19/03/13

Hambúrgueres de arroz e noz


Esta é uma receita especial de hambúrgueres, os hambúrgueres de arroz e noz são preparados com cebola, cogumelos, arroz integral, pão ralado e nozes. Pode servir estes hambúrgueres de arroz e noz em pãezinhos tostados com sementes de sésamo. Para melhorar o aspecto e paladar adicione uma rodela de queijo, tomate fresco e alface em cada hambúrguer no pão. Ideal para ser servido depois de uma sopa nutritiva e acompanhado de uma salada sabe sempre muito melhor.


Preparação: 1h e 15 minutos | Tempo de cozedura: 30 minutos

INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

 Calorias: 517 Kcal

 Açúcares: 5 g

 Proteínas: 16 g

 Gorduras: 26 g

 Hidratos de Carbono: 59 g

INGREDIENTES PARA 6 PESSOAS

 1 colher de sopa de óleo de milho

 1 cebola pequena, finamente picada

 100 g de cogumelos, laminados finamente

 350 g de arroz integral cozido

 100 g de pão ralado no momento

 75 g de nozes, picadas

 1 ovo

 2 colheres de sopa de compota de fruta

Sal

Óleo, para regar

6 rodelas individuais de queijo

PARA SERVIR

6 pãezinhos redondos com sementes de sésamo

Rodelas de cebola

Rodelas de tomate

PREPARAÇÃO DOS HAMBÚRGUERES DE ARROZ E NOZ
* Aqueça o óleo numa caçarola grande e cozinhe a cebola durante 3-4 minutos, até começar a ficar macia. Junte os cogumelos e cozinhe durante mais 2 minutos.
 
* Retire a caçarola do lume e misture o arroz cozido, o pão ralado, as nozes, o ovo e ambos os molhos com os vegetais. Tempere a gosto com sal e mexa bem.
* Molde a mistura em 6 hambúrgueres, fazendo pressão com os dedos. Reserve no frigorífico durante pelo menos 30 minutos.
* Grelhe os hambúrgueres numa grelha oleada sobre brasas médias durante 5-6 minutos de cada lado, virando uma vez e regando frequentemente com óleo.
* Se quiser, coloque uma rodela de queijo sobre os hambúrgueres 2 minutos antes do fim da cozedura. Grelhe as rodelas de cebola e tomate durante 3-4 minutos até começarem a alourar.
* Torre os pãezinhos de sementes de sésamo a um dos canto da grelha. Sirva os hambúrgueres nos pães, juntamente com as rodelas de cebola e tomate.
* É mais rápido e económico usar restos de arroz para fazer estes hambúrgueres. Porém, se for cozer arroz para este prato, terá de usar 1 chávena de arroz.

Sem comentários: