22/06/09

PAUL McCARTNEY FAZ CAMPANHA POR SEGUNDA-FEIRA SEM CARNE

Paul McCartney é famoso também por ser vegetariano e pela luta que empreendeu para convencer a população a não comer carne uma vez por semana, com o objectivo de ajudar no combate ao aquecimento global.
Músicos, actores, cozinheiros famosos e celebridades - assim como as duas filhas de McCartney, Stella e Mary - também participam do movimento, baptizado de Meat Free Monday ("Segunda-Feira Sem Carne", em tradução literal).
Para demonstrar o seu apoio, chefs de conhecidos restaurantes da capital britânica passarão a oferecer menus vegetarianos opcionais às segundas-feiras. E autores de livros de culinária criaram receitas vegetarianas especias para o site da campanha.
"Temos de nos preocupar com a mudança climática porque, caso contrário, vamos deixar os nossos filhos e os filhos deles numa situação muito complicada", disse Paul McCartney ao jornal britânico The Independent.
Mudança
A família McCartney conta com o apoio não apenas de gente ligada ao mundo do showbusiness, mas também de especialistas dos campos da ciência, dos negócios e do meio ambiente.
O cantor britânico Chris Martin, o actor americano Kevin Spacey e o empresário britânico Richard Branson estão entre eles.
O site da campanha Meat Free Monday cita dados da entidade de pesquisas climáticas Climate Research Network, segundo os quais a produção de alimentos seria responsável entre 20% e 30% das emissões dos gases que provocam o aquecimento do planeta. A criação de animais seria responsável por metade dessas emissões.
Segundo estatísticas incluídas no site, entre 1961 e 2007, o consumo de carne no mundo quadruplicou e o consumo de frango aumentou dez vezes.
Na entrevista ao Independent, McCartney admite que, às vezes, em meio a tantos conselhos, pode ser difícil saber como contribuir para um mundo mais limpo, mais sustentável e mais saudável.
"Optar por um dia sem carne por semana é uma mudança significativa que todos podem fazer, e que vai até ao centro de várias questões políticas, ambientais e éticas, tudo ao mesmo tempo", afirma o ex-beatle.
Celebridades
A família McCartney reuniu cerca de 40 celebridades - incluindo a cantora Kelly Osbourne, o cantor Mobi e a viúva de John Lennon, Yoko Ono - para um evento de lançamento da campanha Meat Free Monday na tarde desta segunda-feira, em um hotel no centro de Londres.
A ideia de McCartney e seus amigos não é nova. Em maio, a prefeitura da cidade belga de Ghent lançou uma campanha para tentar convencer seus cidadãos a abrir mão do consumo de carne pelo menos um dia por semana.
A campanha do ex-beatle e das autoridades belgas é uma reação a um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).
Segundo o documento, a criação de animais gera mais gases responsáveis pelo efeito estufa do que o setor de transportes.


NOTA: Independente do atual e polêmico tema das mudanças climáticas, substituir a carne por uma dieta mais natural é um objetivo louvável por três razões:


1) Saúde: "A carne nunca foi o alimento melhor; seu uso agora é, todavia, duplamente objetável, visto as moléstias nos animais estarem crescendo com tanta rapidez" (A Ciência do Bom Viver, p. 313).


2) Natureza espiritual: "Todos os que usam uma alimentação cárnea estão aumentando suas paixões animais e diminuindo sua suscetibilidade espiritual para perceber o poder da verdade e a necessidade de introduzi-la em sua vida prática" (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 290).


3) Ética cristã: "Pensai na crueldade que o regime cárneo envolve para com os animais... Como isso destrói a ternura com que devemos considerar as criaturas de Deus!... Como podem aqueles que estão buscando tornar-se puros, refinados e santos... tirar a vida às criaturas de Deus a fim consumirem a carne como uma iguaria?" (A Ciência do Bom Viver, p. 315 e 317).


Será que essas razões não são suficientes para se adotar uma dieta natural sete dias por semana em vez de apenas um? O lado profético da matéria acima, contudo, está no condicionamento da população para a futura Lei Dominical. Sabe como é, certo. Um dia da semana sem carro. Um dia da semana sem carne. Um dia da semana para a família. Um dia da semana para o descanso... Enfim, desde que no final todo mundo aceite o dia dedicado ao sol pelos pagãos como único dia escolhido, os ECOmenistas agradecem... E o fim se aproxima...


Sem comentários: