08/09/13

RECEITAS com Courgete e Ananás


RECEITAS com Courgete e Ananás

missing image filemissing image file
Courgete
Quem tiver, no início do ano, tomado a decisão de perder peso, tem na courgete um bom aliado, uma vez que é muito pobre em gorduras, sódio e calorias. Sobressai, também, pelas suas propriedades suavizantes sobre o aparelho digestivo e ligeiramente diuréticas. É uma boa ajuda nas afecções cardiovasculares, como hipertensão arterial, arteriosclerose e afecções coronárias.

Empadão de Legume
missing image fileIngredientes
Puré de batata q.b.
200g de cogumelos laminados
1 courgete
2 cenouras
1 cebola
1 alho francês
1 dente de alho
250g de molho branco ou de tomate
queijo ralado q.b.
salsa ou coentros picados q.b.
1 colher de café de alho em pó
Modo de Fazer
Faça um estufado com estes legumes e misture-lhes o molho. Deixe cozer. Unte um pirex com azeite. Coloque primeiro uma camada de puré de batata e depois o estufado de legumes. Cubra com o resto do puré de batata. Misture o queijo ralado, os coentros ou a salsa e o alho em pó e polvilhe o empadão com ele. Leve ao forno durante cerca de 30 minutos ou até dourar.
Sirva com salada mista.
Alho Francês
A composição do alho francês é semelhante à da cebola, embora contenha mais ácido fólico e mais minerais, dos quais se destacam o cálcio, o magnésio e o ferro. Também contém um óleo essencial. O alho francês é aconselhado a quem tem: artrite úrica, pelo seu poder alcalinizante e diurético; bronquite e sinusite, pela sua acção mucolítica e anti-séptica; prisão de ventre, pela sua acção laxante.
missing image file
missing image file
Bolo-pudim de Ananás

Ingredientes para a massa
6 ovos
150g de farinha com fermento
200g de açúcar
1 lata de ananás em calda
caramelo líquido (opcional)

Modo de Fazer
Separe as gemas das claras e misture muito bem as gemas com o açúcar e metade da calda do ananás. Adicione a farinha, misturando até ficar uma massa homogénea. Bata as claras em castelo firme e envolva na massa. Caramelize uma forma redonda, sem buraco, e de preferência de aros amovíveis. Pode fazê-lo usando açúcar ou com o caramelo líquido. Coloque algumas rodelas de ananás no fundo. Por fim, deite o preparado na forma e leve ao forno, previamente aquecido, a cozer durante aproximadamente 45 minutos. O bolo deve ser desenformado ainda quente.

missing image filemissing image file
Ananás
O ananás é rico em vitamina C, ferro e potássio. As suas fibras ajudam no processo digestivo. Contém, ainda, uma substância chamada bromelina, que o torna benéfico no tratamento de doenças respiratórias, pois actua como um anti-inflamatório e proteolítico natural. Como tem um reduzido valor calórico, é óptimo em dietas e purgas alimentares.
 SUGESTÕES E SOLUÇÕES
Para a COZINHA
missing image fileFarinha sempre fresca
Uma forma de manter a farinha durante muito tempo sem que se encha de bichitos ou fique rançosa, é introduzir no recipiente uma folha de louro.

Cozedura perfeita
O seu forno tem tendência a deixar os assados ressequidos? Coloque um pequeno recipiente cheio de água no seu interior durante a cozedura. O vapor que ele origina impedirá que os alimentos sequem.
Para a CASA
missing image fileEtiquetas auto-colantes
Para eliminar as etiquetas auto-colantes de qualquer objecto que acabe de comprar, embeba-as em azeite. Deixe actuar e, dentro de poucos minutos, poderá retirá-las esfregando-as com um pano, sem correr o risco de marcar o objecto. Mas, cuidado. Isto não se aplica à roupa...

Cortinas brancas
Se as cortinas das suas janelas perderam a cor ou se não consegue a brancura desejada, ponha-as de molho durante umas horas em água com sal e três limões descascados. Depois, lave-as bem. Obterá uma brancura espectacular.
Para a BELEZA
Papos nos olhos
Prepare uma infusão de pétalas de rosa. Deixe repousar durante duas horas. Uma vez coada, aplique sobre os olhos compressas empapadas nesta água. É ideal para papos e olheiras.

missing image filemissing image fileDisfarçar cicatrizes
Para ajudar a que a cicatriz tome uma cor parecida com o tom de pele, aplique directamente sobre a zona afectada uma mistura de mel e polpa de aloés vera. A aplicação deve ser diária e constante.

Sem comentários: