09/06/13

Sopa de Grão e Abóbora com Espinafres

 

Receitas Saudáveis
Comer sopa é um hábito fundamental numa alimentação saudável. A variedade de vegetais que é possível incluir numa sopa torna-a uma verdadeira fonte de saúde. Use e abuse!
Numa sopa comum de legumes, a batata entra como o alimento fornecedor da maior parte de hidratos de carbono (amido), tendo ainda a função de conferir a textura e cremosidade, geralmente apreciada nas sopas.
Nesta receita, a batata é substituída pelo grão, uma leguminosa com elevado teor de amido e de proteínas vegetais. A quantidade de fibra do grão é também consideravelmente superior à da batata.
A abóbora enriquece a sopa em beta-caroteno (uma vitamina que o corpo transforma em vitamina A), e os espinafres contribuem com o ácido fólico.
Inicie a sua refeição com uma taça de sopa que, para além dos nutrientes referidos, tem poucas calorias e contribui para a saciedade.

Ingredientes para 4 pessoas:
120 g (em cru) de grão-de-bico
1 cenoura grande
250 g de abóbora
1 cebola grande
1 nabo médio
½ molho de espinafres
2 colheres de sopa de azeite
Sal, q.b.
Água de cozer o grão, q.b.

Preparação:
Demolhe o grão na véspera e coza-o em água e sal na panela de pressão. Reserve a água.
Prepare a abóbora, a cenoura, a cebola e o nabo, corte-os em pedaços e coza-os na água de cozedura do grão.
Quando os legumes estiverem quase cozidos junte o grão. Deixe cozer mais um pouco e depois reduza tudo a puré. Leve novamente ao lume.
Quando o puré começar a ferver junte os espinafres cortados grosseiramente e o azeite. Deixe ferver durante alguns minutos e apague o lume.

Sugestão:
Coza grão em maior quantidade e congele pequenas porções para utilizar posteriormente em sopas ou outras preparações culinárias.

Origem: http://www.florbelamendes.net/
 

Sem comentários: