25/11/13

Batatas de Bombaim

Embora as batatas de Bombaim sejam uma receita quase desconhecida na Índia, este prato é muito popular nas ementas dos restaurantes indianos em outras partes do mundo. Esta receita de batatas de Bombaim é preparada com ghee, açafrão-da-índia, polpa de tomate e iogurte natural, além de panch poran que é uma mistura de especiarias e pode ser comprada em lojas asiáticas ou indianas ou feita por si a partir de quantidades iguais de sementes de cominho, sementes de funcho, sementes de mostarda, sementes de nigela e sementes de feno-grego. As batatas de Bombaim são um delicioso acompanhamento para os folhados de cogumelos.
Preparação: 5 minutos | Tempo de cozedura: 1h e 10 minutos

INGREDIENTES (4 pessoas)
1 kg de batatas firmes
2 colheres de sopa de ghee vegetal
1 colher de chá de panch poran (mistura de especiarias)
3 colheres de chá de açafrão-da-índia
2 colheres de sopa de polpa de tomate
300 ml de iogurte natural
Sal
Coentros, picados, para guarnecer
PREPARAÇÃO DAS BATATAS DE BOMBAIM
- Coloque as batatas inteiras numa grande panela com água a ferver com sal e deixe ferver, cozinhando depois em lume brando até estarem cozidas mas não muito tenras; o tempo depende do tamanho da batata, mas as de tamanho médio levam cerca de 15 minutos a cozer.
- Aqueça o ghee numa frigideira em lume médio e junte o panch poran, o açafrão-da-índia, a polpa de tomate, o iogurte e o sal. Deixe ferver e cozinhe destapado durante 5 minutos.
- Escorra as batatas e corte-as em 4 pedaços. Adicione as batatas à frigideira, tape e cozinhe brevemente. Transfira para uma caçarola à prova de calor, tape e leve ao forno previamente aquecido, a 180° C, durante 40 minutos, até as batatas estarem tenras e o molho um pouco espesso.

- Salpique as batatas de Bombaim com coentros picados e sirva imediatamente.

Sem comentários: