29/09/13

Gratinado de Alho-Francês e Semente de Girassol

Ingredientes:
1 kg de alho francês
2 colheres de sopa de sementes de girassol
500 g de queijo fresco
100 g de queijo Gouda ralado
125 ml de leite
3 ovos
noz-moscada acabada de ralar
1 colher de sopa de sumo de limão
manteiga para o tabuleiro
sal q.b.
salsa para enfeitar (opcional)

Modo de Fazer:
Arranje o alho francês, cortando a base e livrando-se das folhas verdes, exteriores e da rama verde escura. Corte-o no sentido do comprimento e lave-o bem, para retirar possíveis areias. Coloque uma panela com água ao lume, até ferver e coza nela o alho francês durante 2 minutos. Em seguida, ponha-o num coador e passe-o por água fria. Deixe escorrer.
Torre, numa frigideira sem gordura, as sementes de girassol, mexendo sempre para que não se queimem. Deixe arrefecer.
Numa tigela, misture o queijo fresco com metade do queijo Gouda ralado e o leite. Acrescente as gemas, o sumo de limão, a noz-moscada e o sal. Bata as claras em castelo firme e envolva na mistura do queijo.
Unte um tabuleiro de ir ao forno e à mesa. Deite no tabuleiro metade da massa e alise com uma colher. Em seguida, distribua o alho francês e polvilhe com 1 colher de sopa de sementes de girassol. Deite por cima o resto da massa, cubra com uma tampa ou com uma folha de alumínio e leve ao forno previamente aquecido durante 20 minutos. Retire a tampa ou folha de alumínio, polvilhe com o resto do queijo ralado e das sementes de girassol e deixe gratinar durante cerca de 15 minutos. Se desejar, antes de servir, enfeite com as folhas de salsa bem lavadas.

Sem comentários: