05/03/14

Couve-flor, Batata e Salsicha no Forno


missing image fileIngredientes

800g de couve-flor
400g de batata
6 salsichas vegetarianas
1 cebola pequena
50g de alho francês
50g de aipo
50g de cenoura
1,5l de leite de soja
100g de farinha sem fermento
250g de margarina vegetal
2 colheres de sopa de óleo
1 folha de louro
3 cravinhos
Modo de Fazer
Retire as folhas exteriores da couve-flor, lave-a e ponha-a a cozer, durante 4 minutos, em água a ferver que a cubra completamente. Retire da água e mergulhe-a em água bem fria até estar completamente fria. Corte em pequenos raminhos e corte o talo em cubos pequenos; reserve.
Descasque as batatas e corte-as em cubos de 1,5cm e coza em água com sal durante 6 minutos. Retire da água e escorra bem. Derreta 150g de margarina e pincele os cubos das batatas e as salsichas. Leve ao forno a 220oC até estarem douradas. Retire e deixe arrefecer.
Amoleça, sem derreter, as 100g de margarina e misture bem com a farinha até estarem bem combinadas.
missing image fileCorte a cebola, a cenoura, o aipo e o alho francês em cubos pequenos (aproximadamente 1,5cm). Numa panela funda, aqueça o óleo em lume brando. Ponha os legumes a fritar levemente, sem dar cor, durante 2 minutos. Junte o alho, a folha de louro e os cravinhos e mexa durante 1 minuto. Acrescente o leite e aqueça em lume médio, sem deixar ferver.
Quando o leite estiver bem quente, acrescente, aos poucos, a mistura da margarina e farinha até obter um creme aveludado e deixe cozer durante 5 minutos em lume brando.
Passe o creme pelo passador retirando todos os vegetais, o louro e os cravinhos.
Num tabuleiro fundo de ir ao forno, misture a batata, a couve-flor e as salsichas cortadas às rodelas, e cubra com o creme. Leve ao forno previamente aquecido a 200oC. Deixe cozer durante 15 minutos ou até o topo estar gratinado.
Nota: esta receita é boa para utilizar os restos que tem no frigorífico. Não deite fora os vegetais que retirou do creme; com eles pode fazer um bom molho ou pode juntá-los a um creme de brócolos ou de vegetais.


1 comentário:

Wagner Silva disse...

Olá Jose Carlos,

Parabéns pelo seu blog!É ótimo, suas sugestões gastronômicas são muito inspiradoras!

Vimos que você tem muitas receitas no seu blog e queremos lhe apresentar www.tudoreceita.pt, um novo site web onde os nossos usuários podem procurar entre mais de 190.000 receitas dos sites e blogs mais populares de Portugal.

No site criamos a secção ¨Top blogs de receitas¨, (http://www.mytaste.pt/top-blogs-de-receitas), um ranking de blogs ao que você também pode adicionar o seu blog.

Nós indexamos as suas receitas e os usuários as podem encontrar utilizando o nosso motor de pesquisa. Dessa maneira nós geramos muito trafico para os blogs do nossos blogueiros.

E você não precisa se preocupar com nada porque tudo no Tudoreceita.pt é grátis!

Tudoreceita.pt tem sites irmãos em Espanha, Inglaterra, França, EU e Suécia, entre 40 outros.

Você quer fazer parte desta grande família?

Também estamos no Facebook ( www.facebook.com/Tudoreceita) e Twitter (https://twitter.com/Tudoreceita )


Estamos à sua disposição!

Wagner