06/09/10

COMER GORDURA NA PUBERDADE AUMENTA RISCO DE CANCRO DA MAMA

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Estadual do Michigan, nos EUA, uma alimentação rica em gordura durante a puberdade pode aumentar o risco de desenvolver cancro da mama mais tarde, mesmo em raparigas magras, noticia o site Ciência Diária.
“O período da puberdade é crucial, pois é quando a estrutura básica é criada para o desenvolvimento das glândulas mamárias”, explica Sandra Haslam, professora de fisiologia e directora do centro de investigação de cancro da mama da universidade.
Em estudos preliminares realizados com animais, os investigadores perceberam que uma dieta rica em gordura durante a puberdade pode levar à produção de produtos inflamatórios na glândula mamária de adultos, que podem promover o crescimento do cancro.
Factor de risco
O trabalho foi baseado num estudo anterior da equipa, que descobriu que a hormona progesterona activa genes que provocam a inflamação na glândula mamária. Esta inflamação pode ser um factor de risco para a doença. Agora, os cientistas demonstraram que este mesmo efeito pode ser alcançado com uma alimentação rica em gorduras.
Uma vez que estas alterações inflamatórias ocorrem durante o primeiro momento crucial (a puberdade é um período de intenso desenvolvimento e divisão celular), estas podem ter efeitos duradouros.
Agora, os cientistas planeiam testar as conclusões pela análise de dois modelos de ratinhos com cancro da mama e efeitos de dietas ricas em gordura durante a puberdade. A equipa quer experimentar algumas intervenções anti-inflamatórias projectadas para neutralizar os efeitos negativos deste tipo de alimentação.

Sem comentários: