19/07/13

Beringela Refogada com Cebola e Pimentão

Esta receita é uma das minhas favoritas pela simplicidade e sabor!
Rapidamente tem um prato delicioso que pode servir com macarrão ou arroz, no pão para preparar sanduiches ou mesmo para cobertura de pizzas.
Ingredientes:
- 1 beringela lavada e cortada
- 1 cebola media cortada em fatias
- 1 pimentão vermelho cortado em tiras grossas
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate bem maduro picado
- sal e pimenta a seu gosto
- 2 colheres de sopa de molho shoyo ou tamari
- 3 colheres de sopa de óleo vegetal
- alecrim fresco a vontade
Preparação:
Lave bem e corte a beringela em fatias grossas no sentido do comprimento, como mostra a foto abaixo. Salpique com sal e disponha as fatias em uma peneira apoiada sobre uma bacia para escorrer o líquido.
Deixe as beringelas descansarem até que comece a escorrer um líquido escuro. Depois disto coloque as fatias de beringela em uma travessa, seque ligeiramente com um papel toalha e corta as fatias no sentido longitudinal. Reserve.
Prepare o restante dos ingredientes. Corte a cebola em fatias de tamanho médio. Corte o pimentão em fatias grossas.
Pique o alho e corte os tomates em pequenos cubinhos. Reserve.
Em uma frigideira grande bem aberta coloque o óleo para aquecer.
Doure primeiramente o alho. Cuidado para não queimar. Acrescente o tomate picado, tempere com sal e deixe apurar ate que o tomate se desmanche.
Acrescente as fatias de beringela e deixe incorporar ao tomate.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar.
Em uma outra frigideira menos aqueça um pouco de óleo e doure as cebolas com uma pitadinha de sal. Coloque uma colher de sopa de molho shoyo e quando as cebolas estiverem bem douradas acrescente as fatias de pimentão.
Misture a cebola e pimentão refogados a beringela e acrescente a outra colher de molho shoyo. Coloque um raminho de alecrim para perfumar os legumes nesta fase final de preparo. Acrescente a pimenta preta moida na hora e verifique o sal.
Caso não goste de alecrim pode usar outra erva fresca da sua preferência como manjericão, manjerona, sálvia, salsinha.
Deixe em fogo baixo por mais alguns minutos ate que a mistura esteja bem agregada. Sirva a seguir. Pode servir esta delicia com um arroz e salada, pode misturar a um macarrão, fazer recheio de sanduiches, cobertura de pizzas, ou o que a sua imaginação permitir!

Sem comentários: