14/08/14

RECEITAS COM BRÓCOLOS E MELÃO

Espetadas de Legumes em Iogurte Carilado

Ingredientes para a marinada
250ml de iogurte de soja
1 colher de sopa de açafrão
1 ½ colher de chá de caril
1 ½ colher de chá de cominhos em pó
1 ½ colher de chá de coentros em pó
1 ½ colher de chá de pasta de tomate
3 dentes de alho picados
1 colher de chá de gengibre fresco picado
sumo e raspa de meio limão
2 colheres de sopa de coentros picados
Ingredientes para as espetadas
2 pimentos amarelos
2 pimentos vermelhos
2 pimentos verdes
1 molho pequeno de brócolos
1 molho pequeno de couve-flor
16 tomates cherry
1 cebola média
missing image fileModo de Fazer
Numa taça, ponha todos os ingredientes para a marinada e misture muito bem, tape e deixe tomar sabor.
Limpe os pimentos das sementes e corte em quadrados de 2cm. Divida os brócolos e a couve-flor em pequenos raminhos, descasque a cebola e corte-a em quadrados e divida em camadas.
Separe os legumes em 8 porções e alterne-os nas espetadas pondo primeiro 1 quadrado de pimento amarelo, 1 pedaço de brócolos, 1 pedaço de cebola,1 pedaço de pimento vermelho, 1 pedaço de couve-flor, 1 pedaço de pimento verde, 1 tomate. Repita até que use todos os legumes pelo menos 2 vezes.
Quando tiver todas as espetadas prontas, ponha-as dentro do tabuleiro e deite a marinada sobre elas tendo atenção para que fiquem bem cobertas. Deixe tomar sabor durante 15 minutos.
Cozinhe no churrasco ou no forno durante 30 minutos, virando-as a cada 10 minutos e pincelando-as com a marinada. Sirva com salada de tomate.

missing image fileEspetadas de Legumes em Iogurte Carilado
Ingredientes
750g de polpa de melão
750g de polpa de meloa
750g de polpa de melancia
folhas de hortelã-pimenta fresca para decorar
Modo de Fazer
Numa liquidificadora, passe cada um dos melões, individualmente, até obter uma pasta bastante líquida. Ponha as pastas em panelas diferentes, em lume brando, e deixe reduzir durante 15 minutos, mexendo para que não pegue. Depois de reduzido, ponha em caixas de ir ao congelador e deixe arrefecer antes de pôr no congelador.
Leve ao congelador durante três horas, ou até obter a consistência de gelado. Com um garfo, mexa de vez em quando para que não forme cristais sobre o gelado.
Sirva numa taça de gelado pondo as camadas por cor e decore com folhas de hortelã-pimenta.

missing image file
Couve-florA couve-flor contém pequenas quantidades de hidratos de carbono e de proteínas, e praticamente nenhumas gorduras. É uma boa fonte de vitamina A (beta-caroteno), bem como das vitaminas B, C, e E. Quanto a minerais, é muito rica em potássio, contendo, ainda, cálcio, magnésio, fósforo e ferro. Os oligoelementos crómio, zinco, manganês, cobre e selénio também estão presentes em quantidades significativas. A couve-flor é anticancerígena e é recomendada a quem tem problemas digestivos ou sofre de doenças cardiovasculares.

missing image file
MelanciaPara além de ser uma fruta muito refrescante, contém folatos, minerais e várias vitaminas, entre as quais se destacam o beta-caroteno, a vitamina B1 e a B6. O seu efeito diurético é superior ao do melão e está indicada principalmente nas doenças dos rins e das vias urinárias, bem como para quem deseje fazer uma cura depurativa ou queira emagrecer.

MelãoO melão é, sobretudo, água. Mas não é uma água passiva ou inerte, mas uma água viva, repleta de proteínas, vitaminas e minerais. Harmoniosamente combinados, vamos encontrar as vitaminas C, B1, B6, os folatos, e pequenas quantidades das restantes vitaminas, com excepção da B12. Os minerais nutrientes estão todos presentes, destacando-se, pela sua riqueza, o potássio, o ferro e o magnésio. É aconselhado a quem sofra de afecções urinárias, de excesso de ácido úrico, de prisão de ventre e de desidratação.
missing image file

Sem comentários: