23/09/13

Pudim com frutos de Outono

Este pudim com frutos de Outono parece um pudim de Verão, mas usa fruta que surge mais tarde no ano, mais propriamente tal como o nome indica mais perto do Outono. Esta sobremesa necessita de ir ao frio de um dia para o outro, pelo que deve ser preparado com alguma antecedência. Este pudim com frutos de Outono é delicioso se for servido com gelado de baunilha para atenuar a acidez dos frutos silvestres. Coloque o pudim num prato dentro do frigorífico para aproveitar o molho das frutas que escorrem pelos lados da taça. O pudim de Outono é delicioso servido depois de um grelhado vegetariano ou de uma salada quente.
Preparação: 10 minutos | Tempo de cozedura: 15 minutos
INFORMAÇÃO NUTRICIONAL
Calorias: 177 Kcal
Açúcares: 29 g
Proteínas: 3 g
Gorduras: 1 g
Hidratos de Carbono: 42 g
INGREDIENTES PARA 8 PESSOAS
900 g de fruta variada, (mirtilos, maçãs e pêras), picada grosseiramente
150 g de açúcar amarelo
1 colher de sopa de canela
225 g de pão branco cortado em fatias finas e sem côdea, cerca de 12 fatias
PREPARAÇÃO DO PUDIM
- Coloque a fruta de Outono numa grande panela com o açúcar amarelo, a canela e chávena mal cheia de água, mexa e deixe ferver. Reduza o lume e cozinhe durante cerca de 10 minutos até os fruto ficarem moles, mas apenas o suficiente para manterem a forma.
- Entretanto, forre a base e os lados de uma taça de pudim de 900 ml com as fatias de pão, certificando-se de que não há intervalos entre elas.
- Deite a fruta para o centro da forma revestida de pão e cubra-a com o pão restante.
- Coloque um pires por cima do pão para fazer peso. Leve o pudim ao frigorífico de um dia para o outro.

- Desenforme o pudim com frutos de Outono para um prato de servir e sirva de imediato. Pode servir juntamente com tiramisù para agradar a quem gosta de uma sobremesa mais ácida e a quem prefere o suave sabor a café.

Sem comentários: