19/11/09

BERINGELA RECHEADA COM SOJA

Ingredientes:
1 beringela grande (cortada ao meio no sentido do comprimento e escavada com jeitinho com uma colher pequena. O interior dos "barquinhos" e os pedaços de beringela que foram retirados, devem ser regados com bastante sumo de limão e salpicados com sal, para não se tornar amarga e não escurecer)
1 chávena se soja fina (demolhada e depois temperada com cominhos em pó, salsa, alho em pó, molho de soja, molho piripiri, orégãos...)
1/2 chávena de milho cozido
1/2 cebola picada
3 dentes de alho picado
Azeite q.b.
1 folha de louro
Polpa de tomate
Sal, queijo parmesão ralado e salsa q.b.

Preparação:
Comece por refogar no azeite a cebola e o alho. Depois acrescente a soja e deixe estufar um pouco até ficar ligeiramente seco e ter mudado de cor (mais escuro). Acrescente o milho, a polpa de tomate e demais ingredientes e a polpa da beringela, menos o queijo, claro. Ficou a estufar mais um pouco. Depois, pré-aqueça o forno a 210ºC.
Forre um tabuleiro de cerâmica com papel vegetal, pegue nos "barquinhos", recheie-os e polvilhe com queijo ralado. Leve ao forno a gratinar mais ou menos por 25 minutos.
Acompanhe com arroz integral feito sempre da mesma forma: 1 de arroz para 2,5 de água; demolha-lo em água quente por 1 hora, pelo menos, para ficar macio. Depois fazer da mesma forma do arroz tradicional. Este levou ervilhas e cogumelos. Demorou cerca de 30 minutos a cozinhar.

Sem comentários: