

Beringelas Recheadas

Estas beringelas recheadas são deliciosas servidas quentes ou frias, com um maravilhoso molho raita, que é um conhecido molho Indiano à base de iogurte natural. Na confeção das beringelas recheadas opte por bonitas beringelas roliças, em vez de outras finas e afuniladas já que estas conservam melhor a sua forma quando recheadas e assadas no forno. As beringelas recheadas são confecionadas com lentilhas, tomate, cebola e um conjunto de eravas aromáticas, após ir ao forno leva também um delicioso molho e podem ser servidas quentes ou frias. Sirva esta deliciosa receita vegetariana acompanhada com quiabo com caril ou em alternativa experimente o crumble de batata. Para sobremesa cai sempre bem o tão conhecido tiramisù ou para uma sobremesa diferente sirva merengues de alperce.

Preparação: 25 minutos | Tempo de cozedura: 1h e 10 minutos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 386 Kcal
Açúcares: 9 g
Proteínas: 14 g
Gorduras: 24 g
Hidratos de Carbono: 30 g
INGREDIENTES PARA 6 PESSOAS
225 g de lentilhas
850 ml de água
2 dentes de alho, esmagados
3 beringelas
200 ml de óleo vegetal
2 cebolas, picadas
4 tomates, picados
2 colheres de chá de sementes de cominho
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de pasta de caril pouco picante
1 colher de chá de malagueta, picada
2 colheres de sopa de hortelã, picada
Sal
Iogurte natural e raminhos de hortelã, para servir
PREPARAÇÃO DAS BERINGELAS RECHEADAS
- Enxagúe as lentilhas em água fria corrente. Escorra e coloque numa panela com água e alho. Tape e coza durante cerca de 30 minutos.
- Coza as beringelas numa panela com água a ferver durante 5 minutos. Escorra e mergulhe-as depois em água fria durante 5 minutos. Escorra de novo, corte as beringelas ao meio longitudinalmente e retire-lhes a maior parte da polpa e reserve, deixando uma margem de 1 cm de espessura para formar uma concha.
- Coloque as conchas de beringela numa assadeira untada pouco funda, pincele com um pouco de óleo e polvilhe com sal e pimenta. Coza no forno previamente aquecido, a 190° C, durante cerca de 10 minutos. Entretanto, aqueça metade do restante óleo numa frigideira, junte as cebolas e os tomates e cozinhe, em lume brando, durante 5 minutos. Corte a polpa da beringela reservada, acrescente à frigideira com as especiarias e cozinhe lentamente durante 5 minutos. Tempere com sal.

- Adicione as lentilhas, a maior parte do restante óleo, reservando um pouco para mais tarde, e a hortelã. Deite a mistura nas conchas de beringela. Regue com o restante óleo e coza durante 15 minutos no forno. Sirva as beringelas recheadas quentes ou frias, com uma colherada de iogurte natural e raminhos de hortelã por cima.

Gougère de Legumes

Esta receita vegetariana de gougère de legumes é um prato bastante saboroso e simples de confecionar, com massa de choux e legumes verdes estaladiços. Pode dispor os pedaços de massa choux em forma de anel e rechear com todo o tipo de legumes. Pode também utilizar os pedaços de massa choux em conjunto com outras saladas vegetarianas, como por exemplo a salada de beterraba ou a salada de alfafa.
Preparação: 30 minutos | Tempo de cozedura: 40 minutos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 672 Kcal
Açúcares: 6 g
Proteínas: 19 g
Gorduras: 51 g
Hidratos de Carbono: 36 g
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
150 g de farinha de trigo
125 g de manteiga
300 ml de água
4 ovos, batidos
90 g de queijo gruyère, ralado
1 colher de sopa de leite
Sal
RECHEIO DO GOUGÈRE DE LEGUMES
2 colheres de sopa de manteiga de alho e ervas
2 colheres de chá de azeite
2 alhos-franceses, cortados em tiras
225 g de couve verde, cortada em farrapos finos
125 g de rebentos de soja
1/2 colher de chá de casca ralada de lima
1 colher de sopa de sumo de lima
Sal de aipo
Rodelas de lima, para guarnecer
PREPARAÇÃO DO GOUGÈRE DE LEGUMES
- Peneire a farinha para um pedaço de papel vegetal. Corte a manteiga em cubos e coloque numa panela com água. Aqueça até a manteiga estar derretida.
- Deixe ferver a água com a manteiga, depois inclua a farinha toda de uma vez. Bata até a mistura engrossar. Retire do lume e bata até a mistura ficar lustrosa e se afastar das bordas da panela.
- Transfira para uma tigela e deixe arrefecer durante 10 minutos. Inclua gradualmente, batendo, os ovos, um de cada vez, atendendo para que fiquem completamente incorporados ao fim de cada adição. Junte 60 g do queijo e tempere com sal e pimenta.
- Coloque colheradas da mistura fazendo uma forma redonda com 23 cm de diâmetro num tabuleiro humedecido. Pincele com leite e polvilhe com o queijo restante. Coza no forno previamente aquecido, a 220° C, durante 30-35 minutos até ficar dourado e estaladiço. Transfira para um prato de servir aquecido.
- Entretanto, faça o recheio. Aqueça a manteiga e o óleo numa grande frigideira e salteie o alho-francês e a couve durante 2 minutos. Junte os rebentos de soja, a raspa e o sumo da lima e salteie durante 1 minuto. Tempere a gosto.
- Deite no centro do anel de massa. Guarneça com rodelas de lima e sirva. Pode também servir o gougère de legumes com uma deliciosa salada de legumes marinados e porque não terminar com um cheesecake de lima.

Fonte http://www.receitasvegetarianas.net/1009-gougere-legumes/

25/08/14

Sobremesa Mágica

Ingredientes:
Para a base
½ chávena de manteiga derretida
1,5 chávena de bolachas Maria moídas

Para o recheio
1 lata de leite condensado
Para a cobertura
100 g de coco ralado
1 chávena de castanhas ou nozes picadas
1 tablete grande de chocolate, picada em pedacinhos pequenos

Confeção:
Aqueça o forno a temperatura média.
Misture a manteiga derretida e as bolachas e forre bem o fundo de um tabuleiro, calcando bem.
Deite o leite condensado por cima da base.
Espalhe uniformemente a cobertura de chocolate, depois o coco ralado e, por último, as castanhas (ou nozes) apertando firmemente com a mão.
Leve ao forno durante 25 a 30 minutos, até dourar.
Deixe arrefecer antes de cortar em quadradinhos pequenos. Guarde à temperatura ambiente.
Nota:
Pode substituir a base de bolachas Maria por outras bolachas da sua preferência.
Pode ainda alterar ou variar a cobertura de chocolate, com ingredientes a seu gosto – passas, damascos picados, cerejas picadas, nozes, amendoim moído, caju…
[in docesregionais]

Fonte http://www.1001receitasfaceis.net/sobremesas-e-doces/sobremesa-magica

22/08/14

RECEITAS COM CENOURA E AVEIA

Sopa de Cenoura, Laranja e Gengibre
Sopa1-F.jpg
Ingredientes

½kg de cenoura, fatiada fina

1 cebola média, fatiada fina

6 dentes de alho

3 colheres de sopa de gengibre fresco ralado

3 colheres de sopa de azeite

1 laranja grande, sumo sem sementes

5 chávenas de caldo de vegetais

1 folha de louro

Sal q.b.

1 raminho de salsa

1 raminho de tomilho





sementes_34325626.jpgalho_87632740.jpgModo de Fazer
Numa panela, aqueça o azeite e salteie a cebola, a cenoura, o alho e o gengibre.
Amarre o raminho do tomilho, da salsa e o louro juntos, e, quando a cebola estiver transparente, junte o ramo. Coza durante 2 minutos e junte o caldo de vegetais e o sumo da laranja.
Leve a ferver e deixe cozer em lume brando até que todos os vegetais estejam cozidos.
Retire o raminho e passe pela varinha mágica até obter um creme macio.
Sirva com um pouco de gengibre ralado e raspa de laranja.

Almôndegas de Cenoura com Aveia à Marroquina
Prato.jpg
Ingredientes para o Molho

8 tomates médios maduros, em cubos

1 cebola média, picada

2 colheres de sopa de azeite

1 colher de sopa de paprica

1 colher de chá de cominho em pó

½ colher de chá de piripiri em pó

4 colheres de sopa de salsa picada

2 dentes de alho picados

1 colher de chá de açúcar

½ chávena de caldo de vegetais

Sal q.b.

Ingredientes para as almôndegas

2 chávenas de flocos de aveia

1 chávena de cenoura ralada

1 cebola média, picadinha

2 dentes de alho, picados

1 colher de sopa de paprica

1 colher de chá de cominhos em pó

½ colher de chá de piripiri em pó

2 colheres de sopa de óleo

1 ovo

½ chávena de farinha de trigo

Sal q.b.

Modo de Fazer:
Misture a aveia com a cenoura. Acrescente o ovo, a cebola, o óleo e o sal. Se necessário, adicione farinha de trigo suficiente para modelar as almôndegas. Coloque-as num tabuleiro de ir ao forno e leve a assar durante cerca de 15 minutos.
Prepare o molho: aqueça o azeite e ponha o tomate, a cebola e o alho. Coza durante 5 minutos e junte a paprica, o cominho e o piri-piri. Coza por mais 5 minutos.
Junte o caldo e o açúcar, leve a ferver e deixe cozer durante 10 minutos em lume brando.
Junte a salsa e as almôndegas e coza durante 5 minutos.
Faça o couscous: aqueça bem o caldo de vegetais. Numa taça de ir ao forno, ponha o couscous, a salsa, os coentros e o sal. Deite o caldo, cubra a taça e deixe descansar até que todo o líquido tenha sido absorvido.
Aqueça o forno a 180oC, corte a margarina em pedacinhos e distribua sobre o couscous. Ponha a taça no forno e coza por 5 minutos.
Quando estiver pronto, com um garfo mexa o couscous.
Ingredientes para o Couscous

200g de couscous

50g de margarina vegetal

350ml de caldo de vegetais

2 colheres de sopa de salsa picada

2 colheres de sopa de coentros picados

½ colher de chá de sal

Custo total


especiarias_86369482.jpg
Além do Sabor... SAÚDE!
Os temperos não servem apenas para deixar os nossos alimentos mais saborosos. Estudos mostram que, além de conferirem sabores incomparáveis aos alimentos, servem para trazer saúde e equilíbrio ao nosso corpo. Veja como isso acontece, nas indicações a seguir.
plant_81395899.jpgHortelãÉ muito utilizada contra constipações e bronquites, devido ao efeito expetorante e antisséptico. Também é útil para combater as cólicas menstruais e os problemas do fígado.
alho_81266824.jpgAlhoÉ indicado para combater gripes e constipações e reduzir o nível de colesterol. O óleo extraído do alho é muito eficaz para matar fungos e bactérias. Tudo bem, sabemos que ele deixa, no hálito, um odor nada agradável, mas pense nos benefícios. Com certeza, vale a pena! Além disso, sempre pode mastigar um pouco de salsa, que abranda muito esse odor.
alecrim_70304854.jpgAlecrimÉ indicado para combater as cólicas menstruais e intestinais. Ajuda na proteção do fígado contra substâncias tóxicas, no bloqueio contra os radicais livres e ajuda na digestão. Deve ter-se muito cuidado com ele, porque basta um pouquinho para dar sabor.
erva-doce_101363269.jpgErva-doceDe sabor inconfundível, a erva-doce auxilia na digestão, no alívio das cólicas e diarreias, ajuda a melhorar a salivação e a aumentar a produção de leite materno.
gengibre_65071294.jpgGengibreFunciona como anti-inflamatório no organismo, ajudando na recuperação de gripes e constipações. Auxilia também no controlo do colesterol e no combate à gastrite.
salva_80069371.jpgSalvaMelhora a circulação do sangue no coração, e auxilia no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue. Melhora a digestão. Também pode ser utilizada para aliviar as cólicas intestinais, os gases, e no controlo do nervosismo e da hiperidrose, ou excesso de suor.
menta_52481962.jpgMentaDigestiva, exp

21/08/14

Abóbora recheada de korn picado com flocos de Cevada

Ingredientes:
5 batatas grandes, descascadas e cortadas em pequenos cubos
150 grs de korn picado (se for vegetariano) ou carne de vaca picada (se for omnívoro)
3 rodelas de abóbora com cerca de 5cm de espessura
1/2 couve lombarda (cortada aos gomos)
8 cogumelos (cortados em quartos)
1/3 copo vinho branco
1 e 1/2 cebola picada
3 dentes de alho picados
1/2 couve lombarda
1 copo de polpa de tomate
2 colheres (sopa) de concentrado de tomate
2 folhas de louro + 2 folhas de louro (picadas)
1 mão cheia de flocos de cevada
1 mão cheia de queijo ralado (para derreter)
Azeite, sal, pimenta preta, piripiri em pó e paprica q.b.

Preparação:
Corte três rodelas com cerca de 5cm de espessura da abóbora. Remova o centro, deixando ficar só a casca, e coloque-as dentro de água a ferver durante 3 minutos. Findo este tempo, retire e deixe-as repousar em cima de um papel absorvente.
Num tacho, ponha cerca de 3 colheres de sopa de azeite, uma pitada de sal, meia colher de chá de piripiri, uma colher de chá de paparica (pimentão doce serve) e uma pitada de pimenta preta moída. Quando estiver quente, adicione a cebola picada mais o alho e, mexendo regularmente, deixe alourar. Adicione então o korn moído (ou carne picada) e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, durante mais 3 minutos. Acrescente a polpa da abóbora cortada em cubinhos, os cogumelos, o vinho branco, as duas folhas de louro "inteiras" e a polpa de tomate. Deixe cozer durante cerca de 10 minutos.
Entretanto, enquanto o molho cozinha, ponha as batatas, previamente polvilhadas (e envolvidas) em pimentão-doce, piripiri, sal, louro picado, pimenta e um fio de azeite, num tabuleiro de ir ao forno.
Adicione os flocos de cevada ao preparado de korn e um pouco de água se estiver muito seco. Deixe cozer, mexendo regularmente, durante mais 4 minutos. Retire do lume e encha as rodas de abóbora com o preparado, fazendo um alto redondo. Coloque por cima um pouco de queijo ralado e uma pitada de orégãos e leve ao forno durante cerca de 15 minutos, a 180º.
Entretanto, ponha a metade da couve lombarda, cortada aos gomos e polvilhada com uma pitadinha de sal, numa panela com um dedo de água e deixe cozinhar com o vapor, em lume mínimo, durante 15 minutos.
Quando tudo estiver pronto, é só servir e comer, sem esquecer a casca.

Observações:

Esta é bem simples e rápida.

Alho Francês à Brás

Ingredientes:
3 alho-francês
3 ovos
100gr de batata palha
1 raminho de salsa
Sal q.b.
2 colheres (sopa) de azeite

Preparação:
Cortar o alho francês em rodelas finas.
Num recipiente, bater os ovos com a salsa. Temperar de sal.
Numa frigideira, deitar o azeite e saltear o alho francês até este estar cozido. Juntar a batata palha e ir mexendo até esta ficar mole. Adicionar os ovos e mexer muito bem.
Servir com uma salada de tomate e azeitonas pretas.

Observações:

Temperar os ovos com pouco sal pois a batata palha já tem sal suficiente para o prato ficar temperado.

Seitan assado



Ingredientes:
1 peça de seitan de cerca de 500 g
Pimentão doce (colorau)
Louro em pó e em folhas
5 dentes de alho
1 laranja média
3 tomates médios
3 cebolas pequenas
Vinho branco
Salsa
Feijões de soja
3 cenouras médias
Molho de soja
Limão, margarina, piripiri, sal e azeite q.b.
Preparação:
Na altura de assar: 
Corte os tomates e as cebolas em quartos ou oitavos. Coloque-os numa assadeira em torno da peça de seitan. Estes legumes vão garantir que o seitan assa sempre com bastante molho. Espalhe sal grosso de forma uniforme, juntamente com um fio de azeite, o vinho e a salsa picada. Leve ao forno cerca de 30 a 40 minutos a uma temperatura de 180º. De 5 em 5 minutos abra o forno e molhe muito bem o topo do seitan. Este processo é fundamental para o sucesso do prato. 
Enquanto o seitan assa pode preparar uma sugestão de acompanhamento. Parta as cenouras em rodelas. Coloque uma panela com água ao lume. Coza as cenouras e os feijões de soja. No fim da cozedura escorra a água. Coloque um pouco de margarina na panela. Ligue o lume e salteie os legumes na margarina. Quando estes estiverem prontos adicione gotas de limão e molho de soja até salgar os legumes o suficiente.

19/08/14

Receitas de Tofu e Tapioca



capa.jpg
Almôndegas Nutritivas de Tofu
Ingredientes
1 chávena de tofu (queijo de soja)
1 tomate pelado e sem sementes
1 cebola pequena, ralada
2 colheres de sopa de salsa picadinha
1 colher de sopa de maionese de soja
sal q.b.
sementes de sésamo
Modo de FazerRale o tomate ou corte-o em pedacinhos pequenos. Triture o tofu. Misture todos os ingredientes e faça pequenas almôndegas. Passe-as por sementes de sésamo. Sirva-as com uma salada a seu gosto.

cebola_4879738.jpg
Cebola
Com uma quantidade ínfima de gorduras e poucas proteínas, são as vitaminas que sobressaem nesta hortaliça. Estão todas presentes, com excepção da vitamina B12. O mesmo sucede com os minerais, dos quais se destaca o potássio. Entre os oligoelementos, o mais abundante é o enxofre, que faz parte da essência volátil da cebola.

sesamo_8911396.jpg
Sésamo
As suas sementes são ricas em ácidos gordos insaturados, proteínas de elevado valor biológico (semelhante ao das proteínas de soja, mas sem os seus inconvenientes), lecitina, vitaminas, minerais e oligo-
elementos. Constitui um alimento concentrado que tonifica o sistema nervoso e favorece a actividade
sexual.

tapioca.jpg
Tapioca com Fruta
Ingredientes
1/3 de chávena de chá de tapioca
1 pacote de gelatina de ananás
(jely já)
2 colheres de sopa de frutose ou açúcar (facultativo)
2 ½ chávenas de água
Fruta cortada aos pedacinhos (maçã, ananás, morangos, banana, pêssego, pêra ou outras ao seu gosto)
Modo de Fazer
Adicione ½ chávena de água à tapioca e deixe-a de molho 10 minutos.
Coloque, num tacho, 2 chávenas de água ao lume até levantar fervura. Junte a tapioca e vá mexendo para não pegar. Deixe ferver até ficar transparente. Se desejar, pode juntar-lhe uma rodela de limão.
Logo que a tapioca esteja cozida, junte-lhe a fruta, a gelatina e o açúcar ou a frutose. Refresque-a no frigorífico.
Sirva decorada a gosto.
mandioca_2626822.jpg
tapioca_11965222.jpgTapioca
A tapioca é a farinha que se obtém da mandioca. Pode-se cozer com leite, caldo de verduras ou sumo de frutas. É formada por 88% de hidratos de carbono (fécula ou amido), e muito poucas proteínas e gorduras. Digere-se muito facilmente e é rica em calorias. Recomenda-se, especialmente, em caso de afecções digestivas, celiaquia, doenças hepáticas e na convalescença de doenças graves ou intervenções cirúrgicas.

SUGESTÕES E SOLUÇÕES

Cogumelos Recheados

Cogumelos Recheados


Para a preparação desta receita vegetariana de cogumelos recheados utilize cogumelos grandes de chapéu aberto, pelo seu sabor e por serem mais práticos para rechear.
Preparação: 15 minutos | Tempo de cozedura: 25 minutos

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Calorias: 273 Kcal
Açúcares: 5 g
Proteínas: 13 g
Gorduras: 18 g
Hidratos de Carbono: 15 g

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS

8 cogumelos de chapéu aberto
1 colher de sopa de azeite
1 alho-francês pequeno, picado
1 talo de aipo, picado
100 g de tofu firme, cortado em cubos
1 courgette, picada
1 cenoura, picada
100 g de pão integral ralado
2 colheres de sopa de manjericão, picado
1 colher de sopa de concentrado de tomate
2 colheres de sopa de pinhões
75 g de queijo cheddar, ralado
175 ml de caldo de legumes
Sal e pimenta
Salada, para servir

PREPARAÇÃO

- Retire os pés aos cogumelos e pique-os finamente. Reserve os chapéus.
- Aqueça o azeite numa grande frigideira de fundo pesado em lume médio. Junte os pés de cogumelos picados, o alho-francês, o aipo, o tofu, a courgette e a cenoura e cozinhe, mexendo constantemente, durante 3-4 minutos.
- Adicione o pão ralado, o manjericão picado, a concentrado de tomate e os pinhões. Tempere com sal e pimenta a gosto e misture bem.
- Deite a mistura para os chapéus dos cogumelos, pondo o queijo ralado por cima.
- Coloque os cogumelos numa assadeira pouco funda e regue-os com o caldo de legumes.
- Leve ao forno previamente aquecido, a 220° C, durante 20 minutos até estarem bem cozidos e o queijo ter derretido. Retire os cogumelos da assadeira e sirva imediatamente com uma salada.

17/08/14

Salteado de Legumes de Verão

Salteado de Legumes de Verão


Esta receita de salteado de legumes combina a frescura dos legumes de verão ligeiramente cozinhados realçados pelo sabor aromático de um molho de estragão e vinho branco. Uma típica receita vegetariana de salteado de legumes com cenouras, feijão-verde, courgettes, chlotas e rabanetes. Combina na perfeição com as deliciosas rodelas de queijo e batata ou com uns fritos de batata, para sobremesa que tal uma mousse de framboesa.
Preparação: 10 minutos | Tempo de cozedura: 15 minutos

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

  • Calorias: 217 Kcal
  • Açúcares: 8 g
  • Proteínas: 2 g
  • Gorduras: 18 g
  • Hidratos de Carbono: 9 g

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS

  • 225 g de cenouras bebés, esfregadas
  • 125 g de feijão-verde
  • 2 courgettes, arranjadas
  • 1 punhado de chalotas grandes
  • 1 punhado de rabanetes
  • 60 g de manteiga
  • 2 colheres de sopa de azeite
  • 2 colheres de sopa de vinagre de vinho branco
  • 4 colheres de sopa de vinho branco seco
  • 1 colher de chá de açúcar superfino
  • 1 colher de sopa de estragão, picado
  • Sal e pimenta
  • Raminhos de estragão, para guarnecer

PREPARAÇÃO DO SALTEADO DE LEGUMES DE VERÃO

- Corte as cenouras ao meio longitudinalmente e o feijão-verde e as courgettes às rodelas e as chalotas e rabanetes ao meio para que todos os legumes fiquem cortados em pedaços de tamanho igual.
- Derreta a manteiga numa grande frigideira de fundo espesso ou wok. Junte todos os legumes e cozinhe-os em lume médio, mexendo frequentemente, até estarem tenros, mas ainda estaladiços e firmes ao dente.
- Aqueça o azeite, o vinagre, o vinho branco e o açúcar numa pequena caçarola sobre lume brando, mexendo até o açúcar se dissolver. Retire do lume e adicione o estragão picado.
-  Quando os legumes estiverem praticamente cozidos, regue-os com o «molho». Mexa, revolvendo bem os legumes para os envolver, e transfira depois para um prato de servir aquecido. Guarneça com raminhos de estragão fresco e sirva o salteado de legumes de verão de imediato.

Tarte de manga e banana

Tarte de manga e banana

Nesta tarte de manga e banana somos presenteados com uma óptima combinação de cores e sabores proporcionados pelas bananas e as mangas, em especial quando cobertas com pedaços de coco tostados. Para confecionar esta tarte de manga e banana o ingrediente que talvez tenha alguma dificuldade em encontrar são as lascas de coco, que se vendem em alguns supermercados e na maior parte das lojas de alimentação saudável. Pode também em alternativa caso não encontre as lascas de coco usar coco seco. Mas vale a pena dedicar algum tempo para encontrar as lascas já que são muito mais agradáveis e não tão doces quanto o coco seco, não ficando assim tão enjoativo. Se servir numa festa, pode experimentar também o bolo invertido e uma mousse de chocolate especial.
Preparação: 1h e 15 minutos | Tempo de cozedura: 10 minutos

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

  • Calorias: 235 Kcal
  • Açúcares: 17 g
  • Proteínas: 4 g
  • Gorduras: 10 g
  • Hidratos de Carbono: 35 g

INGREDIENTES PARA 8 PESSOAS

  • 1 base de tarte de 20 cm já cozida
  • 2 bananas pequenas e maduras
  • 1 manga às tiras
  • 3+1/2 colheres de sopa de amido de milho
  • 50 g de sopa de açúcar amarelo
  • 300 ml de leite de soja
  • 150 ml de leite de coco
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • Lascas de coco, tostadas

PREPARAÇÃO DA TARTE DE MANGA E BANANA

- Corte as bananas às rodelas e disponha metade sobre a massaja cozida,juntamente com metade dos pedaços de manga.
- Coloque o amido de milho e o açúcar numa caçarola e mexa. Adicione gradualmente os leites de soja e de coco até combinar tudo muito bem e cozinhe em lume brando, batendo até a mistura engrossar.
- Junte a essência de baunilha e verta a mistura sobre a fruta.
- Cubra com a fruta restante e as lascas de coco tostadas. Leve a tarte de manga e banana ao frigorífico durante 1 hora antes de servir.

Abobrinha Empanada e Frita (vegana)


Abobrinha Empanada e Frita
Ingredientes

1/2 kg abobrinha média
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite de soja
1 xícara (chá) de azeite de oliva (para fritar)
Sal a gosto

Preparo

Lave as abobrinhas e coloque em uma tigela. Cubra com 1 litro de água gelada e deixe de molho por 20 minutos. Em seguida, escorra a água e lave-a até sair toda aspereza da casca. Limpe a abobrinha, tirando as extremidades e corte em rodelas finas (0,3 cm de espessura). Reserve.

Peneire em uma tigela a farinha de trigo. Adicione o leite de soja e bata com um garfo por 3 minutos ou até obter uma certa consistência. A massa não deve ficar muito rala nem muito espessa. Reserve.

Coloque o azeite de oliva em uma frigideira (20 cm de diâmetro). Leve ao fogo até aquecer bem. Aos poucos vá empanando as fatias de abobrinha na massa e coloque na frigideira com o azeite de oliva bem quente. Frite por 1 minuto ou até a massa dourar. Tire as abobrinhas com uma escumadeira e coloque sobre toalha de papel. Polvilhe sal e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções

Fonte

Salada Fria de Batata (vegana)


Salada Fria de Batata (vegana)
Ingredientes

batatas grandes
2 cenouras
1 dente de alho amassado
Cebolinha verde picada
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite

Preparo

Cozinhe as batatas e as cenouras, em água salgada, até ficarem bem molinhas. Amasse com um garfo, e tempere com azeite, alho, pimenta-do-reino e cebolinha. Misture bem e leve à geladeira para esfriar. Pode ser consumida quente também.

Fonte: Receita e foto do blog Cozinhando e Amando

Bolinho de Lentilhas (vegana)


Bolinho de Lentilhas (vegana)
Ingredientes

200 g de lentilhas cozidas e escorridas
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho amassados com sal
Manjericão a gosto
Salsinha a gosto
1 colher (sopa) de mostarda
1 pitada de pimenta-calabresa
2 colheres (sobremesa) de maisena
1/2 xícara de farinha de rosca ou pão integral ralado (aproximadamente)
Óleo para fritar

Preparo
Bata a lentilha, o alho com sal e a salsinha no liquidificador, ou processador, até virar uma pasta (não acrescente água). Se ficar uns pedacinhos, tudo bem. Coloque esta pasta em uma tigela ou bowl e acrescente os demais ingredientes, com exceção da farinha de rosca. Misture bem com auxilio de uma colher e vá acrescentando farinha de rosca até obter uma massa boa de modelar, nem seca nem úmida demais. Pegue porções de massa, com o auxílio da colher (ajuda a ficarem do mesmo tamanho), e faça bolinhas achatando-as, frite em óleo quente e coloque sobre papel toalha.

Bolinho de Lentilhas (vegana)

Fonte: Receita e fotos do blog Comidinhas Top 5

Dip de Berinjela (vegana)


Dip de Berinjela (vegana)Ingredientes

berinjela grande, cortada em pedaços
tomates médios, cortados em pedaços
1 cebola grande, cortada em pedaços
1/4 de xícara de azeite
1 colher (chá) de folhas de tomilho
1/2 colher (chá) de casca de limão ralada
2 dentes de alho picados
1/3 de xícara de uva-passa escura
Sal a gosto
Ramos de tomilho para decorar
Pãezinhos ou torradas para acompanhar

Preparo

Em uma panela, leve ao fogo baixo todos os ingredientes e cozinhe, com a panela tampada, mexendo às vezes, por 20 minutos ou até a berinjela ficar macia. Transfira o refogado para o processador e pulse até obter uma pasta. Espere esfriar, decore com tomilho e sirva com torradas ou pãezinhos de sua preferência.

Rendimento: 6 porções

Fonte: M de Mulher - Foto: Pedro Rubens