14/03/14

Dez passos para uma alimentação saudável

1.      Faça pelo menos 3 refeições (pequeno almoço, almoço e jantar) por dia. Como as suas refeições a horas (não salte) regulares.

2.      Inclua diariamente 6 porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3.      Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas antes da refeição tanto quanto possível meia hora antes e coma uma peça de fruta ao lanche.

4.      Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5.      Consuma diariamente 3 porções de leite (soja de preferência leite de arroz) e (se não é vegetariano) 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6.       Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras.

7.       Evite refrigerantes e sumos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

8.      Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, linguiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

9.      Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.


10.   Torne a sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas (ideal ser abstémio) alcoólicas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Sem comentários: