02/10/13

Espetadas com caril

Estas deliciosas espetadas com caril ou kabobs como também são conhecidas, servem-se com pão naan aquecido, um delicioso pão indiano, com espetadas de vegetais grelhados pincelados com um molho de iogurte propriamente condimentado com caril. As espetadas com caril são preparadas com batata, courgette, tomate, beringela e cogumelos, uma saborosa mistura de vegetais. É uma receita rápida de confecionar e bastante nutritiva sem ser demasiado calórica. Pode servir uma sopa de abacate ou sopa de brócolos para obter uma refeição um pouco mais completa e ao mesmo tempo bastante requintada.

INGREDIENTES PARA 4 PESSOAS
Pão naan, para servir
Ramos de hortelã, para guarnecer
MOLHO DE IOGURTE
150 ml de iogurte natural
1 colher de sopa de hortelã, picada ou
1 colher de chá de hortelã seca
1 colher de chá de cominhos em pó
1 colher de sopa de coentros em pó
1/2 colher de chá de chili em pó
Pitada de açafrão-da-índia
Pitada de gengibre em pó
Sal

ESPETADAS KABOBS
8 batatas novas pequenas
1 beringela pequena
1 courgette, cortada em pedaços
8 cogumelos-castanha ou de chapéu fechado
8 tomates pequenos

PREPARAÇÃO DAS ESPETADAS COM CARIL
- Para fazer o molho de iogurte condimentado, misture o iogurte, a hortelã, os cominhos, os coentros, o chili em pó, o açafrão-da – índia e o gengibre. Tempere a gosto com sal e pimenta. Tape e leve ao frigorífico.
- Coza as batatas em água a ferver até ficarem tenras.
- Corte a beringela em pedaços e polvilhe-os generosamente com sal. Reserve durante 10-15 minutos para extrair os sucos amargos. Enxagúe e escorra-os bem. Escorra as batatas.
- Coloque as batatas a beringela, a courgette, os cogumelos e os tomates alternativamente em 4 espetos.
- Coloque os espetos num prato pouco fundo e pincele-os com o molho de iogurte, revestindo-os de forma uniforme. Tape e leve ao frigorífico até estarem prontos para serem cozinhados.
- Embrulhe o pão naan em folha de alumínio e coloque numa das extremidades da grelha para que aqueçam completamente.

- Cozinhe as espetadas sobre a grelha em cima das brasas, regando com o restante iogurte condimentado, até começarem a ficar ligeiramente chamuscadas. Sirva as espetadas com caril acompanhadas com o pão naan aquecido, guarnecido com raminhos de hortelã. Para sobremesa pode servir o delicioso tiramisù ou tarte de maçã.

Sem comentários: