06/09/13

Receitas com Batata e Iogurte

receitas
missing image fileSopa de Batata e Alho Francês
Ingredientes

300g de batata

1 cebola grande

2 alhos franceses grandes

2 dentes de alho

1 colher de sopa de azeite

1 colher de chá de salsa picada

1,2 litros de caldo de vegetais

Sal q.b.

OUTTAS SUGESTÕES

missing image fileModo de Fazer
Descasque as batatas e a cebola e corte em cubos pequenos.
Separe e lave bem os alhos franceses e corte em fatias. Descasque e fatie os dentes de alho.
Numa panela, aqueça o azeite e salteie a cebola, o alho francês e a batata sem que ganhe cor. Junte 2/3 do caldo e deixe cozer.
Quando a batata estiver cozida, passe com a varinha mágica até obter um creme macio.
Enfeite com a salsa antes de servir.

Salada de Batata com Molho de Iogurte
missing image file
Ingredientes

1kg de batata cozida

2 cebolas vermelhas

6 tomates grandes

2 cenouras grandes

100g de azeitonas verdes

500ml de iogurte natural

1 colher de sopa de sumo de limão

2 dentes de alho

1/2 colher de chá de sal

SUGESTÕES


missing image file
missing image fileModo de Fazer
Numa misturadora ponha o iogurte, o sumo de limão, o alho e o sal. Misture bem até que o alho esteja bem misturado. Pique as azeitonas, junte-as ao iogurte e ponha no frigorífico.
Descasque e corte as cebolas e as cenouras em cubos com 1/2cm e reserve. Se cozeu a batata com casca, descasque-a. Corte a batata descascada em cubos com 1,5cm. Corte o tomate ao meio, limpe de sementes e corte em cubos de 1cm.
Numa taça, misture a batata, a cebola, a cenoura e o tomate; cuidadosamente, junte o molho de iogurte e envolva tudo bem.

SUGESTÕES E SOLUÇÕES
A BATATA
Batatas esverdeadas
As batatas esverdeadas e as que estão em germinação nunca devem ser consumidas, pois produzem intoxicações que se manifestam através de cólicas, gastrites e até mesmo disenterias. É importante deixar os tubérculos ao abrigo da luz para evitar isto. A parte verde pode conter a substância solanina, que é tóxica.
RefrigeraçãoEvite armazenar a batata no frigorífico (o sabor fica adocicado e escurece se se fritar).
A batata como medicamento: 
• Crua e ralada, combate infecções, picadas de insectos e irritações da pele.
• Cozida, amassada e em aplicações quentes, ajuda a amadurecer furúnculos.
• Auxilia no combate à tosse (xarope de batata), na cura à dor de estômago (batata ralada e coada), na eliminação de dor de cabeça e irritações na pele (aplica-se rodelas de batata crua no local) e previne cãibras, por ser um alimento rico em potássio.
• A água de batatas ajuda a dissolver e expulsar substâncias venenosas contidas no aparelho digestivo. Em caso de acidez excessiva e de úlceras, o sumo de batata crua pode ser tomado diariamente, antes das refeições (até 3 semanas, quantidades até 50-100 ml por refeição). Azia, enjôo, vómitos e arrotos tendem a diminuir
ou desaparecerem (para obter o sumo: ralar batata descascada e espremer num pano ou usar uma centrifugadora).
• A espécie dos Andes (batata yacon) é conhecida como “batata do diabético”, pois parece ajudar no controlo da doença. De aspecto parecido com a batata-doce, porosa e com sabor que lembra o da pêra, a batata é consumida em forma de salada ou como fruta. Prosseguem os estudos para validar cientificamente esta propriedade deste tipo de batata.
missing image fileCongelamento 
A batata pode ser congelada cozida ou crua. No primeiro caso, cozinhe as batatas, amasse-as como um purê, envolva-o em filme de plástico e congele-as. Ou então, lave as batatas, descasque-as e pique-as em cubos. Mergulhe os pedaços em água fervente por cinco minutos e resfrie-os em seguida, colocando-os numa vasilha com água e gelo. Escorra a água, acondicione os pedaços em filme de plástico e congele.
Guardar/Conservar:
O local onde as guardar deve ser suficientemente seco, a fim de impedir o apodrecimento, suficientemente fresco a fim de atrasar o grelo, suficientemente quente para evitar que gelem, e suficientemente escuro para que não se apresentem de cor verde.
Batatas novas em pleno Inverno:
Em lugar escuro (cave), onde a temperatura se mantenha mais ou menos a 15o, no mês de Julho colocar caixas de madeira com terra húmida e enriquecida de compostagem.
Colocar algumas batatas (grandes) sobre a terra, ou semi-enterradas a alguns centímetros.
Quando os grelos atingem cerca de 5 centímetros, cortar-lhes metade desse comprimento.
Desenvolver-se-ão excelentes batatas pequeninas, que poderão ser colhidas no mês de Dezembro, e cuja colheita representará cerca de metade do peso dos tubérculos originais/mães!

Sem comentários: