13/08/13

Receitas com Tomate e Gengibre


missing image file
Pizza de Vegetais
Para a BASE
Ingredientes
500g de farinha
30g de fermento de padeiro
125ml de água tépida
½ colher de chá de sal refinado
2 colheres de sopa de azeite
Modo de Fazer
Numa taça, desfaça o fermento de padeiro num pouco de água e reserve. Para outra taça, peneire a farinha com o sal. Junte o azeite e misture até que o azeite esteja completamente absorvido pela farinha. Junte o fermento e misture outra vez. Faça um buraco no meio da farinha e deite a água. Misture bem até obter uma bola que se despegue da taça.
Passe para uma superfície bem polvilhada com farinha e amasse durante 10 minutos. Volte a pôr na taça e cubra com uma toalha húmida, num lugar à temperatura ambiente durante, pelo menos, 40 minutos. Para melhores resultados, deixe durante 1 hora. 
Quando for para fazer a pizza, estenda a massa sobre um tabuleiro polvilhado com farinha, numa forma redonda ou, se preferir, estenda de forma mais rústica.

Para A Cobertura
Ingredientes

6 colheres de sopa de tomate em pasta
missing image file3 tomates bem maduros, pelados e sem sementes
½ colher de chá de sal
½ colher de chá de orégãos frescos, picados
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho
1/3 de pimento vermelho, fatiado
1/3 de pimento amarelo, fatiado
missing image file1/3 de pimento verde, fatiado
6 cogumelos grandes, fatiados
½ cebola vermelha, fatiada fina
220g de queijo de soja macio
Modo de Fazer
Pique os tomates e o alho bem finos e ponha numa taça. Acrescente o tomate em pasta, o azeite, o sal e os orégãos. Misture bem até que todos os ingredientes estejam bem combinados. Barre a base da pizza com esta mistura, tendo o cuidado de cobrir completamente. Espalhe a cebola sobre a base, depois os pimentos fatiados, os cogumelos e por fim o queijo. Ponha a pizza num forno previamente aquecido a 180oC até a base estar cozida e o topo dourado. Sirva com salada.


missing image fileGelado Crocante de Baunilha e Gengibre
Para o Biscoito de GengibreIngredientes
62,5g de margarina
30g de açúcar mascavado
missing image file45g de xarope de ácer
1 ovo
125g de farinha sem fermento
15g de farinha com fermento
1/2 colher de sopa de gengibre em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de soda
Modo de Fazer
Aqueça o forno a 180oC, barre um tabuleiro com margarina e polvilhe com farinha e reserve. Numa taça, bata a margarina, o açúcar e o xarope de ácer, até obter uma mistura macia. Bata o ovo e junte, aos poucos, à mistura, mexendo bem até estar completamente envolvido. Peneire as farinhas, o gengibre e o bicarbonato de soda para a taça e, com uma faca, corte os ingredientes até estarem todos bem misturados. Numa superfície bem polvilhada com farinha, ponha a mistura e amasse com as mãos durante 2-3 minutos até obter uma massa macia. Ponha a massa entre 2 folhas de papel vegetal e estenda com um rolo da massa, até ficar com 5mm de espessura. Ponha no frigorífico durante 15 minutos para endurecer. Retire do frigorífico, divida em 2 e corte uma das metades em rectângulos, use a outra metade para decoração cortando em formas (pode usar as formas com feitios).
Coza no forno por 10 minutos. Retire e deixe arrefecer.
Para a base do gelado
missing image fileIngredientes100g de açúcar de pasteleiro
4 gemas de ovos
300ml de leite de arroz
300ml de natas de soja
2 vagens de baunilha (ou 1/3 colher de chá de essência de baunilha)
Modo de Fazer
Em lume médio, leve o leite de arroz um pouco abaixo da fervura. Não deixe o leite ferver ou irá estragar a mistura mais tarde. Ponha uma toalha húmida sobre uma superfície e ponha, sobre ela, uma taça. Deite as gemas e o açúcar e misture bem até obter uma mistura bem homogénea. Quando o leite estiver quente, deite-o, aos poucos, na taça com a mistura dos ovos e açúcar, batendo bem e sem parar até que o leite esteja todo envolvido. Ponha a mistura na panela e volte a pôr no fogo, em lume médio, mexendo sempre com uma colher de pau. Sem parar de mexer, deixe a mistura engrossar, o que deverá demorar entre 3 a 5 minutos. Quando tiver engrossado, ponha numa taça e deixe arrefecer. 
Ponha as natas de soja numa taça e reserve.
Ponha as vagens de baunilha numa tábua e corte, no sentido do comprimento, dividindo-as ao meio. Com a ponta da faca, raspe o interior de cada vagem e ponha o que raspou na taça com as natas. Se usar a essência de baunilha, basta juntar às natas. Bata bem as natas para que a baunilha e as natas fiquem bem misturadas. Com uma colher de pau, junte as natas à mistura dos ovos, açúcar e leite. 
Ponha esta mistura numa caixa de plástico de ir ao congelador. Com um garfo, mexa a base do gelado e ponha--a no congelador. A cada hora tire a caixa do congelador e com o garfo mexa outra vez para que não crie cristais. Faça isto até que a mistura esteja gelada mas ainda meio cremosa. Se tiver uma máquina de fazer gelados, siga as instruções da máquina.
Parta os biscoitos, que cortou em rectângulos, em bocados pequenos mas de tamanhos irregulares. Misture os bocados ao gelado, envolvendo cuidadosamente. Imediatamente depois de misturar, volte a pôr o gelado no congelador.
Retire do congelador 15 minutos antes de servir, decore com os biscoitos que cortou com as formas de feitios.
SUGESTÕES E SOLUÇÕES
Para a Cozinha
missing image fileComo Pelar Tomates


O tomate é rico em licopeno, pigmento que lhe confere a cor vermelha e age como antioxidante capaz de prevenir alguns tipos de cancro. É também uma rica fonte de vitaminas A, B e C, bem como de minerais. O tomate deve ser mantido em ambiente natural. Quando estiver bem maduro, dura mais se for conservado no frigorífico, em sacos de plástico perfurados.
Mas o tomate também é um dos produtos mais contaminados por tóxicos agrícolas. Isso deve-se ao grande número de pragas que o atacam. Uma boa alternativa para se livrar do veneno acumulado externamente é retirar a pele do tomate. Veja as quatro opções que lhe oferecemos:

missing image file
1. Lave bem o tomate e coloque-o em água a ferver durante aproximadamente cinco minutos. Depois, retire a pele utilizando a ponta dos dedos ou uma faca.

2. Lave bem o tomate e faça um corte em forma de cruz nas duas extremidades. Coloque-o numa panela com água quente e leve a ferver, durante um minuto. Depois, deixe arrefecer e retire a pele.
missing image file3. Lave bem o tomate, coloque-o numa jarra de vidro com água e leve ao microondas durante 45 a 60 segundos. Mergulhe o tomate em água fria e em seguida retire a pele.
4. Lave bem o tomate e espete-o com um garfo. Ponha-o sobre a chama do fogão, mantendo certa distância, tendo o cuidado de o virar lentamente, até que a casca comece a soltar-se. Depois, se quiser um tomate mais firme, mergulhe-o em água gelada durante alguns minutos.
missing image file

Sem comentários: