18/02/15

Batata Assada com Abobora

Se tem coisa que eu adoro é batata assada. Acho uma delicia combinar a batata com legumes, ervas e temperos e inventar pratos diferentes sempre. Uma sugestão simples, muito fácil e rápida de preparar que permite inúmeras variações. Você também pode colocar pimentões para assar junto se gostar.
 
Com poucos ingredientes e tempero na medida certa, o resultado é um prato lindo e muito delicioso. Esta receita é uma inspiração, e você pode usar os temperos que preferir, ervas aromáticas secas ou frescas, vale tudo, desde que você goste. Tudo fica bom com batatas, especialmente quando douradas no forno.
 

Eu aproveitei uma sobra de abobora e assei junto com as batatas acrescentando muita cebola, alho poro e cebolinha verde. Servi como prato principal acompanhado de salada de verduras bem colorida. Fica a inspiração para você fazer uma limpa na geladeira, aproveitar pequenas quantidades de legumes e preparar um belo prato como este dando o seu toque pessoal.
 
 

 
Você pode inventar mil variações de receitas de batata assada acrescentando outros legumes como pimentões, cenoura, cebola, vagens, brócolis, berinjelas, abobora, abobrinha verde, ou o que mais você imaginar. Use a batata como ingrediente básico e acrescente os acompanhamentos para assar junto. Esta é uma ótima ideia para aproveitar pequenas sobras de legumes e assar com as batatas.
 
Serve 3 pessoas


INGREDIENTES
  • 1 kg de batata rosa (orgânicas de preferencia)
  • 2 fatias grandes de abobora cortada em cubinhos 
  • 1 cebola grande picada
  • 1/4 xicara de alho poro picado
  • 1/2 xicara de cebolinha verde picada
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de páprica picante (opcional)
  • sal e pimenta preta moída na hora a seu gosto

PREPARO

Lave bem as batatas antes de descascar. Corte em cubos pequenos e seque com papel toalha. Lave e descasque as fatias de abobora. Corte em pequenos cubos. Disponha as batatas e abobora picadas em uma assadeira grande.
Adicione o alho poro e as fatias de cebola e misture delicadamente procurando distribuir bem os ingredientes. Tempere com sal, pimenta moída na hora e páprica se for utilizar. Use os temperos que você tiver em casa se quiser variar a receita. Regue com o óleo vegetal que for utilizar misturando delicadamente.

Asse em temperatura media de 180C ou 365F em forno pré-aquecido por mais ou menos 45 minutos ou 1 hora. Depois de 30 minutos de forno, vire as batatas delicadamente com o auxilio de uma espátula ou colher de pau.


 
Esta foto foi feita com 30 minutos de forno. Observe que as batatas ainda não estão assadas. Neste momento eu virei com o auxilio de uma colher de pau e deixei assar novamente. Você pode controlar o ponto das batatas espetando um garfo ou faca para verificar se elas estão cozidas. 
 
 
 
Deixe assar novamente, o tempo suficiente para que elas fiquem douradas e mais sequinhas. O ideal é que elas fiquem douradas e sequinhas por fora, porem macias por dentro.
 


O tempo de preparo varia em media de 45 minutos a 1 hora dependendo do forno e do resultado que você espera.  Se quiser as batatas mais crocantes deixe mais alguns minutinhos no forno. Muito cuidado para não queimar. Na hora de servir coloque as cebolinhas frescas picadas e decore a seu gosto. Sirva quente com o acompanhamento que você preferir. Se você quiser dar um toque especial, pode acrescentar um fiozinho de azeite de oliva extra-virgem na hora de servir.
 
ESTA RECEITA, TEXTO E FOTOS PERTENCEM AO BLOG VEGANANA.
SE VOCÊ QUISER COMPARTILHAR OU PUBLICAR, POR FAVOR POSTE O LINK DO BLOG COMO REFERÊNCIA DE AUTORIA.
OBRIGADA. 
 

3 comentários:

Edite Esteves disse...

Adorar batata assada, com franqueza... é um bocado demais!

Adorar a Deus, sim. Agora batata assada ou qq outra coisa? É pecado! Só devemos adorar a Deus!

Unknown disse...

Tem gente que adora criticar ou falar mal.

Unknown disse...

Tem gente que adora criticar ou falar mal.