11/08/14

BEBIDAS SAUDÁVEIS DE VERÃO


BEBIDAS DE VERÃO
 As longas tardes de Verão, as suas cálidas noites, o tempo livre convidam-nos a relaxar, a partilhar grandes momentos com os amigos e a família. Porque não fazê-lo à volta de uma mesa com uma bebida saudável e refrescante nas mãos? Propomos-lhe bebidas para diferentes ocasiões (aperitivo, sobremesa, lanche...) e diversas propriedades medicinais.
missing image fileTília aromáticaEsta infusão não só é agradável de tomar, como ainda possui propriedades medicinais.
Ingredientes:4 colheres de sopa de tília1 laranja (sumo)1 limão (a casca)½ litro de sumo de uva preta1 pau de canela½ litro de água
Modo de fazer:Ferva a água com o pau de canela e a casca de limão durante 3 minutos. Ponha a tília numa cafeteira e deite, sobre ela, a água a ferver. Tape. Depois de 5 minutos, coe a infusão e junte o sumo de laranja e de uva.Sirva muito fria
Sumo hortelão
(Previne o cancro)
Este sumo é um estupendo aperitivo carregado de betacaroteno e licopeno.
missing image fileIngredientes:
500g de cenoura
500g de tomate
1 pepino
Modo de fazer:
Lave a cenoura e o tomate e corte-os aos bocados. Lave o pepino, descasque-o e corte-o. Ponha os legumes no liquidificador, misture os sumos e sirva frio.
Infusão de multiervas
(Boa para o estômago e o fígado)
Esta deliciosa e refrescante infusão adoçada naturalmente com alcaçuz, está muito indicada para a sobremesa.
Ingredientes:
missing image file1 colher de sopa de poejo
1 colher de sopa de tília
1 colher de sopa de alcaçuz moído
1 colher de sopa de lúcia-lima
1 ½ litros de água
Modo de fazer:
Ferva a água numa cafeteira. Ponha as ervas num bule e junte a água a ferver. Deixe repousar durante 15 minutos e coe. Sirva fria com umas gotas de limão.
Água de Ananás
(Boa para os rins e o estômago)
Esta bebida ligeira e refrescante permite aproveitar a casca do ananás, bem como os restos de polpa que costumam ficar agarrados à mesma. Convém bebê-la antes das refeições.
missing image fileIngredientes:
Casca de 1 anan ás
2 litros de água
Modo de fazer:
Lave muito bem a casca do anan ás, corte-a aos bocados e meta-a numa panela com a água fria. Leve ao fogo e ferva-a durante 30 minutos. Retire a casca e deixe arrefecer o líquido obtido. Sirva frio.
ORCHATA DE ARROZ
(Boa para os intestinos)
A orchata pode ser bebida a qualquer hora como um refresco saudável. Contudo, torna-se verdadeiramente útil quando alguém sofre de gastrenterite, uma vez que contribui para cortar a diarreia. Contém água e minerais (sobretudo potássio), que repõem as perdas causadas pela diarreia. Também é rica em amido, o que contribui para o seu efeito adstringente.
Ingredientes:
missing image file200g de arroz
1 colher de sopa de mel
1 litro de água
1 pau de canela
1 limão (casca)
Modo de fazer:
Ferva a água com a casca de limão e o pau de canela durante uns minutos. Verta a água assim obtida sobre o arroz e deixe de molho durante 1 hora. Triture o arroz com a varinha mágica até obter um líquido esbranquiçado. Coe o líquido para eliminar a parte sólida do mesmo e obter a orchata. Acrescente o mel e mexa para adoçar. Sirva muito fria.

Sem comentários: