03/07/08

CUSCUZ COM VEGETAIS

O cuscuz é um cereal rico em hidratos de carbono (amido) e niacina (vitamina B3). Ao juntar um alimento proteico a este prato de cuscuz com vegetais, obtém uma refeição completa nos vários nutrientes.
O trigo é o cereal mais conhecido universalmente e encontra-se disponível numa grande variedade de formas, desde o grão integral de trigo até à farinha. De entre as várias formas, encontra-se o cuscuz, que corresponde à parte interior do grão (o endosperma).
Como consequência das operações industriais a que é sujeito o grão de trigo, o produto que se obtém (cuscuz) já quase não precisa ser cozinhado.
Uma vez que o trigo tem uma proteína chamada glúten, as pessoas que sofrem de doença celíaca (intolerância ao glúten) não devem consumir este prato e outros que contenham trigo.
Ingredientes (para 4 pessoas):
1 chávena de cuscuz
2 cenouras médias
1 curgete
1 beringela pequena
200 g de raminhos de brócolos
150 g de cogumelos frescos
½ pimento vermelho
½ pimento verde
1 cebola grande
4 dentes de alho picados
1 raminho de coentros
2 colheres de sopa de azeite
sal, q.b.
Preparação:
1º Lave as cenouras, a curgete e a beringela, arranje-os e corte-os em cubos. Lave e corte os cogumelos e o pimento em tiras finas. Lave cuidadosamente os raminhos de brócolos. Pique bem a cebola e os alhos;
2º Coloque o azeite num tacho e junte todos os legumes. Tempere com sal. Deixe estufar, mas sem cozer demasiado. Certifique-se de que fica com bastante molho, e caso não fique, adicione 1 copo de água;
3º Logo que o estufado esteja pronto, retire do lume e tape. Lave e pique os coentros e misture aos legumes.
4º Num prato coberto de ir ao forno, levemente untado com manteiga, deite o cuscuz e alise a superfície. Deite a mistura dos legumes (com todo o molho) em cima dos cuscuz e tape. Aguarde 5 minutos.
5º Destape e leve ao forno, previamente aquecido, durante 5 minutos, em forno médio. Pode servir quente ou frio

1 comentário:

Carla disse...

Nao se coze o cuscuz?