03/02/15

DOMÍNIO PRÓPRIO

Uma vida equilibrada é o maior segredo para se
manter calmo, tranquilo e ter forças para enfrentar os dias ruins.

 
A meta de uma vida equilibrada é buscar bem-estar físico, mental, emocional e espiritual.
Manter uma vida sem excessos não diz respeito somente ao álcool, tabaco e uso de drogas. Diz respeito a todos os aspectos de nosso estilo de vida, seja comer demais, trabalhar demais, brincar demais e também às coisas que fazemos de menos como exercícios de menos, atenção com os outros de menos, descansar de menos, ou seja, o pouco ou o muito não são bons em relação a maioria das coisas. Você já sabe que viver de um jeito desequilibrado Um viver desequilibrado nos rouba de uma vida rica, saudável e satisfatória.
 
Álcool – Milhões de pessoas consomem bebidas alcoólicas. Para algumas pessoas é impossível pensar em diversão sem bebidas alcoólicas. Estas mesmas pessoas não imaginam que podem vir a serem alcoólicas.
Cada dose de álcool destrói inseparavelmente células cerebrais.
O álcool promove pressão sanguínea alta e é diretamente tóxico para o músculo do coração, o miocárdio.
O álcool aumenta o risco de derrame cerebral, falha cardíaca, úlceras do estômago e câncer.
Um ou dois drinques podem produzir espasmo (contração) das artérias coronárias, diminuindo o suprimento de oxigênio para o coração.
O álcool rouba vitaminas e minerais do corpo.
Talvez as estatísticas mais tristes sejam aquelas sobre bebês lesados com permanente retardo por causa do consumo de álcool pelos pais.
 
Drogas – Apesar de toda a educação sobre drogas ilegais, continuamos a ver um aumento do uso e abuso. Muitos começam a usar drogas por curiosidade, para agradar amigos, ter um meio de escape da realidade ou para evitar lidar com problemas. Uma vez que as drogas não resolvem problemas, os usuários frequentemente se deparam com o fato de que ao invés de escaparem dos seus problemas, eles terminam adicionando mais um – a dependência química (adicção).
Repetido uso de certas drogas pode resultar em dependência física ou psicológica.
A necessidade da droga se torna frequentemente tão forte que os usuários recorrerão a atividades perigosas e ilegais para continuar a obter seu suprimento. Cerca de 70% dos presidiários estão encarcerados por crimes relacionados com o consumo de drogas.
Lembre-se, é muito mais fácil prevenir um problema de drogas do que tratá-lo. Se você ou alguém que você conhece está viciado em drogas, procure ajuda!
 
Tabaco – Uma das mais viciantes de todas as substâncias para os seres humanos, que mata 1200 norte-americanos cada dia é o tabaco. “Fumar é a causa de morte mais simples de prevenir na América.” (US Surgeon General).
Além do câncer de pulmão que todos sabem, o tabaco atua para produzir muitos outros tipos de câncer. Sua composição de mais de vinte venenos leva à doenças como: enfisema, úlcera de estômago, doença cardíaca, diabetes e bebes nascidos com menos peso, etc. Fumar é caro – custa aos norte-americanos um bilião de dólares por semana em cuidados de saúde extra e despesas com seguros.
 
O bom senso muda seu estilo de vida e pode adicionar anos, talvez décadas, à sua existência. E melhor, sua qualidade de vida pode melhorar muito. Planeie agora mesmo desfrutar os anos que podem ser acrescentados à sua vida através de uma qualidade de vida altamente equilibrada, temperante!
Fonte: Wildwood Lifestyle Center and Hospital series.

Sem comentários: