09/09/13

RECEITAS com Tofu e Manga


Bolo de Tofu com Cobertura de Amora
Ingredientes para a base
250g de bolachas digestivas (também podem ser utilizadas bolachas sem glúten)
50g de Margarina

Modo de Fazer
Aqueça o forno a 180o C. No copo misturador, ponha as bolachas e moa até ter uma consistência de farinha granulada. Junte a margarina e misture até parecer areia.
Deite no fundo da forma ou divida entre os anéis de culinária, calcando bem para que fique com uma base compacta. Deixe descansar.

missing image fileIngredientes para o bolo de Tofu
250g de Tofu
4 colheres de sopa de melaço dourado
6 colheres de sopa de Tahini
1 colher de sobremesa de essência de baunilha
2 colheres de sobremesa de sumo de limão
1 pitada de sal
Modo de Fazer
Com as mãos, esmigalhe o tofu para dentro do copo misturador. Junte o melaço, o tahini e o sumo de limão. Misture bem até obter uma mistura macia. Junte a baunilha e o sal e misture outra vez.
Despeje para a forma já com a base de bolacha e leve ao forno durante 35 minutos.
Depois de cozinhado, tire do forno e deixe arrefecer.

missing image fileIngredientes para a cobertura
100g de amoras
50g de açúcar
2 cravinhos-da-índia
1 pitada de canela em pó
Modo de Fazer
Numa frigideira pequena e alta, ponha as amoras, o açúcar e o cravinho. Deixe cozer durante 15 minutos em fogo médio/baixo, mexendo bem. Quando o açúcar estiver bem derretido, junte a canela. Tire do lume e deixe arrefecer.
Ponha sobre o bolo de Tofu e leve ao frigorífico até servir.
Sugestão: para uma melhor apresentação, ponha a cobertura sobre o bolo nos pratos onde vai servir.


missing image file
Salada "Churrqascada" com Molho de Citrinos
Ingredientes para a Salada150g de macarrão
2 alfaces
1 pimento vermelho, grande
1 pimento amarelo, grande
1 pimento verde, grande
12 maçarocas bebés (baby corn)
75g de rebentos de soja
2 mangas verdes
25g de sementes de girassol
25g de pinhões
Sal q.b.
5ml azeite
1 colher de chá de orégãos frescos
1 colher de chá de segurelha fresca
Modo de Fazer:
Aqueça a frigideira sem qualquer gordura, deite os pinhões e as sementes de girassol e toste durante 2 minutos ou até obter uma cor dourada. Deixe arrefecer.
Numa taça ponha o azeite, os orégãos e a segurelha picados e uma pitada de sal. Deixe marinar.
Separe as folhas da alface, lave bem e deixe escorrer. Descasque as mangas e corte em palitos largos. Limpe os pimentos de sementes e da membrana branca, e corte em dois.
Ponha o macarrão a cozer numa panela funda com bastante água e sal. Coza até estar ‘al dente’. Escorra, ponha um pouco de azeite para não colar e deixe arrefecer.
Com o grelhador bem quente, comece por assar as maçarocas e os pimentos, depois as mangas e por fim as folhas da alface. Pincele com a mistura do azeite e os orégãos. Corte as maçarocas em dois no sentido do comprimento, corte os pimentos em tiras e divida os palitos de manga em dois.
Na taça grande, ponha as maçarocas, os pimentos, os pinhões e as sementes de girassol, os rebentos de soja e ponha um pouco do molho e misture. Gradualmente, junte o macarrão, misturando cuidadosamente todos os ingredientes de cada vez que acrescenta o macarrão. Antes de servir, junte a manga e as folhas da alface cortadas em tiras largas, a não ser que as folhas sejam pequenas.
Ponha mais molho se necessário. O macarrão tem a tendência de absorver líquidos muito depressa.


missing image fileIngredientes para o molho
sumo de ½ laranja média
sumo de 1 tangerina
sumo de ½ toranja vermelha
sumo de 1 lima
2 tomates maduros
5cl de azeite
1 colher de sopa de salva fresca
2 dentes de alho
sal q.b.
Modo de Fazer:
Corte o tomate em quadrados pequenos e ponha numa taça com o azeite, os sumos da laranja, tangerina, toranja e a lima. Pique finamente a salva e o alho e junte. Misture bem e tempere com sal. Deixe marinar enquanto faz a salada.
SUGESTÕES E SOLUÇÕES
Especial Menopausa
A ALIMENTAÇÃO NA MENOPAUSA
Para muitas mulheres, a chegada da menopausa traz não só mudanças emocionais bruscas, ansiedade e irritabilidade, mas também outros sintomas, como flutuação da temperatura do corpo, insónia, dores nas articulações etc..
Nos dias de hoje, os homens têm de ter cuidado, pois a andropausa também os afecta nas mesmas formas.
Embora os médicos digam que as pessoas que entram neste estágio da vida devem ter muito cuidado com a alimentação e o peso, a cozinha continua a proporcionar uma fuga a estes problemas. Uma mudança de alimentação pode ajudar a reduzir os sintomas e providenciar uma maior estabilidade.
O abuso de sal, açúcares, ingredientes com altos conteúdos de gordura, e alguns outros ingredientes só pioram os sintomas e agravam o modo como nos sentimos.
Por vezes, quando há algo que diz ‘sugestões’ imediatamente quer dizer ‘ignorar’, por isso deixo apenas uma tabela curiosa de ingredientes que poderão ajudar a controlar o que se come.

SINTOMAS DA
MENOPAUSA
O QUE COMERO QUE EVITAR
Flutuação de temperatura do corpoProdutos com base em soja e sementes de linhaça. Use a erva sálvia.Comidas muito condimentadas e picantes, cafeína e bebidas alcoólicas.
Mudanças de humor,
ansiedade e irritabilidade
Comidas ricas em magnésio como, por exemplo, arroz e farinhas integrais, feijões, lentilhas, ervilhas e vegetais de folha verde. Coma a intervalos regulares e tente incluir alimentos ricos em amidos.Comidas açucaradas, com cafeína e bebidas alcoólicas.
InsóniaTome um chá antes de se deitar. Sugerimos camomila, tília ou flor de laranjeira.Cafeína, especialmente perto da hora de dormir, grandes refeições perto da hora de deitar.
HemorragiasComidas ricas em ferro, especialmente vegetais de folha verde e feijões.Comidas muito condimentadas e picantes.
Secura vaginalProdutos com base em soja, como tofu, e leite de soja ou produtos contendo linhaça.missing image file
OsteoporoseProdutos ricos em cálcio, como leites, iogurtes, queijos, leite de soja fortificado, tofu, frutos desidratados ou secos, feijões e sementes. Produtos ricos em vitamina D, como ovos, e margarinas.
Suores nocturnosChá de sálvia. Tente incluir sálvia nos cozinhadosComidas muito condimentadas e picantes.
Estas são algumas das mudanças que, se feitas na alimentação diária, irão ajudar a ultrapassar os sintomas. Além das sugestões acima, evite alimentos de conserva, pois contêm aditivos.
Embora pareça uma mudança radical, não será assim tão difícil se se pensar que ainda se pode ter aqueles momentos de conforto que alguns alimentos nos trazem, especialmente nas alturas mais difíceis.
Junte o útil ao agradável e tenha uma sobremesa que, não só contém os ingredientes necessários para a sua dieta, mas também aquele gostinho doce que ajuda a acalmar a ‘alma’.

Paulo Jorge Dias

Sem comentários: