25/09/13

Molho de Lentilhas com Amêndoas e Pinhões

Este Molho de Lentilhas com Amêndoas e Pinhões além de saboroso é muito fácil de fazer. É perfeito para churrascos, já que proporciona aos seus convidados algo para petiscar enquanto esperam.
INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
60 g de manteiga
1 cebola pequena, picada
90 g de lentilhas vermelhas (masoor dhaal)
300 ml de caldo de legumes
60 g de amêndoas escaldadas
60 g de pinhões
1/2 colher de chá de coentros em pó
1/2 colher de chá de cominhos, moídos
1/2 colher de chá de raiz de gengibre fresca, ralada
1 colher de chá de coentros frescos, picados
Sal 
Raminhos de coentros frescos, para guarnecer
PARA SERVIR
Vegetais frescos crus
Palitos de pão
PREPARAÇÃO
- Derreta metade da manteiga numa frigideira e frite a cebola em lume médio, mexendo frequentemente, até ficar dourada.
- Acrescente as lentilhas e o caldo de legumes. Deixe ferver, reduza o lume e cozinhe lentamente, destapado, durante 25-30 minutos, até as lentilhas estarem tenras. Escorra-as bem.
- Derreta a manteiga restante numa pequena caçarola. Adicione as amêndoas e os pinhões e frite-os em lume brando, mexendo frequentemente até ficarem dourados. Retire do lume.
- Coloque as lentilhas, as amêndoas e os pinhões com a manteiga restante num processador de alimentos. Junte os coentros em pó, os cominhos, o gengibre e os coentros frescos. Triture tudo durante 15-20 segundos até a mistura ficar homogénea. Como alternativa, passe as lentilhas por um passador, reduza-as a puré e depois misture-as com as oleaginosas finamente picadas, as especiarias e as ervas.
- Tempere o molho com sal e guarneça com raminhos de coentros frescos. Sirva com vegetais frescos crus e palitos de pão.

Sem comentários: