29/10/13

Pudim de Pêssego, Ameixa e Alperce

missing image file
Ingredientes
3 pêssegos médios
4 alperces
3 ameixas
225g de margarina vegetal amolecida
225g açúcar
4 ovos
1 colher de chá de fermento
125g de miolo fresco de pão, ralado
3-4 colheres de sopa de leite de soja
8 colheres de sopa de doce de alperce
Modo de Fazer
Corte em cubos 2 pêssegos, 3 alperces, 2 ameixas e reserve.
Fatie o resto da fruta e reserve.
Numa taça, bata a margarina com o açúcar até ficar macio. À parte, bata os ovos com o fermento e junte à margarina, aos poucos, batendo bem até estarem todos bem misturados. Sem parar de bater, junte o pão ralado e o leite até estar bem misturado. Junte a fruta em cubos envolvendo cuidadosamente.
Ponha a fruta fatiada na base de um tabuleiro para bolos bem untado, deite o doce de alperce sobre a fruta e os lados da forma, ponha a mistura do bolo.
Cozinhe num forno previamente aquecido a 180oC por 30 minutos. Teste se está cozido.

missing image file
Alperce ou Damasco
O damasco tem um poder energético baixo, pelo que se torna muito recomendável nas dietas de emagrecimento. É alcalinizante, pela sua riqueza em sais minerais alcalinos, sendo de salientar a sua pobreza em sódio e a sua riqueza em potássio. Contém vários oligoelementos minerais de grande importância fisiológica, como o manganês, o flúor, o cobalto e o boro. É rico em açúcares (levulose e glucose).
Embora, nos damascos secos, as proteínas e o ferro atinjam um valor importante, o componente mais notável dos damascos, tanto frescos como secos, é o beta-caroteno ou provitamina A. A este componente se deve a maior parte das suas indicações dietoterapêuticas.

Erva-doce
missing image fileFruto do anis-verde, esta pequena semente tem um forte efeito sobre o aparelho digestivo, limpando os intestinos de putrefacções e fermentações. Usado em tisanas para crianças pequenas e bebés, é muito eficaz no caso de gases ou diarreias. É, ainda, excelente para o aparelho respiratório, ajudando quem pretende deixar de fumar.
Para as mães que amamentam, é uma ajuda preciosa, pois tem uma acção galactagoga (aumenta a produção de leite).


Sem comentários: