12/03/14

Beringelas recheadas

Ingredientes
2 beringelas médias  (± 300 g)
80g soja granulada fina
80g cebola picada
2 c. de sopa azeite virgem extra
100g cenoura ralada
1 courgette pequena
q.b. sal
1 c. de chá óregãos
1 c. de café cominhos em pó
250g arroz basmati ou thai
½  embalagem molho bechamel
50g queijo mozzarella ralado em fios
Produtos nesta Receita
Arroz Agulha Basmati
Azeite
Beringela
Cebola
Cenoura
Courgette
Cominhos moídos
Molho Béchamel
Orégãos em folha
Sal Grosso

Receita
Lave as beringelas, corte-as ao meio a todo o comprimento e escave parte da polpa do interior com cuidado para não as rasgar.
Salpique e o interior e a polpa retirada com sal e deixe tudo a escorrer dentro de um passador. Cubra a soja granulada com água morna e deixe hidratar. Aloure a cebola picada no azeite quente, junte a cenoura ralada e a courgette cortada em cubos pequenos e deixe cozinhar sobre lume brando.
Entretanto passe beringela por água corrente e escorra muito bem. Adicione a polpa picada da beringela aos legumes, junte a soja bem espremida, tempere com uma pitada de sal, os orégãos e os cominhos. Misture bem, tape e deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos sobre lume brando.
Coza também o arroz em água a ferver temperada com 1 colher de sopa de sal. Ao mesmo tempo coloque as cascas de beringela escavadas num tabuleiro untado com azeite e leve ao forno regulado para os 180 º C.
Envolva o cozinhado de soja e legumes com o molho bechamel.
Recheie as meias beringelas (escorra todo o líquido que se tiver formado no seu interior). Salpique a superfície com queijo o mozzarella ralado e leve de novo ao forno até o queijo gratinar.
Finalização

Sirva as beringelas com o arroz bem escorrido.

Sem comentários: