07/07/08

PÃO DE CENTEIO

INGREDIENTES
500 g de farinha de centeio
200 g de farinha branca
250 g de água morna
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de chá rasas de fermento seco de padeiro

Ingredientes complementares: sal marinho

PREPARAÇÃO
1- Dissolver o fermento em água. Peneirar as farinhas e misturá-las. Pôr a mistura num recipiente e fazer um buraco ao meio, no qual se colocará a água com o fermento, o sal e o azeite. Misturar tudo e amassar sobre a mesa enfarinhada durante 15 minutos aproximadamente, até que a massa se desprenda ds mãos e da mesa. Deve obter-se uma massa homogénea e elástica, de modo que depois de a pressionar com um dedo ela recuper a sua forma.

Deixar repousa em lugar morno (20º C - 30º C), dentro de um recipiente coberto com um anho húmido, até que a massa duplique o seu tamanho, quer dizer, 1 hora aproximadamente.

Voltar a amassar durante 2 minutos e colocar a massa numa placa do forno ou nuum forma untada.

Deixar repousar outra vez até que volte a duplicar o seu tamanho.

2- Aquecer o forno a 250º C. Introduzir no forno a forma com a massa e cozer até que comece a ficar doutrado.

Quando ao dar um glpe seco no pão este soar a oco, será sinal de que está bem feito. Tirá-lo do forno e, passados 5 minutos, desenformar.

Deixar arrefecer sobre uma grelha, coberto com um pano.

3- Servir cortado em fatias.

Nota: O centeio é um cereal de composição semelhante ao trigo mas com um maior teor em fibra e em proteínas; no entanto, as proteínas do centeio contêm menos glúten do que as do trigo, e por isso dão lugar a um pão menos esponjoso.

O pão de centeio é especialmente recomendável para:

- As artérias e o coração, já que proporciona elasticidade às paredes das artérias, reduz o colesterol, evita a hiperten~são e melhora a circulação do sangue.

- O intestino, devido ao efeito laxante da sua fibra, que também contribue para a prevenção do cancro do cólon.

- A alimentação dos diabéticos, ja que os hidratos de carbono do centeio são assimilados mais lentamente do que os do trigo e, portanto, provocam um aumento menor do nível de glicose (açúcar) no sangue.

Sem comentários: