14/11/13

Receitas com Nozes e Soja

RECEITAS com Nozes e Soja

noz_6650842.jpg
NOZ
As gorduras da noz são formadas, na sua maioria, por ácidos gordos insaturados, com abundância de polinsaturados, além de lecitina, entre os quais se salientam o linoleico, que ajuda a reduzir o colesterol e produz anticorpos, e o linolénico, que pertence à série ómega-3, que além de reduzir o nível de colesterol, também reduz o de triglicéridos e evita a formação de trombos dentro dos vasos sanguíneos. Contém, ainda, proteínas de boa qualidade, especialmente quando combinadas com cereais tais como aveia, trigo, arroz, etc.. No campo das vitaminas e dos minerais, é rica em vitamina B1, B2 e B6, e em fósforo, potássio, ferro, magnésio e cálcio. No de oligoelementos, salientam-se o zinco, o cobre e o manganês.

Almondegas de Nozes
Ingredientesalmondegas.jpg
150g de flocos de aveia
2 cebolas picadinhas
2 colheres de sopa de azeite
½ chávena de nozes moídas
1 colher de sopa de farinha maizena
½ chávena de pão ralado
¼ de pimento vermelho finamente picado
ervas aromáticas (exp. salsa, ervas de província, etc.)
bebida de soja q.b. para amassar e tender as almôndegas (mais ou menos uma chávena e meia)
Modo de Fazer
Salteie a cebola no azeite. Misture os outros ingredientes. Amasse juntando a bebida de soja até formar uma massa homogénea. Forme as almôndegas e leve ao forno a assar durante mais ou menos 15 minutos. Sirva com molho de tomate.


FRUTOSE
É um dos tipos de açúcar que se encontram de forma natural nas frutas, não contendo, no entanto, os seus componentes. É um açúcar bem tolerado pelos diabéticos, pois aumenta menos o nível de glucose no sangue e não precisa de insulina para ser metabolizada.
frutose_2276440.jpg

Scones com "Leite" Condensado
Scones
Ingredientes
225g de farinha de trigo com fermento
½ colher de chá de sal refinado
1 colher de chá de fermento em pó
35g de margarina vegetal
1,5 dl de bebida de soja
Modo de Fazer
Peneire a farinha com o sal e o fermento. Junte a margarina vegetal e trabalhe até ficar em areia. Faça um buraco no centro da mistura e deite a bebida de soja. Amasse até obter uma massa lisa. Coloque sobre uma superfície polvilhada e trabalhe de modo a homogeneizar. Molde os scones do tamanho que desejar e leve a forno forte durante cerca de 10 minutos. Recheie com o “leite” condensado.

"Leite" Condensado
Ingredientes
1 chávena de bebida de soja em pó
1 chávena de frutose
1 colher de sopa óleo de girassol ou de soja
½ chávena de água a ferver
Modo de Fazer
Bata tudo muito bem no liquidificador. Sirva com crepes, panquecas, waffles, etc.

Sem comentários: