29/07/13

RECEITAS COM AS FAMOSAS COUVES-DE-BRUXELAS


A primeira descrição que aparece da couve-de-bruxelas remonta a 1821. Foi assim chamada por ter sido na Bélgica, perto de Bruxelas, que começou a ser cultivada. Hoje, também é cultivada na Holanda, na França, na Inglaterra, na África do Sul, e em muitos outros países. Entre as muitas variedades de couves, é a mais recente.
O tronco pode atingir 60 a 80 cm de altura, e os rebentos são as pequenas gemas que aparecem coladas ao tronco. Ao crescerem, assemelham-se a botões de rosa com um diâmetro de 3 a 5 cm.
Têm um gosto agradável e são de fácil digestão. De todas as couves, são aquelas em que os nutrientes se encontram mais concentrados. Contêm 5% de proteína vegetal, muito potássio, ferro, enxofre, fósforo e cálcio. Quanto a vitaminas, possui várias do complexo B (B1, B2, B5 e B6), e ainda A, niacina, e uma grande quantidade de vitamina C (102mg). Os hidratos de carbono também estão presentes em maior quantidade nas couves-de-bruxelas do que nas outras couves em geral. Tudo isto torna-as um óptimo alimento, especialmente para o Inverno, o que não quer dizer que não possamos deliciar-nos com o seu intenso e particular sabor em qualquer época do ano.
Embora estejam no seu melhor logo a seguir à colheita, também podem ser encontradas congeladas. São frescas quando estão firmes e bem verdinhas. Para manterem a cor devem ser cozinhadas num tacho com tampa.
Com as couves-de-bruxelas fazem-se óptimos pratos e saladas, e dão, ainda, um toque especial quando usadas para enfeitar uma travessa.
Portanto, embora o Inverno já tenha dito adeus, e a Primavera nos acene, vamos dar-vos duas receitas que, esperamos, vos tornem adeptos destas pequenas jóias da Natureza.

Ingredientes:
500g de couves-de--bruxelas
1 raminho de hortelã
2 laranjas grandes
4 colheres de sopa de nata
sal, azeite, sumo de ½ limão
1 ovo cozido
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de mostarda
 
Modo de Fazer:
Coza as couves-de-bruxelas com sal, hortelã e outras especiarias a seu gosto.
Escorra, ponha no centro do prato e coloque à volta gomos de laranja.
Tempere com o seguinte molho:
Bata as 4 colheres de sopa de nata com um pouco de sal, a gema de ovo cozida, o azeite, a água, a mostarda e o limão, durante 2 minutos, num triturador.
Está pronto e é óptimo para todo o tipo de saladas. No caso de fazer salada de batata, será ainda melhor se juntar um dente de alho bem picado.
Com a clara cozida, picada miudinha, enfeite a salada ao seu gosto.
 
 
 
 
Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
2 chávenas de cogumelos (tipo champignon) frescos
24 couves-de-bruxelas
3 cebolas
4 tomates maduros
2 chávenas de água
1 cubo de caldo de legumes
salsa q.b.
Sumo e casca ralada de 1 limão
sal q.b.

Sem comentários: