30/06/09

RECEITA DE LEGUMES

RECEITA ENVIADA POR MARIANA
Tenho andado com a cabeça tão cheia que me tem acontecido com frequência só me lembrar do jantar a poucos minutos de ter de o fazer. Conclusão: normalmente está tudo congelado e eu de-tes-to descongelar as coisas no microondas.
Ontem foi um desses dias. Não fazia ideia do que iria cozinhar e o marido quase a chegar a casa! Normalmente aproveitamos a hora de cozinhar e estamos juntos: eu cozinho e ele lava a louça do dia. É uma forma de aproveitar o tempo, de falarmos do dia que passou e de estarmos juntos. Gostamos muito deste nosso “ritual” diário.
Não me apetecia nada muito pesado, ainda tinha que fazer depois do jantar e já sabia que se ficasse pesada só me ia apetecer “jiboiar” pelo sofá. Assim, e depois de olhar um tempo para dentro do frigorífico, cheguei à conclusão que tinha uns legumes a precisar de ser usados e um pacote de massa folhada também já quase no limite do prazo. Pronto, estavam escolhidos os ingredientes. Agora era só inventar!
Normalmente tento não abusar nas coisas esquisitas. O Zé tem a mente aberta e prova de tudo, mas eu gosto que ele goste da comida e não que coma, simplesmente para se alimentar. Para isso já lhe basta o almoço. Portanto já sei que as coisas têm de ter bastante sabor. Às vezes arrisco um bocadinho e vou-lhe dando a provar, de forma diferente, coisas de que ele não gosta muito. Ontem resolvi experimentar…
Saltaram, então, para dentro de uma frigideira, com um fiozinho de azeite, uma cebola às fatias muito fininhas e dois dentes de alho, a alourar. Entraram a seguir uns cogumelos, aos bocadinhos (não sei bem quantos, os que havia), que cozinharam ligeiramente no azeite. Um alho francês, com a parte verde também, às tirinhas, uma cenoura pequena ralada, uma mão mal cheia de milho congelado e outra de ervilhas. Fica a cozinhar, em lume baixo, mexendo de vez em quando. Juntei-lhe sal, grosso, e quando estava quase cozinhado, tomilho. Sem muitos sabores, sem complicar.
A massa folhada foi recheada e dobrada ao meio, quase como uma grande calzone. Pincelada com ovo e polvilhada de mais tomilho, foi ao forno. À parte, uma salada de alface, tomate aos cubos e cenoura ralada, temperada com sal, azeite, vinagre, alho e orégãos.
Pronto o folhadão, foi à mesa já empratado. O marido provou e aprovou! Dado que ele não gosta lá muito de milho e cogumelos e que acha os pratos vegetarianos, normalmente, com pouco sabor, o prazer com que ele comeu, ontem, disse tudo! E eu fiquei feliz!

28/06/09

COMBATE À OBESIDADE

Sendo a obesidade, uma das “doenças” que afecta cada vez mais toda a população mundial, com uma principal incidência cada vez mais nos jovens e em idades mais precoces. É cada vez mais urgente olhar para este como uma doença que pode ser curada se se seguirem determinadas regras em termos de alimentação e hábitos de vida saudáveis…

Sabia que…???
Cerca de 5 milhões de portugueses têm peso a mais
O mais recente estudo realizado em Portugal sobre a incidência da obesidade revela dados alarmantes1: mais de metade da população tem excesso de peso, e destes 14,2 por cento são casos de obesidade. Ou seja, no nosso país existe já mais dum milhão e meio de obesos, a quem o Serviço Nacional de Saúde não consegue dar uma resposta adequada.
A obesidade, que a Organização Mundial de Saúde considera “a epidemia do século XXI”, é uma doença crónica e constitui um dos mais graves problemas de saúde pública que o nosso país enfrenta. Apesar da incidência ter aumentado para o triplo nos últimos vinte anos, o tratamento da patologia continua a não ser comparticipado, e o SNS só consegue tratar os casos muito graves, a denominada “obesidade mórbida”.
Em Portugal, o excesso de peso atinge também crianças e jovens e é já motivo de preocupação. A prevalência da pré-obesidade e obesidade em idade pré-escolar, escolar e adolescente é de 31 por cento, com 10 por cento de casos de obesidade.Os problemas decorrentes da obesidade ultrapassaram a questão estética. A patologia está relacionada com um maior risco de doenças e de mortalidade precoce. Nas doenças associadas destacam-se a diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. A diabetes tipo 2, que em cerca de 80 por cento dos casos ocorre em obesos, tem prevalência crescente e neste momento já atinge crianças e adolescentes. As doenças cardiovasculares relacionam-se com estas duas condições – obesidade e diabetes – e são, a par do cancro, uma das grandes causas de mortalidade precoce.
Assim, em 2009, o dia 23 de Maio, Dia Nacional da Luta Contra a Obesidade, transforma-se, por iniciativa da ADEXO – Associação dos Obesos e Ex-Obesos de Portugal, em Dia Nacional de Luto pela Obesidade. Carlos Oliveira, presidente da ADEXO, afirma que “estamos de luto pelas cerca de 9 mil pessoas com obesidade que, desde 2004, morreram e continuam a morrer nas listas de espera para consulta e nas listas de espera para cirurgia de tratamento da obesidade. Estamos de luto, não porque não se tenha feito nada, mas sim porque nada do que está feito que necessite de investimento é implementado pelos serviços do Ministério da Saúde”.
• Em Portugal, a taxa de prevalência da pré-obesidade e obesidade é de 53,6 %
• 14% dos Adultos tem obesidade
• 1,4% dos adultos tem obesidade mórbida
• 31 % das crianças e adolescentes portugueses têm excesso de peso
• A obesidade é a “epidemia do século XXI”

27/06/09

RISOTO COM SUMO DE LARANJA

Ingredientes
- 2 bananas nanicas picadas
- 3 xíc. de suco de laranja
- 2 col. (sopa) de suco de limão siciliano
- 1/2 xíc. de açúcar
- 1 xíc. de arroz arbóreo
- 3 col. (sopa) de manteiga
- 4 col. (sopa) de chantilly

Modo de Preparar
Bata no liquidificador as bananas-nanicas com o sumo de laranja, o sumo de limão siciliano e o açúcar. Despeje em uma panela. Ferva. Reserve.
Noutra panela, refogue o arroz na manteiga derretida por cerca de 2 min. Acrescente, aos poucos e sem parar de mexer, a mistura (que precisa estar fervendo) da banana batida com o suco de laranja. Assim que o arroz ficar al dente e cremoso, retire do fogo.
Tape a panela por 3 min.
Sirva com o chantilly.
Tomilho e banana-nanica desidratada decoram.

ASSADO DE AMÊNDOAS E CAJU

INTRODUÇÃO:
As oleaginosas como a amêndoa e o caju são boas fontes de proteínas vegetais e de gorduras insaturadas. Apesar de serem alimentos muito calóricos, fornecem nutrientes muito saudáveis. Excelente prato para servir no seu Natal vegetariano.
Receita vegan
Ingredientes (4 pessoas):
4 cebolas médias
5 tomates maduros
2 cenouras médias, raladas
4 fatias grandes de pão integral (duro), esfareladas
100g de amêndoas, moídas
100g de castanhas de caju, moídas
1 colher de sopa de azeite
Sal, a gosto
Preparação:
1º Aqueça o azeite e refogue ligeiramente as cebolas, bem picadas.
2º Retire a pele dos tomates e corte-os em cubos. Adicione-os ao refogado de cebolas, juntamente com as cenouras raladas. Deixe cozinhar durante alguns minutos em lume médio.
3º Esfarele o pão e adicione-o ao preparado anterior. Misture bem. Junte as amêndoas e o caju e deixe cozinhar durante 15 minutos. Tempere com sal.
4º Aqueça o forno a 200ºC.
5º Coloque a mistura numa forma (rectangular) ligeiramente oleada, e comprima um pouco o conteúdo. Leve ao forno durante 30 minutos.

26/06/09

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Começamos este conteúdo sobre Alimentação Saudável referindo a importância de como a Saúde é o nosso bem mais precioso. Portanto devemos dar especial atenção à ela.
O organismo humano é constituído de Mente, Corpo, e Espírito, cada umas destas partes são importantes para o bem estar geral de uma pessoa, e para tanto devem ter suas necessidades atendidas. São seus hábitos de vida que determinarão se você terá um organismo sadio, forte e resistente; ou se através de seus maus hábitos de vida, você agride seu corpo enfraquecendo-o, e minando suas resistências. Para que se tenha uma saúde minimamente equilibrada é necessário observar pontos importantes, como a boa alimentação, o dormir 8 horas de sono diariamente, a higiene pessoal adequada, abolir de sua vida o tabaco e a bebida alcoólica, etc.
Relativo a alimentação, este é o ponto mais importante para se manter saudável e forte.
Pois através dos alimentos que você recebe todas as vitaminas e nutrientes necessários (minerais, vitaminas, proteínas, açúcar, gordura) para ter uma boa qualidade de vida e manter sua saúde em dia. A alimentação na criança é o ponto determinante para o bom crescimento, na formação dos ossos, na dentição permanente, etc.
A alimentação influencia no funcionamento dos sistemas nervoso, glandular, ósseo, muscular, urinário, digestivo, respiratório, cárdio-circulatório, assim como no comportamento, humor, memória, inteligência, na disposição física e sexual.
Relativo ao sistema de defesa do organismo a alimentação tem papel fundamental, sem uma boa alimentação o organismo sofre alterações em sua resistência, enfraquecendo e estando assim susceptível a todos os tipos de doenças.
Devemos observar também que não é a quantidade de alimentos que nos faz mais forte, e sim a qualidade e ingestão das refeições em horários regulares e com calorias balanceadas.
Para uma alimentação rica e natural, devemos observar três qualidades de alimentos, a vegetal, a natural e a integral.
- Alimentos Vegetais - São os alimentos mais importantes, são as verduras, os legumes e as frutas. Neles você encontrará minerais, vitaminas, açucares, proteínas e gorduras, estas em baixa quantidade. São alimentos equilibrados, que devem de ser consumidos diariamente. Devendo estar presente em 2/3 de toda alimentação, ou seja no pequeno almoço, no almoço e no jantar. Para além de saborosos eles contem substancias protectoras com acção anti inflamatória, anti reumática, etc. São também indicados para pessoas obesas que necessitam de dieta, por serem extremamente saudáveis. Devem ser consumidos preferivelmente crus e muito bem higienizados.
- Alimentos Naturais - São aqueles produzidos pela natureza. Eles fornecem as substâncias necessárias para o perfeito funcionamento do organismo e sua defesa, e o organismo está apto para digeri-los, absorvê-los, metabolizá-los e eliminar o que não serve. Ao contrário, os produtos artificiais, industrializados são os alimentos que contém substâncias químicas acrescentadas, como conservantes, estabilizantes, corantes, aromatizantes, espessante. Estas substancias são prejudiciais a saúde , capazes de provocar intoxicações, alergias, e muitos outros problemas, inclusive o câncer. Nesta categoria estão o açúcar refinado, os doces, as bebidas artificiais, a margarina, os enlatados em geral, produtos nada saudáveis, que devem ser evitados.
- Alimentos Integrais - Este é um item a parte e que merece especial atenção, por isso logo abaixo você encontrará vários exemplos destes alimentos. Alimentos integrais são aqueles mantidos com a composição que recebeu da natureza, sem nada acrescentar, nem retirar. É o alimento na sua forma completa, total, com todos os seus nutrientes, necessários para o equilíbrio e bom funcionamento do organismo. São aqueles que não passaram pelo processo de beneficiamento ou refinamento. Os cereais integrais ainda possuem películas que envolvem os grãos, ricas em nutrientes como fibras (importante para manutenção e funcionamento adequado do intestino), vitaminas e minerais. São alimentos saudáveis que nos fornecem nutrientes essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. Devem ser consumidos com regularidade, evitando-se o consumo de açucares refinados, sal refinado, etc.
Exemplo de alguns Alimentos Integrais:
AÇÚCAR MASCAVO -
É o açúcar de cana integral, que não passa pelos processos de refino e industrialização. Tem uma coloração marrom é rico em cálcio, ferro, potássio e diversas vitaminas que não são encontradas no açúcar refinado. É importante lembrar que o açúcar mascavo não é aconselhável para diabéticos.
AGAR-AGAR - É um pó branco extraído de algas, que quando colocado em água, a absorve tomando uma consistência gelatinosa, que além de ser um substituto para a gelatina comum no preparo de sobremesas, auxilia a reduzir a fome e a regularizar o intestino.
ALGAS MARINHAS - Ricas em sais minerais, ajudam a eliminar resíduos alimentares tóxicos (alimentos industrializados) do nosso corpo. Na alimentação, são utilizadas de várias maneiras: cozidas em sopas ou junto com algum cereal integral, fritas, como recheio de legumes e etc. Actuando no fortalecimento de todo o organismo humano
ARARUTA - Araruta é uma raiz branca. O creme feito com araruta é recomendado para distúrbios intestinais ( diarréias) e problemas respiratórios (gripe, bronquite). Restaurador de forças. Utilizada para engrossar sopas, mingaus, pudins, geléias, cremes, molhos, etc.
ARROZ INTEGRAL - Como alimento principal, bem mastigado e ensalivado é um poderoso alimento-medicamento. É um alimento praticamente completo, possuindo a cadeia mais completa dos 12 aminoácidos indispensáveis para a formação de novas células. Rico também nas vitaminas A, B, B2, B5, B6, E e os minerais, cálcio, fósforo, ferro, etc.Actua como auxiliar no tratamento de vários distúrbios como:- falta de memória- purificador do sangue - benéfico para o aparelho digestivo- rico em fibras auxilia o tratamento de prisão de ventreO preparo deste arroz é basicamente como o arroz comum, diferenciado apenas no tempo de cozimento que em lume brando demora cerca de 30 a 50 minutos.
AVEIA (Farelo)- É a película do grão de aveia que por possuir uma rica quantidade de fibras hidrosolúveis, consegue eliminar o alto nível de colesterol no sangue, após oito semanas de uso constante. O cozimento da aveia é ótimo tônico fortificando convalescentes. Excelente nas enfermidades dos rins, pulmões, garganta, diabetes, reumatismo e enfraquecimento.
AVEIA (GRÃOS OU FLOCOS) - É reconhecidamente um cereal ENERGÉTICO.- aumenta a resistência física- auxiliar no tratamento de anemia- auxiliar na regularização da taxa glicêmica (açucar), sendo especialmente recomendada aos diabéticos- estimula a tireóide aquecendo o corpo no inverno.Rica em vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, cloro, magnésio e manganês.
AVELÃ - Excelente tônico cerebral. O óleo é utilizado como tônico capilar de grande eficácia contra queda de cabelo.
BROTOS - Brotos de feijão , lentilha, alfafa, trigo, arroz, já faz parte dos hábitos alimentares de quase todo o mundo. Excelentes fontes de vitaminas, e minerais.- auxiliar no tratamento de esgotamento físico- excelente para convalescenças- auxiliar na recuperação de infecções- estimulam a lactação
CENTEIO (GRÃOS, FARINHA, FLOCOS) - Indicado para os casos de:- hipertensão arterial, doenças cardíacas, e falta de memória- rico em cálcio, ferro, magnésio e fósforo- favorece a circulação
CEVADA (CAFÉ DE CEVADA) - Com os grãos torrados e moídos, prepara-se o "café de cevada" que acalma os nervos e é excelente fortificante para o cérebro.
CEVADA EM GRÃO - Cereal leve e refrescante, pode ser consumido em forma de pão, ou grãos cozidos (puros ou em sopas)- auxilia o tratamento de inflamações - evita desarranjos intestinais- auxiliar na boa calcificação nos ossos- rico em cálcio, potássio, fósforo, silício, vitamina B e caroteno.
ERVILHA e LENTILHA - Têm alto teor de carboidratos e fibras. Baixo teor de gordura. Boa fonte de vitamina B e sais minerais. Usadas em sopas, saladas e para acompanhar cereais, substituindo a carne.
FARELO DE TRIGO - Evita problemas no intestino como a diverticulite e a prisão de ventre. Baixo teor calórico. Consumir com frutas amassadas, leite, sopas, sucos, pães e bolos.
FARINHA DE TRIGO INTEGRAL - É o grão trigo moído sem que tenha passado pelo processo de refinamento. Utilizada no preparo de bolos e pães, em substituição à farinha branca comum. Possue vitaminas A, B, Zinco, Magnésio, Cromo, etc.
FRUTA SECA - Preparadas por processos de desidratação cada vez mais modernos que minimizam perdas nutricionais, as frutas secas têm altas concentrações de minerais e frutose, o açúcar natural das frutas. São ótimas substitutas de doces, pois são naturalmente saborosas e nutritivas.São ricas em potássio, ferro, magnésio, fibras e vitaminas em geral .
GELÉIA REAL - É um super alimento produzido pelas abelhas rainhas. Indicado para o rejuvenecimento da pele, auxiliar em convalescença, principalmente na tuberculose; alívio da asma; dores reumáticas; obtenção de sono tranquilo, etc
GERGELIM - Sementes pretas e brancas (ou amarelas). Contém lecitinas e fosfatos em abundância. Aumenta a actividade e o reflexo do cérebro. Ricas em Vitaminas A, cálcio, proteínas e calorias.
GERME DE TRIGO - Possue vitaminas E, B, outros complexos B e proteínas. Excelente em caso de esterilidade e distúrbios da menopausa. Diminui a tensão arterial e varizes. Pode ser usado no iogurte, coalhadas, sucos, etc.
GERSAL - O gersal é um condimento bastante comum na alimentação vegetariana e macrobiótica. É um produto obtido a partir de sementes de gergelim integral selecionadas e tostadas com o sal marinho. Ótima opção de acrescentar nutrientes a refeição. Contém: proteínas; vitamina E e do complexo B; fibras; minerais como: o cálcio, o fósforo, o ferro, o magnésio, o cromo, o cobre, óleo de ótima qualidade biológica e lecitina.
GIRASSOL - O consumo diário de sementes de girassol previne a aparecimento de cãimbras. O chá da semente é eficiente contra enxaquecas e dores de cabeça de origem nervosa. É rico em proteínas e complexo B.
GLÚTEN - O glúten é uma proteína do trigo que aparece em massas e farinhas. É ele que dá liga na massa e também ajuda o pão a crescer. Um pão rico em glúten tem muita proteína e, proporcionalmente, menos carboidratos, que são compostos altamente calóricos.É um alimento nutritivo, rico em proteínas, fósforo, cálcio, ácido glutâmico (alimento de cérebro) e vitamina do complexo B.
GRANOLA - Composto de aveia em flocos, germe de trigo, flocos de arroz, passas, castanhas, etc. Altíssimo valor nutritivo. Utilizado puro, no leite, ou com frutas, etc.
IOGURTE NATURAL - Alimento rico em lactobacilos úteis, que vão auxiliar no correcto funcionamento intestinal, controlar os índices de ácido úrico, aumenta a resistência do corpo contra infecções, além de ter vitaminas A, B, C, D, potássio, cálcio, fósforo, magnésio, ferro e zinco. Ótimo se consumido com mel .
LETICINA DE SOJA - Suplemento dietético destinado a regimes . Indicada na prevenção de doenças cardiovasculares, na redução do colesterol e triglicerídios.
LEVEDO DE CERVEJA - Extraído da fermentação da cevada, malte, e outros cereais é o protector natural contra doses letais de radiação e poluição. Contem complexo B, indicado para pessoas que sofrem distúrbios nervosos ou fraqueza muscular. Adicionar ao leite, chás e sucos.
SEMENTE DE LINHAÇA - Alimento excelente para o funcionamento do trato gastrointestinal, possui actividade laxativa, auxiliando em disfunções digestivas e intestinais. Contém propriedades anti-inflamatórias. Rica em ácidos graxos essenciais, principalmente Ômega 3 , contribui para a redução dos níveis nocivos de colesterol sanguíneo. Geralmente utilizada como vitaminas " shakes naturais " ou Musli.
MAÇÃ DESIDRATADA - Em fatias eu na forma de chá, tem efeito calmante, digestivo, levemente diurética, tônico, estimulante das secreções digestivas, auxiliar no tratamento da gastrite, nervosismo e azia.
MACARRÃO DE TRIGO INTEGRAL - Não contém ovos ou qualquer aditivo químico, evitando-se assim o problema do colesterol. Preparado como qualquer outro tipo de macarrão.
CARNE DE SOJA- Soja pré-cozida, substituto da carne animal, com as vantagens de não conter hormônios e de obter mais vitaminas e proteínas.
SAL MARINHO - É o sal natural que não passa pelo processo de industrialização. Composto naturalmente de cerca de 83 elementos como bromo, magnésio, cálcio, iodo natural e orgânico, etc. Usado em quantidades normais e em substituição ao sal comum contribui para a reposição mineral da glândula tireóide.
SEMENTE DE ABÓBORA - Excelente vermífugo (inclusive contra solitárias), útil também como auxiliar no tratamento de prostatite.
SEMOLINA - Obtida da semente do trigo e muito usada na fabricação com farinha na confecção de pães, bolos, tortas, etc, bem como em sopas e cremes.
SHOYU - Molho feito à base de feijão de soja, salgado e fermentado, é usado para temperar sopas, legumes, verduras, etc. Tônico precioso, fortificante e rejuvenecedor do sangue. Excelente em casos de fadiga..
SOJA EM GRÃO - Importante fonte de proteínas, os grãos podem ser consumidos cozidos como feijão após a retirada da película externa (deixando os grãos de molho em água por doze horas e retirando-a manualmente).
TOFU - (queijo de soja) este queijo é de fácil digestão suprindo o organismo com as proteínas necessárias. Totalmente livre de colesterol, tem baixa taxa de óleos saturados e poucas calorias. Ótima fonte de cálcio, vitaminas E, ferro, potássio, fósforo e sódio. indicado para pessoas com problemas digestivos.
TRIGO EM GRÃO - É conhecido como o alimento que acentua a inteligência, criatividade e raciocínio. Possue vitaminas A, B, C, E, PP, cálcio, fósforo, magnésio, potássio, zinco, etc..

22/06/09

PAUL McCARTNEY FAZ CAMPANHA POR SEGUNDA-FEIRA SEM CARNE

Paul McCartney é famoso também por ser vegetariano e pela luta que empreendeu para convencer a população a não comer carne uma vez por semana, com o objectivo de ajudar no combate ao aquecimento global.
Músicos, actores, cozinheiros famosos e celebridades - assim como as duas filhas de McCartney, Stella e Mary - também participam do movimento, baptizado de Meat Free Monday ("Segunda-Feira Sem Carne", em tradução literal).
Para demonstrar o seu apoio, chefs de conhecidos restaurantes da capital britânica passarão a oferecer menus vegetarianos opcionais às segundas-feiras. E autores de livros de culinária criaram receitas vegetarianas especias para o site da campanha.
"Temos de nos preocupar com a mudança climática porque, caso contrário, vamos deixar os nossos filhos e os filhos deles numa situação muito complicada", disse Paul McCartney ao jornal britânico The Independent.
Mudança
A família McCartney conta com o apoio não apenas de gente ligada ao mundo do showbusiness, mas também de especialistas dos campos da ciência, dos negócios e do meio ambiente.
O cantor britânico Chris Martin, o actor americano Kevin Spacey e o empresário britânico Richard Branson estão entre eles.
O site da campanha Meat Free Monday cita dados da entidade de pesquisas climáticas Climate Research Network, segundo os quais a produção de alimentos seria responsável entre 20% e 30% das emissões dos gases que provocam o aquecimento do planeta. A criação de animais seria responsável por metade dessas emissões.
Segundo estatísticas incluídas no site, entre 1961 e 2007, o consumo de carne no mundo quadruplicou e o consumo de frango aumentou dez vezes.
Na entrevista ao Independent, McCartney admite que, às vezes, em meio a tantos conselhos, pode ser difícil saber como contribuir para um mundo mais limpo, mais sustentável e mais saudável.
"Optar por um dia sem carne por semana é uma mudança significativa que todos podem fazer, e que vai até ao centro de várias questões políticas, ambientais e éticas, tudo ao mesmo tempo", afirma o ex-beatle.
Celebridades
A família McCartney reuniu cerca de 40 celebridades - incluindo a cantora Kelly Osbourne, o cantor Mobi e a viúva de John Lennon, Yoko Ono - para um evento de lançamento da campanha Meat Free Monday na tarde desta segunda-feira, em um hotel no centro de Londres.
A ideia de McCartney e seus amigos não é nova. Em maio, a prefeitura da cidade belga de Ghent lançou uma campanha para tentar convencer seus cidadãos a abrir mão do consumo de carne pelo menos um dia por semana.
A campanha do ex-beatle e das autoridades belgas é uma reação a um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o documento, a criação de animais gera mais gases responsáveis pelo efeito estufa do que o setor de transportes.


NOTA: Independente do atual e polêmico tema das mudanças climáticas, substituir a carne por uma dieta mais natural é um objetivo louvável por três razões:


1) Saúde: "A carne nunca foi o alimento melhor; seu uso agora é, todavia, duplamente objetável, visto as moléstias nos animais estarem crescendo com tanta rapidez" (A Ciência do Bom Viver, p. 313).


2) Natureza espiritual: "Todos os que usam uma alimentação cárnea estão aumentando suas paixões animais e diminuindo sua suscetibilidade espiritual para perceber o poder da verdade e a necessidade de introduzi-la em sua vida prática" (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 290).


3) Ética cristã: "Pensai na crueldade que o regime cárneo envolve para com os animais... Como isso destrói a ternura com que devemos considerar as criaturas de Deus!... Como podem aqueles que estão buscando tornar-se puros, refinados e santos... tirar a vida às criaturas de Deus a fim consumirem a carne como uma iguaria?" (A Ciência do Bom Viver, p. 315 e 317).


Será que essas razões não são suficientes para se adotar uma dieta natural sete dias por semana em vez de apenas um? O lado profético da matéria acima, contudo, está no condicionamento da população para a futura Lei Dominical. Sabe como é, certo. Um dia da semana sem carro. Um dia da semana sem carne. Um dia da semana para a família. Um dia da semana para o descanso... Enfim, desde que no final todo mundo aceite o dia dedicado ao sol pelos pagãos como único dia escolhido, os ECOmenistas agradecem... E o fim se aproxima...


18/06/09

ASSADO DE SEITAN

INGREDIENTES:
600 g de seitan
4 batatas
200 g de abóbora
1 cebola grande
4 dentes de alho
100 g de ervilhas-tortas
2 c. (sopa) de massa de pimentão
1 c. (sopa) de gengibre ralado
1 c. (sopa) de azeite
sal
3 c. (sopa) de shoyu
Água
1 c. (sopa) de sementes de sésamo.

TEMPERAR
Espalhe bem o temperos por cima dos ingredientes para que tomem gosto todos por igual.
PREPARAÇÃO:
1- Corte o seitan às fatias, sem ir até ao fundo da peça e descasque. corte as batatas, a abóbora e a cebola aos pedaços grandes.
2- Num recipiente refractário, da abóbora e da ceboa. Junte as ervilhas e os alhos esmagados. Tempere com a massa de pimentão, o gengibre, os cominhos, o azeite, sal e os shoyu.
3- Leve ao forno a 190º C e deixe assar por alguns minutos, Em seguida, junte um pouco de água e deixe cozinhar até os vegetais ficarem tenros. Vá regando o seitan, de vez em quando, com o próprio molho. Quando estiver cozido, retire e sirva de seguida polvilhado com sementes de sésamo.

15/06/09

EXERCÍCIO E CANCRO

É possível prevenir o cancro com uma dieta à base de vegetais, peso saudável e exercício, diz o Instituto do Cancro dos EUA.

DIETAS E FAMÍLIA

Os filhos de pais com dietas saudáveis têm uma probabilidade três vezes maior de comer bem, diz a ´HealthDayNews´

12/06/09

CANELONES ESPECIAIS

INGREDIENTES
3 abobrinhas
200 gr de ricota
1 galho grande de manjericão
2 colheres de sopa de salsinha
100 gr de azeitonas
4 ovos cozidos
100 gr de queijo parmesão ralado
1 maço de cebolinha verde
sal à gosto
1 pitada de açafrão
1 dente de alho
1/2 xícara de farinha de rosca

MODO DE PRAPARAÇÃO
amasse a ricota com ajuda de um garfo, e logo em seguida acrescente os ovos cozidos e bem picados, as azeitonas picadas, a salsinha picada, , a pitada de açafrão, e o manjericão picado e amassado com sal e alho. depois de ter feito esta pasta com a ricota, reserve. corte as abobrinhas em fatias de espessura não muito grossa, no sentido ao comprido, dê uma fervura de alguns minutos, só para dar uma amaciada, escorra a água e deixe esfriar, após estique a abobrinha e sobre ela coloque a pasta de ricota, enrole como um rocombole, depois amarre com um ramo de cebolinha verde, acomode em um prato refratário, polvilhe farinha de rosca com queijo ralado por cima e leve ao forno quente para gratinar. depois é só acompanhar com arroz.
NOTA:
Rendimento médio 9 porções
Tipo de preparo Assados
Tempo médio de preparo 30 h 30 m

BOLO CHIFON

INGREDIENTES
3 ovos (claras em neve)
1 xícara de óleo
1 xícara de água
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
2 colheres de café de fermento
3 colheres de achocolatado em pó

MODO DE PREPARAÇÃO
Bata muito bem as gemas, o açúcar, o óleo e a água. Bata muito bem. Acrescente o trigo e bata bem. Acrecente o fermento,mexa sem bater e por último as claras em neve. Coloque em forma de buraco no meio untada com óleo e com farinha. Coloque metade da massa. No restante, acrescente o achocolatado e despeje cuidadosamente sobre a outra massa. Leve ao forno quente pré aquecido por, no mínimo, 1 hora. Só tire quando o palito de fósforo sair limpo.

NOTA:
Rendimento médio 10 porções
Tempo médio de preparo 1 h 20 m

ALIMENTOS DE SOJA X SINTOMAS A MENOPAUSA

Pesquisa-se muito hoje o uso da soja no combate a vários problemas de saúde. Uma boa notícia vem de dois estudos brasileiros, um feito em 2002, por pesquisadores da USP, e outro de 2008, da Unicamp. Ao avaliarem comparativamente a ação de um alimento feito de soja com a reposição hormonal, concluíram que eles têm igual eficácia na diminuição dos sintomas da menopausa.
por Jocelem Mastrodi Salgado*

Muitos países pesquisam hoje o uso de alimentos feitos de soja no combate aos sintomas da menopausa - como fogachos, dores de cabeça, ressecamento da pele e da vagina, irritabilidade, perda de concentração e do desejo sexual, melancolia e desânimo -, que infernizam a vida de muitas mulheres.
O objetivo, como se sabe, é encontrar alternativas para a reposição hormonal, único tratamento disponível para aliviar aqueles sintomas, mas que não pode ser usado pelas mulheres que apresentam histórico familiar de câncer de mama, de endométrio ou de útero ou que sofram de hipertensão arterial e de doenças vasculares. Além disso, constataram pesquisas mundiais, apenas 35% das mulheres pós-menopausa fazem uso da reposição e metade das que a iniciam interrompem o tratamento no período de um ano. Algumas das causas são: medo do câncer, sangramentos, doenças vasculares e ganho de peso.
Boa notícia nessa área vem do próprio Brasil, o segundo maior produtor mundial do grão. Duas pesquisas realizadas com um alimento feito de soja, uma em 2002 pela Universidade de São Paulo (USP) e a outra em 2008 pela Universidade de Campinas (Unicamp), também em São Paulo, chegaram à mesma conclusão: ele é tão eficaz quanto a reposição hormonal na diminuição dos sintomas da menopausa.

O primeiro estudo, que envolveu pesquisadores de vários departamentos da Universidade de São Paulo, avaliou comparativamente a ação do alimento feito de isolado protéico de soja naturalmente rico em isoflavona em relação à terapia de reposição hormonal. O estudo envolveu 78 mulheres com dignóstico de menopausa - mais de um ano sem menstruar - e sintomáticas divididas em dois grupos: o primeiro recebeu, por quatro meses, 60 g do alimento de soja divididos em duas doses de 30 g por dia; já o segundo grupo recebeu, no mesmo período, reposição hormonal em pílulas de uso oral.
A conclusão foi de que o alimento é tão eficaz quanto a reposição hormonal no tratamento dos sintomas da menopausa, em especial as ondas de calor. Mulheres que tomaram o hormônio sintético apresentaram alguns efeitos colaterais, como tensão dolorosa nos seios e tromboflebite, enquanto as que receberam o alimento não tiveram nenhum.
O segundo estudo, que envolveu médicos do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, comparou os efeitos da ingestão diária do mesmo alimento, da reposição hormonal em baixa dosagem e de um placebo (produto sem atividade terapêutica) sobre os sintomas psicológicos, somáticos e urogenitais em mulheres na pós-menopausa. Envolveu 60 mulheres sintomáticas de 40 a 60 anos divididas em três grupos: um recebeu por 16 semanas o alimento, outro o hormônio e o terceiro, um placebo.
A pesquisa constatou que o alimento teve boa aceitação, nenhum efeito colateral e eficácia comparável à da reposição hormonal e superior à do placebo no alívio dos fogachos, das dores nas articulações e nos músculos e da secura vaginal. Como você vê, o alimento testado, também rico em cálcio, pode ser uma opção saudável para as mulheres na menopausa.
Embora seja alimento e não remédio, se deseja experimentá-lo, consulte seu médico. Aliás, você nunca deve interromper, abandonar nem trocar tratamentos sem consultar um especialista de sua confiança. Só o médico está apto a indicar tratamentos em todas as áreas da saúde e avaliar de maneira correta tanto os riscos quanto os resultados. Para conhecer os dois estudos citados, acesse o site www.estudosojamenopausa.com.br.
* Jocelem Mastrodi Salgado é professora titular do Departamento de Agroindústria e Nutrição da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da Universidade de São Paulo (USP), e presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, com sede em Piracicaba (SP).
Fonte: Revista Caras

11/06/09

ALHO FRANCÊS À BRAZ

INGREDIENTES
Azeite;
2 pacotes de batatas fritas em palha;
2 alhos franceses;
Algumas azeitonas pretas;
1 ovo.
PREPARAÇÃO
Lave muito bem os alhos franceses, tirando toda a terra que eventualmente possam ter, e corte-os em pedaços pequenos. Tire o caroço das azeitonas e corte-as aos bocadinhos. Coloque ao lume um tacho largo, com um pouco de azeite no fundo, para pôr o alho francês a estufar até ficar mole. Depois coloque as batatas fritas e vá mexendo para não agarrar, até estas ficarem mais amolecidas. Entretanto, abra o ovo numa tijela e bata-o com um garfo, até misturar bem a gema com a clara. Misture os bocados de azeitonas pretas com o resto dos ingredientes, e aos poucos, enquanto vai mexendo todos os ingredientes, coloque em fio o ovo batido, enquanto vai mexendo toda a mistura até sentir tudo ligado.Então está pronto o seu alho francês à bráz, com sabor a "bacalhau" à bráz, mas sem ter algum tipo de animal morto.

Bom proveito!

10/06/09

SABER ESCOLHER FORA DE CASA

Quer seja por necessidade ou por escolha, há muitas ocasiões para comer fora de casa, situações que podem constituir um desafio a quem se preocupa em manter uma alimentação saudável. O acto de comer não implica apenas a satisfação de necessidades nutricionais, o estar à mesa representa também uma actividade social. Existem formas de desfrutar destas refeições sem faltar com os pressupostos duma alimentação saudável: comer mais fruta, legumes e cereais integrais. També é verdade que hoje em dia, temos nas principais ciades Restaurante Vegetarianos, mesmo fora destes Restaurantes, podemos selecionar uma ementa saudável.
Em casa dos amigos e familiares.
Embora não possa controlar a comida servida pelos seus amigos quando é convidado para jantar em casa deles, pode ainda assim limitar o que come e bebe. Coma mais legumes e saladas, e peça uma dose de sobremesa mais pequena. Se desejar ver-se livre destas calorias extras dando um passeio ou indo ao ginásio durante o dia, o aumento da sua actividade física pode ajudar a queimar o excesso de calorias que possa ter ingerido. O exercício também pode ajudar a reduzir o seu apetite e ajudar a controlar as quantidades que come.
Escolher “restaurantes saudáveis”.
Não existe nenhuma razão que o impeça de comer em restaurantes, mas se deseja manter bons hábitos alimentares, e prevenir aumentos de peso indesejados, tem de ter cuidado com o que escolhe.
É importante que tenha em conta que a “fast food” e as refeições dos restaurantes tendem a ser mais ricas em calorias e gorduras saturadas do que a maioria das refeições que prepara em casa. Deste modo, para desfrutar de uma refeição fora de casa sem sabotar o seu programa de controlo de peso, equilibre as refeições dos restaurantes com refeições mais ligeiras em casa. Não receie perguntar como é confeccionado um prato que deseja pedir. É possível compôr o mesmo prato de forma mais saudável com pequenas alterações. Pode pedir o seu prato sem os molhos, ou substituir acompanhamentos ricos em gordura, como batatas fritas por outros mais saudáveis. O restaurante certamente não recusará o seu pedido.
Escolher uma refeição saudável no restaurante.
Quando come fora de casa precisa duma estratégia que lhe permita desfrutar a ocasião sem perder de vista os seus hábitos alimentares saudáveis.
Começar a refeiçãoMuitas vezes antes de chegar o prato principal já arruinámos por completo a refeição com calorias e gorduras extra. Antes de pedir a entrada pense se comeria entrada em sua casa. Normalmente não! Se pretende pedir uma dose normal para prato principal talvez deva considerar não pedir entrada.
Considere a possibilidade de fazer da entrada o prato principal, juntamente com uma salada, ou mesmo duas entradas diferentes, uma delas à base de legumes. Em alternativa pode partilhar a entrada com os seus convivas.
Caso opte por pedir uma entrada siga estes conselhos:
Não há melhor começo para uma refeição do que uma sopa! Escolha sopas com pouca gordura e ricas em fibra, como as sopa de legumes que podem também conter leguminosas (feijão, ervilhas, etc.). Evite sopas com natas.·
As entradas são muitas vezes ricas em gorduras e muito calóricas, caso dos fritos e folhados, dos queijos gordos, ou dos patês e manteigas, pelo que este tipo de opções devem ser evitadas.
Se pedir pão, escolha pão escuro e coma-o simples, ou com um pouco de azeite em vez de manteiga.
Pode optar por saladas mas peça que lhe sirvam os molhos à parte. Assim pode controlar a quantidade que utiliza.
Escolha saladas sem queijo ralado, maionese, pão frito ou molhos gordos.
As melhores escolhas como prato principal.
Aproveite o facto de comer fora para desfrutar de uma refeição que não cozinharia em casa para experimentar algo de novo.
Possibilidades:
Peito de frango, peixe cozido ou assado no forno são a melhor opção, uma vez que são pobres em gorduras.
Se gostar de massas opte por molhos à base de tomate, em vez de queijos e natas ou molhos de carne engordurados·
Se puder escolher o tamanho da porção peça a porção mais pequena de carne, ou partilhe o prato. Se tiver fome peça uma sopa ou mais legumes e salada.
Para apaladar a sua refeição experimente rábano, salsa, sumo de limão, ou mostarda para temperar, em vez de condimentos gordos, como as natas ou a maionese.
Agradáveis sobremesas·
Para sobremesa o ideal é sempre a fruta! Fresca e da época sempre que possível.
Uma salada de fruta é também uma opção saudável, cheia de vitaminas e fibra e pobre em calorias. Certifique-se de que não foi adicionada de licores e açúcares que acrescem calorias sem nenhum benefício. Poderá desfrutar do sabor de qualquer fruta desde que evite adicionar-lhe natas e açúcar.
Evite as sobremesas doces, mesmo as de fruta. Os produtos de pastelaria no geral, além do açúcar, têm um teor elevado de gordura.
Um leite creme, umas farófias ou os tradicionais arroz doce ou aletria são melhores opções do que sobremesas mais engorduradas com natas, massa folhada ou chocolate.
Estratégias úteis em festas e recepções.
As festas e as recepções que fazem parte da nossa vida não têm obrigatoriamente de arruinar uma alimentação saudável.
Aqui ficam algumas dicas para optar por alimentos mais saudáveis e fugir dos excessos:
Se houver sopa à sua disposição opte por comer um bom prato de sopa antes de qualquer outro alimento. Esta é sempre uma boa opção.
Em alternativa pode escolher uma salada ou entrada de legumes – muitos benefícios e poucas calorias.
Cogumelos, espargos, e outros vegetais, queijo fresco, fruta, pão escuro e broa são também excelentes opções.
Evite comer os salgadinhos e folhados, pois são muito ricos em gordura e representam uma autêntica “bomba calórica” num tamanho diminuto·
Em vez de comer tostas com patê e foie-gras escolha as que são servidas com queijo fresco, requeijão ou salmão fumado.
O consumo de álcool também contribui com calorias extra (e muitas!). Prefira bebidas sem valor calórico.
Por fim troque as sobremesas doces por fruta fresca de todas as variedades.

08/06/09

SALADA DE LEGUMES

INGREDIENTES

1 cenoura, 1 c. (chá) de açúcar e 1 curgete pequena
50 g de ervilhas cozidas
100 g de espinafres em folha cozidos
1/2 cebola, sumo de 1 limão, sal e pimenta
1 c. (sopa) de óleo de sésamo


PREPARAÇÃO
1- Lamine a cenoura finamente, no sentido do comprimento, e coloque um prato de sopa com o açúcar. Reserve, por 20 minutos.
2- Entretanto, lamine a curgete e junte-lhe as ervilhas, os espinafres escorridos e a cebola às rodelas finas. Disponha tudo no recipiente de servir e finalize com a cenoura passada por água fria.
3- Tempere com o sumo do limão, sal e pimenta. Reserve por cinco minutos e sirva a salada regada com o óleo de sésamo.

Note: Rege com o sumo do limão só no final da preparação para que todos os legumes tomem o aroma ao mesmo tempo.

TUTI-FRUTI

INGREDIENTES
100 g de morangos, 100 g de abacaxi e 1/2 papaia
2 dl de leite de soja e 1 c. (ch´) de frutose
6 pedras de gelo.

DECORAÇÃO
2 folhas de hortelã e 2 morangos

1- Num copo misturador coloque a fruta, descascada e sem sementes, junto com o leite de soja, a frutose e as pedras de gelo.
2- Triture bem e coe o preparado por um passador de rede fina. Transfira para dois copos altos e sirva decorados com a hortelã e os morangos cortados ao meio.

07/06/09

BOLO COM MORANGOS

INGREDIENTES

MASSA
200 g de açúcar e 160 g de manteiga vegetal
Raspa de 1 laranja e 200 g de farinha de trigo
5 ovos e 1 c. (chá) de fermento em pó

RECHEIO
3 dl de natas vegetais frias
3 c (sopa) de frutose e 400 g de morangos

COBERTURA
Açúcar em pó

PREPARAÇÃO
1- Para a massa, misture o açúcar com manteiga e bata bem até obter um creme fofo e esbranquiçado. Em seguida, junte a raspa da laranja, a farinha, os ovos e o fermento. Envolva bem até obter uma massa homogénea.
2- Verta o preparado numa forma redonda untada com manteiga e polvilhada com farinha. Leve ao forno a 180º C até cozer e dourar. Quando estive pronto, retire e deixe arrefecer.
3- Entretanto, faça o recheio, batendo as natas bem firmes e junte-lhes a frutose, batendo novamente. Remova o pedúnculo dos morangos e reserve.
4- Desenforme, o bolo e corte-o ao meio, no sentido longitudinal. Recheie com as natas batidas e os morangos. Componha o bolo e polvilhe-o com açúcar em pó. Sirva de seguida.

PUDIM DE COUVE-FLOR

INGREDIENTES
1 couve-flor cozida e 1 l de leite de soja
1 c. (sopa) de alga ágar-ágar em pó
2 c. (sopa) de amido de milho
Sal, pimenta e noz-moscada
1 tomate-chucha e 1 ramo de hortelã para decorar.

PREPARAÇÃO
1- Numa panela, misture a couve-flor aos ramos pequenos, o leite de soja, a alga ágar-ágar e o amido de milho. Tempere com sal, pimenta e noz-moscada. Triture bem até obter um creme homogéneo.
2- Em seguida, leve ao lume, mexendo sempre até começar a ferver. Baixe um pouco o lume e continue a mexer, por mais cinco minutos. Remova do calor e deixe amornar.
3- Passe uma forma de chaminé por água fria e verta o preparado de couve-flor. Leve ao frio até solidificar.
4- Antes de servir, desenforme o pudim, mergulhando a forma em água quente até 2/3 da altura e vire para o prato de servir. Decore com o tomate cortado aos gomos e a hortelã.

Atenção
: antes de verter o preparado na forma, passe-a por água fria para que seja mais fácil desenformar.

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL NÃO SIGNIFICA AUSÊNCIA DE PRAZER

Um assunto que anda na boca do povo é a alimentação. A mudança nos hábitos alimentares da população tem preocupado os especialistas (nutricionistas/endocrinologistas) e gerado discussões em torno de como trabalhar a consciencialização e a reeducação alimentar. Cuidar da alimentação sem deixar de lado os prazeres que a culinária nos proporciona é realmente um desafio, principalmente para aqueles que possuem hábitos alimentares pouco positivos ao organismo.
A proposta de uma alimentação saudável assusta, dado o facto de estar associada ao mito da ausência dos prazeres gastronómicos. Comer bem não é comer muito, assim como comer pouco, não é comer bem.
Na verdade, uma alimentação equilibrada não significa de forma alguma comer sem sabor e sem prazer, mas sim de forma equilibrada e de acordo com as suas necessidades nutricionais. Ao longo da vida, as necessidades nutricionais modificam-se e sofrem alterações de acordo com a nossa idade, estilo de vida e metabolismo. Uma alimentação saudável e equilibrada é essencial para a prevenção de doenças e para a manutenção e recuperação da saúde.
Para se obter uma alimentação balanceada, o primeiro passo é procurar um profissional da área da saúde capacitado a elaborar um cardápio adaptado ao seu estilo de vida e suas necessidades nutricionais, pois, cada um possui uma particularidade. O equilíbrio e o sucesso de uma boa alimentação estão na qualidade e na quantidade do que consumimos. Uma pequena alteração na rotina alimentar pode trazer grandes resultados aos que se propõe a melhorar a qualidade de vida através de algumas mudanças na alimentação.
A alimentação é considerada saudável quando possui os grupos de alimentos - carnes, frutas, verduras, legumes, cereais, leite e derivados e equilibrada quando estes alimentos oferecem quantidades balanceadas de nutrientes - carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas, minerais e fibras. em porções adequadas para cada individuo.
Melhore seus hábitos alimentares adotando algumas mudanças no seu dia-a-dia e mantenha uma vida saudável e de boa qualidade:
Não adopte dietas radicais: procure sempre um especialista apto a elaborar um cardápio de acordo com as suas necessidades nutricionais;
Respeite a quantidade e a qualidade dos alimentos: Os alimentos devem ser ingeridos em quantidade e qualidade adequadas para suprir todas as necessidades nutricionais sem excesso de calorias. Cada pessoa precisa de um plano alimentar específico;
Evite a monotonia: Varie bastante dentre os alimentos de cada grupo. Invente novos pratos;
Coma sempre nos mesmos horários;
Alimente-se sem pressa;
Beba bastante líquidos entre as refeições (água): Mantenha o seu organismo hidratado. Água mineral e sumos sem açúcar (naturais);
Procure ter na despensa alimentos ricos em nutrientes saudáveis: barra de cereais, bolacha integral, fruta ou iogurte natural. Assim, terá sempre algo saudável para comer;
Utilize adoçante sempre que puder;
No supermercado: Evite ir às compras com fome, evitando assim as tentações das prateleiras. Sempre olhe a informação nutricional nos rótulos dos alimentos: calorias, quantidades de carboidratos, gorduras, fibras, sódio.
Movimente-se: Caminhadas regulares, ao menos 3 vezes por semana pela vizinhança, por cerca de 30 a 40 minutos auxiliam na melhora da qualidade de vida.
A quantidade de alimentos que cada pessoa deve ingerir depende do valor calórico total (VCT) que é o valor de energia que precisamos para viver.

05/06/09

ARROZ - DOCE DE SOJA

INGREDIENTES
2 dl de água e 1 c. (chá) de manteiga vegetal
Casca de 1 limão e 1 pau de canela
1 vagem de baunilha e 1 pitada de sal
100 g de arroz carolino e 7,5 dl de leite de soja
2 c. (sopa) de frutose e 1 c. (chá) de canela de pó

PREPARAÇÃO
1- Num tacho, coloque a água com a manteiga, a casca do limão, o pau de canela, a vagem de baunilha e o sal. Leve ao lume e deixe ferver. Em seguida, junte o arroz e deixe abrir o grão em lume brando.
2- Em seguida, vá juntando o leite, pouco a pouco, sem deixar levantar fervura. Quando estiver cremoso, remova do calor e misture a frutose. Aguarde que arrefeça e polvilhe com a canela. Sirva de seguida.

DIETA MEDITERRÂNICA

O azeite é uma gordura alimentar que não altera as suas características a temperaturas até 160º C o que permite usá-lo em todo o tipo de cozinhados, incluindo fritar.
Os fritos devem ser usados com muita moderação, só em dias especiais e como excepção.
Os alimentos fritos absorvem muita gordura, o que os torna mais calóricos, mas sobretudo – e esta será a razão principal - a carne e o peixe sujeitos às altas temperaturas da fritura produzem substâncias altamente tóxicas e cancerígenas.
A dieta mediterrânica (DIAPOSITIVO 1) contém uma quantidade importante de antioxidantes, nomeadamente vitaminas E e C.
Os produtos agrícolas da dieta mediterrânica são indispensáveis. Regulam o funcionamento do intestino e são bons fornecedores de vitamina C. Nove características comuns nas dietas dos países mediterrânicos que pode e deve preservar:
1. Abundância em alimentos de proveniência vegetal (batatas, cereais, legumes, hortaliças, frutos secos e frescos). A farinha de trigo, usada na confecção de massas e de pão, tem constituído a base da alimentação destes povos. Ainda hoje, as populações do sul do nosso país, além de comerem o pão como acompanhamento, utilizam-no em muitos pratos da culinária regional (açordas, migas, sopas, ensopados...).
2. Os alimentos eram comidos frescos, da época e da região, sem qualquer processamento químico. Os produtos hortofrutícolas eram muito importantes. Os legumes, as hortaliças, as ervas aromáticas, as frutas frescas, muito ricos em vitaminas, minerais e enzimas antioxidantes, e os frutos secos, ricos em ácidos gordos polinsaturados eram consumidos com regularidade.
3. O consumo de margarina e manteiga era quase nula, sendo o azeite a principal gordura.
4. O consumo de queijo e iogurtes era baixo.
5. O consumo moderado de peixe, aves de capoeira e ovos - raramente se consumia mais de dois ovos por semana. Mesmo assim, era o peixe a principal fonte de proteínas na alimentação dos povos da orla mediterrânica, nomeadamente, a sardinha, mais tarde, o bacalhau seco.
6. A principal sobremesa era a fruta fresca.
7. O consumo de carne vermelha era muito limitado (só em épocas festivas).
8. O consumo de água (75% do nosso corpo é constituído por água).
9. O consumo de uvas; a pele da uva contém substâncias anticancerígenas e a grainha da uva é muito rica em antocianinas (compostos químicos com propriedades antioxidantes superiores às vitaminas).

04/06/09

TARTE DE AMEIXAS

INGREDIENTES
150 g de farinha de trigo integral
150 g de farinha de trigo e 150 g de açúcar amarelo
150 g de manteiga vegetal e raspa de sumo de 1 limão
1 ovo, 2 gemas e 1 kg de ameixas vermelhas
2 c. (sopa) açúcar mascavado
100 g de ameixas de Elvas

PREPARAÇÃO
1- Numa tigela, misture as farinhas, o açúcar, a manteiga, a raspa do limão, o ovo e as gemas. Amasse bem até obter uma massa homogénea. Molde uma bola e reserve no frio, por 15 minutos.
2- Entretanto, corte as ameixas em seis gomos e salpique com o sumo do limão. Reserve.
3- Tenda a massa sobre uma superfície enfarinhada e forre uma tarteira, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha.
4- Recheie com os gomos das ameixas voltados com a pele para baixo e polvilhe com o açúcar mascavado. Leve a forno quente, por 35 minutos. Findo o tempo, retire e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e sirva de seguida acompanhada com as ameixas de Elvas.

Nota: 6 a 8 pessoas – 1 hora.

CRUMBLE DE MAÇÃ E BANANA

INGREDIENTES
2 maçãs, 2 bananas e sumo de 1 limão
100 g de farinha de trigo integral
150 g de miolo de amêndoa sem pele moído
150 g de açúcar amarelo e 100 g de manteiga vegetal

DECORAÇÃO
½ maçã e 100 g de frutos silvestres frescos

PREPARAÇÃO
1- Descasque e corte as maçãs aos cubos e as bananas às rodelas. Coloque numa travessa e regue com o sumo do limão.
2- À parte, misture com as mãos a farinha com o miolo de amêndoa, o açúcar e a manteiga e disponha sobre os frutos. Leve a forno quente, por 25 minutos. Sirva o crumble decorado com a maçã às fatias e os frutos silvestres.

01/06/09

MÉDICO PORTUGUÊS DESCOBRE ATÍDOTO CONTRA O CANCRO.

A descoberta é de um médico português
Pode um simples cogumelo eliminar o vírus responsável pelo cancro do colo do útero?
Um médico português provou que sim e explica-nos tudo sobre a sua descoberta!
Coriolus versicolor. Assim se chama um cogumelo que pode ser encontrado nas florestas europeias, no Norte da América e na Ásia e que, devido às suas características imunoestimulantes, já é usado na medicina tradicional chinesa há vários séculos. No nosso país, contudo, o coriolus versicolor começou a ser usado no tratamento do Papilomavírus Humano (HPV), o vírus responsável pelo cancro do colo do útero, há pouco mais de um ano. Os resultados são bastante positivos, podendo ser uma enorme esperança para muitas mulheres. Em Portugal, o cancro do colo do útero mata uma mulher por dia.
Tratamentos convencionais
Até há poucos anos, a única opção terapêutica para tratar mulheres infectadas com o HPV era a cirurgia e implicava a excisão ou ablação das lesões do colo do útero (retirá-las através de métodos cirúrgicos, como o laser ou a criocirurgia). Como explica José Silva Couto, chefe de serviço de Ginecologia do Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra, «não tínhamos capacidade de intervenção sobre a infecção viral propriamente dita».
«Tratávamos as lesões, mas não tínhamos segurança no tratamento da infecção viral, que induz a lesão», acrescenta ainda. As limitações são óbvias, uma vez que, «inicialmente, uma lesão pode ser pré-cancerosa, mas se persistir ou não for tratada pode levar ao cancro do colo», acrescenta.
Avanços na prevenção
No início deste século fez-se muita investigação ao nível da criação de imunidade do organismo, de forma a prevenir a doença: «Sabíamos que o estado imunitário do organismo era muito importante na erradicação da infecção. E em 2001/2002, as últimas novidades eram a vacina como preventivo primário, para evitar a infecção», refere o especialista.
O único senão era, e ainda é, o facto de as vacinas terem uma acção específica, ou seja, levam à produção de anticorpos dirigidos a apenas dois tipos de vírus, o 16 e o 18. «Estava a trabalhar na investigação da vacina contra o cancro do colo do útero quando me convidaram para participar num simpósio em Londres sobre os cogumelos coriolus versicolor e a sua acção imunoestimulante», recorda José Silva Couto.
«A grande vantagem deste cogumelo é possuir uma acção não específica, isto é, não se dirige apenas a uma estirpe de vírus, mas é capaz de criar imunidade contra todos os tipos de vírus. Foi a partir daí que fiquei seduzido pelo assunto e aceitei colaborar com um laboratório que me convidou para fazer um ensaio clínico», recorda.
Neste ensaio, 40 doentes com lesões de baixo grau seguiram um protocolo de tratamento que incluía seis comprimidos por dia durante um ano e exames regulares de três em três meses. Terminado esse prazo, 72,5 por cento das pacientes já não apresentavam lesões e em 90 por cento dos casos o vírus tinha desaparecido.

A SAÚDE E O EXERCÍCIO FÍSICO

Alongamentos
O que são?
Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular, que promovem o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por aquele músculo e, portanto, maior a sua flexibilidade. Os alongamentos conseguem esse resultado por aumentarem a temperatura da musculatura e por produzirem pequenas distensões na camada de tecido conjuntivo que revestem os músculos.Por que fazer alongamentos?
Tanto uma vida sedentária, como a prática de actividade física regular intensa, em maior ou menor grau, promovem o encurtamento das fibras musculares, com diminuição da flexibilidade. O exemplo mais completo de inactividade gerando perda de flexibilidade muscular é a imobilização de um membro após uma fratura. Após algum tempo, ao retirar o gesso, ocorre a perda quase completa dos movimentos daquele membro. Quanto à actividade física, desporto de longa duração como corrida, ciclismo, natação, entre outros, fortalecem os músculos, mas diminuem a sua flexibilidade. Nos dois casos, a consequência directa desse encurtamento de fibras é a maior propensão para o desenvolvimento de problemas osteomusculares. Provavelmente, a queixa mais frequente encontrada tanto nos sedentários, como nos atletas, é a perda da flexibilidade provocando dores lombares, por encurtamento da musculatura das costas e posterior das coxas, associado a uma musculatura abdominal fraca. Com a prática regular de alongamentos os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e do desporto, prevenindo o desenvolvimento de lesões musculares.
Quando alongar?
É importante alongar adequadamente a musculatura antes mesmo de iniciar uma actividade física. Esta acção prepara os músculos para as exigências que virão a seguir, protegendo e melhorando o desempenho muscular. Além disso, como não é raro que a prática de exercícios provoque dores musculares 24 horas após o seu término, alongar-se imediatamente após o exercício reduz o aparecimento da Dor Muscular Tardia. Pela sua facilidade de execução, a maioria dos alongamentos podem também ser feitos, praticamente, a qualquer hora. Ao despertar pela manhã, no trabalho, durante viagens prolongadas, no autocarro, em qualquer lugar. Sempre que for identificada alguma tensão muscular, deve-se imediatemente realizar algum tipo de alongamento que resultará certamente em bem-estar.
Como alongar?
Antes de mais nada, é importante aprender a forma correcta de executar os alongamentos, para aumentar os resultados e evitar lesões desnecessárias. Inicie o alongamento até sentir uma certa tensão no músculo e então relaxe um pouco, sustentando por 30 segundos, voltando novamente à posição inicial de relaxamento. Os movimentos devem ser sempre lentos e suaves. O mesmo alongamento pode ser repetido, buscando alongar um pouco mais o músculo, evitando sentir dor. Para aumentar o resultado, após cada alongamento, o músculo pode ser contraído por alguns segundos, voltando a ser alongado novamente. É a técnica chamada de alonga e contrai. De uma forma geral, devem ser preferidos os alongamentos estáticos, em detrimento dos dinâmicos, que são o resultado de movimentos amplos e bruscos dos músculos. Ao contrário dos alongamentos estáticos, os dinâmicos, ou também chamados de alongamentos balísticos, propiciam o desenvolvimento de lesões musculares.