08/08/13

RECEITAS com Grão-de-bico e Pêssego



Grão-de-bico
Aqui está um alimento “à medida” do homem e da mulher modernos, a quem os problemas do dia-a-dia enfraquecem o sistema nervoso, e uma alimentação pouco adequada aumenta o colesterol e a prisão de ventre. A riqueza do seu conteúdo em proteínas, vitaminas, hidratos de carbono e minerais é essencial para aliviar estas perturbações. Além disso, ainda é um alimento ideal para as mulheres grávidas, que nele encontram os folatos que evitam as malformações do sistema nervoso do feto.


Salada Rica
salada-Dentro.jpgIngredientes
1 chávena de grão cozido
½ nabo cortado em palitos
1 cenoura cortada em palitos
4 cogumelos frescos, laminados
2 colheres de sopa de miolo de noz
2 ou 3 folhas de alface mistura para salada (rúcula, variedade de alface)
sal q.b.
Modo de Fazer
Lave bem as folhas de alface, seque-as e forre com elas uma saladeira. Coloque todos os outros ingredientes de modo harmonioso. Tempere com um molho de iogurte ou com azeite e limão.

pessego_14163925.jpg
Pêssego
A composição do pêssego é uma equilibrada combinação de provitamina A, vitaminas do grupo B, vitamina C, vitamina E, potássio, magnésio e fibra vegetal. Praticamente não tem sódio nem gordura. É uma fórmula quase perfeita para o coração e é um poderoso antioxidante.

bolo-dentro.jpg
Bolo de Pêssego
Cobertura
INGREDIENTES:¾ chávena de flocos de milho (corn flakes)
50g açúcar
¼ colher de chá de canela moída
¼ colher de chá noz moscada moída
50g manteiga vegetal
Modo de Fazer:Primeiro prepare a cobertura.
Num tachinho, misture a manteiga, o açúcar e as especiarias. Leve ao lume até ferver. Retire o tachinho do lume e junte os flocos de milho, misturando muito bem. Reserve.
Bolo
INGREDIENTES:150g farinha
2 colheres de chá fermento em pó
1 colher de sopa de farinha maizena
50g manteiga vegetal amolecida
100g açúcar
2 chávenas de pêssego em calda cortado aos quadradinhos
½ chávena (±) de calda de pêssego
Modo de Fazer:
Misture a manteiga com o açúcar, junte a maizena e a calda de pêssego. Peneire a farinha e o fermento sobre esta mistura e bata bem até envolver. Junte em seguida os pêssegos picados e misture levemente. Coloque numa forma untada e forrada com papel vegetal próprio para o efeito. Cubra com o preparado de cobertura de flocos de milho. Leve ao forno moderado (± 175o) durante 35 minutos. Verifique se está cozido, introduzindo um palito como habitualmente fazemos. Deixe arrefecer.

banana1_14137501.jpg
Banana
É uma fruta ideal para quem tem problemas cardíacos, graças ao seu alto conteúdo de potássio, à ausência de sódio, à presença significativa de vitaminas do grupo B, bem como à de magnésio. Estes previnem a hipertensão arterial, as arritmias, a trombose arterial, o enfarte e travam a progressão da arteriosclerose. Contribui, ainda, para neutralizar e eliminar o excesso de ácido úrico que causa a artrite e a gota.

Sem comentários: