27/06/14

Salada "Churrqascada" com Molho de Citrinos

missing image fileIngredientes para a Salada
150g de macarrão
2 alfaces
1 pimento vermelho, grande
1 pimento amarelo, grande
1 pimento verde, grande
12 maçarocas bebés (baby corn)
75g de rebentos de soja
2 mangas verdes
25g de sementes de girassol
25g de pinhões
Sal q.b.
5ml azeite
1 colher de chá de orégãos frescos
1 colher de chá de segurelha fresca
Modo de Fazer:
Aqueça a frigideira sem qualquer gordura, deite os pinhões e as sementes de girassol e toste durante 2 minutos ou até obter uma cor dourada. Deixe arrefecer.
Numa taça ponha o azeite, os orégãos e a segurelha picados e uma pitada de sal. Deixe marinar.
Separe as folhas da alface, lave bem e deixe escorrer. Descasque as mangas e corte em palitos largos. Limpe os pimentos de sementes e da membrana branca, e corte em dois.
Ponha o macarrão a cozer numa panela funda com bastante água e sal. Coza até estar ‘al dente’. Escorra, ponha um pouco de azeite para não colar e deixe arrefecer.
Com o grelhador bem quente, comece por assar as maçarocas e os pimentos, depois as mangas e por fim as folhas da alface. Pincele com a mistura do azeite e os orégãos. Corte as maçarocas em dois no sentido do comprimento, corte os pimentos em tiras e divida os palitos de manga em dois.
Na taça grande, ponha as maçarocas, os pimentos, os pinhões e as sementes de girassol, os rebentos de soja e ponha um pouco do molho e misture. Gradualmente, junte o macarrão, misturando cuidadosamente todos os ingredientes de cada vez que acrescenta o macarrão. Antes de servir, junte a manga e as folhas da alface cortadas em tiras largas, a não ser que as folhas sejam pequenas.
Ponha mais molho se necessário. O macarrão tem a tendência de absorver líquidos muito depressa.

missing image fileIngredientes para o molho
sumo de ½ laranja média
sumo de 1 tangerina
sumo de ½ toranja vermelha
sumo de 1 lima
2 tomates maduros
5cl de azeite
1 colher de sopa de salva fresca
2 dentes de alho
sal q.b.
Modo de Fazer:
Corte o tomate em quadrados pequenos e ponha numa taça com o azeite, os sumos da laranja, tangerina, toranja e a lima. Pique finamente a salva e o alho e junte. Misture bem e tempere com sal. Deixe marinar enquanto faz a salada.

Sem comentários: