04/04/13

Hambúrger de Lentilhas e Aveia



Ingredientes (10 porções)
Lentilha:
1 xícara (chá) de lentilha (170 g)
Caldo:
1 c. (sopa) de manteiga (15 g)
½ cenoura em cubos médios (85 g)
1 talo de salsão em cubos médios (40 g)
1 cebola pequena em cubos médios (90 g)
20 g de gengibre fresco em cubos médios
2 c. (sopa) de molho de soja (25 ml)
2 dentes de alho descascados (4 g)
6 grãos de pimenta-do-reino preta
1 buquê de ervas frescas (alecrim, tomilho e salsa)
 
Finalização:
1 ½ xícara (chá) de QUAKER OAT BRAN (70 g)
folhas de 4 ramos de tomilho picadas
2 talos de cebolinha fatiados
1 c. (sopa) de azeite (13 ml)
sal a gosto
Preparação
Lentilha: coloque a lentilha junto com 6 xícaras (chá) de água (1,2 litros) em uma panela de pressão. Feche bem e leve ao fogo alto até pegar pressão. Em seguida, diminua a chama (fogo baixo) e cozinhe por 20 minutos. Depois de retirar a pressão, coe a lentilha, que deve estar bem cozida e desmanchando, e reserve.
Caldo: em uma panela grande, derreta a manteiga e junte a cenoura e refogue por alguns minutos. Acrescente o salsão, a cebola e o gengibre, refogando um de cada vez. Despeje 3 xícaras (chá) de água (600 ml), o molho de soja, o alho, a pimenta e o buquê de ervas. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe até o caldo reduzir a 1/3 do seu volume (200 ml). Coe, despreze os legumes e volte o caldo à panela.
Finalização: acrescente o farelo de aveia ao caldo e mexa bem, em fogo baixo, até a mistura começar a endurecer. Junte a lentilha, as ervas e o sal e cozinhe por cerca de 3 minutos. Apague o fogo e deixe esfriar.
Divida a massa em 10 porções iguais e modele hambúrgueres. Aqueça bem uma frigideira, junte o azeite e grelhe-os, dos dois lados, até ficarem dourados. Sirva em seguida acompanhado de um molho de sua preferência.
Dicas: acompanhe o hambúrguer com alguns molhos, como pesto de manjericão, molho branco, molho mornay (molho branco com queijo parmesão e gruyére ralados) ou molho de tomates.

Sem comentários: