21/07/13

RECEITAS com TOMATE e CENOURA

 
Tomate
O valor nutritivo do tomate reside na sua riqueza vitamínica e mineral, bem como nas substâncias não nutritivas.
A vitamina mais abundante é a C, mas também tem representadas as vitaminas B1, B2, B6, provitamina A, niacina e folatos. Entre os minerais destaca-se o potássio, o magnésio, o fósforo, o ferro.
tomate_2348567.jpg
 
Tomate Recheado com Tofu
Ingredientes4 tomates médios
125g de tofu
1 colher de sopa de alho em pó
2 colheres de sopa de levedura de cerveja
1 colher de sopa de azeite
salsa picadinha
sal q.b.
Modo de FazerColoque o azeite numa frigideira e, quando estiver quente, misture o tofu esfarelado, o alho em pó, a levedura de cerveja e o sal. Vá incorpando bem os elementos até verificar que está amarelinho – mais ou menos 10 minutos.
Retire as sementes aos tomates, escalde--os, retire-lhes a pele e recheie com o tofu. Salpique com salsa picadinha.
-tomateDentro.jpg

CocoEmbora o nutriente mais abundante no coco seja a sua gordura que, na sua maior parte, é formada por ácidos gordos saturados, estes pertencem à cadeia curta e média, que não favorecem a produção de colesterol. O coco maduro tem, na sua polpa, hidratos de carbono, proteínas e sais minerais, entre os quais se destacam o magnésio, o cálcio e o fósforo.
coco_6624478.jpg

Bolo de Cenoura
Ingredientes350g de farinha integral
1 colher de sopa de farinha maizena
1 colher de chá de fermento em pó
100g de nozes picadas
120g de sultanas
3/4 de chávena de coco ralado
1 ½ chávena de açúcar amarelo
1 colher de chá de gengibre em pó
1 colher de chá de canela
1 pitada de sal
400g de cenoura ralada
¾ de chávena de óleo de soja ou girassol
1 chávena de água
Modo de FazerMisture os ingredientes sólidos entre si. Numa taça à parte, misture os ingredientes líquidos e, em seguida, junte-lhes os sólidos, batendo bem. Vai ao forno (180o) em forma untada e polvilhada com farinha, durante cerca de uma hora.
-BoloCenouraFinal.jpg
 
GengibreO rizoma contém um óleo essencial com diversos derivados terpénicos, responsáveis pela sua acção digestiva e carminativa (impede a formação de gases no aparelho digestivo). É também sudorífico. Recomenda-se nos casos de esgotamento, inapetência e de digestões pesadas e flatulentas. No entanto, é desaconselhado para quem tem úlcera.
gengibre_4341838.jpg

SUGESTÕES E SOLUÇÕES
Para a Cozinha
pote_2765540.jpg
Caçarola de BarroAntes de estrear a sua caçarola de barro, deve submergi-la em água fria durante toda a noite. Na manhã seguinte, seque-a e esfregue o fundo com um dente de alho e azeite. Aumentará a sua duração.
Cebola bem douradaPara que a cebola fique com um dourado uniforme, polvilhe-a com um pouco de farinha antes de a fritar. Ficará perfeita.


Para a Casa
botao_9114784.jpg
Botões bem pregadosPara que os botões de quatro furos se mantenham pregados por mais tempo, pegue dois dos furos, remate e só depois pregue os outros dois. Assim, se por acaso um lado se despregue, o outro manterá o botão no lugar.
Páginas coladasSe o seu livro favorito tem as páginas coladas, submeta-as à acção do vapor de água e, com cuidado, vá-as separando, sempre sem pressa. Talvez seja necessário repetir a operação.
 
Para a Beleza
mel_8766559.jpg
Pele limpa e suaveSe deseja ter uma pele limpa e suave, aplique no rosto e no pescoço uma camada de mel. Deixe actuar durante 15 minutos e, depois, lave com água fria.
Pés gretadosSe tiver os pés gretados, antes de se deitar, meta-os em água quente com sal marinho durante dez minutos. Esfregue-os com pedra pome para retirar as peles secas e ponha uma boa camada de vaselina esterilizada. Calce umas meias de algodão e durma com elas. Em poucos dias os seus pés serão outros.
 
Para Plantas e Animais
plant_3861067.jpg
Evitar o excesso de águaAs plantas necessitam de água, mas em excesso fará apodrecer as suas raízes. Uma boa solução será pôr uma camada de seixos no prato do vaso e colocar o vaso em cima. Ponha a água no prato sem cobrir os seixos. Desta maneira, a planta absorverá a humidade sem que se estraguem as suas raízes.
Comedouro sem odoresSe o seu gato tira a comida do recipiente e a espalha pelo chão, pode ser porque o comedouro é de plástico, que retém odores que lhe desagradam. Substitua-o por um de aço inoxidável e terá o problema resolvido.
 

 

Sem comentários: