15/03/13

Cuscuz com Legumes


Esta receita vegetariana de cuscuz com legumes é  uma receita muito fácil e rápida de cozinhar e onde o cuscuz constitui uma agradável mudança em relação ao arroz ou à massa, experimente esta agradável receita vegetariana e não se irá arrepender. Pode servir acompanhado com uns deliciosos folhados de espinafres ou ainda com umas espetadas de tofu. Para sobremesa nada melhor do que o arroz doce com banana, esta é uma sobremesa diferente mas muito saborosa.

Informação nutricional
Calorias: 280 Kcal
Açúcares: 13 g
Proteínas: 10 g
Gorduras: 7 g
Hidratos de Carbono: 47 g

Ingredientes (4 pessoas)
 2 colheres de sopa de óleo vegetal
 1 cebola grande, picada grosseiramente
 1 cenoura, picada
 1 nabo, picado
 600 ml de caldo de legumes
 175 g de cuscuz
 2 tomates, sem pele e cortados em quartos
 2 courgettes, picadas
 1 pimento vermelho, sem sementes, picado
 125 g de feijão-verde, picado
 Casca ralada de 1 limão
 Pitada de açafrão-da-índia em pó (opcional)
 1 colher de sopa de coentros ou salsa frescos, finamente picados
 Sal
 Raminhos de salsa fresca, para guarnecer
Preparação
* Aqueça o óleo numa grande frigideira e salteie a cebola, a cenoura e o nabo durante 3-4 minutos. Junte o caldo e deixe ferver, depois tape e coza durante 20 minutos.
* Entretanto, coloque o cuscuz numa tigela e humedeça-o com um pouco de água a ferver, mexendo, até os grãos incharem e se separarem. Adicione os tomates, as courgettes, o pimento e o feijão-verde à panela.
* Acrescente a raspa de limão ao cuscuz e junte o açafrão-da-índia, se usar, misturando bem. Ponha o cuscuz num recipiente para cozer a vapor e posicione-o sobre a panela de legumes. Cozinhe os legumes em lume brando para que o cuscuz coza a vapor durante 8-10 minutos.
* Deite o cuscuz com legumes em pratos de servir aquecidos. Coloque os legumes e parte do líquido por cima. Polvilhe com os coentros e sirva de imediato, guarnecido com raminhos de salsa.

Sem comentários: