12/03/14

Pudim de Bolo com Frutas

Ingredientes
125 g de farinha com fermento
125 g de margarina 
125 g de açúcar ou adoçante para culinária
3 ovos grandes
250 g de mistura de fruta em calda
2 chávenas de iogurte simples ou queijo grego

Modo de Fazer
Aqueça o forno a 180oC. Escorra bem a fruta reservando a calda. Numa taça à parte, bata bem os ovos e reserve. Noutra taça, bata a margarina e o açúcar até ficar leve. Aos poucos, junte os ovos até ficar tudo bem misturado. Peneire a farinha e, aos poucos, junte à mistura batendo devagar até que esteja toda incorporada.
Ponha numa forma quadrada (se quiser dividir em porções) ou numa redonda sem buraco (se for servir à fatia) bem untada e leve ao forno, rodando a forma pelo menos 4 vezes.
Quando o bolo estiver cozido, retire do forno, cubra com um pano de louça húmido e deixe arrefecer.
Bata o iogurte com duas ou três colheres da calda até obter uma pasta cremosa.
Corte o bolo, na horizontal, em fatias com pelo menos 1/2 cm cada. Barre cada fatia, deixando uma para o topo, com 1/2 cm de iogurte. Divida a mistura de frutas em calda pelo número de camadas de bolo que tenha. Reserve algumas frutas para decorar o topo.
Ponha uma camada de bolo com o iogurte, ponha a porção das frutas sobre o iogurte e cubra com outra camada de bolo. Repita esta operação até ter as camadas desejadas. Aconselho a não ter mais de 4 ou 5 camadas para que o pudim possa manter a forma.
Numa panela, reduza a calda da fruta até ter uma boa espessura de xarope e deixe arrefecer, decore o bolo com as frutas restantes e, com um pincel de pasteleiro, barre o topo do bolo. 

Sem comentários: