27/03/14

Tofu Recheado

Ingredientes
700g de tofu
150g de rebentos de soja
4 cenouras médias
1 cebola
1 alho francês
2 colheres de sopa de azeite
molho de soja q.b.
alho em pó q.b.
sumo de limão q.b.
1 folha de louro
sal q.b.
Ervas aromáticas a gosto (ex. salsa e hortelã)
Modo de Fazer
Corte o tofu em quadrados de 3 centímetros de espessura e abra-lhes uma cavidade sem os separar. Tempere com uma mistura de molho de soja, alho em pó, sumo de limão e o louro partidinho. Deixe marinar durante 30 minutos.
Faça um estufado com os legumes cortados miudinhos e o azeite, sem que estes fiquem demasiado cozidos. Recheie o tofu com os legumes e passe-o por um pouco de azeite numa frigideira anti-
-aderente. Sirva com arroz branco ou de ervilhas.

Cenoura
Sem dúvida nenhuma, a provitamina A, tão importante para o bom funcionamento da retina, é o que mais se salienta neste alimento-medicamento, como se tem chamado à cenoura. É ainda uma boa fonte de vitamina C e E, bem como das vitaminas do grupo B. Todos os minerais e oligoelementos estão presentes, incluindo o ferro. O seu conteúdo de fibra vegetal normaliza o trânsito e suaviza a mucosa intestinal, e o de óleo essencial é activo contra os parasitas.

Azeite
É o melhor de todos os óleos. É rico em vitamina E e ferro, bem como em ácido oleico. É o mais saudável para o coração, e o seu consumo habitual protege contra as doenças das artérias coronárias (angina de peito e enfarte). Reduz a tendência para a trombose, controla o nível do colesterol, evita a oxidação das lipoproteínas, reduz o risco de cancro da mama, protege o fígado e evita a prisão de ventre. Como vê, se o introduzir na sua alimentação diária, só terá a beneficiar.


Limão
É a riqueza em vitamina C que mais sobressai na sua composição. Contudo, os fitoquímicos que possui têm efeitos preventivos do cancro e de outras doenças. Deles fazem parte os ácidos orgânicos, que potenciam a acção da vitamina C, com o seu notável poder antiséptico, e os flavonóides com múltiplas acções fisiológicas, entre as quais destacamos o poder antioxidante, anticancerígeno, antianémico, fluidificante e depurativo, entre muitos outros.


Sem comentários: