02/09/13

RECEITAS com Cogumelos e Abóbroa

RECEITAS

missing image file
EspeciariasCanelaNão há quem não conheça esta especiaria tão usada nos nossos doces tradicionais. Mas, para além de “enfeitar” o arroz-doce, a canela é, também, aperitiva (abre o apetite), digestiva e adstringente. Contudo, é contra-indicada para as pessoas que sofrem de úlcera gastroduodenal.
ManjericãoAs suas folhas são usadas em saladas e sopas, a que transmitem um agradável sabor. Acalma os espasmos digestivos de origem nervosa e as dores de cabeça associadas a uma má digestão.
AlecrimTambém no caso do alecrim, são as suas folhas que, usadas em guisados e assados, lhes dão um delicado aroma. É digestivo, colagogo (facilita o esvaziamento da vesícula biliar) e antiflatulento.

missing image fileCogumelos Salteados
Ingredientes
Azeite q.b.
2 ½ chávenas de cogumelos laminados
2 dentes de alho (esmagados)
1 colher de chá de manjericão fresco, picado
2 colheres de sopa de sumo de limão
½ chávena de água
1 colher de chá de farinha maizena
Modo de Fazer
Cubra o fundo de uma caçarola quente com azeite. Duma vez só, deite os cogumelos, o alho, o manjericão e o sumo de limão. Salteie durante cinco minutos. Numa taça, misture a água com a farinha maizena com um garfo para desfazer os grumos. Junte à mistura e cozinhe até engrossar. Sirva com batatas assadas, arroz ou massa.
missing image fileTarte de Abóbora
Massa
Ingredientes
2 chávenas de farinha de trigo
1 chávena de margarina vegetal
½ colher de chá de sal
Como Fazer
Ponha todos os ingredientes numa taça funda e esfregue-os, com as mãos, até que a farinha esteja misturada com a margarina. Acrescente, aos poucos, só a água suficiente para formar uma massa consistente. Não manuseie ou amasse muito a massa. Estenda sobre uma superfície lisa e polvilhada com farinha até ficar com cerca de 0,5 cm de espessura. Ponha sobre uma tarteira de fundo removível, untada e polvilhada.
Recheio
Ingredientes

1 kg de abóbora cozida, desfeita com um garfo e muito bem escorrida
½ chávena de açúcar
missing image file2 ovos
1 colher de chá de canela
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 chávena de leite
sumo ou raspa de 1 laranja
natas (facultativo)
Como Fazer
Misturar bem todos os ingredientes e deitá-los sobre a massa. Levar a forno moderado até que o centro fique arredondado, bem dourado e firme.

Sem comentários: