25/01/15

RECEITAS com Milho e Soja

Sêmola de milho
É uma farinha refinada, mais fina do que a integral, mas menos nutritiva porque lhe faltam o farelo e o gérmen. No entanto, proporciona hidratos de carbono, proteínas de fácil digestão, vitaminas B1 e C, minerais – potássio, fósforo, magnésio e ferro – e fibra. É especialmente útil para as afecções intestinais tais como a dispepsia, o cólon irritável, as colites crónicas e a celiaquia (uma vez que não contém glúten). Combina bem com as leguminosas, que fornecem a lisina e o cálcio que lhe faltam.


Polenta de Legumes
Ingredientes
1 cebola média
1 alho francês
2 colheres de sopa de azeite
1 chávena de sêmola de milho
4 chávenas de água quente
3 colheres de sopa de coentros picadinhos

Modo de Fazer
Salteie a cebola e o alho francês finamente cortados, e junte a sêmola de milho. Mexa muito bem, acrescentando a água quente e temperando com sal. Deixe cozinhar mais ou menos durante 20 minutos em lume moderado. Vá mexendo para não pegar. Depois deste tempo, apague o lume e misture os coentros. Coloque no prato de servir e deixe solidificar. Decore a seu gosto ou como está apresentado na foto.


Waffles de Soja e Aveia
Ingredientes
200g de feijão de soja demolhado
1 2/3 chávena de água
1 ¼ chávena de flocos de aveia
½ colher de chá de sal
1 colher de chá (mal cheia) de baunilha

Modo de Fazer
Ferva o feijão de soja durante 30 minutos. Ponha--o no copo liquidificador e acrescente os restantes ingredientes. Triture. Deite um pouco de massa na forma e coza durante 12 a 15 minutos cada. Sirva com doce de tomate e amêndoas torradas ou com qualquer outro doce a seu gosto.


Baunilha
Os aztecas do México usavam a baunilha desde tempos muito remotos, como aromatizante para a sua bebida favorita, feita à base de grãos de cacau com farinha de milho. O princípio activo é o vanilosido, glicósido que durante o processo de dissecação dá lugar à vanilina, responsável pelo seu típico aroma. A vanilina possui propriedades estomacais e digestivas, coléricas (aumenta a secreção de bílis), é um estimulante suave, e, segundo alguns, um afrodisíaco. Ainda que o seu uso actual se limite ao de condimento, convém ter presente a sua acção tonificante sobre as funções digestivas.


Feijão de soja
Há muito para dizer sobre este feijão, que não só ajuda as mulheres chinesas e japonesas a passar pela menopausa sem o desconforto de que as ocidentais se queixam, mas que faz com que elas apresentem um menor risco de cancro da mama. Também os homens do Extremo Oriente gozam de uma melhor saúde nos seus órgãos reprodutores e de um menor nível de colesterol. O feijão de soja é, talvez, o alimento natural com maior conteúdo em proteínas, vitaminas e minerais, além de conter valiosos elementos fitoquímicos. A sua gordura, formada principalmente por ácidos gordos insaturados, contribui para a redução do nível de colesterol.


Sem comentários: