23/06/08

TOFÚ

TOFÚ
De origem japonesa, o tofú é uma espécie de queijo feito a partir de leite de soja. Cada vez mais fácil de encontrar em secções de vegetais ou lojas de produtos naturais, o tofú é vendido em embalagens de plástico que o mantêm imerso em água.Tal como o queijo fresco deve conservar-se no frio. Quando vamos utilizá-lo, devemos passá-lo por água corrente e deixá-lo escorrer.

Dizem os orientais que na hora de cozinhá-lo podemos pensar nele, como nós ocidentais costumamos pensar em batatas. Assim pode cozer-se, fritar-se, guisar-se ou mesmo assar-se no forno. É só escolher...


SABER TEMPERAR A CARNE VEGETAL

TOFÚ/SEITÃ

Depois de cortar em fatias ou de outra forma de acordo com a refeição a preparar. Temperar com alho, sumo de limão, louro e levedura de cerveja. Molho de soja e sal. Não esquecer que o molho de soja já contém bastante sal. Deixar a tomar gosto algumas horas.

Se pretender substituir um prato de carne pode temperar com sumo de laranja em vez de limão. Se quiser uns filetes de "peixe" tempera com leite sumo de limão, sal e alho. Não acrescente o molho de soja. Procure variar bastante.


TOFU À BRÁS
Ingredientes
* 400 g de batatas fritas palha
* 1/5 kg de tofú
* 4 cenouras
* 2 cebolas picadas
* azeite
* amigo de milho
* sal
* molho de soja
* salsa
* azeitonas para guarnecer.

Preparação
Num tacho junte a cebola, os alhos e o azeite, quando a cebola estiver frita, junte as cenouras raladas e deixe cozer. Depois adicione o tofú desfeito com as mãos e o molho de soja, e deixe cozer um pouco, junte a seguir as batatas fritas, envolva tudo muito bem. Faça um pouco de amido de milho e junte, e tempere com sal e salsa picada.
Depois é só guarnecer na travessa com salsa e azeitonas.

TOFÚ DE CENOURAS


Ingredientes
1 cebola media picada fina
2 dentes de alho cortados muito fino
2 colheres de sopa de azeite
1 embalagem grande de tofu fresco cortado em cubinhos
3 cenouras raladas (ralador grosso)
3 colheres de sopa de molho de soja
1 colher de chá de caril indiano

Preparação
Aquecer o azeite e refugar a cebola e o alho até dourar. Juntar o caril e mexer. Juntar a cenoura e deixar refugar mais um pouco. Acrescentar o tofú e em seguida o molho de soja. Deixar cozinhar tapado em lume brando, mexendo com frequência, até a cenoura estar totalmente cozinhada.
BIFES DE TOFÚ
Ingredientes
Parte-se o tofú em pequenas fatias, não muito finas, e tempera-se com alho, sal, molho de soja, louro e polvilha-se com levedura de cerveja. Rega-se com sumo de limão. Deixa-se marinar durante pelo menos uma hora. Se desejar pode temperar de véspera.


Preparação
Num tacho põe-se um pouco de azeite e leva-se ao lume brando. Colocam-se os bifes com os temperos misturados. Tapa-se o tacho e deixa-se refogar até desaparecer o líquido.
Podem-se seervir assim ou com mollho de cebolada. Acompanhe com batata, arroz ou esparguete e legumes cozidos ou crús.

TOFÚ COM MOLHO SABOROSO

Ingredientes
1 embalagem de tofú - 500 g
4 dentes de alho
2 ou 3 colheres de sopa de azeite
4 colheres de levedura de cerveja
1/2 chávena de água
sumo de 1 limão.

Preparação
Corte o tofú aos cubos e ponha num recipiente de ir ao forno. Triture todos os ingredientes e ponha por cima do tofú. Regue com um pouco de azeite e vai ao forno cerca de 20 minutos.

TOFÚ ESTUFADO
O tofú serve de base proteica a esta deliciosa refeição. Por ser rico em proteínas e pobre em gordura, constitui uma excelente alternativa à carne. O seu sabor delicado e textura macia e suave, agradarão certamente a quem ainda não experimentou este alimento.
O tofú constitui a base proteica de muitas refeições vegetarianas. Para além da riqueza em proteínas, possui também cálcio em quantidade apreciável.
Tem a grande vantagem de ser pobre em gorduras, nomeadamente as saturadas.
Como é feito à base de grãos de soja, o tofu tem um fitonutriente denominado isoflavona (são estrogénos vegetais que imitam o estrogénio humano) que possuem efeitos antioxidantes e julga-se que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e de certos cancros.
Um elevado consumo de isoflavonas parece ajudar as mulheres no período pré-menopausa, contra o cancro da mama e a reduzir alguns sintomas da menopausa como os afrontamentos.

Ingredientes (para 4 pessoas)
500 g de tofú firme pronto a comer
2 cebolas grandes
5 dentes de alho
3 tomates grandes maduros
2 colheres de sopa de azeite
6 colheres de sopa de molho de soja
200g de cogumelos laminados
Sumo de limão
Raminho de coentros ou salsa
Sal, a gosto

Preparação
Corte o tofú em quadrados de cerca de 2 cm, tempere com sal, regue com o sumo de 1 limão e o molho de soja, e aguarde. Corte a cebola e o alho bem picados, e aloure ligeiramente no azeite quente. Descasque os tomates e corte em cubos bem pequenos, aproveitando o seu sumo. Adicione à cebola e ao alho e mexa bem. Junte os cogumelos. Tempere com uma pitada de sal.
Junte o tofu e misture suavemente no preparado anterior, para não desfazer e partir o tofu. Pode adicionar mais um pouco de molho de soja, se gostar. Tape e deixe cozer em lume brando durante cerca de 20 minutos. Quando estiver pronto, retire do lume e junte a salsa ou coentros bem picados. Misture com cuidado a tape até ser servido.

Sugestão
Acompanhe com arroz integral ou esparguete, e ainda com uma boa porção de legumes verdes/coloridos.

TOFÚ À ITALIANA

Ingredientes
1 cebola picada
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
500 g de tofú cortado em cubos
100 g de milho
300 g de ervilhas (pré-cozidas)
1/2 colheres de chá de orégãos
1/2 colher de chá de alho
500 g de molho de tomate
1 chávena de azeitonas pretas
Preparação
Refogue a cebola, o alho e o tofú no azeite durante 5 minutos. Adicione os restantes ingredientes. Cozinhe durante 10 minutos e vai mexendo ocasionalmente.Serve com esparguete ou outra massa à sua escolha.

TOFU SALTEADO
Ingredientes (4 pessoas)
500 g tofu
1 cubo vegetal (biológico)
1 colher levedura cerveja
Sal e alho em pó q.b.
Salsa seca q.b.
Salsa fresca picada q.b.
Louro em pó q.b.
1 colher de chá açafrão (opcional)

Preparação
Lave bem o tofu e corte-o aos cubos. Misture todos os temperos e envolva o tofu, deixando a marinar cerca de duas horas. Numa frigideira anti-aderente, pincele com azeite e dissolva um cubo vegetal. Coloque o tofu e deixe ganhar cor, virando-o de vez em quando. Finalize, espalhando salsa fresca picada. Sirva com uma travessa de legumes ou salada.


























Sem comentários: