30/06/08

A TARTE DOCE

INGREDIENTES
MASSA
300 g de farinha de trigo
50 g de açúcar
100 g de manteiga vegetal
2 ovos
1 limão
sal marinho

GUARNIÇÃO
200 g agriões
2 fatias de pão integral de forma
1/2 copo de leite
1 raminho de salsa
3 ovos
1,2 dl de natas vegetais
100 g açúcar
100 g pinhão
100 g de passas
50 g queijo parmesão
canela

PREPARAÇÃO DA MASSA
Misture a farinha o açucar. Raspe o limão e junte as raspas e o sal. Corte a manteiga em pedacinhos e acrescente à mistura de farinha. Junte também os ovos e envolva bem. Quando o preparado estiver homogéneo, envolva-o numa toalha de película aderente e coloque-o no frigorífico cerca de 1 hora.
Estenda a massa com um rolo. Lige o forno a 180 º C. Unte um pirex com manteiga e polvilhe-o com farinha. Forre o fundo e as paredes com a massa. Pique a massa com um garfo. Verta a guarnição sobre ela e alise com uma espátula. Leve ao forno curante 50 minutos. Sirva morna ou fria.

PREPARAÇÃO DA GUARNIÇÃO
Mergulhe o pão no leite durante uns minutos. Arranje os agrões. Escalde-os em água a ferver, escorra-os com a água a ferver, esprema levemente e pique-os finamente.
Escorra o pão e esprema-o bem. Reserve o leite. Misture o pão com a salsa e triture. Verta o picado numa tigela e junte-lhe os agriões.
Misture um pouco ce canela. Envolva a mistura obtida no preparado dos agriões. Junte o leite, os ovos, as natas, o açucar, os pinhões, as passas e o queijo. Bata tudo até obter um composto perfeitamente homogéneo. Em seguida verta sobre a massa.

Sem comentários: