03/09/13

Sopa de Chicória e Feijão-Manteiga e uma Surpresa


Ingredientes

 
Para 4 pessoas
2 cebolas médias, picadas

 
2 colheres de sopa de azeite
 
5 dentes de alho, esmagados

 
1/2 colher de chá de orégãos secos

 
1l de caldo de vegetais

 
500g de chicória, partida em pedaços de 5cm

 
1 lata de feijão-manteiga, escorrido
e lavado

 
Sal q.b.

 
Azeite para decorar

 



Modo de Fazer
Cozinhe as cebolas no azeite em lume médio, mexendo de vez em quando, até a cebola estar translúcida. Junte o alho e os orégãos e coza durante mais 2 minutos, mexendo sempre.
Junte o caldo de legumes, deixe ferver e tempere com sal. Junte a chicória e o feijão e deixe cozer em lume brando, durante 15 minutos, sem tampa, até a chicória estar ‘al dente’.
Retire 2 chávenas da sopa e passe pelo liquidificador, até obter um puré macio. Junte novamente à sopa e deixe levantar fervura em lume médio-brando, mexendo sempre. Retifique o tempêro.
Sirva quente e com um fio de azeite.


CP-Sopa.psd

Tarte Caramelizada de Chicória com Molho de Tofu Fumado
Ingredientes (para a tarte)

Para 4 pessoas
200g de açúcar de pasteleiro

50ml de água

30g de margarina sem sal

1 colher de chá de sal grosso

1 colher de sopa de tomilho, só folhas

6 cabeças pequenas de chicória, cortadas em quartos, no sentido do comprimento

4 rodelas de massa folhada (13,2cm)



Ingredientes (para o molho)

Para 4 pessoas
100g de tofu fumado

1 dente de alho, descascado e esmagado

1 colher de café de mostarda de Dijon, em pó

50ml de vinagre de maçã

200ml de azeite extra virgem

½ chávena de nozes

CP-Prato.psd
Sal e pimenta moída, fresca, q.b.


bem misturados e em puré macio. Reduza a velocidade do processador de comida e, em fio fino, vá deitando o azeite, até estar todo misturado. Tempere com o sal e a pimenta. 
Para servir, inverta as tartes sobre os pratos, regue com o molho e enfeite com o resto das nozes. Acompanhe com salada.
Sugestões e Soluções
shutterstock_80165410.jpgLivre-se das Olheiras
A pele que cobre a área próxima dos olhos é muito delicada. Possui apenas 0,4mm de espessura, enquanto no restante corpo mede 2mm. Assim, o excesso de melanina ou de vasos capilares acaba por transparecer facilmente. A cor da pele, nessa área, fica diferente; às vezes, muito escura. São as olheiras, que farão com que pareça cansado.

Como surgem
Há, pelo menos, três causas para o aparecimento de olheiras:
• Cansaço, stresse, noites mal dormidas.
• Determinação genética.
• Dilatação anormal dos vasos sanguíneosao redor dos olhos. Nesse caso, segundo os especialistas, as olheiras são consequência de uma congestão vascular, que muitas vezes se agrava em períodos menstruais, episódios de gripe ou constipação, ou em situações de cansaço.

Como tratar
Existem formas de ajudar a minimizar o problema. Água fria, banho quente e vapor são bons recursos. São relaxantes e ajudam a alisar a pele em volta dos olhos. Mas, além disso, experiente estas sugestões:
√ Massagens circulares em volta dos olhos, para melhorar a irrigação. Comece do canto interno dos olhos e vá deslizando o dedo anelar suavemente pelas pálpebras até chegar ao ponto inicial.
√ Compressas de algodão embebidas em água de rosas ou soro fisiológico.
√ Exercícios aeróbicos para ativar a circulação trazem frescura à pele e boa disposição física.√ Creme hidratante com fator de proteção. Ameniza a cor escura que teima em aparecer sob os olhos.√ Dormir bem. Dormir é fundamental para a saúde.√ Libertar-se do stresse. Faça atividades físicas para descarregar as tensões diárias.

Sem comentários: