25/03/12

Tarte tatin de tomate cereja

Mais uma receita óptima e super simples, para uma entrada ou para um prato principal, que vai certamente fazer feliz todos os convivas.

Para a massa:
120 g de farinha
80 g de margarina vegana (usei a da Alpro) cortada aos pedacinhos
Uma pitada de sal fino
1 colher de sopa de água
Misturar com a ponta dos dedos a farinha, a margarina e a pitada de sal, até ficar uma massa arenosa e tudo estiver bem incorporado. Junte água aos poucos, até ligar. Faça uma bola, achate-a, envolva-a em película aderente e leve ao frigorífico durante 1 hora, no mínimo.
Retire a massa do frigorífico. Faça uma bola com a massa e estenda-a com o rolo da massa, numa superfície enfarinhada, até ter 3 a 5 mm de espessura. Tente estendê-la numa forma circular, para conseguir forrar uma tarteira redonda ou a forma redonda.
Para o recheio de tomate cereja
500g de tomate cereja (2 embalagens) cortados a meio
1 dente de alho esmagado
1 raminho de alecrim
1 colher de sopa de orégãos
1 colher de sopa de açúcar amarelo
Pré-aqueça o forno a 120ºC.
Coloque no fogão uma tarteira ou numa forma redonda de ir ao forno, deite um fio de azeite, o alho esmagado e as folhas de alecrim. Deixe alourar durante 5 mn e adicione o tomate cereja e os orégãos. Vá mexendo até perderem alguma água (5mn). Junte o açúcar e mexa bem, para desfazer o açúcar (2mn). Retire o alho.

Coloque a massa de tarte por cima do recheio de tomate cereja, calcando bem nos lados. Pique a massa com um garfo e leve ao forno durante 10 a 15 mn, ou até estar dourada.

Retire do forno e deixe repousar 5 mn na forma. Com uma espátula solte os lados da tarte e vire-a cuidadosamente para um prato de servir.

Sirva quente.

Fonte

Sem comentários: